fbpx
Tags:
Atlas: Índia

Comidas típicas da Índia: 20 pratos da culinária indiana

A comida indiana é uma das mais exportadas do mundo, popular por conta de seus temperos especiais e sabores diferentes. Tudo na culinária da Índia é pensado para atingir várias sensações do seu paladar, além de ser reconhecida facilmente por causa do aroma marcante.

Num país com 1.3 bilhão de habitantes, grande extensão territorial, várias religiões e influências de colonizadores, o que não falta é diversidade de ingredientes e receitas na Índia. Ou seja, para cada região do país, os indianos têm um prato específico, um tempero especial ou até um nome diferente para mesma coisa.

Leia também:
• Dicas para montar o seu roteiro de viagem na Índia
• Roteiros de viagem pelo sul da Índia
• Qual o melhor seguro de viagem para a Ásia? Cupom de desconto para 2020

Nesse texto, vamos tentar listar as comidas indianas mais tradicionais que você vai encontrar numa viagem pelo país ou para pedir no restaurante indiano mais próximo de sua casa.

Masala ou curry: o tempero da comida indiana

A masala é o tempero que você vai encontrar em praticamente todas as comidas indianas. Trata-se de uma mistura de especiarias, de sabor e cheiro fortes, geralmente picante.

O curry é a versão da masala nos países ocidentais, já que o termo surgiu pela primeira vez na culinária britânica para descrever a combinação de especiarias no tempero de carnes: costuma ser mais suave que a versão original.

Mercado de Jodhpur temperos indianos

Temperos indianos no Mercado em Jaipur

Cada chef indiano prepara seu estilo masala, mas a combinação costuma ser dos seguintes temperos:

  • Anis
  • Cardamomo
  • Cominho
  • Açafrão
  • Gengibre
  • Canela
  • Cravo
  • Noz moscada
  • Pimenta do reino
  • Pimenta branca
  • Não necessariamente a masala é apimentada, mas em geral vem acompanhada de pimenta chilli.

Leia também: Pimenta do Reino ou Malagueta? A confusa história da pimenta

A masala é um tempero do tipo ame ou odeie. Eu, sinceramente, fiz parte do segundo grupo, então não posso descrever as diferenças da masala em cada região. Mas, se você gosta de curry, é quase certo que vai gostar da masala. E um sabor que tende a estimular diferentes áreas do seu paladar ao mesmo tempo, uma experiência culinária bem interessante. E na Índia você encontra tudo com masala, até ruffles ou doce.

Comidas típicas da Índia: 20 pratos indianos

Essa não é a lista definitiva dos pratos indianos mais populares, afinal não seríamos inocentes de achar que temos a capacidade de definir isso. Mas, baseados no que vivemos lá por 6 meses e também numa boa pesquisa pela internet, levantamos alguns dos pratos mais comuns que você vai encontrar numa viagem para a Índia.

Quem quiser aprender a cozinhar alguma dessas comidas pode dar uma olhada na lista de receitas de um chef indiano que se arriscou a dizer quais são os 25 pratos mais populares na Índia.

  • Pão e acompanhamentos

O pão está presente em quase todos os pratos da culinária indiana. Chamado de naan (mais fofinho e com sabores) ou chapati/roti (feito de farinha e água) ele costuma servir de talher e acompanha vários molhos e carnes.

O thali é um prato que combina um tipo de pão e vários acompanhamentos, como arroz, vegetais, lentilha, molhos e iogurte (usado para quebrar a quantidade de pimenta que tem em todos os acompanhamentos).

Outro prato que se come com diferentes molhos é a Dosa, uma espécie de panqueca bem fininha que acompanha chutneys (tipo um patê) doces ou apimentados.

Comidas Indianas pratos tipicos

Crédito das imagens: Wikimedia Commons – CC BY-SA 2.0

  • Frituras

Pakora é alguma coisa frita: pode ser o paneer pakora (queijo cotage frito), chicken pakora (frango frito), palak pakora (bolinho de espinafre frito), aloo pakora (bolinho de batata) e por aí vaí.

