fbpx
Tags:
Atlas: Amsterdam, Holanda

Onde ficar em Amsterdam: melhores bairros e dica de hotéis

Escolher onde ficar em Amsterdam não é tarefa complicada. Bonita e bem cuidada, a cidade é uma ótima pedida para quem gosta de caminhar (ou pedalar, como os holandeses) e também tem um bom sistema de transporte público conectando os bairros, o que faz com que a locomoção passe longe de ser um problema.

Para que sua estadia seja incrível, neste texto há dicas de onde ficar em Amsterdam, explorando as melhores regiões da cidade para você se sentir morando lá.

Esta lista não pretende ser definitiva. Com certeza existem várias opções de hospedagem em Amsterdam que deixamos de lado. Afinal, essa é uma cidade grande. De forma geral, a única região da cidade que eu evitaria ficar é ao redor da estação de trem, que, assim como em outras cidades, acaba sendo um área menos nobre.

Embora seja uma cidade não muito econômica, mesmo para padrões europeus, é possível encontrar opções de hospedagem barata espalhadas pela cidade. Há também uma grande oferta de hotéis mais confortáveis e até de luxo em Amsterdam, o que faz com que essa cidade diversa e acolhedora seja uma boa pedida para todos os tipos de viajante.

Leia também: O que fazer em Amsterdam: principais pontos turísticos

Onde ficar em Amsterdam: os 5 melhores bairros

As melhores regiões para se hospedar em Amsterdam são:

  • Jordaan
  • Rembrantplein
  • Leidseplein
  • Museumplein
  • De Pijp

Como você pode ver no mapa acima, todas as vizinhanças indicadas ficam numa região mais central, ao redor da estação de trem central de Amsterdam. As principais atrações turísticas da cidade também ficam nessa área ou próxima a ela, então leve isso em conta na hora de escolher sua hospedagem.

1. Jordaan: hospedagem próximas aos pontos turísticos de Amsterdam

Jordaan, um dos melhores bairros onde ficar em Amsterdam

Quem passa hoje pelo Jordaan dificilmente percebe que o bairro já serviu de moradia para os trabalhadores que participaram da construção dos canais da cidade.

Durante séculos um bairro do proletariado, hoje o Jordaan abriga muitos artistas e estudantes, que deram outra cara para essa parte da cidade. É uma boa escolha para quem pretende ficar bem localizado, numa região bonita e agradável, mas nem tão agitada assim.

A garota Anne Frank e o pintor Rembrandt foram alguns dos moradores ilustres desse bairro. Inclusive, a casa onde Anne se escondia com a família virou um museu e atrai milhares de turistas ao Jordaan.

Hotéis em Amsterdam no bairro Jordaan

Econômico:

Custo benefício:

  • Amsterdam Wiechmann Hotel: Quartos confortáveis e um bom café da manhã no coração de Amsterdam.
  • Linden Hotel: Hotel moderno e completamente renovado, localizado dentro de um edifício histórico do século 18.

Conforto:

  • Mr. Jordaan: Hotel pequeno, porém super charmoso e com excelente atendimento e amenidades para os hóspedes.
  • Hotel Mercier: Café da manhã sensacional e quartos amplos e luminosos. Há um restaurante no local.

Veja aqui mais opções de hotéis no Jordaan

2. Rembrandtplein: hospedagem em bairro boêmio e cultural

Praça Rembrandt, em Amsterdam. Há muito hotéis para escolher na região.

Por falar em Rembrandt, que tal ficar na plein – ou praça, em holandês – dedicada ao pintor? Ele teve uma casa nessa região, onde morou, entre 1639 e 1656. Essa praça é muito popular entre turistas e também entre quem mora na cidade.

Ali você vai encontrar cafés, bares, restaurantes e muitas opções de hotéis. Cinemas, boates e pubs tomam conta dessa região, que ajuda a fazer a fama de Amsterdam como uma cidade para se curtir também durante a noite.

Se você quer agito (e faz questão de ficar perto dele), a Rembrandtplein pode ser o lugar de Amsterdam que você procura. Evite ficar ali se você estiver atrás de sossego ou não quiser se hospedar numa área muito turística.

Hotéis em Amsterdam no bairro Rembrandtplein

Econômico:

  • Hostel The Veteran: Oferece quartos compartilhados para até quatro pessoas e café da manhã simples.
  • Hotel Pagi: Hotel pequeno com quartos simples, mais confortáveis e ótima localização.

