fbpx

O que fazer em Amsterdam: Roteiro de 3 ou 4 dias

Em dúvida sobre o que fazer em Amsterdam em 3 ou 4 dias? Nesse texto reunimos todos os principais pontos turísticos de Amsterdam num roteiro de viagem pronto para você usar. Além de muitas dicas e informações de como planejar sua viagem.

Repleta de museus de primeiríssima qualidade, Amsterdam é uma cidade com séculos de história e uma importante capital europeia que cuida muito bem de seus espaços públicos.

A cidade pode até ser internacionalmente famosa pela festa e uso liberado de substâncias que por ali são bastante lícitas, mas acredite: a cidade tem muito mais a oferecer.

o que fazer em amsterdam a noite
Vista da Basílica de São Nícolas, no Red Light District

Quais são os principais pontos turísticos de Amsterdam?

As principais atrações turísticas de Amsterdam são:

Os links acima levam para textos específicos sobre cada atração em Amsterdam.

As entradas em todos pontos turísticos de Amsterdam não só tem um valor mais alto do que a média européia, como também são bastante concorridas e precisam ser compradas com antecedência.

Durante nosso passeio, utilizamos o IAmsterdam card, um passe de turismo que ajuda a economizar na viagem, pois incluí a entrada em praticamente todas as atrações acima (e ainda os passeios nos arredores da cidade, aluguel de bicicleta e acesso a transporte público) e ainda evita filas. O cartão pode ser comprado para 24, 48, 72, 96 ou 120 horas. Veja aqui um texto explicando se o passe de Amsterdam vale a pena para a sua viagem.

O que fazer em Amsterdam em 3 ou 4 dias: Roteiro de Viagem

Nós montamos todas as atrações num roteiro de Amsterdam para 3 ou 4 dias de viagem. Tentamos balencear os passeios entre os pontos turísticos e os bairros mais charmosos da cidade.

Também organizamos as atrações por proximidade: dá para se locomover a pé, de bicicleta ou usando transporte público tranquilamente.

Quer saber o que fazer em Amsterdam em 2 dias? É só seguir os dois primeiros tópicos abaixo, pois concentramos as atrações mais importantes no início. Ou trocar uma das sugestões de por alguma atração que você faça questão!

Tem mais tempo em Amsterdam? Quer conhecer campos de tulipas ou moinhos de vento? Também listamos outros passeios e bate-voltas para você fazer no final!

O que fazer em Amsterdam

Dia 1: As principais atrações em Amsterdam

  • Praça Dam e o centro
  • Canais do Bairro Negen Straatjes (Nine Little Streets)
  • Casa de Anne Frank
  • Bairro Jordaan
  • Red Light District

Centro de Amsterdam

Comece seu dia na Praça Dam, bem no centro de Amsterdam e tire fotos ao redor do Palácio Real (dá para entrar, se você quiser!) e da Nieuwe Kerk, uma igreja do século 15 que hoje funciona como centro de artes.

De lá, você caminha até o bairro de Negen Straatjes, também conhecido como “Nove Pequenas Ruas”. Basicamente, passeará entre alguns dos canais mais bonitos de Amsterdam! Não tem introdução melhor do que essa:

Passeie pelos canais de Singel (o grande canal que circunda o centro da cidade), Herengracht, Keizersgracht e Prinsengracht.

singer canal em amsterdam
Canal Singel

Ah, enquanto caminha pelos canais, aproveite para dar uma passada na padaria mais antiga da cidade, a Hans Egstorf, e compre um stroopwafel.

Do último canal, você chega na próxima atração: o Museu Casa de Anne Frank.

Casa da Anne Frank

Ela é uma adolescente mundialmente famosa, mas nunca soube disso. A judia Anne Frank permaneceu dois anos escondida dos nazistas num anexo secreto da casa onde morava, em Amsterdam. Durante esse período, ela escreveu um diário.

Só que alguém denunciou a casa e toda a família foi enviada para campos de concentração, inclusive a Anne. Ela morreu de tifo, semanas antes das tropas britânicas libertarem o campo onde ela estava. A única pessoa da família dela que sobreviveu foi o pai, Otto Frank, que achou as anotações da menina depois da guerra.

