fbpx
Tags:
Atlas: Cusco, Peru

Onde ficar em Cusco: melhores regiões e hotéis (com preços)

Onde ficar em Cusco? A resposta é simples: fique na Praça de Armas, coração do centro histórico.

A polêmica mesmo está em outro canto e ajuda a te convencer a passar alguns dias na cidade. Lá vai: Cusco é tão (e quem sabe até mais) interessante quanto Machu Picchu.

Dona de um centro incrível, Cusco é a capital histórica do Peru, Patrimônio Mundial da Unesco e um dos maiores destinos turísticos do país – cerca de 2 milhões de pessoas passam por lá todos os anos.

Veja também: 6 roteiros de viagem pelo Peru
Como comprar a entrada para Machu Picchu/

Onde ficar em Cusco: qual a melhor região?

Na hora de escolher onde ficar em Cusco, a opção mais simples é se hospedar perto da Praça de Armas, espécie de coração da cidade há séculos.

A região já era o centro de Cusco quando os incas mandavam lá. Com a chegada dos espanhóis, o conquistador Francisco Pizarro resolveu manter a importância da Praça. Inclusive, foi ali, em 1533, que ele declarou a conquista de Cusco.

Na Praça das Armas você vai encontrar alguns dos monumentos mais importantes de Cusco, tipo a Catedral da cidade. Por ali também estão vários restaurantes e bares.

Por isso, a Praça das Armas é a melhor região para se hospedar em Cusco. 

Onde ficar em Cusco

Hotéis em Cusco na Praça de Armas

  • Costa del Sol Ramada Cusco – Num casarão histórico lindo, com ótima localização e diárias a 80 dólares. Um dos melhores hotéis de Cusco.
  • El Virrey Boutique – Três estrelas barato e confortável. Diárias a 50 dólares.
  • Hotel Plaza de Armas Cusco – Localização fantástica. Favorito dos casais e diárias a 110 dólares.
  • Casa Andina – Já testamos! Outro muito bem localizado e favorito de casais, com diárias a 80 dólares.
  • Hostal El Peregrino – Hotel barato e bem localizado em Cusco. Diárias a 30 dólares.

Encontre hotéis na região da Praça de Armas

Hotéis em Cusco para famílias no San Blás

Multidões de turistas te irritam? Bem, nesse caso a Praça das Armas pode não ser uma boa ideia para você. Uma alternativa é sacrificar um pouco a localização, mas ficar num bairro charmoso da cidade. Nesse sentido, o San Blás é o mais indicado.

Trata-se de um bairro de artesãos, com ruas estreitas, várias ladeiras e com fama de boêmio. Lá você vai encontrar vários bares e restaurantes legais, além de ter ótimas vistas da cidade. E o San Blás nem é tão longe da Praça de Armas assim – são só algumas quadras de distância. 

Veja mais opções de hospedagem na San Blás

Plaza de San Blas, Cusco

Praça de San Blas, Cusco (Foto: Carlos Adampol Galindo, Flickr Commons)

Hotéis em Cusco para viagens de lua de mel e luxo

Cusco tem opções de hospedagem para viajantes de todos os tipos, sejam mochileiros ou gente que procura luxo e conforto.

Se você tiver dinheiro para gastar, uma boa opção é ficar num hotel que tenha história para contar. Em Cusco, alguns prédios históricos foram transformados em hotéis luxuosos.

  • O mais famoso deles é o Hotel Monasterio, que funciona num prédio com mais de quatro séculos. Construído pelos espanhóis para ser um seminário, virou hotel em 1965. Esse cinco estrelas tem diárias a 400 dólares.

 Onde Ficar em Cusco Peru

Prédio do Hotel Monasterio

  • O Hotel Libertador Palacio del Inka é outra opção que fica num casarão histórico. Antiga moradia de nobres, o Palacio del Inka costuma aparecer em todas as listas de melhores hotéis de Cusco. Diárias a 280 dólares.
  • Por fim, o Costa del Sol é outro hotel que funciona numa casa colonial. Nesse caso, a mansão foi construída no século 17 e servia de moradia para um marquês. Diárias a 80 dólares. 

Veja outras opções em Cusco

Hotéis baratos em Cusco

Viajante econômico, fique tranquilo: existem vários albergues na cidade, inclusive ao redor da Praça de Armas.

