fbpx

Comida típica italiana: oito pratos e produtos que você precisa provar

É impossível comer mal na Itália, que é a terra das massas espetaculares, dos vinhos ótimos e baratos e dos queijos. Muitos queijos. Para provar o tanto que a culinária deles influenciou o mundo, resolvemos fazer um texto, ou melhor, quase uma ode à comida típica italiana.

Vai funcionar assim: pense numa comida ou produto italiano que a gente te mostra de onde ela é. Muitas vezes o nome da cidade é o nome do produto, mas a gente nem se dá conta disso. Tipo o…

Veja também: 12 roteiros de viagem pela Itália
Guia completo para viajar pela Itália

Produtos e comida típica italiana

Queijo Gorgonzola

O senhor de todos os queijos nasceu há mais de mil anos, em Gorgonzola, cidade de 20 mil habitantes que fica na região metropolitana de Milão. Amantes do produto em viagem pela Itália podem – e devem – incluir uma passadinha rápida na cidade para conhecer o berço de um produto que ganhou o mundo.

comida italiana

Foto: Dominik Hundhammer, Wikimedia Commons 

Queijo Parmesão

O parmesão verdadeiro é feito em Parma, cidade de 200 mil habitantes no norte do país. Mas o parmesão de lá atende por um nome um pouco mais sofisticado: Parmigiano-Reggiano.

Nós já te contamos aqui no 360meridianos que esse nome é mais do que um uma estratégia de marketing. O Parmigiano-Reggiano tem um processo de produção complexo e que dura meses. A qualidade do queijo é testada antes que o produto vá para as prateleiras. Se não for aprovado no padrão de qualidade, o queijo não recebe o selo de identificação e será vendido como um produto inferior.

Fazendo-queijo-Parma

Presunto de Parma

Parma é uma cidade sortuda. Além do parmesão, é dali que vem o nome de um presunto consumido em todo o mundo. Durante minha passagem pela cidade, tive duas experiências opostas com o Prosciutto di Parma, como é chamada iguaria por lá. A primeira foi comendo o presunto, sempre acompanhado de uma cerveja.

Se a primeira experiência foi ótima, visitar uma fábrica e ver de perto um estoque com centenas de milhares de porcos transformados em presunto não foi exatamente uma coisa legal. Mesmo assim, não dá pra negar que o presunto de Parma é bom. Ele é feito da perna do porco e tem uma receita complexa, que envolve o envelhecimento da carne e temperos específicos.

Presunto de Parma - Itália

Bife à milanesa, campeão da comida italiana

Existem pratos que tem um pé na Itália, viraram moda no mundo e por isso mesmo foram adaptados de várias formas, dependendo da culinária do país. Um bom exemplo é o bife feito à moda de Milão, nosso tradicional à milanesa.

A origem é polêmica, mas muita gente defende que o empanado mais famoso da Terra foi inspirado na cotoletta alla milanese, comida que surgiu em Milão. A cotoletta é um dos pratos mais tradicionais da cidade – o registro mais antigo sobre ele é do ano 1148.

Mas qual a diferença da comida made in Milão para o bife empanado que comemos no Brasil? Além do tipo de carne, que na Itália é costeleta de vitelo (com osso), o modo de preparo também é outro. Mas até que a aparência não é muito diferente não. Ó:

comida italiana

Foto: Marcelo Teson, Wikimedia Commons

Espaguete à bolonhesa

De Milão para Bolonha, outra cidade no norte da Itália. E novamente para falarmos de um prato que dá uma polêmica danada. Não há um italiano sequer que concorde que o espaguete à bolonhesa é de fato de lá. Os bolonheses deixam claro que o prato adorado pelo mundo não é feito de acordo com a receita inventada pelos ancestrais deles.

As diferenças? O mundo adora espaguete. Já em Bolonha essa massa é feita com tagliatelle. Lá, entre os ingredientes do molho estão cenoura, bacon e até vinho. Outra coisa importante é que o prato se chama ragù alla bolognese e foi até patentado pela Câmera de Comércio de Bolonha.

ragù bolognese

Em resumo: para os bolonheses, o espaguete à bolonhesa não existe. Mas ninguém discorda que a inspiração para o prato foi o tal do ragù alla bolognese. Ou seja, mais uma comida internacional que tem um pé numa cidade italiana.