Os escritos da garota viraram o livro “O Diário de Anne Frank”, um dos mais importantes do século 20. Com isso, a casa onde a família morou virou um museu.

A história é triste, mas pode ter certeza que visitar a casa onde Anne Frank se escondeu dos nazistas é um dos pontos altos de qualquer passagem por Amsterdam.

anne frank house em Amstedam
Vista aérea do Museu Casa da Anne Frank

Mas tenha em mente que praticamente todo mundo que visita a cidade também quer entrar na casa. Logo, recomendamos que você compre o ingresso diretamente no site oficial (não está incluído no passe de turismo), ou prepare-se para longas horas de espera.

Se você não quiser entrar na Casa, mas quiser saber mais sobre a história de Anne Frank e outros judeus em Amsterdã na época do nazismo, recomedamos esse tour guiado histórico “Excursão a Pé Vida de Anne Frank e Segunda Guerra”.

Bairro Jordaan

Um dos bairros mais tradicionais de Amsterdam, o Jordaam começou a ser construído em 1612 e originalmente era um bairro da classe trabalhadora. Mas, dada a proximidade com o centro e a beleza dos seus canais (especialmente Bloemgracht e Egelantiersgracht), acabou se tornando um dos endereços mais caros da cidade.

bairro jordaam

Uma dica legal é fazer todo esse passeio por Jordaan de bicicleta, assim você terá uma experiência realmente holandesa da cidade.

Hoje o Jordaam conta com diversos bares, restaurantes, lojas e galerias de arte. Uma curiosidade é muitas casas tem um brasão na fachada, sobre a profissão da família de trabalhadores que um dia habitou aquela casa.

Outra excelente atração em Jordaan são os mercados:

  • Noordermarkt: mercado de pulgas todas as Segundas-feiras até às 13h; e mercado de comida biológica todo Sábado.
  • Lindenmarkt em Lindengracht: mercado de comida todos os Sábados.
  • Lindenmarkt em Westerstraat: mercado de comida todas as Segundas-feiras.

Na região você também encontra alguns bares tradicionais de Amsterdam, os chamados bruin café (bar marrom) – que são bares mega antigos, com o interior de madeira, e preços amigáveis. Os mais famosos são o Café ‘t Smalle, Cafe ‘t Papeneiland e Café de Twee Zwaantjes.

Por fim, siga para o famoso Red Light District.

Red Light District

Sex shops, clubes de strip e várias opções para o entretenimento adulto. O nome oficial é De Wallen, mais conhecido como Red Light District um lugar que faz a fama liberal de Amsterdam.

Mesmo que você não curta nada disso, vale dar passear por esse bairro histórico. Além da vista linda do canal de Oudezijds Voorburgwal, você também pode visitar a Oude Kerk, edifício mais antigo da cidade, que costumava ser uma igreja gótica e hoje é um centro de artes.

red light district em amsterdam

Além disso, sim, em algumas ruas do Red Light District você vai ver mulheres seminuas nas janelas. A prostituição é legalizada na cidade e eles tentam lidam com isso sem moralismos ou julgamento. E lembre-se: não pode tirar fotos das mulheres, isso pode te causar muitos problemas (foi o que a nossa guia mais reforçou no passeio).

Se você quiser entender melhor sobre a história e curiosidades de Red Light District, recomendamos muito fazer um tour guiado como o que fizemos (existem opções de tour em inglês ou espanhol).

Por ser um famoso bairro bohêmio de Amsterdam, você também encontra vários bares na região.

Dia 2: O que não deixar de visitar em Amsterdam

  • Musemplein e letreiro “I Amsterdam”
  • Museu Van Gogh
  • Passeios pelos Canais de Amsterdam
  • Heineken Experience
  • De Jijp e Albert Cuyp Market

Musemplein

Comece seu dia na Musemplein, a Praça dos Museus.

