fbpx
Tags:
Atlas: Bangkok, Tailândia

Como se locomover em Bangkok: metrô, skytrain, barco ou tuk-tuk?

Com um alfabeto muito diferente do nosso e uma metrópole tão caótica quanto as nossas, pensar em como se locomover em Bangkok é um pouco assustado à primeira vista. Mas não há motivo para pânico! O sistema de transporte público de Bangkok passou recentemente por uma modernização (ainda há planos de ampliação) e conta com metrô, skytrain (um trem suspenso), barco e ônibus. Além disso, é possível se locomover usando os famosos tuk-tuks e, claro, de táxi.

Para facilitar, fizemos um pequeno guia sobre como se locomover em Bangkok, com informações sobre todos os meios de transporte público e também privados, dicas de como economizar e evitar cair em golpes e roubadas.

Para o turista, ter várias opções é ótimo, já que dá para chegar mais rápido nos lugares e evitar grandes engarrafamentos, mas também pode ser bem confuso, principalmente porque o alfabeto deles é diferente do nosso e nem sempre é possível encontrar alguém que dê informações em inglês.

Leia também:
O que fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países e importante em qualquer viagem. Na Tailândia, onde as coisas são bem diferentes em relação ao Brasil, ele é indispensável. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Como se locomover em Bangkok: alternativas de transporte público

O sistema de transporte público em Bangkok é formado pelos seguintes meios:

  • Metrô
  • Skytrain (BTS)
  • Linhas públicas de transporte de barco pelos canais
  • Ônibus

Como funciona o Metrô de Bangkok (MRT) e Skytrain (BTS)

Linhas de metro e trem bangkok

Mapa do Metrô de Bangkok e do Skytrain (CC by-sa 3.0)

O Skytrain (BTS) cobre a maior parte do centro da cidade, tem duas linhas que se conectam na Siam Square e cruzam Bangkok de norte a sul. Ele se conecta com o sistema de barcos na estação Sathorn Pier.

Já o metrô (MRT)  tem atualmente uma linha completa, que vai do sul, em conexão com a Estação de Trem Hua Lamphong,  ao norte, com a última estação muito perto do Chatuchak Weekend Market. O sistema de metrô se conecta ao BTS nas estações Sukhumvit, Silom e Chatuchak Park.

O ticket do metrô não vale para o Skytrain e vice-versa. O Skytrain custa de 15 a 52 baht a viagem, dependendo da distância. Próximo às maquinas automáticas que vendem os tickets há mapas, em inglês, que mostram as zonas da cidade. Você pode comprar também um cartão recarregável, que custa a partir de 100 bath, um passe turístico (130 baht por dia) ou um passe de múltiplas viagens, que permite 15, 25 ou 30 trajetos a preços fixos.

O site oficial do BTS tem informações atualizadas sobre os preços dos passes. Já as tarifas do metrô custam a partir de 16 baht, seguindo o mesmo princípio de custo baseado por distância.

Tanto o metrô, quanto o Skytrain tem conexão com a linha de trem Airport Rail Line que leva até o Aeroporto Internacional Suvarnabhumi. Nessa linha correm dois tipos de trem: o Express Line, que custa 150 baht, e segue sem paradas até as estações centrais de Makkasan (conexão com o metrô) ou Phaya Thai (conexão com o Skytrain). Já o City Line para em todas as estações e custa de 15 a 45 bahts.

O grande problema desses sistemas é que eles não chegam na meca dos mochileiros, a Khao San Road. Quem está hospedado lá (ou só quer visitar a famosa rua) vai precisar usar outros sistemas ou fazer uma conexão entre a estação de barcos e o Skytrain.

Estações de Barco em Bangkok

Estações de Barco Bangkok

Mapa das linhas de transporte fluvial em Bangkok (CC by-sa 3.0)

O transporte público feito com barcos expressos atende bem aos tailandeses e turistas em Bangkok. O sistema engloba tanto o Chao Phraya River quanto o Saen Saep Canal (menos turístico). As linhas de barco passam por pontos turísticos importantes da cidade, como a Khao Sand Road (estação Phra Arthit), o Grand Palace (estação Tha Chang), os Templos Wat Arun (estação Wat Arun) e Wat Pho (Tha Tien). Lembrando que os barcos se conectam com o Skytrain na estação Sathorn Pier.