Custo/benefício:

  • ibis Styles: Boa localização e alguns quartos com vista para os canais.
  • Hotel Nes: Fica dentro de uma casa tradicional de Amsterdam, de frente para um canal.

Conforto:

  • Radisson Blu: Decoração moderna e café da manhã buffet com muitas opções.
  • Banks Mansion: Charmoso hotel boutique all inclusive, com happy hour excelente no final da tarde. É uma das propriedades mais bem avaliadas da cidade.

Veja aqui opções de hotéis em Rembrandtplein 

3. Leidseplein: hospedagem próxima à vida noturna de Amsterdam

Ledseplein - Bairro em Amsterdam

Outra opção para quem procura vida noturna é a Leidseplein. Essa região também é cheia de bares e boates. Além, é claro, de coffeeshops, os famosos estabelecimentos da Holanda que vendem maconha (e não apenas café, como o nome sugere). É muito provável que você passe suas noites nessa parte da cidade, então por que não ficar hospedado lá de uma vez?

Mas a Leidseplein também é uma opção cômoda para quem até quer ir para a balada, mas faz questão de passear durante o dia. Alguns dos pontos turísticos mais importantes da cidade estão pertinho dessa região, tipo a Praça dos Museus e o Voldelpark.

Leia também: Como funcionam os coffeeshops de Amsterdam

Hotéis em Amsterdam no bairro Leidseplein

Econômico:

  • Stayokay Hostel: Hostel incrível com um baú individual para guardas as malas, café da manhã e uma ótima área de convivência. Tem quartos privativos também.
  • Hans Brinker Hostel: Opção bastante econômica. Tem quartos coletivos e privados.

Custo/benefício:

  • The Ed Amsterdam: Hotel moderno com atendimento automatizado e acomodações confortáveis.
  • Top of the City: Hotel com uma vista incrível e quartos bem equipados em um prédio de cinco andares no centro de Amsterdam.

Conforto:

Veja aqui opções de hotéis na Leidseplein

4. Museumplein: melhor opção para viajantes econômicos

Museumplein, uma vizinhança excelente para se hospedar em Amsterdam

É, a Praça dos Museus (ou Museumplein, como diriam os holandeses) também precisa estar nesta lista. Ficamos nessa região durante alguns dias e recomendamos! Ali você vai encontrar muitas opções de albergues e de hospedagem econômica em Amsterdam. Também há opções para não-mochileiros, claro.

Como o nome indica, ao redor dessa praça ficam alguns dos museus mais famosos de Amsterdam: o Rijksmuseum, o Museu Van Gogh e o Stedelijk. Ou seja, essa também é uma ótima opção de hospedagem para quem adora museus e pretende passar muitas horas dentro deles.

Hotéis em Amsterdam no bairro Museumplein

Econômico:

Custo/benefício:

Conforto:

Veja aqui opções de hotéis na Museumplein

5. De Pijp: fique na área mais cosmopolita e vibrante de Amsterdam

Feira no De Pjip, uma vizinhança multicultural para se hospedar em Amsterdam

Duas atrações de Amsterdam ficam nesse bairro: A Heineken Experience, espécie de museu interativo que funciona na antiga cervejaria da marca, e o Albert Cuyp.

Albert quem?

Se você nunca ouviu esse nome, saiba que é um dos maiores mercados a céu aberto da Europa. O nome é uma homenagem a um pintor que viveu em Amsterdam no século 17.

Além do mercado de rua, onde você consegue achar produtos de todos os tipos, o De Pijp é uma área bastante cosmopolita, já que ali vivem muitos imigrantes. Também não faltam restaurantes e bares nessa parte da cidade.

Hotéis em Amsterdam no bairro De Pijp

Econômico:

  • Bicycle Hotel Amsterdam: Oferece acomodações econômicas e serviço de aluguel de bicicletas, a 5 minutos a pé do Mercado Albert Cuyp.

Custo/benefício:

Conforto:

Veja aqui opções de hotéis no De Pijp

Como se hospedar em um barco em Amsterdam

Casas-barco para se hospedar em Amsterdam

Essa opção não é um bairro ou região, mas um estilo de hospedagem: uma casa-barco. Pensa comigo: os canais são os maiores cartões-postais da cidade. A única coisa que pode ser melhor do que se hospedar perto de um canal é ficar dentro dele!

