fbpx

O que fazer em Parma e arredores: Roteiro de 2 dias e atrações

Quando eu penso sobre o que fazer em Parma, a primeira coisa que me vem à cabeça é comer. Afinal, essa é a cidade mãe do queijo parmesão e do presunto de Parma. Mas é claro que uma cidade histórica, que tem fundações desde 1500 a.C., ia ter muito mais para nos mostrar.

Fundada pelos etruscos, a cidade já esteve na mão dos romanos, já foi saqueada por Átila, o Uno, comandada por alemães, anexada pelo Império Bizantino, tomada pelo Sagrado Império Romano, entregue para o filho do Papa, conquistada por Napoleão e finalmente unificada ao reino da Itália, que mais tarde virou república.

Não esquecendo, claro, da Segunda Guerra Mundial, que acabou destruindo partes da cidade que haviam resistido a toda essa história.

Ainda assim, dá pra ter uma ideia da importância dessa cidade no mapa europeu. Parma faz parte da região Emília Romana, no norte do país, que tem esse nome devido a uma estrada que unia Rimini (no litoral) à Piacenza, entre o Rio Po e os Apeninos. A Via Emilia viu grandes cidades surgirem nas suas margens, não apenas Parma, mas também lugares como Bolonha e Modena, por exemplo.

Mas chega de história e vamos ao que interessa, nossas dicas sobre o que fazer em Parma e arredores! Vamos lá?

O que fazer no Centro Histórico de Parma

Se você não tem muito tempo, uma boa ideia é contratar um passeio guiado pelas principais atrações da cidade. Custa apenas 23 euros e você ainda conta com um guia local que vai rechear sua visita com histórias e informações sobre os locais. Veja mais aqui.

Vale lembrar que o centro histórico é facilmente andável ou pedalável, já que bicicletas são muito comuns por ali.

E, como a cidade é essa meca gastronômica, que tal começar com um tour guiado pelas principais delícias locais? Já garanta seu lugar por aqui!

1. Piazza Duomo

Piazza Duomo em Parma
O que fazer em Parma

Você pode começar pela Piazza Duomo, que é onde fica a catedral da cidade, finalizada em 1106. Isso mesmo, ela sobreviveu a guerras, reconstruções e inúmeras transformações ao longo dos séculos.

E, mesmo depois de tudo isso, esse é aquele tipo de lugar que te faz pensar “Uau, eles realmente não fazem mais coisas assim!”.

Não esqueça de olhar para cima e admirar o afresco no domo, uma das principais atrações do Catedral.

A entrada é gratuita. Para evitar a multidão e ter uma experiência mais tranquila, tente visitar durante a semana ou nas primeiras horas da manhã.

  1. Horário de Abertura: Geralmente, o Duomo está aberto das 7h30 às 12h30 e das 15h às 19h. Mas olha, esses horários podem variar, principalmente em dias de feriados ou eventos especiais.
  2. Missas: Se você quiser assistir a uma missa, elas normalmente são realizadas nas manhãs de domingo.

2. Battistero

Também do século 12, o Battistero de Parma é todo construído em mármore rosa e chama atenção por causa de sua forma octogonal única, uma raridade arquitetônica.

Dentro dele, há muitos afrescos e esculturas que contam histórias bíblicas.

  1. Horário de Funcionamento: Geralmente, está aberto das 10h às 18h, mas esses horários podem mudar, especialmente em feriados ou eventos especiais.
  2. Taxa de Entrada: € 12,00
  3. Localização: Fica bem ao lado da Catedral de Parma, então é super fácil de encontrar.
  4. Melhor Hora para Visitar: Para evitar as multidões e ter uma experiência mais íntima, tente visitar no início da manhã ou em dias de semana.

3. Piazza Giuseppe Garibaldi

A Piazza Giuseppe Garibaldi marca o local onde foi fundada a colônia romana, em 183 a.C. Por ali que passava a Via Emilia, mas hoje o lugar é uma praça moderna onde fica o Palácio do prefeitura e o Palazzo del Governatore, que tem um relógio astronômico.

Hoje em dia, esse local é o ponto de encontro dos moradores da cidade, um daqueles lugares que você simplesmente não pode deixar de visitar.

É ali que a vida urbana acontece. Esse é um ótimo lugar para observar o movimento, com pessoas passeando e aproveitando os cafés ao ar livre.