  • Destaque para o Samay Wasy Hostel, que é muito bem avaliado por quem ficou lá. Esse albergue fica no San Blas e, julgando pelas fotos, tem uma vista bem bacana da cidade. Diárias a 15 dólares.

Onde ficar em Cusco

Vista do Samay Wasy Hostel

  • O Sol Plaza Inn é outra opção boa e barata que não está do lado da Plaza de Armas, mas a uma distância caminhável de lá. O custo/benefício desse hotel é responsável por torná-lo um campeão de vendas na cidade. Diárias a 15 dólares.

Se for ficar em hostel, duas dicas importantes: sempre verifique se o local oferece água aquecida 24 horas por dia. Já fiquei num albergue em Cusco que só tinha água aquecida em determinados períodos.

Além disso, tenha em mente que se você ficar muito longe dos pontos turísticos (e da Praça de Armas) pode ter que se locomover de táxi, principalmente à noite.

Encontre hospedagem econômica em Cusco

Quantos dias é o ideal para ficar em Cusco?

O ideal é ficar pelo menos cinco dias no Vale Sagrado, que podem ser divididos entre Cusco (três a quatro noites) e Machu Picchu (uma a duas noites).

Vai seguir viagem pelo Peru? Indicações de hotéis em outras cidades

Opções em Lima

  • Casa Andina Premium – Cinco estrelas, luxo, conforto e excelente localização. Diárias a 130 dólares.
  • Casa Andina Select – Hotel quatro estrelas da mesma rede. Diárias a 90 dólares.
  • Tierra Viva – Um dos melhores hotéis de Miraflores, com diárias a 70 dólares.
  • La Casa del Viajero – Pousada simples, confortável e bem localizada. Diárias a 40 dólares.
  • Sonesta Posadas del Inca – Hotel três estrelas muito bom. Diárias a 40 dólares.

Opções em Aguas Calientes 

  • Costa del Sol Ramada Cusco – Funciona num casarão do século 17. Diárias a partir de 90 dólares, chegando aos 120 USD na alta temporada.
  • El Virrey Boutique – Localização perfeita, na principal praça de Cusco. É um favorito de casais. Diárias a 58 dólares.
  • Hotel Plaza de Armas Cusco – Outro com localização fantástica e vista para a praça. Diárias a 90 dólares.
  • Casa Andina – Bom café da manhã e ótima localização. Diárias a 80 dólares.

Leia também nossos guias:

Preciso de visto, passaporte e seguro viagem?

Você não precisa de visto e nem de passaporte para visitar o Peru: basta o RG, desde que em bom estado de conservação e com foto relativamente atual, em que você possa ser reconhecido. Sobre isso, leia o guia de como viajar para o exterior apenas com o RG.

O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável em qualquer viagem. Não fique desprotegido no Peru. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício com nosso código de desconto.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Onde ficar em Cusco: melhores regiões e hotéis (com preços)

  1. Oi Rafa,

    Fiz uma pesquisa de hostels em Cusco e vi dois que me agradaram, ambos perto da Praça das Armas, mas não queria arriscar uma experiência ruim com água fria por lá. Como posso confirmar isso? Achei que água quente era um pré-requisito pra qualquer hospedagem. Foi um caso isolado ou é comum esse tipo de “racionamento”?

    Abçs

    1. Oi, Bia. Entra no Booking e leia as avaliações dos hóspedes. Basta clicar em avaliações reais.

      Se existir um problema assim, pode ter certeza que alguém vai ter relatado. Não sei se é comum. O problema é que não havia água quente durante a madrugada, pois o equipamento usado para aquecer a água é desligado. Passei por isso em outros países também, não apenas no Peru. E a falta que faz o chuveiro elétrico.

      Abraço.

      Abraço.

  2. Recomendo Casa inn na calle hospital, com Ryna e Leo Maresco, una pareja liiiiinda e muito amável! 🙂 Fica logo depois do mercado de San Pedro na esquerda. Em frente a una lan house. Gente, lá é muito legal, chuveiro quente 24 h, wi fi, e super limpo. Tem cozinha também. Tem uma sala ampla com sofás onde é o recanto de interação dos mochileiros. Super recomendo. Somente 10 soles o quarto compartilhado. Sinto muitas saudades dos meus amigos Ryna e Leo!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.