fbpx

Onde ficar em Valparaíso e Viña del Mar: melhores bairros e hotéis

Onde ficar em Valparaíso e Vinã del Mar, no Chile? Ao olhar o mapa elas nem parecem ser duas cidades diferentes. Valparaíso e Viña del Mar estão a 10 quilômetros uma da outra, misturadas numa só área urbana que permite que o viajante se desloque entre cidades em menos de 20 minutos, usando o transporte público.

Mas Valparaíso é uma cidade portuária conhecida por seu centro histórico e cheia de prédios meio esculhambados, enquanto Viña del Mar é um balneário para gente fica, elegante e doida para mergulhar no Oceano Pacífico.

Onde ficar em Valparaíso (e por que)

O grande charme de Valparaíso é o centro histórico, formado por casinhas coloridas no alto de morros. Para chegar até elas, o lance é usar os ascensores, elevadores com mais de 100 anos de funcionamento e que transportam cerca de 4 milhões de passageiros por ano.

Durante os fins de semana, a noite em Valparaíso é agitada, mas a cidade fica mais paradona no meio da semana.

Prefira se hospedar na parte alta de Valparaíso. É que a parte baixa é muito próxima ao porto e tem todas as desvantagens que áreas assim costumam oferecer. Já a parte alta oferece vistas assim, ó:

Onde ficar em Valparaíso

Foto: Javier Rubilar – CC BY-SA 2.0

  • Hotel Brighton fica numa casinha amarela muito simpática e tem uma vista espetacular. Ótimo para casais, com diárias a 70 dólares.
  • Casa Volante Hostal é o albergue mais bem avaliado da cidade, com opções de quartos privativos (40 dólares) e dormitórios (15 dólares).
  • AYCA La Flora Hotel Boutique – Muito conforto, para viagens especiais e com quartos para famílias. Diárias a 120 dólares.
  • Hotel Boutique 17 – Vista para o Pacífico e ótima localização, com diárias a 70 dólares.
  • El Navegante B&B – Pousada confortável, bem localizada e com diárias a 80 dólares.

Veja mais opções de hospedagem em Valparaíso

Qual a melhor região de Valparaíso para se hospedar?

A melhor região para se hospedar em Valparaíso é no Cerro Concepción, um dos morros mais legais da cidade. Todos os hotéis listados no tópico anterior ficam nessa área.

Onde ficar em Viña del Mar  (e por que)

Viña é mais arrumadinha e bonitinha que Valparaíso. E isso significa alguma coisa, afinal muita gente não gosta de Valparaíso por causa das sujeira e confusão da cidade, principalmente na parte baixa, perto do porto.

Além disso, Viña é um destino de praia, o que conta pontos no verão, mas é um aspecto negativo no inverno.

  • Sheraton Miramar Hotel – Cinco estrelas, muito luxo, estacionamento privativo e duas piscinas, tudo isso no centro de Viña. Diárias a 200 dólares.
  • Fortezuelo – Atardecer – Apartamentos para alugar. Opção para famílias e grupos de amigos em Renãca, a cinco quilômetros do centro. Diárias a 150 dólares.
  • 180 Hotel by DOT Boutique – Três estrelas com boa localização e diárias a 70 dólares.
  • Hotel Restaurant CapDucal – Hotel muito bem localizado, no centro e de frente para o mar. Ótimo para casais. Diárias a 110 dólares.
  • Eco Offenbacher-Hof – Bem localizado e mais barato, com diárias a 60 dólares.

Qual a melhor região de Viña del Mar para se hospedar?

Muitos hotéis se espalham pela região da Plaza Colombia e do famoso Relógio de Flores, ambos no centro, que é uma ótima escolha de hospedagem.

Se você procura por praias badaladas, outra boa opção para se hospedar em Vinã del Mar é Reñaca, que fica a 5 quilômetros do centro e conta com vários apartamentos para alugar.

Veja mais opções de hospedagem em Reñaca, em Viña del Mar

Viña del Mar, Chile

Quanto custa a diária de um hotel em Valparaíso e Viña del Mar?

Os preços variam conforme a época do ano, a localização e o tipo de hospedagem. Em geral:

  • Camas em dormitórios de hostels em Valparaíso custam cerca de 15 dólares
  • Pousadas em Valparaíso custam a partir de 50 dólares
  • Hotéis de luxo em Valparaíso custam a partir de 120 dólares
  • Pousadas em Vinã del Mar custam cerca de 70 dólares.
  • Hotéis de luxo em Vinã del Mar custam cerca de 200 dólares.

Quantos dias ficar em Valparaíso e Vinã del Mar?

Por estarem próximas de Santiago (120 km), muitos turistas optam por conhecer Viña e Valparaíso num esquema bate-volta.

Quem quer ter tempo, no entanto, passa pelo menos uma noite na região. 

Vai para Santiago? Cinco hotéis por lá:

  • Eco-Hostal Tambo Verde: Hostel ecológico com opção de café da manhã continental ou vegetariano e um terraço para banhos de sol.
  • Hotel Boutique Santiago Suites: Hotel econômico com acomodações simples e piscina ao ar livre.
  • Casa Bellavista Hotel: Ótimo custo/benefício para a localização, o lugar é uma pousada confortável e aconchegante.
  • ette Luxury Hotel & Spa: Belo resort com restaurante, piscina ao ar livre e academia. Todas as acomodações deste hotel 5 estrelas têm vista para o jardim.
  • Solace Hotel Santiago: Hotel amplo e moderno, com serviço excelente e em uma das melhores localizações de Santiago.

Veja também: Onde ficar em Santiago – melhores bairros e hotéis

Preciso de um seguro viagem para o Chile?

Não se esqueça de contratar um seguro de viagem para sua estadia no Chile. Embora ele não seja obrigatório para entrar no país, é indispensável em qualquer viagem.

O seguro te protege contra acidentes e doenças e evita gastar uma grana não planejada. Além disso, ele também cobre eventuais imprevistos na viagem, como cancelamento de voos e perda de bagagem.

Você pode conseguir seguro de viagem para o Chile com desconto de até 25% para os nossos leitores. Basta usar o cupom 360MERIDIANOS05.

Clique aqui para fazer sua cotação ou veja algumas das melhores ofertas de seguro para a Europa no quadro abaixo.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

21 comentários sobre o texto “Onde ficar em Valparaíso e Viña del Mar: melhores bairros e hotéis

  1. ola! estou indo parao chile no dia 17/02/2018… estou muito confusao em qual seria e melhor parte de vina del mar, estamos indo eu e meu marido….gostamos muito de praia , mas ja sabemos que nao sao praia como aqui no brasil… mas tambem adoramos a noite com barzinho…enfim coisas para casal que quer curtir.

  2. Oi Rafael, tudo bem? Vou no Reveillon com meu marido e meus pais. Você indica hospedagem em Valparaiso ou Viña del Mar/Reñaca? Gostaríamos de quartos privativos com banheiro, e percebi que o Reñaca Beach Hostel só tem quartos compartilhados. No hostelbookers e no hostelworld, além do Reñaca Beach, tem o Magnolio Hostel e Pepe Hostel. O que você indica?
    Obrigada!

  3. Olá Rafael, estou indo em maio com meu marido (somos um casal maduro) para Santiago, Vina, Valpa e Mendoza, e vejo que tem algumas divergências de locais para pernoitar. Não somos de balada e sim de um bom restaurante com boa comida e um bom vinho se tiver uma musica ao vivo melhor ainda, qual a melhor cidade para passar um sábado a noite, Vina ou Valparaiso? Maio tem movimento nestas cidades? Tem alguma sugestão de hotelzinho bom e barato…com quarto e banheiro privativo?

  4. Bom dia Rafael,
    estou indo com um amigo passar o revellion e estou na duvida se ficamos em renaca ou vina del mar.
    Nossa ideia é surf e balada. O que me sugeres?

    Abraço, parabéns pelo post.

    1. Olha, no fundo tanto faz, João. A cidade é pequena e usar o trasporte público é bem simples e barato. Você pode escolher pelo preço da hospedagem, por exemplo. Eu curti alguns hostels que vi em Reñaca.

      Abraço

  5. Só pra constar, o link aqui está direcionando pro booking.com , mas pra valparaiso opções melhores no hostelworld: Planeta Lindo, Hostal Casa Valparaiso, Casa Volante Hostal e Hostal Po.

    1. É que a gente tem parceria com o Booking, Romulo. Mas já usei o Hostel World algumas vezes também. Costuma ter mais opções de albergues, mas normalmente uma taxa é cobrada antes, no cartão. Eu gosto mais do Booking, mas é sempre bom ver todas as opções.

      Abraço e boa viagem.

  6. Quer dizer então que Renaca é mais badalado que as praias mais próximas do centro de Vina? Porque eu estava justamente olhando este Renaca Beach Hostel e achei muito longe. Vou agora dia 17/09 pra Santiago e de 19/09 pra 20/09 quero passar em Vina. Posso pegar hospedagem nesse hostel de olho fechado então?

    1. Oi, Rômulo. As praias são mais badaladas, não quer dizer que o ambiente em geral seja. Até porque isso varia de acordo com a época do ano também. No verão é mais movimentado. Em setembro eu não sei, vai depender da temperatura e do clima. É longe do centro mesmo, mas é fácil se locomover de transporte público.

      De olhos fechados você não pode pegar nada. 🙂 Esse texto é opinião. E opinião varia de pessoa para pessoa – você pode chegar lá e discordar de mim. Muita gente pode pensar que outras localizações são melhores. O negócio e filtrar e ver o que serve para você.

      Mas repare que a localização é o ponto mais elogiado desse hostel (nota 9,2, de acordo com quem ficou lá). Ou seja, mais gente curte a região.

      Abraço.

  7. Adorei as informações do site, vou viajar em novembro e graças a vocês ampliaram muito as minhas opções.

    Parabéns pelo site!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.