Dica: Visite no final da tarde e siga para um jantar em um dos charmosos restaurantes locais.

E, caso você esteja se perguntando, Sim, o Giuseppe Garibaldi que dá nome à Piazza em Parma é o mesmo que a gente lê nos livro de história do Brasil. Garibaldi, um verdadeiro cidadão do mundo e herói dos dois lados do Atlântico, é conhecido por seu papel crucial na unificação da Itália e também por sua participação na Revolução Farroupilha. Sensacional, não?

4. Piazza della Pace

Por fim, a Piazza della Pillota (nome antigo) ou Piazzale della Pace, é a região que sofreu com os bombardeios da Segunda Guerra.

Ali fica o Palazzo della Pilotta, que pertenceu à família Farnese, um pessoal que governou Parma de 1545 a 1731. Hoje o prédio abriga uma série de lugares que valem a visita, como o Museu Arqueológico, a Biblioteca Palatina, a Galeria Nacional e o Teatro Farnese.

Esse último teve que ser reconstruído após os bombardeios a Guerra. Trata-se de um antigo teatro, grandioso, que um duque mandou erguer para os amantes das artes, em especial por conta de visita de Cosimo I de Médici.

A praça também é o ponto de entrada para o Parco Ducale, um parque lindo e sereno, perfeito para uma caminhada relaxante.

5. Teatro Regio

O Teatro Regio é um desses lugares que todo amante da ópera e do teatro deve colocar na sua lista de “preciso visitar antes de morrer”. É um dos teatros mais famosos do mundo e, por isso, disputadíssimo.

No mês de outubro eles celebram o Festival Verdi, com óperas do compositor, nascido da região. Se você estiver lá nessa época, não perca a chance de assistir a uma performance neste local icônico.

  1. Ingressos: Reserve seus ingressos com antecedência, especialmente se quiser assistir a uma ópera ou concerto.
  2. Visitas Guiadas: Confira a possibilidade de visitas guiadas para uma experiência mais aprofundada e informativa.
  3. Vestimenta: Para espetáculos à noite, recomenda-se vestimenta formal ou semi-formal.

6. Via Farini

A Via Farini é a pedida na hora de encontrar um bom aperitivo ou restaurante legal. É uma rua pequena, fechada para trânsito de carros, que fica cheia de gente assim que começa a anoitecer.

Por ali, também há várias lojas de grife e boutiques independentes. Se você adora moda ou apenas quer dar uma espiadinha nas últimas tendências, este é o lugar.

Para evitar as multidões, especialmente se você está interessado em compras, tente visitar durante a manhã ou em dias de semana.

E não se limite apenas à Via Farini; as ruas adjacentes também estão cheias de surpresas e descobertas interessantes.

O que fazer nos arredores de Parma

Veja agora algumas das principais atrações para ver nos arredores de Parma!

1. Provar o queijo parmesão e o presunto de Parma

Presunto de Parma

Como eu disse no início desse post, Parma não nos deixa esquecer suas delícias gastronômicas. Nós tivemos a oportunidade de conhecer uma fábrica artesanal de Parmigiano-Reggiano, o tradicional queijo parmesão, e uma fábrica que produz e exporta o Presunto de Parma.

Para mim foi uma visão meio assustadora ver todos aqueles presuntos enfileirados, mas o lugar era extremamente limpo e bem cuidado.

Para quem tem interesse em aprender mais sobre esses produtos típicos, em setembro ocorre na região o Festival del Presunto de Parma.

Na época várias fábricas abrem as portas para visitação e Parma e as cidades próximas ficam cheias de feirinhas vendendo esses e outros produtos locais.

Se você não for nesse período, não precisa se preocupar! Há passeios guiados pelas produtoras de queijo e presunto, com a degustação e transporte incluídos, por 100 euros. Você consegue reservar o seu por aqui.

Se preferir, também dá para tentar entrar em contato com o Consórcio do Presunto de Parma para marcar uma visita.

Da mesma forma, também dá para agendar uma visita guiada somente a uma queijaria de Parmigiano-Reggiano. Você consegue fazer isso por aqui.

2. Busseto, a cidade de Verdi

Busseto, Parma, Itália

Busseto é uma pequena província de Parma. A cidade é conhecida porque foi ali que o compositor de óperas, Giuseppe Verdi, nasceu. Também é uma área rural muito importante – ou seja, promessa de comida boa.