É lá que fica o famoso letreiro “I Amsterdam”. Aproveite para tirar a tradicional foto na frente do cartão-postal. Por causa da grande quantidade de pessoas, confesso que nós nem tentamos.

Musemplein em Amstedam

Museu Van Gogh

Amsterdam tem muitos museus, mas se você só puder ir em um, eu diria que o Museu Van Gogh é imperdível. Independente se você entende ou gosta de arte, é quase impossível não ficar impressionado com os quadros do artista.

Hoje um dos pintores mais populares do mundo, a vida de Vincent Willem Van Gogh já foi resumida numa palavra: fracasso. Ele foi incapaz de pagar as próprias contas, um pintor que vendeu poucos quadros e pouco conhecido no seu próprio tempo.

Para piorar, Van Gogh sofria com uma doença mental grave, embora o diagnóstico seja polêmico até hoje – já falaram em epilepsia, esquizofrenia e transtorno bipolar. O pintor cometeu suicídio, aos 37 anos.

O que fazer em Amsterdam: Van Gogh Museum

Depois da morte, a obra dele foi descoberta e Van Gogh ficou famoso. A maior coleção de obras do pintor está em Amsterdam, num museu inaugurado em 1973.

Lá você vai encontrar vários quadros com as cores vibrantes, características de Van Gogh, além de trabalhos de artistas que foram contemporâneos dele.

A entrada custa 22 euros. Se você pretende visitar apenas esse museu, é imprescindível comprar a entrada antes pela internet, já que não há mais bilheteria física e os bilhetes esgotam rápido.

Passeio pelos canais de Amsterdam

Saindo do museu, é hora de explorar os canais de Amsterdam pela água. A “Veneza do Norte” tem quase 100 quilômetros de canais e 1.500 pontes.

Os mais importantes deles foram construídos no século 17, quando Amsterdam viveu uma onda de imigração. Hoje os canais servem como vias de transporte e até de moradia, para aqueles que escolhem viver nas famosas houseboats.

passeio de barco em amsterdam

Sobre o passeio de barco pelos canais em si, acho que é uma oportunidade de ver as construções da cidade e conhecer Amsterdam sem esforço (e por outro ângulo).

O passeio dura cerca de uma hora e meia. Existem várias opções de cruzeiros que podem ser reservadas pela internet. Listamos algumas das melhores abaixo:

Heineken Experience

Cansou de museus? Então vai beber, de preferência dentro de um.

A Heineken Experience é uma experiência interativa que conta a história da marca e explica um pouco sobre produção de cerveja. Como não poderia deixar de ser, o programa acaba na mesa do bar.

O que fazer em Amsterdam: Heineken Experience
Preparando uma Heineken. Só que não

Nós testamos e garantimos: se você gosta de cerveja, provavelmente vai adorar a experiência. Vale a pena lembrar que o ingresso para a Heineken Experience costuma esgotar bem rápido, então é necessário reservar seu lugar no tour com antecedência, principalmente para quem viaja na alta temporada!

Atenção: Esse ingresso que não está incluído no IAmsterdam card!

Bairro De Pijp e Mercado Albert Cuyp

O Bairro De Pijp é conhecido como o Quartier Latin de amsterdam: um charmoso bairro universitário e bohêmio.

Passe pela praça Marie Heinekenplein, onde você pode encontrar uma variedade de restaurantes com culinária do mundo todo para voltar na hora da janta.

Mas não deixe de ir ao mercado de Albert Cuyp, o maior mercado de rua da Holanda! São 260 barracas, que vendem de tudo: roupas, artesanato, suvernirs, comida e claro, bons queijos e os deliciosos Stroopwaffles.

Quem gosta de aprender mais sobre gastronomia pode fazer um tour pelo mercado, que incluí degustação.

Albert Cuyp, em Amsterdam

No bairro, você também encontra o parque Sarphati, e diversas cervejarias e bares, dos tradicionais aos modernos.

Dia 3: Melhores Passeios por Amsterdam

  • Rijksmuseum ou Stedelijk Museum 
  • Vondelpark
  • Bairro Oud West
  • Passeio de Bike

Rijksmuseum

O Rijksmuseum é um dos maiores e mais importantes museus da Europa. O nome significa “Museu Nacional dos Países Baixos”.

