fbpx

Como economizar em Buenos Aires: 8 dicas para gastar pouco

A facilidade para viajar, o preço das passagens saindo do Brasil e o custo de vida no país são alguns dos motivos que transformaram a Argentina em um dos destinos turísticos preferidos dos brasileiros. No entanto, a época em que viajar para o país era baratíssimo já passou há tempos e economizar em Buenos Aires já não é mais tão fácil, mas ainda é possível.

Isso é fácil de entender. Além da crise econômica enfrentada no país, que sofre com uma inflação de 35% ao ano, a própria presença massiva de brazucas empurrou os preços dos programas turísticos pra cima. Mas não precisa de desespero. Ainda é possível visitar a capital da Argentina gastando pouco. Veja as dicas que a gente colecionou na nossa temporada por lá.

Veja também: Onde ficar em Buenos Aires – dicas de hotéis

12 dicas para economizar em Buenos Aires

  • Troque dinheiro no Câmbio paralelo

A verdade é que a Argentina ainda é barata para quem troca dinheiro no câmbio paralelo. Com o governo forçando o câmbio para evitar a saída de dinheiro do país, trocar no câmbio oficial representa gastos bem maiores. Se a gente converte, chega a conclusão de que Buenos Aires é tão cara quanto as cidades mais caras do Brasil. No câmbio paralelo, o precinho é mais camarada e deixa uma viagem para Buenos Aires entre 30% e 40% mais barata.  Aqui a gente explica direitinho como funciona o câmbio paralelo.

  • Coma comida de RuaComo economizar em Buenos Aires: comendo choripan!

Pertinho de Puerto Madero, em uma avenida que se chama Costanera Sur, ficam diversos carrinhos que vendem os famosos choripans e outras comidas de rua, como hambúrguer e empanadas. O lugar é ideal para passear a tarde, pois é cheio de parques, praças e fica perto de lugares lindíssimos. É também um ótimo ponto para matar a fome gastando pouco depois de visitar uma das regiões mais caras da cidade.

Barraquinhas - Puerto Madero - Buenos Aires

  • Experimente as pizzas da Ugis

Pizza Ugis em Buenos Aires

É fácil se deparar com uma Ugis no centro de Buenos Aires. E não torça o nariz para o aspecto meio copo sujo dessa pizzaria, o preço é incrível e as pizzas são razoáveis. Pra você ter uma ideia, é possível comprar uma pizza de oito pedaços por 35 pesos. Os sabores são limitados, só tem cebola (não recomendo) e muçarela. Também vendem meia pizza (17) ou o quarto (10). Essa dica é pra quem quer uma viagem super econômica e não liga de comer em lugares mais simples e baratinhos.

  • Pizza no pedaço

Se você quer economizar em Buenos Aires, mas prefere comer em lugares melhores e ainda curtir uma tradição local, uma boa ideia é procurar pelos restaurantes que vendem pizzas no pedaço e empanadas. É possível comprar um pedaço de pizza por 17 pesos. Já as empanadas variam entre 10 e 15 pesos. São restaurantes bonitinhos, em grande parte servem comida saborosa e são bem conhecidos na cidade, que recebeu muita influência de italianos. Perto do Congresso Nacional tem um desses lugares que é bastante tradicional por ali, a Continental. Quer uma dica? Escolha o sabor de pizza de sua preferência e peça uma fainá (piza de grão de bico) para colocar por cima da fatia.

  • Restaurantes Self-service

Também no centro, é possível encontrar diversas opções de restaurante self-service com preços incríveis. Em geral, eles pertencem a imigrantes orientais e a variedade das comidas não é incrível, mas dá par ter uma refeição saborosa. A vantagem desses lugares é a chance de montar uma prato de almoço mais parecido com o que a gente tá acostumado (mas pode esquecer o feijão). Chega uma hora que a gente cansa da base da comida portenha, que é carnes, massas e empanadas. Ter um lugar desses por perto é a chance de comer um arroz e salada sem gastar muito. Meu prato dava cerca de 20 pesos.

  • Menus executivos

Cubierto - serviço de mesa em Buenos Aires

Pra quem tem um orçamento maior, mas ainda assim prefere economizar, os menus executivos na hora do almoço são uma mão na roda. Com cerca de 80 pesos, é possível encontrar restaurantes que vendem um combo prato principal + bebida. Alguns até mesmo incluem entrada e sobremesa no pacote. Em San Telmo, procure pela calle Peru e arredores.