Para quem está interessado na história de Verdi, logo na praça central já vai encontrar dois pontos importantes: a Casa Barezzi, cujo dono foi o grande patrono de Verdi, hoje é um museu que guarda cartas, objetos, programas de óperas, entre outros objetos ligados ao compositor.

Outro local é o Teatro Verdi, construído em 1868, a contragosto do compositor – afinal, apesar de ter seu nome e ter sido patrocinado por ele – Verdi se recusou a tocar ali.

Na cidade você ainda encontra a Villa Pallavicino, um palácio antigo onde hoje fica o Museu Nacional de Giuseppe Verdi, e também a casa onde ele nasceu e cresceu – é uma construção muito antiga, que mostra um pouco dos costumes da época em que viveu o compositor.

Mas meu ponto turístico favorito em Busseto foi a Salsamenteria Storica Baratta. O restaurante existe desde 1873 e teve Verdi como um de seus clientes.

Vende vinho servido numa xícara de porcelana – como era feito antigamente –, além de diversos cortes de presuntos, salames e queijos. Além disso, o ambiente é muito legal. Vale cada minuto da sua visita.

3. O Castelo de Torrechiara

Castelo de torrechiara nos arredores de Parma

Para completar nosso giro pelas províncias de Parma, tire um tempinho para conhecer a charmosa Torrechiara, um castelo construído numa colina, no século 15.

A construção está bastante preservada. O castelo não só era um forte, mas também residência dos nobres. Dentro dele, há muitos afrescos antigos, com cenas de natureza, bíblicas ou representando contos antigos.

Além disso, a vista de Torrechiara para o vale que se estende a sua volta é muito bonita.

Roteiro de dois dias em Parma

Dia 1

Manhã:

  1. Catedral de Parma e Battistero: Comece o dia admirando a arquitetura e os afrescos da Catedral de Parma, seguido de uma visita ao Battistero.
  2. Café da Manhã à Moda Parmense: Após essa imersão histórica, que tal um café da manhã com sabor local em um dos cafés próximos à catedral?

Tarde:

  1. Palazzo della Pilotta: Este complexo inclui a Galeria Nacional, o Teatro Farnese e a Biblioteca Palatina.
  2. Almoço: Parma é famosa por sua gastronomia. Escolha um restaurante típico para experimentar pratos como Tortelli d’erbetta ou Prosciutto di Parma.
  3. Passeio pelo Parco Ducale: Relaxe com um passeio pelo Parco Ducale, um oásis verde no meio da cidade.

Noite:

  1. Jantar na Via Farini: Escolha um dos restaurantes da Via Farini para jantar e aproveitar a atmosfera vibrante da cidade à noite.

Dia 2

Manhã:

  1. Teatro Regio: Comece com uma visita ao famoso teatro de ópera. Se possível, pegue uma visita guiada para conhecer sua história fascinante.
  2. Brunch com Produtos Locais: Experimente um brunch em algum mercado local ou café, onde você pode provar queijos e embutidos parmenses.

Tarde:

  1. Museu Glauco Lombardi: Explore este museu que oferece uma visão única da história de Parma, especialmente sobre a Duquesa Maria Luísa.
  2. Exploração Livre: Passeie sem rumo pelas charmosas ruas de Parma, entrando em lojinhas e apreciando a arquitetura local.
  3. Lanche em Pasticceria: Não deixe de provar algumas delícias em uma pasticceria local.

Noite:

  1. Piazza Giuseppe Garibaldi: Termine o dia com um passeio pela Piazza Giuseppe Garibaldi, apreciando o clima da cidade e jantando em um dos restaurantes da praça.

Se você tiver mais dias, escolha um dos passeios nos arredores de Parma!

Onde ficar em Parma: dicas de hospedagem

Pra escolher sua hospedagem em Parma, não tem erro. Você consegue visitar praticamente toda a cidade a pé ou de bicicleta.

  • Novotel Parma Centro – Está a apenas 100 metros da estação de trem. É um hotel confortável, com academia e estacionamento privativo (pago à parte). Diárias a 80 euros.
  • Century Hotel – Está a cinco minutos a pé do centro da cidade. Diárias a 100 euros. Tem estacionamento privativo (pago à parte).
  • Hotel Button – Um três estrelas que funciona num edifício do século 19. Está a cinco minutos do Duomo. Diárias a 70 euros.
  • Ibis Styles Parma Toscanini – Está às margens do Rio Parma e a 10 minutos do Duomo. Diárias a 70 euros.
  • Palazzo Dalla Rosa Prati – Um dos melhores hotéis de Parma. – e certamente a melhor localização da cidade, com vista para o Duomo. Diárias a 130 euros.

