Senta que lá vem post polêmico. Todo viajante já passou por aquela situação de mover mundos e fundos para chegar num lugar e, quando finalmente está frente a frente com o sonhado monumento ou atração, sentiu uma grande troll face se formando. Sim, existem lugares que todo mundo fala, promete, recomenda, mas, quando você chega lá, só se pergunta: POR QUEEEEEE EU VIM AQUI? Mas o problema é que gosto é igual aquele buraco dos fundos, cada um tem o seu. E cada um defende seu gosto e xinga de todos os nomes quem não concorda com ele. Então, como eu curto viver perigosamente, levantei as atrações turísticas mais supervalorizados que a equipe do 360meridianos já visitou.
Claro, ao começar a fazer a lista, nós tivemos um monte de discórdia. Eu, por exemplo, pensei em mencionar o Cristo Redentor e o Rafa já disse: “Não mexe com o Cristo”. Ok, ok, então, leitores, me desculpem se eu falar do seu lugar favorito no mundo. Você pode se vingar me contando nos comentários quais atrações você acha uó, mas que o resto do povo parece curtir.
Índice do Conteúdo
1. A troca da guarda no Palácio de Buckingham – Londres
Ahhh, que legal essa multidão se amontoando. Por que mesmo? Ah, para ver esse soldadinhos de chumbo marchando. Ué? Já acabou? Era só isso? Tenta chegar mais perto da grade para ver o palácio. Mas nem é bonito ou interessante. Fon, fon, fon.
A troca da guarda no Palácio de Buckingham é simplesmente o programa mais lotado e desagradável que você vai fazer em Londres. Não tem nada de interessante, exceto, talvez, o esforço para conseguir ver alguma coisa e se desapontar com a falta de graça.
2. A Estátua da Liberdade – Nova York
Quando cheguei em Nova York, eu jurava que conseguiria ver a Estátua da Liberdade de longe, gloriosa no meio do Rio Hudson. Bem, eu apelidei a tal estátua de Mosca da Liberdade não é à toa. O grande monumento mostrado nos filmes é bem pequeno – nem o passeio de barco pelo rio permite boas fotos da estátua, uma vez que ela é tão minúscula que vira quase uma sombra de longe.
Não pague para vê-la, porque é furada. Se fizer questão, vá de graça. A gente te ensina como aqui.
3. Valparaíso – Chile
Valparaíso provavelmente teve sua era de ouro, mas a realidade hoje é outra. Eu esperava uma cidade histórica bonita e bem conservada à beira do pacífico, mas o que eu encontrei foi bem diferente. Suja e meio caindo aos pedaços, Valparaíso é uma espécie de pegadinha para turistas.
Os ascensores não funcionam direito e, com a exceção da Casa do Neruda, não resta muito para fazer. Você pode, é claro, apreciar a vista… do porto.
4. Mercado Flutuante – Bangkok
Eu tenho certeza que os tailandeses quebram costelas segurando para não rir na cara de todos os turistas que querem visitar o mercado flutuante em Bangkok. Para mim, aquilo lá é a tradução da expressão Tourist Trap (ou pegadinha para turistas).
Se você, como eu, espera alguma coisa de autêntica no lugar, pode ir tirando seu cavalinho barquinho da chuva. Minha gente, além de ser um passeio caro e longe, o comércio do mercado é de produtos industrializados made in China. Ah, e cuidado para não cair num golpe e parar num mercado falso e ainda mais distante.
5. Relógio das Flores – Genebra
As pessoas aparentemente curtem um relógio feito de flores. Tem um assim em Curitiba, outro em Petrópolis. Então, criatura, por que diabos você vai parar lá na Suíça para ver isso:
Gente, sério mesmo, essa é uma das atrações turísticas mais fotografadas DO PAÍS (segundo o site oficial de turismo da Suíça). Só digo uma coisa: os Alpes choram.
6. El Caminito – Buenos Aires
Adoro Buenos Aires, mas tenho que reconhecer que El Caminito é pegadinha. Uma pegadinha que todos os turistas vão, tiram fotos das casas coloridas e fazem outros turistas irem. Mas no final, apesar das fotos bonitinhas, você vai se perguntar por que diabos se meteu nessa furada.
7. Calçada da Fama – Los Angeles
Se você quer ver o Batman ou o Jack Sparrow, esse é o melhor lugar, sem dúvida. A calçada da fama se vende como um ponto turístico glamouroso, mas os únicos artistas que você vai ver são esses de rua, que eu te falei aí em cima.
Boa sorte tentando achar a estrela do seu artista querido no chão, enquanto desvia dos 3985 turistas, mendigos e sujeiras que estão no espalhadas pela calçada.
8. Passeio de Gôndola – Veneza
Me desculpe quem acha esse passeio o ápice do romantismo e sonha desde criancinha em navegar pelos canais de Veneza com seu amor e o gondoleiro que toca violino. A realidade é que você acabou de pagar 80 euros para ficar num engarrafamento de barquinhos. Sem música, porque com música vai custar, no mínimo, o dobro.
