fbpx

Guia das Monções asiáticas: como enfrentar

As monções asiáticas podem influenciar diretamente o planejamento de viagem pelo continente. Afinal, ninguém quer viajar para o outro lado do mundo e ficar preso dentro do hotel por causa daquele chuvão, não é mesmo?

Só que, para saber direitinho quando você deve marcar sua viagem para fugir das chuvas, é preciso entender o que são as monções e como elas afetam cada país do sudeste asiático. Por isso, para ajudar a vida de quem está planejando uma viagem pela região, montamos um guia completo para enfrentar as monções asiáticas em cada país.

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O que são as monções asiáticas?

Moções asiáticas no Nepal

Monções asiáticas no Nepal

As monções são um fenômeno climático típico do sul e sudeste asiático. Elas ocorrem porque o clima da região é afetado pelas massas de ar que chegam do interior do continente em direção à costa e, em outro momento, pelas massas de ar que chegam da costa para o interior do continente.

Esses fortes ventos, que mudam de direção a cada época do ano, acabam levando o ar úmido do oceano Índico para o continente e vice-versa. Essa movimentação influencia diretamente no regime de chuvas dos países afetados e cria duas estações com climas bem definidos: um inverno marcado pela seca extrema e um verão muito chuvoso.

Estima-se que cerca de 25% da área tropical do planeta sofra em alguma medida com o regime de monções. Mas nessa região da Ásia que as consequências são mais sentidas.

As consequências do clima de monções na Ásia

As monções asiáticas têm consequências naturais, sociais e econômicas para todos os países afetados por elas. Nos países onde o regime é mais intenso, as enchentes podem fechar estradas, destruir pontes e causar mortes e desalojamentos. Em outros casos, as chuvas podem causar queda de energia em áreas extensas.

Regiões nas quais as chuvas não são tão intensas, no entanto, se aproveitam da época das monções para alavancar algumas atividades econômicas, em especial o cultivo do arroz, que atinge sua capacidade máxima no período.

Durante o inverno, a produção agrícola é afetada e o clima extremamente seco pode ajudar na disseminação de doenças e alergias respiratórias.

Monções asiáticas na Índia

Em qual período do ano ocorrem as monções asiáticas?

As monções asiáticas ocorrem em períodos diferentes em cada país, dependendo da sua posição geográfica e do mar pelo qual é banhado. Em alguns casos, quando o país tem duas costas em mares diferentes, por exemplo, ocorrem dois regimes de monções anuais, em épocas diferentes. É o caso da Tailândia e Malásia, entre outros.

Alguns países, como as Filipinas e o Vietnã, enfrentam, além das monções, a temporada de tufões.

Veja informações sobre o calendário de monções de cada país logo abaixo. Para acompanhar o clima diário em cada destino, recomendamos o site weather.com.

É possível viajar para a Ásia na época das monções?

Depende do país. Em alguns deles, as monções não são muito piores que as nossas já conhecidas chuvas de verão. Podem ser inconvenientes e, algumas vezes, causar alguns estragos, mas não chegam a ser alarmantes. Em outros, as chuvas podem ser intensas e durar dias, causando enchentes e estados de calamidade pública.

Quais são os países mais afetados pelas monções asiáticas?

Índia, Paquistão e Bangladesh. Nesses lugares, é comum que fortes inundações afetem a vida dos moradores locais, causando a interdição de ruas e estradas e desabamentos.

Quais são os países menos afetados pelas monções asiáticas?

Indonésia, Camboja, Laos e China.

As monções Asiáticas em cada país

Monções na Índia

As monções na Índia vão de junho a setembro. É uma época extremamente quente e úmida, com riscos de enchentes devido às chuvas torrenciais.

Uma boa época para visitar a Índia é de novembro a abril, quando as temperaturas estão um pouco menos elevadas – no norte, de dezembro a fevereiro o inverno é rigoroso, já mais ao Sul, em Mumbai, a temperatura fica na casa dos 30 graus. Foi exatamente nessa época que estivemos lá, quando não tivemos problemas.

Leia também: Qual a melhor época para viajar para a Índia?

Monções no Nepal

O Nepal segue o mesmo regime de monções que a Índia, ou seja, junho a setembro. Como é um país que muita gente vai fazer caminhadas, o ideal é viajar para lá numa época não tão quente, nem tão fria, e principalmente seca. Outubro é o mês ideal. Nós estivemos lá em maio e o clima estava ótimo, mas nós não fizemos nenhuma caminhada.

Monções na Tailândia

Chuva em Phuket - TailândiaAs monções na Tailândia são meio confusas, porque o país tem duas costas em mares diferentes. Na costa oeste (Mar de Andaman, onde ficam Phuket e Phi Phi), a temporada de chuvas vai de abril a outubro.

Já costa leste (Do Golfo da Tailândia, onde ficam as ilhas Ko Samui e Ko Tao), as monções vão de setembro a dezembro. A melhor época para viajar para lá é de novembro a fevereiro, porque não chove e não é tão quente

Nós estivemos na Tailândia em maio, quando tiramos a foto ao lado, numa rua de Phuket.

Leia também: Qual a melhor época para viajar para a Tailândia?