  • Fique hospedado no centro

Essa região não é apenas uma das mais baratas para se hospedar na cidade. É também onde você vai gastar menos com transporte. Dali é possível conhecer a pé diversos marcos de Buenos Aires, como o Obelisco, a Casa Rosada, o Congresso e até a Feira de San Telmo. Existem alguns pontos negativos ao ficar ali, no entanto: o lugar não é tão charmoso quanto a Recoleta e o Palermo e as ruas barulhentas e movimentadas podem, muitas vezes, ter o inconveniente de buzinas e trânsito logo pela manhã.

  • Compre o cartão Sube para o transporte público

Como se locomover em Buenos Aires

Dependendo do tempo que você for ficar em Buenos Aires, vale a pena fazer o cartão do transporte público. Para isso, basta ir até uma banca de jornal ou qualquer quiosque e comprar o seu por 10 pesos. Aí você abastece com o valor que achar que precisa. As passagens saem mais baratas quando passadas nesse cartão. Com ele, você paga entre 1,5 e 3 pesos, sem ele, entre 3 e 5. Além disso, os ônibus de lá só aceitam moedas, o que é um pé no saco na hora de pagar a passagem. Veja mais sobre como usar o transporte público em Buenos Aires.

Seguro de viagem para a Argentina

Contratar um seguro de viagem é essencial, ainda que seja para países tão próximos quanto a Argentina e o Uruguai. Por mais que seja perto de casa, o melhor é viajar protegido para não sofrer com os imprevistos.

A boa notícia é que é possível contratar um bom seguro de viagem gastando cerca de 10 reais por dia. Para isso, recomendamos utilizar um buscador como o do Seguros Promo, que compara as principais seguradoras e garante que você encontre o melhor custo-benefício, de acordo com suas necessidade.

Além disso, leitores do blog tem direito a um cupom de desconto exclusivo: 360MERIDIANOS05. Veja algumas das ofertas abaixo e escolha o seu:

Onde ficar em Buenos Aires

Os principais bairros para se hospedar em Buenos Aires são:

  • Centro
  • San Telmo
  • Recoleta
  • Palermo

Os dois primeiros são para quem quer economizar, ficar perto de tudo e não se incomoda com bagunça. Já Recoleta e Palermo tem hospedagens mais caras, mas são bairros mais nobres e bonitos. Você pode saber mais sobre as regiões no nosso post Onde ficar em Buenos Aires.

Acomodações recomendadas em Buenos Aires:

Encontre hotéis em Buenos Aires

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

12 comentários sobre o texto “Como economizar em Buenos Aires: 8 dicas para gastar pouco

  1. Olá Natália!
    Gostaria de esclarecer uma dúvida contigo.
    Vou passar uma semana em Buenos Aires, ficando em Palermo e tenho interesse de visitar Puerto Madero, porém não achei no google maps a rua que tu indicou nesse post “Costanera Sur”, tampouco consigo encontrar ela em Buenos Aires, apenas acho referências distantes da cidade ou de Puerto Madero.

    1. Desculpe, o fim do meu parágrafo era para ser “distantes da cidade ou a Reserva Escológica de Puerto Madero”. A rua seria na própria reserva?

    2. Ana, não é dentro da Reserva, mas é a avenida que dá acesso a ela. No Google Maps, de fato, ela aparece com outro nome, Hernan M Giralt, mas lá em Buenos Aires a gente dizia Costanera Sur, pode ser um desses casos que o nome oficial não é o mesmo nome que as pessoas chamam, não sei 🙂

      Abraços

  2. Oi Natalia! O Blog de vocês é muito legal, e está me ajudando muito a planejar minha viagem a Buenos Aires em abril/16.

    Qual seria um valor razoavel de gasto por dia, em pesos, incluindo alimentação, e transporte? Sei que isso varia a depender de cada um, mas pensei em restaurantes de preço medio e locomoção principalmente a pé ou de onibus, ou seja, nem muito extravagante nem muito ‘esquema estudante’.

    Obrigada e parabéns!

    1. Gallardo, eu gastava menos em Buenos Aires que em BH, mas agora, com o fim do câmbio paralelo, os preços lá devem subir mais…

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.