Pelo menos você pode dar tchau para os outros turistas que se locomovem mais rápido e tiram fotos melhores do que você enquanto andam pelas ruas e pontes.
9. Phuket – Tailândia
Não tem quem curta praia e não sonhe em ir para a Tailândia. Esse sonho vira pesadelo se seu destino é Phuket. Essa ilha no sul do país promete praias paradisíacas e diversões mil. O que você encontra é uma praia meia-boca e das mais sujinhas, além de muita exploração sexual.
Se você for para Tailândia, fuja de Phuket como quem foge da cruz. Procure outras praias no país, ou vá para Uluwatu, em Bali, ou Langkawi, na Malásia.
10. Mona Lisa, Museu do Louvre – Paris
Crédito: Sergey Meniailenko/Wikimedia Commons
Quem gosta de museu precisa, sem dúvida, visitar o Louvre. O lugar é enorme e tem galerias com obras de arte de várias eras e localidades diferentes. Mas esse vai ser seu caminho se você for lá só para conhecer a tal da Mona Lisa: fila para entrar no museu > ficar perdido zanzando um tempão para achar a sala onde está o tal do quadro > fila para conseguir vencer a multidão e chegar perto do quadro > frustração ao perceber que o quadro fica bem distante e atrás de um vidro > frustração maior ainda porque nenhuma selfie vai ficar boa com o reflexo no vidro + o turista bobo fazendo V de vitória do seu lado.
Mona manda beijinho no ombro pro recalque (das outras obras de arte) passar longe.
*Imagem Destacada: Lago Ness, Escócia. Crédito: Ad Meskens/Wikimedia Commons
Clube Grandes Viajantes
Assine uma newsletter exclusiva e que te leva numa viagem pelo mundo.
É a Grandes Viajantes! Você receberá na sua caixa de email uma série de textos únicos sobre turismo, enviados todo mês.
São reportagens aprofundadas, contos, crônicas e outros textos sobre lugares incríveis. Aquele tipo de conteúdo que você só encontra no 360 – e que agora estará disponível apenas para nossos assinantes.
Quer viajar com a gente? Então entre pro clube!
Assino embaixo e vou mais além, aqui nas praias do Nordeste está cheio dessas. A mais recente foi em Aracaju, na praia Croa do Goré, sem graça, feia e um passeio fabricado.
Por falar nisso, acho que merece um bom artigo alguns passeios ” cavados” para arrancar dinheiro de turistas.
Exemplo este que citei acima.
Uma verdade verdadeiramente verdadeira!!!! kkkkkkkkk De todas essas, a estátua da liberdade foi um verdadeiro fiasco! Ainda bem que decidi passar de barco apenas!
hahaha estamos juntos nessa Gilberto
Concordei com um grito com a calçada da fama. Foi dolorido ver Hollywood depois de ter conhecido Las Vegas e Disney.
Parecia o centrão de BH mais limpa. Decepcionante.
hahaha verdade Saulo
Kkkk! Só conheço dois lugares dessa lista e concordo totalmente: a troca de guarda no Palácio de Buckingham é um total desperdício de tempo. Não estava no meu roteiro, mas minha amiga que mora lá acreditou que eu gostaria da experiência (afinal, todo mundo vai lá). Mas a sensação que me deu é de que nós estávamos atrapalhando uma espécie de ritual militar que não foi criado para ser turístico. Não é interessante e é sufocante ficar no meio das pessoas. O outro lugar da lista que visitei foi o El Caminito, em Buenos Aires. Pura decadência e encheção de saco. Além do taxista ter cobrado uma fortuna pra nos levar até lá. Desde então, sempre digo às pessoas que não vale a pena, a menos que ela queira muito conhecer o lugar.
Concordamos em tudo Elen!
Sempre que posso leio os artigos de vocês, mas esse pela primeira vez me desagradou. Achei as avaliações muito rígidas e desapropriadas. Tive a oportunidade de conhecer como turista, 05 dessas atrações e gostei muito. Para se gostar é necessário conhecer melhor a importância daquela atração e a sua contextualização Claro que algumas delas não são maravilhosas, imperdíveis, já que no mundo se tem incontáveis atrações turísticas, mas também chamar de “pegadinhas” é um exagero! Sugiro que façam uma relação das 10 melhores atrações para contrapor a essas selecionadas, para entender o propósito desse artigo!
Oi Suely,
Esse foi um artigo de brincadeira, escrito já há algum tempo atrás. Como digo no texto, é só minha opinião. Discordo que o tom fechado e rígido, até porque, como digo no texto, ninguém é obrigado a concordar comigo.
O propósito do artigo era mesmo fazer piada com algumas atrações muito famosas que na minha opinião são supervalorizadas: ou seja, não são ruins, mas tb não são tudo isso!
Tenho certeza que você também já visitou alguns lugares e não gostou muito. Pode me contar aqui e a gente ri juntas ou discorda juntas.
Ademais, há algumas centenas de textos aqui no blog elogiando e indicando atrações que consideramos incríveis