Vinagre Balsâmico de Modena

Ele não é um vinagre qualquer. É de Modena, cidade do norte da Itália que tem 180 mil habitantes. Esse tipo de vinagre é produzido na cidade desde a Idade Média e tem várias características especias, entre elas o aroma.

É produzido com o suco de uvas brancas e armazenado durante muitos anos em barris de madeira, de forma a aumentar o sabor.

O curioso é que Modena só ficou conhecida ao produzir vinagre porque era incapaz de produzir ótimos vinhos. É que o clima na região não era dos melhores para produzir a bebida, mas permitia a fabricação do condimento.

Vinagre Balsâmico de Modena

Foto: Sputnikcccp, Wikimedia Commons

Linguiça toscana

É muito comum que o tipo de linguiça receba o nome do lugar onde foi criada a receita original. A Toscana é um dos estados (ou regiões) italianos, cuja capital é a cidade de Florença.

Segundo a Wikipédia, a linguiça toscana nasceu pertinho da Torre de Pisa. A origem seria Lucca, uma cidade com 80 mil habitantes e mais de dois mil anos de história.

Lucca, viagem ItáliaLucca

O primeiro registro histórico da linguiça foi feito pelo Império Romano e até a palavra vem do italiano, da expressão luganega. Mas a mente brilhante que criou o prato é motivo de rivalidade – vários estados italianos brigam pelo título de inventores do produto, incluindo Vêneto – onde fica Veneza – e a Lombardia, onde fica Milão.

Pizza napolitana

O documento mais antigo a falar da comida dos deuses, digo, da pizza, foi escrito na região de Lazio, no ano 997 d.C. Mas seja quem for o pai verdadeiro dessa maravilha, ele não fez questão de patenteá-la – as pizzas já existiam há um tempinho quando esse documento foi escrito.

Já que apontar a origem da pizza é tarefa das mais ingratas, vamos focar numa cidade que tornou a comida ainda mais famosa: Nápoles, no sul do país. Lá fica a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana, uma organização fundada em 1984 e que tem como objetivo guardar a honra da pizza original de fábrica. Pelas regras, a pizza só é napolitana se for feita no forno a lenha e artesanalmente, além de outros aspectos, tipo não ter mais de 35 centímetros de diâmetro.

Quer uma boa notícia? O objetivo dessa associação é levar a receita original para pizzarias que estejam perto de você.

Veja também: A história da Pizza: de Nápoles para o mundo

pizza napolitanaFoto: Valerio Capello, Wikimedia Commons

Outros pratos típicos da Itália

Nosso mapa gastronômico da Itália poderia incluir outros nomes famosos. Tipo o queijo pecorino toscano, o manjericão (e o pesto) genovês, a bisteca Fiorentina, que é típica de Florença… e ainda têm aqueles pratos que não são italianos de origem, mas criados por imigrantes que foram viver em outros países. Tipo arroz à piemontese.

Seja italiano de origem ou não, uma coisa é certa: a Itália é fundamental para a gastronomia do mundo. Prova disso é que esses produtos são protegidos por lei. É que a União Europeia tomou medidas para proteger produtos artesanais que fazem parte do patrimônio de cada país.

A regra tem nome: Denominação de Origem Protegida. Isso significa que muitos queijos podem dizer que são “do tipo Parmesão”, mas só os produzidos pela receita de Parma levam o selo de Parmigiano-Reggiano. Está curioso para conhecer quais são as comidas com denominação de origem protegida da Itália? Clique aqui. Mas já aviso que a lista é enorme.

comida italiana típica

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Comida típica italiana: oito pratos e produtos que você precisa provar

  1. realmente os variados temas, as descriçoes esmiuçadas e principalmente a honestidade dos textos e das informaçoes me surpreende positivamente a cada lida e relida. Parabens vcs não são simples blogueiros vcs poderiam ser chamados de guias das coisas boas pelas viagens neste mundo. Sou grato e torço para que continuem a nos brindar com essas informaçoes e dicas tão bem descritas e oportunas. Abraço.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.