Mas o lanche frito indiano mais famoso mundo afora é a Samosa, uma espécie de pastel recheado com batatas, cebola e outros vegetais.

Nesse segmento também entra o Pani Puri, que é um bolinho de pão recheado com chutney e vegetais.

  • Arroz e lentilha

Arroz (rice) e lentilha (dal) são bases para várias comidas indianas e servem tanto de prato principal como acompanhamento. O arroz costuma ser cozido ou frito. O Arroz Biryani é feito com masala, vegetais e alguma carne (frango ou cordeiro) marinada.

O arroz frito com vegetais, comum na culinária chinesa, é uma boa para quem quer evitar pimenta. Outra versão de comida chinesa na Índia é o Chowmein, uma espécie de macarrão com vegetais, dá para pedir com ou sem pimenta, e que não tem masala.

Já o Dal é feito com lentilha, de forma parecida com o nosso feijão, pode ser comido com pão e em geral é bem apimentado.

  • Pratos com carne

O frango é encontrado em diferentes versões. As mais populares são o Butter Chicken (temperado com manteiga e masala), Tandoori Chicken e Tikka Chicken (a mesma versão marinada no ioguete com especiarias, mas com e sem ossos, respectivamente).

Kebab, vindo da Turquia, feito com carne de carneiro é comum. Outros pratos feitos com cordeiro e molho de masala são o Vindaloo e o Rogan Josh.

As comidas típicas da ÍndiaCrédito das imagens: Wikimedia Commons – CC BY-SA 2.0

  • Bebidas indianas

O chá, sem dúvida, é a bebida nacional da Índia. O país é o segundo maior produtor de chá preto do mundo.

Não tem lugar que você vá que alguém não esteja vendendo o chai. O mais comum é o masala chai, feito de chá preto com especiarias, servido com leite e açúcar. Mas por lá você encontra praticamente todos os tipos de chá existentes.

O café indiano é super ralo, mas é muito popular, principalmente no sul. Outra bebida comum é o Lassi, uma espécie de iogurte que pode ser combinado com frutas ou especiarias.

Lassi indiano

O famoso Makhaniya Lassi, em Jodhpur

Dá para encontrar comida ocidental na Índia?

Se você tiver dificuldade com pimenta ou massala, pode tentar pedir nos restaurantes o mantra: no masala, no pepper, no chilli.

Nem sempre vai dar certo, porque esse é o jeito de cozinhar deles. Numa comparação, peça para um restaurante brasileiro uma comida sem tempero de alho, cebola e sal. Vai ser uma tarefa difícil, a não ser que você procure os lugares certos ou peça por pratos específicos.

Mas sim, se você tiver muita dificuldade para comer pimenta, não curtir a masala ou for alérgico a algum desses temperos, consegue encontrar pratos ocidentais  – ou pelo menos com temperos não tão fortes.

A culinária chinesa é uma aposta segura nos restaurantes. Em geral é um carboidrato (arroz ou macarrão) com vegetais. Outras culinárias não apimentadas que você encontra na Índia são a nepalesa (os famosos e deliciosos momos), a afegã e a israelita.

• 6 pratos típicos da comida chinesa
• Os principais pratos da comida marroquina
• Comida Turca: 1001 tipos de Kebab e outras delícias
• 10 pratos típicos da comida tailandesa

Além disso, pratos ocidentais como macarrão com queijo, pizza, hambúrguer (a maioria de frango) e batata frita costumam ser encontrados até nas cidades menores, desde que sejam turísticas. Por fim, como em todo mundo, as grandes cadeias de Fast Food têm restaurantes nas cidades maiores, tais como McDonalds, Subway, Domino’s, Pizza Hut e KFC.

*Imagem destacada: Raveesh, Wikimedia Commons

-Como se locomover na Índia

Inscreva-se na nossa newsletter

4/5 - (3 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

38 comentários sobre o texto “Comidas típicas da Índia: 20 pratos da culinária indiana

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.