É lá que estão diversas obras-primas do pintor Rembrandt, incluíndo A Ronda Noturna (foto abaixo), e também pinturas de Vincent van Gogh e Johannes Vermeer, além de 8 mil artefatos históricos, da Idade Média até os dias de hoje.

Rijksmuseum, um dos principais pontos turísticos de Amsterdam, Holanda

Comprando o ingresso pela internet você pula a fila, em especial em alta temporada. Para quem quer entender melhor as obras e história, vale a pena contratar um tour guiado pelo museu, que também já incluí o ingresso.

Se você preferir arte moderna, vá ao Stedelijk Museum (veja os preços dos ingressos), que também fica na Praça dos Museus. Por lá você encontra obras de Jackson Pollock, Andy Warhol, etc.

Vondelpark

Uma pausa dentre os dias movimentados na cidade, o Vondelpark é um dos parques mais populares de Amsterdam, atraindo 10 milhões de visitantes por ano.

O Vondelpark foi batizado em homenagem a um escritor que viveu no século 18. O espaço verde é bem grande e tem de tudo um pouco: lago, teatro, roseiral, ovelhas e até uma escultura do Picasso.

Passeio pelo Vondelpark

No caminho entre o museu e o parque, não deixe de caminhar pela P.C. Hooftstraat, uma rua elegante conhecida por suas lojas de grife.

Bairro Oud-West

Na rua Ten Katemarkt você encontra um mercado popular entre os locais e não tão conhecido entre os turistas. Por ali, vários food trucks servem frituras típicas da holanda, como kibbeling (bacalhau empanado servido com maionese de ervas), loempia (um estilo de rolinho primavera) e broodje haring (um sanduiche de peixe).

Também é nessa rua que está o centro cultural De Hallen, com diversas barracas de artesanato, acessórios, itens vintage, etc. Mas a grande estrela do local é o Food Hallen, um mercado de comida muito popular, com diversas opções do mundo todo, do sushi ao frango frito.

Passeio de Bike em Amsterdam

Para completar a tarde, sugerimos que você fala um passeio de bike para ver Amsterdam da forma como os moradores fazem diariamente.

Se você tiver medo de encarar pegar uma bicicleta e circular por conta própria pela cidade, recomendamos esse passeio de bike guiado para grupos pequenos, que passa pelos principais pontos de Amsterdam.

Se quiser ir por conta própria, deixamos aqui uma sugestão de roteiro:

Saindo do Foodhallen, siga para o Mercado das Flores (Bloemenmarkt), onde você encontrará uma variedade de flores frescas, plantas e souvenirs relacionados a jardinagem. Siga pela movimentada avenida até a praça Rembrandtplein.

Ao longo de toda essa região, você verá muitos bares e coffeshops. Vire pela rua Utrechtsestraat, uma rua charmosa repleta de lojas e cafés e depois siga para a Leidseplein, uma praça animada com uma grande variedade de restaurantes e bares, onde você pode planejar o jantar.

Dia 4: O que conhecer em Amsterdam, Holanda

  • Casa de Rembrandt
  • Waterlooplein Market
  • Nieuwmarkt e Chinatown
  • Museu de Amsterdã ou outro museu do seu interesse

Casa de Rembrandt

Rembrandt Harmenszoon van Rijn, ou simplesmente Rembrandt, que viveu em Amsterdam no século 17. Apontado por muita gente que entende do assunto (ou seja, não este blogueiro) como um dos maiores pintores de todos os tempos, ele foi famoso (e rico) durante a vida – basicamente o oposto do que rolou com o Van Gogh.

As obras de Rembrandt podem ser vistas em várias partes do mundo, com destaque para o Rijksmuseum. Mas a casa onde Rembrandt viveu e pintou durante 22 anos também é um dos museus mais legais da cidade (e interativo). Mais de dois séculos depois da morte do pintor, a casa foi reformada e virou um museu.

