fbpx
Tags:
Atlas: Uruguai

Qual moeda levar para o Uruguai? Peso, dólar ou real?

É fácil decidir qual moeda levar para o Uruguai: reais mesmo e ponto final. É que a moeda brasileira é muito bem aceita, obrigado, na maioria dos destinos turísticos, de Montevidéu ao interior do país. Vários estabelecimentos permitem até que você pague a conta diretamente com reais. Quando isso não ocorre, não faltam casas de cambio que façam a conversão.

Só leve dólares se você já tiver eles na carteira, guardados de outras viagens. Caso contrário você vai perder dinheiro na dupla conversão (de reais para dólares e de dólares para pesos uruguaios). Por outro lado, vários estabelecimentos também aceitam que você pague suas contas na moeda americana.

Não é por ser perto de casa que dá para viajar sem seguro: saiba por que contratar um seguro de viagem para ir ao Uruguai e como garantir um com boa cobertura (e com desconto).

Seguro Viagem:
América do Sul
AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
Assistência médica USD 30.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

bar em montevideu

Vale lembrar também que a cotação do peso uruguaio comprado no Brasil certamente será muito pior do que o da moeda no Uruguai, por causa da pouca demanda. Por isso, não vale a pena trocar reais por pesos quando você ainda estiver no Brasil. A exceção é se você viajar de carro e a casa de cambio estiver numa cidade da fronteira – aí o preço praticado é similar ao que você encontrará em Montevidéu.

Veja também: Compras no Uruguai – 7 dicas para decidir o que trazer da viagem
Onde ficar em Montevidéu – os melhores bairros e hotéis
Montevidéu – o que fazer em 2 a 5 dias na capital do Uruguai
Uruguai de carro – guia completo para organizar a viagem
Vinícolas do Uruguai – o mapa do vinho perto de Montevidéu

Vale a pena usar cartão de crédito no Uruguai?

Usa! E muito! É que o Uruguai oferece aos turistas a isenção de um imposto, o IVA, que chega a 18%! Isso é válido em bares e restaurantes e aplicado no preço informado no menu. Também há um desconto no aluguel de veículos e em hotéis (mas aí o preço informado pelos sites, tipo o Booking, já está sem o IVA). Em todos os casos, o desconto vale apenas para quem paga com cartões internacionais.

qual moeda levar ao uruguai

Quem paga com Visa vê o abatimento na hora e já leva a fatura menor para casa; quem usa Mastercard paga o total, mas recebe o valor do imposto de volta só alguns dias depois – então pode ser apenas na fatura seguinte. O desconto compensa, com uma sobra de cerca de 10%, o IOF brasileiro, fazendo com que o pagamento com cartão seja o melhor método no Uruguai.

Vale prestar atenção em estabelecimentos que não são exatamente restaurantes, mas que estão registrados como tais e também oferecem esse desconto. É o caso de várias vinícolas nos arredores de Montevidéu. Em algumas delas o desconto é aplicado até no valor da visitação; em outras não.

Mas e o travel money – aquelas cartões de débito recarregáveis que podem ser feitos nas casas de câmbio – vale a pena? Bom, antes de viajar perguntei isso para uma atendente de uma grande casa de câmbio de Belo Horizonte. Ela foi muito sincera: não. Tanto pela questão do IOF, quanto pela dificuldade que é fazer o cartão ser aceito. Muitas casas de câmbio não recomendam que você leve um travel money para viagens pelo Uruguai e pela Argentina.

qual moeda levar ao Uruguai

Quanto dinheiro levar ao Uruguai?

Na minha última viagem, em 2019, passei cinco dias no Uruguai. Como usaria muito o cartão, saquei 800 reais e levei na carteira. No primeiro dia troquei 200 reais por pesos uruguaios numa casa de cambio. E só usei a metade disso. É que como todas as refeições são pagas com cartão, por conta da isenção do IVA, a gente quase não gasta pesos uruguaios. Gastei só mesmo em passeios, com compras no mercado e para locomoção – e este último gasto foi pouco, porque o Uber, que funciona bem por ali, também já é cobrado no cartão de crédito.

Portanto, não se preocupe em trocar grandes quantidades de moeda de uma vez. O mais indicado é trocar aos pouquinhos, mas sempre tendo o cuidado de ter alguma quantidade de pesos uruguaios com você.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

38 comentários sobre o texto “Qual moeda levar para o Uruguai? Peso, dólar ou real?

  1. Boa tarde Rafael
    Uma duvida, estava lendo suas dicas e achei interessante o uso do cartão de crédito no Uruguai, o desconto do IVA no uso do cartão ainda esta valendo para 2020??

  2. Gostei muito do texto, em junho de 2020 vou fazer uma viajem, porém vou de moto, sair de Belo Horizonte, ir até Montevideo ficar uns 5 dias e voltar pra BH, agradeço muito pela ajuda, abraço

  3. Fantástico, informações extremamente úteis e numa linguagem simples e direta. Já estive no Uruguay, mas resolvi fazer uma pesquisa antes de viajar para lá, novamente.

  4. Gostei, muito boa sua didática, sem arrudia muito. Mas me tira uma dúvida, sou louco por antiguidades e telas. Os preços são interessantes, melhores que no Brasil?

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.