Monções no Vietnã

O Vietnã também tem um clima bem variado. No Norte e no Sul, a temporada de calor e chuvas vai de abril a outubro – sendo junho, julho e agosto os meses mais molhados. Na região central, de setembro a dezembro as monções atacam – de agosto a novembro há grande risco de tufões.

Monções no Camboja

Apesar de também ser afetado pelas monções, no Camboja elas chegam bem mais de leve, geralmente com uma chuva forte que acaba após algumas horas – ou seja, não é destruidora de viagens. Para quem não quer correr o risco, evite o país de maio a outubro – especialmente os meses de julho, agosto e setembro, que são mais úmidos.

Monções no Laos

As monções por ali não são tão fortes, mas podem gerar problemas estruturais bem chatos, como estradas fechadas. Os meses a se evitar então são de maio a outubro, sendo agosto o pior deles. A melhor época para ir ao Laos é de novembro a fevereiro.

Monções na Indonésia

As monções na Indonésia vão de outubro a março, mas elas são bem leves e não costumam atrapalhar muito quem vai ao país curtir sol e água fresca, com chuvas curtas no final do dia. Nossa passagem por lá, em junho, foi assim:

Onde ficar em Bali

Monções no Sri Lanka

As monções no Sri Lanka se dividem entre as do sudoeste do país, que ocorrem de maio a agosto; e as no nordeste, de outubro a janeiro. Apesar de chover bastante, não é nada fora do normal e dá para viajar para lá nesse período, sem tantos inconvenientes.

Monções na China

Como a China é um país enorme, não é todo o território que sofre com as monções. Elas afetam principalmente o sul do país, num período que vai de abril a setembro. Nessa época fica muito quente e úmido, com chuvas fortes. Melhor evitar.

Monções nas Filipinas

As monções nas Filipinas costumam vir de maio a outubro, trazendo chuvas. Além disso, a temporada de tufões é de junho ao início de dezembro. Ou seja, evite as Filipinas nessa época do ano a todo custo, porque as consequências podem ser bem sérias. Janeiro a abril costumam ser os meses ideais para visitar o país.

Monções na Malásia

Chove bastante de novembro a março na costa leste da Malásia. É bom evitar essa região na época, porque os resorts e restaurantes ficam todos fechados, ou seja, não tem a menor estrutura turística. Já na costa oeste, o período de monções vai de maio a outubro, mas por ali os efeitos são bem leves, com chuvas fortes e rápidas no final do dia.

Imagem Destacada: Harsh Mangal, via Wikimedia Commons

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

94 comentários sobre o texto “Guia das Monções asiáticas: como enfrentar

  1. Luiza, queria uma dica sua. Estou pensando em passar pelo menos 3 meses na Äsia indo para Tailandia, Indonésia, Laos, Camboja, Myamar, India por enquanto.rs Quanto de dinheiro eu deveria calcular por dia para ter um idéia de custo para este período. Ah topo ficar em Hostel mas alguns lugares ou dias vou tentar pegar um hotel (low cost) para descansar melhor o corpo.

  2. Ola Luiza tudo bem ?

    Eu estou na australia e volto para o brasil no final de junho. Então preciso fazer algumas viagens antes, só que como estou estudante aqui precisaria fazer tudo isso no final.
    entre maio e junho, gostaria de fazer: thailandia, filipinas, indonesia e nova zelandia.
    Muito escuto sobre monções, mas a agencia disse que isso depende muito da sorte. Então não sei em quem confiar.

    1. Oi Paola,

      Sim, depende muito de sorte mesmo. Tem ano que as monções são mais fracas do que as outras. Eu só evitaria mesmo os países que tem riscos de tufões.

      Além disso,na época que você vai, na Tailândia, por exemplo, basta você evitar a costa Oeste. E na Indonésia é bem tranquilo.

    2. Oi Paola!
      Estou indo agora no começo de maio,teria mais alguma informação referente as monções?pois,consultei uma pessoa que esta lá em phuket e,me disse que não há sinal de chuvas no momento.

  3. Oi Luíza tudo bem??? Acompanho o blog de vocês há um tempo, e agora finalmente, é real, eu estou planejando minha viagem para Asia o/ A viagem acontecerá só em maio e já estou prestes a arrumar as malas, haha, super ansiosa…Enfim, mas pelo que estou vendo terei problemas com as monções, tenho de maio a setembro para viajar e estou super confusa com o roteiro e nao estou conseguindo lidar com a flexibilidade de tirar os países que eu mais queria ir por conta disso ;(

    Bom, a pergunta é, no caso da India, no norte que pelo que vi é o lado ideal para visitar, muito ruim ir no meio de maio??? Muito obrigada!!!!

  4. Oi Luíza, tudo bem? Estou pensando em ir para Indonésia e Thailândia… estou em dúvida quanto ao período do ano seria melhor para conhecer os 2 países: julho/agosto ou nov/dez ? Pq pelo que você disse, as monções na Thai são bem piores que as chuvas na Indonésia né?

    1. oi Sharlene,

      De fato, se é para optar, as monções na indonésia são bem mais tranquilas. Você também pode ir em julho e agosto, mas optar por conhecer somente a costa leste da Tailândia

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.