Veja preços do ingresso da Casa de Rembrandt, que incluí o museu e a nova exposição multimídia.

Waterlooplein Market

O Waterlooplein Market é o mercado de pulgas mais antigo de Amsterdam. Por lá, você encontra de tudo: antiguidades, livros, roupas, acessórios, joias e, claro, boa comida!

O mercado funciona de segunda a sábado, das 9h30 às 18h.

Depois de aproveitar tudo o Waterlooplein, siga pela ponte Aluminium Bridge e o canal Kloveniersburgwal até a próxima parada.

Nieuwmarkt e Chinatown

Nieuwmarkt é uma praça histórica com uma atmosfera vibrante, um lugar ideal para dar uma pausa no dia, e tomar uma cerveja, um suco ou um café.

Se você se perguntar o que diabos é um castelinho bem no meio da praça, nós explicamos: o Waag era originalmente um dos portões da cidade medieval. Quando as muralhas foram derrubadas, a fortaleza foi convertida numa espécie de alfângeda. Ao longo dos séculos, o Waag já teve muitas funções. Hoje, no primeiro andar, você encontra um café.

nieuwmarket e waag em amsterdam

Nieumarkt e Chinatown são basicamente a mesma região, então você pode aproveitar para circular pelas ruas, visitar um templo budista e, se ainda tiver espaço, provar um dos diversos restaurantes asiáticos.

Museu de Amsterdam ou outro museu do seu interesse

Como você já deve ter percebido, Amsterdam é uma cidade de muitos museus. Então, se você ainda estiver animado, pode visitar mais um antes de cair na noite holandesa.

Abaixo, listei alguns dos que considero mais interessantes para você potencialmente incluir no seu roteiro.

  • Museu de Amsterdã: Oferece uma visão abrangente da história da cidade, desde sua fundação até os dias atuais, com exposições interativas e artefatos históricos.
  • Moco Museum Amsterdam: Museu de Arte Contemporânea, com obras de Dalí e Bansky. (clique para comprar o ingresso)
  • Museu de Ciências NEMO: Um museu interativo e divertido, especialmente voltado para crianças, que explora temas científicos por meio de exposições práticas e experimentos. (Clique para reservar o ingresso)
  • Museu de Fotografia FOAM: Um museu dedicado à fotografia contemporânea, exibindo exposições de renomados fotógrafos internacionais e emergentes. (Clique para comprar o ingresso)
  • Museu Marítimo Nacional (Het Scheepvaartmuseum): Localizado em um edifício imponente, este museu conta a história marítima da Holanda e oferece exposições interativas, navios históricos e um grande acervo de artefatos relacionados à navegação. (Clique aqui para comprar o ingresso)
  • Museu do Sexo (Sexmuseum Amsterdam): Um museu temático dedicado à história e à cultura do sexo, exibindo uma vasta coleção de artefatos, fotografias e arte relacionados ao tema.
  • Museum of the Canals (Grachtenmuseum Amsterdam): Como diz o nome, conta a história de como os canais de Amsterdam surgiram.
  • Museu da Resistência (Verzetsmuseum Amsterdam): conta a história da resistência contra a invasão nazista.

Lembrando que se você tiver comprado o IAmsterdam card, todos esses ingressos estão incluídos no passe e não tem necessidade de comprar o ingresso extra!

o que fazer em amsterdam

Outras dicas do que fazer em Amsterdam e Holanda

Bate-voltas de Amsterdam: cidades e passeios nos arredores

  • Keukenhof

Keukenhof é um jardim famoso por seus campos de tulipas, que ficam acessíveis entre o final de março e o início de maio. É uma experiência única para os amantes de flores.

De carro, leva cerca de 40 minutos a partir de Amsterdam, e de trem, cerca de 30 minutos até a estação de Leiden, seguido de um curto trajeto de ônibus. Para facilitar sua vida, você pode comprar o ingresso para Keukenhof com traslado ida e volta de Amsterdam.

