fbpx

18 atrações gratuitas de Paris

Paris é uma cidade cara, principalmente na hospedagem, mas quem disse que o turista econômico não tem o que fazer por lá? Acredite, há diversas atrações gratuitas em Paris que ajudam a balancear o orçamento. E não são quaisquer atrações, mas passeios incríveis, daqueles que você guarda na memória para a vida inteira.

A cidade é por si só um convite para passear pelas ruas com jeito de cenário de filme romântico e é repleta de parques, praças e ruelas charmosas. Difícil vai ser manter a câmera na bolsa. Veja agora 18 dicas de atrações gratuitas de Paris.

Planeje sua viagem: Saiba em qual região ficar em Paris 

Todas os ângulos da Torre Eiffel

Para subir na Torre Eiffel você terá que desembolsar alguns euros e, pior, ficar um bom tempo na fila de espera. Mas, eis o segredo menos escondido da cidade, afinal ele tem 325 metros de altura: a vista mais legal da torre não é do alto dela, mas ao redor. O Campo de Marte, onde a torre está, oferece o visual incrível mostrado na foto abaixo, enquanto a Praça do Trocadéro tem uma vista simplesmente espetacular.

Além de tirar várias fotos do maior cartão-postal da França, aproveite para fazer um piquenique – leve pães, queijos, sucos (ou uma garrafa de vinho), e curta Paris no melhor estilo. Leia também o post sobre a história da Torre Eiffel.

o que fazer em paris torre eiffel

Catedral de Notre Dame

A entrada na igreja mais famosa de Paris é de graça – você só paga se quiser ver as gárgulas de perto, do alto das torres, ou fazer outras visitas especiais. A Catedral abre todos os dias, de 8h às 18h45 (o encerramento  é às 19h15 aos sábados e domingos).

Para os católicos, também é possível participar de uma missa ou até mesmo se confessar com um dos padres, inclusive em português. Saiba mais sobre a história desse marco de Paris que foi imortalizado pelo corcunda de Victor Hugo.

Gárgulas de Notre Dame

Sacré Coeur + Montmartre

Se Notre Dame é a igreja mais famosa da cidade, Sacre-Couer não está muito atrás. Fica numa colina relativamente afastada do centro e, por isso mesmo, oferece ótima vista de Paris, com direito a Torre Eiffel compondo o cenário.

Além de visitar a igreja, aproveite o tempo para conhecer o Montmartre, um dos bairros mais boêmios da cidade. O Moulin Rouge também está nesse bairro – a entrada custa caro, claro, mas o que a maioria dos turistas faz mesmo é tirar uma foto na porta do famoso cabaré. Saiba mais.  

Sacre Coeur, Paris

Père Lachaise

Em Paris, até cemitério é atração turística. O mais badalado deles é o de Père Lachaise. E não apenas pela incrível arte tumular – esse é o local de descanso de muita gente famosa, tipo Jim Morrison e Oscar Wilde.  Além disso, o cemitério conta com uma série de histórias interessantíssimas

Arco do Triunfo e Champs-Élysées

Assim como a Torre, para subir no Arco do Triunfo é preciso pagar. Só que essa passa longe de ser a parte mais interessante de uma visita a esse símbolo da França, afinal de contas do alto do Arco você não vê… o Arco! Reserve algumas horas para conhecê-lo, junto com uma caminhada pela Champs-Élysées, possivelmente a avenida mais bonita do mundo.

Arco do Triunfo

Aproveite o Rio Sena

Ele é lindo, mas poucos turistas aproveitam o rio Sena do jeito que ele merece – não apenas num passeio de barco, mas gastando algumas horas numa de suas margens, vendo a vida passar com Paris de cenário e, quem sabe, algumas comidinhas para distrair. Se os viajantes não fazem isso, os próprios parisienses fazem. Desde que não esteja muito frio, óbvio.

É verão? Vá à praia! Sim, Paris tem uma praia para chamar de sua. Quando fica mais quente, o governo local monta uma praia artificial no Sena. Como eu nunca estive na cidade nessa época, não passei pela experiência, mas, pelo que eu li, parece muito legal.