As casas-barcos são tradicionais em Amsterdam, onde as pessoas moram sobre a água desde o século 17. Atualmente existem 2.500 house boats na cidade, cada uma mais bonitona que a outra. Por isso, não se trata de uma opção pega turista, mas de um estilo de vida que faz parte da cultura de Amsterdam.

É lógico que essa não é a mais barata das hospedagens, mas certamente tornaria a viagem inesquecível. Tem dinheiro a mais para investir? Fique numa house boat! A experiência pode compensar o custo.

Casas-barco para se hospedar em Amsterdam

Veja aqui opções de house boats para alugar em Amsterdam

Onde ficar em Amsterdam barato: dicas para economizar na hospedagem

Você é um viajante econômico e não se importa muito com a região onde ficar em Amsterdam? Nós já demos várias opções de hospedagem econômica em cada região listada nesse post!

Além disso, você também pode segmentar sua busca vendo uma seleção com os todos os hostels de Amsterdam.

Nossa recomendação de onde ficar em Amsterdam

Quando estivemos em Amsterdam, ficamos no Citizenm, que também tem unidades em Glasgow, Rotterdam e Londres. O conceito do hotel é o chamado affordable luxury, ou seja, aquele luxo que dá para pagar. E isso já fica claro pela decoração, do tapete colocado na entrada do hotel, passando pelo hall, pelo restaurante e chegando aos quartos.

O quarto tem tudo que um hotel que se diz affordable luxury precisaria ter. Decoração legal, ar-condicionado, uma janela enorme (e que se fecha completamente, caso seja necessário fugir do sol). Os quartos têm ainda uma cama de casal king size e uma televisão de tela plana. Nela o hóspede tem acesso a filmes recentes e várias músicas. Todo o hotel tem internet wi-fi, afinal um cidadão do mundo não pode ficar desconectado.

O Citizenm de Amsterdam não fica perto da zona turística, mas tem fácil acesso de transporte público. O hotel está a 25 minutos de caminhada da Museumplein, a praça dos museus, e pouco menos de 10 minutos para quem vai de tram. O centro da cidade também não fica longe.

As diárias custam em torno de 100 euros, sem incluir café da manhã, que pode ser adquirido no restaurante do hotel (fazendo o pedido antes fica mais barato). Como o próprio conceito define, o Citizenm parece ser uma opção para quem procura conforto e está disposto a gastar um pouco a mais. Já para mochileiros e viajantes muito econômicos o preço pode parecer um pouco salgado.

Quantos dias ficar em Amsterdam

Por ser uma cidade relativamente grande e repleta de atrações interessantes, como museus, o tempo ideal para ficar em Amsterdam é de 4 dias.

Assim você poderá ver tudo com calma e ainda curtir a vida cultural e boêmia da cidade. Claro que dá para ficar menos, mas isso tornaria a visita muito corrida. Se você tiver mais tempo, pode usar para fazer alguns bate-volta pelos arredores da cidade.

Seguro de viagem para a Holanda

O Seguro de Viagem é obrigatório na Holanda, assim como em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração.

Além disso, é importante em qualquer viagem, uma vez que te protege contra imprevistos, acidentes, extravio de malas e cancelamento da viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Leitores do blog tem desconto com o código 360MERIDIANOS05.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

23 comentários sobre o texto “Onde ficar em Amsterdam: melhores bairros e dica de hotéis

  1. Bom dia, Rafael, tudo bem?

    Parabéns pelo blog, leio sempre para planejar minhas viagens.

    Dúvida: qual localização vc acha mais interessante em Amsterdã Osterdok ou DePijp? Pensei em ficar em um “botel” (Botel Liza Marleen) que fica em Osterdook, a uns 15 min a pé da estação central, mas não sei seria uma boa localização para quem gosta de sair à noite,ou seja, se é seguro ou muito ermo.

    Já em DePijp, achei um (Ammstel Riverview), mas me pareceu um pouco afastado das principais atrações.

    Super obrigada,

    Tereza

    1. Oi, Maria.

      O Botel Liza Marleen me pareceu melhor. Porque, mesmo se não der pra ir a pé pra tudo, o transporte é bem fácil. E não acho que seja inseguro, não. 🙂

  2. Olá.
    A zona Noord é boa?
    Sei que tenho que atravessar de barco para ir para o centro mas penso que há barcos 24h e é gratuito.
    Tou a pensar ficar hospedado em ClinkNOORD Hostel que acha?

    Obrigado.

    Cumprimentos.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.