  • Zaanse Schans

Zaanse Schans é conhecido por seus moinhos de vento icônicos. Você pode explorar os moinhos de vento, visitar lojas de artesanato tradicionais e aprender sobre a história industrial da região. É possível chegar até lá de bicicleta (veja esse tour de bicicleta elétrica!), de carro (20 minutos) ou de trem, cerca de 15 minutos a partir de Amsterdam Central.

Para quem contrata um passeio guiado também consegue incluir visitas a oficina de tamancos de madeira e degustação de queijos.

  • Kinderdijk

Patrimônio Mundial da UNESCO, conhecido por seus moinhos de vento históricos. É uma visão impressionante e uma ótima maneira de aprender sobre o sistema de drenagem de água holandês.

De carro, leva cerca de 1 hora e 15 minutos. Para chegar de trem, é necessário fazer uma combinação de trem e barco, com um tempo total de viagem de aproximadamente 2 horas.

  • Gouda

A cidade de Gouda é famosa por seu queijo homônimo, mas também oferece belas ruas históricas e tours gastronômicos interessantes. De carro, leva cerca de 1 hora a partir de Amsterdam. De trem, o tempo de viagem é de aproximadamente 1 hora.

  • Edam, Volendam e Marken

Essas três cidades tradicionais holandesas são conhecidas por sua arquitetura charmosa e atmosfera pitoresca. De carro, leva cerca de 30 minutos para chegar a Edam e Volendam a partir de Amsterdam. Marken pode ser acessado através de uma curta viagem de barco a partir de Volendam.

Muitos tours incluem as três cidades no mesmo passeio. Veja uma opção bem avaliada, com guias em inglês e espanhol.

  • Giethoorn

uma vila encantadora conhecida por seus canais, pontes e casas de campo. De carro, leva aproximadamente 1 hora e 30 minutos a partir de Amsterdam.

Para chegar de trem, você pode pegar um trem para Steenwijk e, em seguida, um ônibus para Giethoorn, com um tempo total de viagem de cerca de 2 horas. Vale mais a pena contratar um tour, que também inclui passeio de barco e um dique de fecho.

  • Utrecht

Uma cidade com um belo centro histórico, canais encantadores e a famosa Torre Dom. De trem, leva apenas cerca de 30 minutos a partir de Amsterdam Central.

  • Haarlem

Charme histórico, museus interessantes e belas praças. A viagem de trem até Haarlem leva apenas cerca de 15 minutos a partir de Amsterdam Central.

  • Hague (Haia)

A cidade é a capital política da Holanda e abriga várias instituições governamentais, incluindo o Parlamento e o Palácio da Paz.

Além disso, é conhecida por sua arquitetura elegante, belos parques, museus de renome, como o Mauritshuis, que abriga a famosa pintura “Moça com Brinco de Pérola”, de Vermeer.

De trem, leva aproximadamente 50 minutos a partir de Amsterdam Central para chegar a Hague.

Coffeeshops em Amsterdam, Holanda

Um coffeeshopp é o estabelecimento que vende maconha para turistas em Amsterdam. Das duas uma: ou você curtiu a ideia e está doido para passar por lá, ou então torceu o nariz e pensou “nunca. Vou é pro museu do Van Gogh”. De qualquer forma, não dá para negar que esse é um importante aspecto do turismo em Amsterdam, goste você ou não. Assim como o também polêmico…

coffeeshops em amsterdam

Há diversas coffeeshops espalhadas pela cidade. Alguns dos mais famosos são: . Dá para comprar a erva pura ou nos famosos space cakes, os bolinhos batizados. Os locais também vendem cerveja e funcionam como bar, então você não precisa ficar intimidado de entrar mesmo se só quiser conhecer os espaços.

Onde ficar em Amsterdam

Com unidades também em Glasgow, Rotterdam e Londres, o CitizenM Amsterdam é um hotel indicado para quem procura aquele affordable luxury, ou seja, um luxo que dá para pagar. As diárias custam certa de 100 euros e o hotel está a apenas 10 minutos de tram da Museumplein.

