Universidade do Gelato, em Bolonha

Universidade do Gelato, em Bolonha

Morango, chocolate, creme de avelã, biscoito, frutas vermelhas… quando a gente se empanturra de gelato, até percebe que ele é diferente do sorvete comum, mas não tem ideia da trabalheira que dá para fazer um. A arte de fabricar essa deliciosa sobremesa italiana é milenar e sutil, mas, para a felicidade de todos os comilões, não é um segredo restrito às nonnas: em Bolonha, uma universidade ensina tudinho o que você precisa saber para fazer gelatos incríveis.

A Universidade Carpigiani, chamada por aqui de Universidade do Sorvete, foi aberta há alguns anos nas dependências de uma tradicional fábrica de gelato. O lugar oferece cursos de uma semana, seja para os milhares de interessados em abrir um novo negócio no mundo do sorvete italiano ou simplesmente para apaixonados pela guloseima que desejam ter uma produção própria e infinita de gelato (até que não é má ideia, hein?). Para sair diplomado, é preciso desembolsar 1800 reais – que incluem acomodação durante o período do curso. A procura por essa universidade inusitada não para de crescer: em 2011, foram cerca de 12 mil mestres formados pela universidade. Sinal de que em breve viveremos em um mundo melhor e com mais gelaterias italianas legítimas por aí.

Estudantes da Universidade do Sorvete

Workshop e passeio guiado pelo Museu do Gelato

Nem todo mundo quer esse tipo de conhecimento aprofundado. Muitas vezes, apenas ter uma ideia de como o produto é feito basta, o importante mesmo é encher a cara de gelato. Para esses curiosos, a Universidade oferece um workshop e passeio guiado pelo Museu do Gelato. Foi um tour desses que nós fizemos.

Para começar, a instrutora vai te contar um pouco da história da sobremesa e te ensinar os princípios básicos por trás da arte de fabricá-la.

Gelato de morango

Depois é hora de por a mão na massa e fazer a sua própria versão – simplificada, porém deliciosa – de gelato de morango.

Luiza fazendo Gelato

O workshop termina com você comendo o resultado do seu trabalho.

Gelato Morango

Em seguida, um guia te acompanha até o Museu, onde você aprende sobre como diabos inventaram essa maravilha. Além disso, o museu acompanha o desenvolvimento dos gelatos até eles se tornarem o que são hoje.

Carrinho de vender gelato

Ficou convencido que esse lugar é tipo a Disney dos comilões?

Faça você mesmo: Receita de gelato de morango para fazer em casa

Você não precisa ir até Bolonha para fazer seu próprio gelato. A receita que nós fizemos lá pode facilmente ser reproduzida em casa – com a única diferença que a gente tinha uma máquina profissional para ajudar, mas isso não é um problema muito grave… Vamos lá?

Ingredientes para fazer gelato

Você vai precisar de muito gelo, sal, uma panela ou bacia de metal grande e outra menor, água, açúcar e morango. Para começar, misture a água, o açúcar e o morando no liquidificador nas seguintes proporções: para 1 litro de água, você deve usar 500g de morango e 500g de açúcar. Isso vai dar um montão de gelato e provavelmente você não vai fazer isso tudo de uma vez, mas siga essa proporção sempre. Por exemplo: 500ml de água, 250g de morango e 250g de açúcar e assim por diante.

Coloque a mistura na bacia pequena. A bacia grande vai fazer as vezes de máquina profissional: jogue bastante gelo e bastante sal nela e coloque a bacia com a mistura no centro – é preciso que o gelo e o sal fiquem em volta dela. Agora começa a parte divertida! Com uma colher, você deve mexer a mistura bastante, até ela adquirir a consistência desejada. Isso pode demorar um pouco, mas é bom que você faz um esforço físico antes de se empanturrar de sorvete. Tudo pronto? É só comer.

Fazendo-Gelato

Se você quiser substituir o morango por outra fruta, fique à vontade. Você só precisa atentar para a proporção de açúcar, que pode mudar. Frutas consideradas fortes, como o limão, levam entre 15% e 25% de fruta, o resto é açúcar. Se a nossa receita fosse com limão, seriam 250g de limão e 750g de açúcar. Frutas médias entram na mesma categoria do morango, banana, abacaxi e manga: entre 25% e 55% (nós usamos 50% de fruta e 50% de açúcar nessa receita). Já as fracas, como a laranja e a melancia, ficam com 55% a 70% de fruta e entre 45% e 30% de açúcar.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

O 360meridianos esteve em Bolonha a convite do projeto BlogVille Emiglia Romana, que reúne blogueiros do mundo todo para comer, sentir e viver como um local na Itália.

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma. Siga @natybecattini no Instagram

12 comentários em Universidade do Gelato, em Bolonha

  1. Ola bom dia
    gostaria de saber se tem trem ou ônibus perto da universidade? pois eu quero fazer este curso agora em junho de 2016 e não sei oque fazer quando chegar la em Bolonha, pois eu não tenho carta de motorista e não posso alugar um carro, e gostaria de saber se fica muito longe do aeroporto e se vale a pena ir de táxi ou ônibus e se o Hotel fica perto da faculdade e se já esta incluso no preço final do pacote

    • Nivanilson, sim, eu fui de ônibus pra lá. Tem um que para na porta. Agora sobre o hotel, eu não sei onde você vai ficar. Pq você não pega o endereço e olha no Google Maps? Essas outras dúvidas você provavelmente deveria tirar com a universidade direto, pq como só fiz a visita e o workshop de um dia não se te responder.

      Abraços

  2. Penso em montar uma gelateria, quais seriam as máquinas profissionais necessárias para produzir os gelatos para serem vendidos na minha própria gelateria?

    • Acredito que tenham em inglês também, Luana, mas sugiro entrar em contato com a universidade para que eles te informem certinho.

      Abraços!

  3. pq vc ñ faz, fil,a e posta no ytb?
    bem que eles disseram que ñ vai leite, só agua!
    o sal e o gelo, na bacia de metal, (que metal pode ser?), é pra fazer as vezes do nitrogenio liquido?

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: