fbpx
Tags:
Atlas: Nova York, Estados Unidos

Smorgasburg, a feirinha gastronômica do Brooklyn

Quando encontrei minha amiga Allison, durante meu primeiro dia em Nova York, ela me perguntou o que eu gostaria de jantar. “Não sei”, eu disse. “Me leva para comer alguma comida típica do seu país”. “Não existe comida típica dos Estados Unidos”, ela respondeu, em tom de piada. Eu argumentei que isso não poderia ser verdade, afinal, foram os norte-americanos que tornaram o trio hambúrguer, batata frita e milk shake mundialmente famoso (e eu sou muito grata a eles por isso).

A Allison, no entanto, tinha um ponto. É verdade que os Estados Unidos não são conhecidos por sua gastronomia rica e acabam sempre ligados à imagem dos fast food. Não os culpo. Afinal, olha por quem eles foram colonizados (a Inglaterra ainda lidera meu ranking de pior comida da Europa). Contudo, dizer que o país não seja gastronomicamente interessante é outra história.

Planeje sua viagem: Saiba onde ficar em Nova York

Atenção: Não é uma boa ideia viajar para os Estados Unidos sem um seguro de saúde internacional, já que os custos hospitalares lá são altíssimos. Leia aqui como achar um seguro com bom custo/benefício.

Por receber influência – e imigrantes – de tantas culturas, é possível encontrar restaurantes e pratos típicos de praticamente todos os lugares do mundo nas diferentes regiões dos Estados Unidos. Comida indiana, cubana, mexicana e até brasileira podem ser degustadas sem muita dificuldade por lá. E sabe onde tudo isso se encontra? Isso mesmo, em Nova York.

E se a grande maçã é um polo gastronômico internacional, a feirinha de Smorgasburg, que ocorre no Brooklyn aos finais de semana, é um bom resumo da ópera. Por entre as diversas barraquinhas em frente ao East River, com uma vista escandalosa de Manhattan, você faz viagens culinárias a diversos cantos do mundo.

Vista de Manhattan - East River Park

O nome esquisito vem da junção das palavras Smorgasbord, um tipo de buffet sueco, com Williamsburg, a área do Brooklyn que recebe a feira aos sábados. Já aos domingos, o lugar é o DUMBO, mais especificamente o East River Park. Todos os produtores que montam a vendinha ali têm uma pegada meio natural, descolada, independente e são propensos a experimentos gastronômicos exóticos. O que você diria, por exemplo, de tomar limonada com um tempero parecido com orégano? Pois essa foi nossa escolha para matar a sede na feira (não, não tinha Coca-Cola). E nos supreendemos!

Smorgasburg - Brooklyn

Uma boa ideia, se você for com mais gente, é que cada um escolha um prato diferente para que seja compartilhado. Nós escolhemos um sanduíche de schnitzel de frango empanado e alguma coisa que parecia wasabi, aquela raíz forte muito comum na culinária japonesa, mas também provamos noodles coreanos e comida de rua malaia.

Smorgasburg - Brooklyn

Smorgasburg - Feira no Brooklyn

E, no fim das contas, não é que encontramos uma comida típica dos Estados Unidos? Asas de frango fritas.

Asas de Frango Americana - Smorgasburg

Para sobremesa, um delicioso sanduíche de sorvete e uns bolinhos de sabores inusitados.

Gastronomia - Nova York

Feirinha gastronômica do Brooklyn

E eu ainda saí de lá relembrando meus tempos de Índia, ao tomar um picolé de lassi com manga e manjericão.

Comida Indiana em Nova York

O Smorgasburg ocorre sempre entre 11h e 18h. Já os locais do evento podem variar de ano para ano e a frequência pode ser interrompida no inverno. Tente deixar para atravessar a ponte do Brooklyn no domingo e de lá ir direto para a feira, que é pertinho do Brooklyn Heights Promanade, o que garante uma bela caminhada depois de encher a barriga.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “Smorgasburg, a feirinha gastronômica do Brooklyn

  1. Olá Natália! Sabe me dizer se a feira acontece final de outubro? Vou dia 25/10 e volto dia 01/11
    Tem algum lugar que mostre o calendário de quando e onde vai rolar?

  2. Oi Natália,

    Gostaria de saber se no começo de novembro ainda estará funcionando a feirinha de Smorgasburg? Vou dia 11 de novembro e gostria de ir dia 13/11.

    Abç
    Cris

    1. Ei Cristiane, sua viagem já passou e eu não te respondi! Agora me conta você, a feirinha ainda estava funcionando?

      Abraços e espero que tenha tido um tempo incrível em Nova York!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.