Já quem quer um lugar baratinho nessa cidade que faz qualquer mochileiro estourar o orçamento, a dica é o Via Amsterdam, com diárias em dormitório a partir de 16 euros e uma avaliações muito boa de hóspedes que já passaram por ali.

Para saber se localizar na cidade e escolher o melhor lugar para encontrar seu hotel, não deixe de ler nosso guia de bairros Onde se Hospedar em Amsterdam.

Encontre todas as melhores opções de hospedagem em Amsterdam

Se você está viajando para Amsterdam, não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório. Veja nossas dicas de como conseguir seguro internacional com desconto!

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (8 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

18 comentários sobre o texto “O que fazer em Amsterdam: Roteiro de 3 ou 4 dias

  1. Olá pessoal, td bem?? Adorei o blog de vcs, estou pegando várias dicas!! Pretendo fazer um mochilão em março/18 para Viena, Budapeste, Praga, Berlim e Amsterdam em torno de 20 dias, qnto tempo devo ficar em cada cidade?? Pretendemos fazer todos os deslocamentos a noite, para não perder tempo.

  2. Oi Rafael!
    Estou planejando minha viagem pra Europa pra fim do ano e tinha pensado no seguinte roteiro: Londres (4 dias), Paris (4 dias), Amsterdã (3 dias) e por fim Roma (4 dias), nesta ordem. Você acha que funcionaria bem, ou é melhor tirar uma das cidades (se sim, qual?), ou talvez alterar a ordem? Ainda sou inexperiente com viagens e fico na dúvida, rs.
    Beijos!

    1. Oi, Aline. A ordem me parece boa sim. Olha, eu acrescentaria tempo nas cidades, ou seja, tiraria uma delas e distribuiria os dias entre as outras.

      Mas isso vai de cada um: eu gosto de viajar devagar, ter um pouco mais de tempo. Então é uma questão pessoal mesmo. Apenas lembre-se de não contar dia de deslocamento como dia de viagem. Fuso horário, ida para aeroporto, check in de hotel – tudo isso toma tempo.

      Qualquer coisa é só falar.

      Abraço.

  3. Ei Rafael, boa tarde 😉

    Adoro cultura e tudo que me leve a viajar pela história.
    Estou planejando viajar para Holanda,após ler alguns artigos assim como o seu, já me encantei. Mês de agosto seria uma mês favorável para viajar a Holanda? Muito quente ou frio?
    Desde já agradeço pela atenção!

  4. Oi Rapha!

    Adoro o blog de vocês. Depois de ler sobre Amsterdam, me apaixonei. Nossa! pensei em fazer um bate-volta de Paris (estou planejando minha viagem para Europa em maio de 2016) mas acho que vale a pena passar uma noite nesta cidade encantadora. A descrição foi tão perfeita, que me vi nesse lugar. Parabéns! Vale a pena, não é mesmo?
    Um abraço.

  5. Rafael,Luíza e Natalia. Cada dia mais me apaixono pelo blog de vcs. Estou me programando para minha primeira viagem para Europa e estou ja vendo os passeios q vcs indicam . Parabéns!!

  6. Olá Pessoal, vou fazer meu 1º primeira viagem a Europa do dia 01 a 15/11/14. Comprei minha passagem chegando em Amsterdã e voltando por Paris (era o trecho que achei em promoção). Agora estou em dúvida como faço o roteiro e o meio de transporte. Pensei em ficar em Amsterdã (3 dias), Londres (4 dias), Roma (4 dias), Paris (4 dias). Poderiam me ajudar? Desde já agradeço. Abraço.

    1. Oi Lilian.

      Desculpa, demorei a te responder e agora imagino que você já esteja embarcando.

      Imagino que você já tenha fechado tudo, né?

      Boa viagem.

      1. Nossa, estou pensando no mesmo roteiro! Tenho 15 dias pra viajar no segundo semestre e queria conhecer os 4 lugares, mas fico receosa de não ser o melhor roteiro. Queria começar em Londres, passar por Paris, ir a Amsterdã e por fim Roma. Pela sua experiência pessoal você me indica fazer como? Se fosse tirar uma das cidades, escolheria qual?

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.