O Chao Phraya Express Boat tem cinco linhas de barcos diferentes, identificadas pelas bandeiras das cores verde, amarela, azul, laranja e “sem bandeira” – este só funciona no horário do rush e passa por todas as estações. Antes de pegar um barco, tenha certeza de que ele para na estação que você precisa descer: por exemplo, a linha amarela é a mais rápida, mas não para nas principais atrações turísticas.

Dessa forma, a melhor linha para viajantes é a laranja, que também é rápida e mais barata: custa 15 bahts e vai nas estações turísticas. A linha azul é chamada de Tourist Boat e é mais um passeio turístico do que um meio de transporte público – custa 150 baht o passe diário ou 40 baht o ticket individual, com comentários em inglês sobre os pontos de interesse. Vários piers também oferecem barcos que cruzam o rio, custam só 3 baht e correm a cada 10 minutos.

Pier de Barcos em Bangkok Tailandia

Um golpe comum é que os tailandeses tentem te vender a azul a qualquer custo, inclusive dizendo que a linha laranja está atrasada ou não vai vir (ou que é muito desconfortável). Isso é mentira, porque os barcos de bandeira laranja circulam diariamente de 6h às 19h.

Você deve pagar o ticket diretamente para o cobrador dentro do barco ou na entrada das estações maiores. Guarde seu ticket, porque ele pode ser cobrado durante a viagem.

Como se locomover em Bangkok de ônibus

Sukhumvit Road, onde ficar em Bangkok

Sukhumvit Road. Foto: Aimaimyi -Wikimedia Commons

Os ônibus locais são provavelmente a forma mais barata de se locomover em Bangkok. E também a mais complicada. É difícil descobrir os trajetos e horários desse tipo de transporte e muitas vezes nem o pessoal na rua vai conseguir te dar informações corretas. O melhor jeito de descobrir o ônibus que você precisa pegar é perguntar para o Google Maps, procurar no site da Bangkok Mass Transit Authority ou perguntar no seu hotel antes de sair e deixar anotado. Os trajetos custam de 6 a 25 baht.

Como se locomover em Bangkok: Táxis, Uber e tuk-tuks

Táxis e tuk-tuks são ótimas soluções quando o sistema de transporte público não chega ou nos horários em que ele não funciona. Com eles, se não tiver engarrafamento, você chega nos lugares mais rapidamente e com mais conforto. Porém, também está mais sujeito a golpes e extorsão.

A regra para os táxis em Bangkok é exigir o uso do taxímetro (em inglês chama-se meter). Isso inclusive é lei. Se o motorista se recusar ou tentar te enrolar, simplesmente parta para o próximo carro.

Também é uma boa ideia evitar filas de táxis parados perto das atrações ou do seu hotel: esse pessoal em geral vai te cobrar caro. Ande um pouco, tente pegar táxi que estiver passando na rua.

Ah, mesmo depois de tudo confirmado, confira se o motorista ligou o taxímetro assim que vocês começarem a corrida, não aceite pagar taxas extras e desça do carro se ele tentar convencer que o lugar que você quer ir está fechado.

Tuktuk bangkok tailandia

Tuk-tuks em fila. Foto: Heinrich Damm – Wikimedia Commons

Os tuk-tuks, como na Índia, são a opção mais pitoresca e mais barata do que os táxis. O problema é que os turistas acabam pagando mais caro pelo tuk-tuk, por não pechinchar direito e acabar topando pagar uma tarifa abusiva. Tuk-tuks não têm o meter, então o preço deve ser combinado antes da corrida.

Se você estiver na dúvida de quanto custa um trajeto, pergunte antes para o pessoal do seu hotel. Alguns tuk-tuks topam cobrar tarifas mais baratas se você passar em uma loja no caminho – eles fazem isso para ganhar pequenas comissões das lojas e não necessariamente você precisa comprar alguma coisa. Mas tenha em mente que esse processo é chato e não vale a pena se você tem pouco tempo.

Em 2018, o país proibiu o aplicativo de transporte Uber de atuar dentro de seu território. No entanto, para viagens privadas, há uma opção local chamada Grab. Líder regional no sudeste asiático, o aplicativo também pode ser utilizado em países vizinhos, como o Vietnã, Camboja, Mianmar e Cingapura, atendendo mais de 300 cidades na região.

Ele funciona de forma muito parecida ao Uber: você faz o download na loja de aplicativos do seu telefone, insere seus dados, passa por confirmações de identidade SMS e já está apto a pedir o seu carro. A vantagem é pagar um pouco a menos que a corrida e ser mais seguro que parar um táxi desconhecido nas ruas.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 comentários sobre o texto “Como se locomover em Bangkok: metrô, skytrain, barco ou tuk-tuk?