Por do sol em Paris, França

Jardim das Tulherias

De um lado, o Sena. Dos outros, a Praça da Concórdia e o Louvre. Esse é o Jardim das Tulherias, que existe desde o século 16 e ainda hoje é uma das áreas verdes mais famosas de Paris.  Vale passar por lá, esteja você a caminho do Louvre ou não.

Jardins de Luxemburgo

Por falar em parque, nenhum é maior que os Jardins de Luxemburgo, outra opção fantástica para ver a vida passar, apreciar a paisagem e relaxar. Estátuas, esculturas e um lago ajudam a tornar o local ainda mais agradável.

Place des Vosges

Onde ficar em Paris: Marais

Praça linda, para muitos a mais bonita da cidade. Foi construída em 1605 e chegou a ser residência real, além de ter tido moradores ilustres, entre eles o escritor Victor Hugo.

Promenade Plantée

Antigo trecho ferroviário que foi convertido em jardim suspenso, no mesmo estilo do High Line, em Nova York. Fica na Bastilha, outra atração gratuita.  Saiba mais no blog Conexão Paris.

Atrações gratuitas de Paris

Foto: La Citta Vita, Wikimedia Commons

Piquenique

Depois de tantas praças, parques e jardins, colocar esse item aqui é quase redundância. Mas necessária – o objetivo é mostrar que piquenique é uma das melhores coisas que você pode fazer com seu tempo na cidade. Escolha um local, faça umas comprinhas e dê uma parada naquela rotina de correr atrás de pontos turísticos.

Museu de Arte Moderna de Paris

Dono de uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo, esse museu de Paris é de graça! Funciona de terça a domingo, de 10h às 18h, dentro do Centre Pompidou. Detalhes no site oficial.

Museu Carnavalet

Com centenas de anos e muita coisa para contar, Paris merecia mesmo um museu para contar sua história. É o Carnavalet, que funciona de terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h30). Saiba mais no site oficial.

Aproveite o primeiro domingo de cada mês

Alguns dos museus e monumentos mais concorridos da cidade são pagos, exceto num dia especial: o primeiro domingo de cada mês, quando essas atrações são de graça! No entanto, espere encontrar filas enormes, afinal muita gente aproveita esse dia para visitar essas atrações. Saiba o que mais é de graça em Paris no primeiro domingo de cada mês, no relato do blog Paris lado B.

Praça da Concórdia

Para quem gosta de História a Praça da Concórdia é uma parada obrigatória. Muito mais do que um espaço público bonitinho, com o Arco do Triunfo dando as caras ao fundo da Champs-Élysées, essa Praça foi cenário para centenas de execuções durante a Revolução Francesa, incluindo a do Rei Luis XVI, que perdeu a cabeça ali. Ande até o obelisco e procure por uma placa no chão da Praça, marco de momentos fundamentais para a História da humanidade.

Leia também: Monumentos históricos de Paris e a história do mundo

Obelisco em Concordia, Paris

Praça da Bastilha

Se a Praça da Concórdia já é importante, a da Bastilha nem se fala, né? Procure pelo obelisco que marca o local onde estava a antiga prisão, destruída durante a Revolução Francesa. Aproveite para relembrar tudo que você aprendeu sobre a Queda da Bastilha.

As pontes de Paris

As pontes do Sena são muito mais do que meios de cruzar o rio. Construída no final do século 19, a Ponte Alexander III costuma ser a favorita de quase todo mundo. A estrutura tem estátuas de querubins, ninfas e cavalos. Além dela, a Ponte Neuf, a mais antiga da cidade, também tem seu charme. Saiba mais.

Vista-paris

Free walking tour

Várias empresas oferecem tours guiados gratuitos por Paris. Claro que é recomendado que você dê uma gorjeta ao guia no final, afinal esse é o trabalho dele, mas não há preço estipulado. Já testei tours assim em várias cidades do mundo e sempre gostei – os guias costumam ser muito didáticos, divertidos e empolgados. Um tour gratuito sai da Igreja de Notre Dame todos os dias, às 11h.