Quantos dicas ficar em Parma

Para um “aperitivo” da cidade, 1 a 2 dias são suficientes. Esse tempo permite que você explore atrações como a Catedral de Parma e o Battistero, além de saborear a famosa culinária local em um charmoso restaurante. É perfeito para quem está de passagem, mas quer absorver a essência de Parma.

Agora, se você deseja mergulhar mais profundamente na cultura e na atmosfera de Parma, 3 a 4 dias são o ideal. Com esse tempo extra, você pode se perder pelas ruas pitorescas, visitar galerias de arte, relaxar no Parco Ducale e talvez até se aventurar em uma aula de culinária local.

Esses dias a mais também são uma chance para explorar os eventos culturais da cidade, que são muitos e variados, refletindo a rica herança cultural de Parma.

Com 5 dias, você tem tempo para visitar mercados locais, fazer viagens curtas aos arredores e participar plenamente da vida cotidiana da cidade.

Lembre-se, em Parma, cada segundo conta, e quanto mais tempo você passar, mais a cidade revela suas camadas de história, arte e, claro, sabores incríveis.

Melhor época para visitar Parma

Se você é do tipo que prefere um clima ameno e quer evitar a multidão de turistas, primavera (abril a junho) e outono (setembro a novembro) são as escolhas perfeitas. Além disso, é a temporada de alguns dos melhores produtos locais – pense em cogumelos, trufas e, claro, queijos e presuntos!

Para os amantes do calor e da animação da cidade, o verão (junho a agosto) é a época de pico turístico. Os dias são longos e quentes, perfeitos para tomar um gelatto enquanto passeia pelas ruas históricas. O verão também é cheio de eventos culturais, incluindo festivais de música e cinema ao ar livre.

Para quem não se importa de ver Parma mais tranquila e introspectiva, o inverno (dezembro a fevereiro) tem seu charme. A cidade fica mais calma, e você pode aproveitar para explorar museus e galerias sem as filas típicas dos meses mais quentes.

Seguro de Viagem para a Itália

O seguro de viagem é obrigatório para a Itália e para os demais países do Espaço Schengen. Além disso, ele também te protege contra eventualidades como doenças, acidentes ou problemas de saúde.

Mesmo que você esteja apenas fazendo uma viagem curta, os custos médicos no exterior podem ser altos e um seguro de viagem pode garantir que você tenha acesso a cuidados médicos de qualidade quando precisar.

Além disso, um bom seguro de viagem também inclui cobertura para problemas como cancelamentos de voos ou perda de bagagem.

Não arrisque a sua viagem sem um seguro de viagem. Adquira o seu agora mesmo por meio desse link ou das ofertas abaixo.

Clique aqui para fazer sua cotação e use o cupom 360MERIDIANOS05 para obter até 25% de desconto nos seguros de viagem!

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 comentários sobre o texto “O que fazer em Parma e arredores: Roteiro de 2 dias e atrações

  1. Gostei demais da descrição de Parma. Escrevo sobre viagens e turismo. Da perspectiva da gestão e planejamento. Adorei a publicidade sobre o presunto de parma feita para Sara. Por sinal, tenho um livro publicado pela Papirus “Sociologia do Turismo”. Parabéns!

  2. Odiei Parma! Estou super arrependida de ter ido para essa cidade, com tantas cidades para conhecer melhores. Do que conheço da Itália, achei a mais suja, mal sinalizada, até a estrada de acesso esta em péssimas condições. Muita gente pobre nas ruas..tb achei a cidade feia para os padrões Europa….cidade industrial. Não gostei no aspecto geral….fiquei um dia e não fui nas fabricas….era sábado…..

    1. Oi Grasi,

      Que pena que você teve uma experiência ruim. Eu achei a cidade e o centro histórico bem semelhante à outras cidades italianas.

  3. Vocês foram pelo projeto do BLOG, mas sabem me dizer como faço para visitar a fábrica de queijo e presunto parma? dá para ir direto lá sem agência?

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.