  1. Oi pessoal! Ótimo post, ajudou muito nossa locomoção por aqui!
    Queria acrescentar que usamos o Uber e foi ótimo! Como pedimos pelo aplicativo que é comum em todos os países e usa o google maps, foi tudo muito prático.
    Os carros são ótimos (pegamos uma pickup tão grande uma vez que nem queria mais sair pro calor) e o preço é bem melhor que oa tácis e tuk tuks. Para dar uma ideia, pagamos 200bahts por um trajeto de 11kms e quase 1h no trânsito e pagamos a mesma coisa numa viagem de 2kms e 15min no tuk tuk.
    Enfim, é sempre bom ter opções…
    Um abraço,
    Bruna – Expressinha

  2. Ficarei na Tailandia por apenas seis dias, mas gostaria de visitar uma praia próxima . Voce teria alguma opção e como chegar proximo a Bangkoc?
    Agradeço sua atenção antecipadamente. Abraço

  3. Experimentei todas as opções em 18 dias em Bangkok e posso dizer que foi uma grande aventura. Uma dica: se for possível e quiser economizar, deixe o táxi como última opção. Os ônibus passam em todos os pontos turísticos e é possível utilizar esse serviço em quase todas as regiões da cidade. É muito mais barato e divertido do que o táxi e você ainda evita passar por constrangimentos, como taxista tentando te tirar mais dinheiro do que o valor real da corrida. Vale experimentar o tuk-tuk também, pela experiência, mas sempre negociando o valor antes e deixando claro o valor combinado. Excelente post!

  4. Oooooi, otimas informações, estou indo sozinho para tailandia agora dia 2 de novembro, desembarco em bagkok e quero ir pra phiphi, como chego à tarde penso ao inves de pegar um aviao pra krabi/phuket, economizar e ir de trem que pelas dicas de vcs tem a segunda classe sleeper que aproveitaria pra ir descansando da viagem ja que de qualquer forma teria que pernoitar em phuket/krabi para pegar a balsa de manha pra phiphi, mas como falo pouco ingles queria o endereço e dica de como pegar esse trem de bangkok para chegar na ilha, me ajude please rsrs

    1. Mikelle,

      Vou ser bem sincera com você: Essa é uma economia que vai sair cara. A viagem de trem de Bangkok para Pukhet vai te custar 16 horas de viagem e não vai direto para Pukhet. Você precisa descer em Surat Thani e de lá pegar mais um ônibus de 6 horas para Phuket. E a minha experiência com ônibus tailandeses foi das piores possíveis (impossível dormir num ônibus que desliga o ar condicionado e deixa filmes ligados na maior altura).

      Eu acho que vale bem mais a pena pegar o avião. Não custa tão mais caro e vai te economizar algumas horas de sono.

      Abraço

      1. Obrigado pela dica, pegarei um aviao final da tarde e passarei a noite em phuket. Ja em phuket, pra sair do aeroporto é melhor de taxi?! Aconselha algum hostel/albergue perto do aeroporto ou das balsas?! Como falo pouco ingles estou mais preocupado rs

        1. Ei Mikelle,

          Nós ficamos num hostel muito bom em Phuket, eles que arranjaram o barco para Phi Phi. E também tem um serviço de van que te busca do aeroporto direto para a porta do hotel, que custa 150THB.

          O nome é Sea Blue Phuket Hostel & Guesthouse

          Abraço

  5. Post ótimo e muito completo! Obrigada pelas dicas! Vou para a Tailândia em novembro e essas informações foram muito esclarecedoras! Sou mochileira muuuito econômica e viajo sozinha, então o transporte público é sempre a minha principal opção de locomoção…

    Aproveitando o assunto, vcs podem me dar dicas de como me locomover em Langkawi? Já li todos os post de vcs sobre a ilha (ótimos e úteis, por sinal), vou para lá sozinha em outubro, e não dirijo moto nem carro. Existe alguma alternativa barata de transporte por lá? Vou ficar hospedada no hotel q indicaram em Cenang, então seria apenas para atrações mais distantes…

    Obrigada!!!

    1. Oi Bruna,

      Dentro de Langkawi você se locomove a pé mesmo, é tudo muito perto, digo, as praias. Para as atrações mais distantes, o jeito é pegar táxi ou barco, não tem transporte público.

      Eu acabei de descobrir que a Skybridge está fechada até 2015, então não tem muita coisa para fazer na ilha além das praias e restaurantes.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.