Dica extra para economizar em Paris

Pense seu orçamento de viagem e considere adquirir um Paris Museum Pass, que dá descontos para várias atrações na cidade. Temos um post completo sobre esse assunto.

Gostou das nossas dicas de 18 atrações gratuitas de Paris? Aproveite para dar sua contribuição e indique um passeio 0800 na cidade luz.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

17 comentários sobre o texto “18 atrações gratuitas de Paris

  1. Olá , estou endo a Paris 01 a 12 de dezembro , gostaria de algumas dicas , interesse em sanitários .
    O que achas ?

    Recife / Paris

    01 a 12 de dezembro 2023

    *Mont Saint Michel*
    *Paris-Lisieux*
    *Bruges-Belgica*
    *City tour* *Paris*
    *Hospedagem de preferência em hostel
    Podes me ajudar ?

    1. O que achas ?

      Recife / Paris

      01 a 12 de dezembro

      Interesse em santuários

      *Mont Saint Michel*
      *Paris-Lisieux*
      *Bruges-Belgica*
      *City tour* *Paris*

  2. Cara, comecei recentemente a acompanhar esse blog e me vejo cada vez mais satisfeita com a grande quantidade de informações que vocês trazem sobre a dinâmica de um país.
    Sou uma pessoa extremamente organizada, que gosta de preparar os roteiros com meses de antecedência, a fim de estar preparada para quaisquer eventualidades que uma viagem possa ofertar, sendo assim, sites como o Meridianos me auxiliam muito nessas horas.
    Ano passado fiz um tour pela América do Sul (Uruguai-Argentina-Chile) e nesse fim de ano estou indo para a Europa (Portugal-Espanha-França).
    Suas dicas são valiosas e eu estou me divertindo muito lendo todas as experiências, além da ajuda vital que vocês estão a me oferecer no preparo dessa viagem.
    Parabéns pelo domínio de uma linguagem acessível e pelo conteúdo sempre relevante que vocês trazem pra os leitores.

    1. Oi, Larissa.

      Muito obrigado, de verdade, pelo comentário. É o tipo de coisa que faz a gente continuar, sempre. 🙂

      Abração.

  3. Olá Rafael,
    Muito legal o post. Paris é realmente uma cidade fenomenal e tem tanta coisa escondida que um post é pouco para tanta história naquela cidade.
    Fui para lá na primeira vez que saí do Brasil e fui apenas para encontrar minha namorada que morava lá, na época. Fiquei realmente encantado com a cidade, e acabou que tive a oportunidade de voltar lá muitas vezes, e hoje em dia, sempre que eu e minha namorada pensamos em ir para a Europa, a cidade de entrada e saída é sempre Paris, reservando sempre uns 3 ou 4 dias para flanar pela cidade. Até por isso iniciamos a poucos dias um projeto dedicado apenas a Paris.
    Se quiser conhecer e deixar dicas, segue o link: oquefazeremparis.com.br

  4. Adoro conhecer mercados, tanto os normais como os ao ar livre. Me sinto mais integrada ao local.
    Faltou isso na sua lista.

    1. Olá , estou indo a Paris 01 a 12 de dezembro 2023
      Gostaria de fazer esses roteiros :

      *Mont Saint Michel*
      *Paris-Lisieux*
      *Bruges-Belgica*
      *Hospedagem de preferência em hostel
      Podes me ajudar ?

    1. É normal na Europa, os cemitérios tem umas construções monumentais e guardam muitas historias. Quando cheguei em Dublin foi a primeira dica que recebi, e acredite: é fantástico!!!

  5. Ótimas dicas! Sou muito fã de Paris e concordo que o cemitério de Père Lachaise vale mesmo a visita. Costumo visitar cemitérios em quase todas as minhas viagens, acho que é uma maneira diferente de se ver e entender o local.

    Abraço!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.