fbpx

Quem inventou a cerveja e a história da bebida

A cerveja é a bebida alcoólica mais popular do mundo. Também é uma das mais antigas da história. Nesse post, você descobre quem inventou a cerveja, qual a cervejaria mais antiga do mundo e outras curiosidades sobre a história da bebida. Além disso, descobre 5 melhores destinos cervejeiros para colocar no seus planos de viagem – incluindo lugares no Brasil.

Quem inventou a cerveja?

Existem evidências arqueológicas de que o povo Sumério – que habitava a região onde hoje fica o Irã – já bebia cerveja em 3500 a.C. Essa antiga civilização atribuía a criação da bebida aos deuses, ou melhor, às deusas.

cerveja na praia

É que quem inventou a cerveja foram as mulheres, provavelmente sacerdotisas, que fabricavam a bebida em casa como um suplemento às refeições. Dos sumérios, o hábito de beber cerveja, assim como a comercialização da bebida, foi sendo transmitido ao longo dos anos aos babilônios, depois egípcios, gregos, até chegar aos romanos.

A palavra “cerveja” vem de Ceres, a deusa romana da agricultura. Já o nome em inglês, “beer”, tem origem no latim “beber”, que deu origem ao termo em italiano (birra) e também em francês (biere) e o alemão (bier).

Saiba mais: Guia para os diferentes tipos de cerveja

A história da cerveja

Na Babilônia, o Código de Hamurabi, um conjunto de leis talhado num monólito em 1772 a.C, definia algumas regras sobre como os donos de taverna deveriam servir a cerveja: aqueles que servissem uma medida menor deveriam ser afogados! Hoje você encontra o único exemplar que sobreviveu do Código no Museu do Louvre.

Já os trabalhadores no Egito recebiam três porções de cerveja por dia, época em que a bebida era considerada mais saudável que água.

Porém, entre os romanos, a cerveja nunca conseguiu superar a popularidade do vinho. Júlio Cesar chegou a escrever um poema só para dizer que vinho era melhor e cerveja cheirava a cabra.

Os povos germânicos, que já produziam cerveja desde antes do domínio romano, perseveraram na produção da bebida. Seguindo a tradição suméria, as mulheres também foram as primeiras a fazer cerveja nessa parte do mundo, com água pura aquecida e os melhores grãos.

Tag Cerveja

Aliás, foram tribos germânicas e célticas que espalharam a cerveja pela Europa. Era consumida diariamente no continente, por todas as classes sociais, no norte e leste europeu, onde cultivar uvas era difícil.

Foram eles que deram origens aos pubs: enquanto as tavernas e pousadas tem origem romana e foram surgindo com as construções de estradas, foi no século 5, com as invasões bárbaras, que a produção de cerveja doméstica (feita pelas alewives) passou a ser vendida em alehouses. Os locais naturalmente se tornaram pontos de encontro, de onde veio o nome  Public House, ou pub.

Leia também: 4 pints, 5 fantasmas e a história milenar do pub inglês

Na era cristã, os monges tomaram para si a arte e passaram a vender cerveja dos monastérios. Foi aí que veio a tradição belga de produção cervejeira, até hoje uma das mais premiadas do mundo

A cervejaria mais antiga do mundo e outras curiosidades

A partir do século 14, as cidades alemãs, começaram a produzir cerveja em maior escala. O método, em seguida, foi adotado pelos holandeses, belgas e finalmente ingleses. A cervejaria mais antiga do mundo ainda em funcionamento é Weihenstephan, que fica numa cidadezinha perto de Munique e tem direito de produzir cerveja desde 1040.

História da cerveja

Em 1516, a região da Bavária, onde hoje é realizado a Oktoberfest, passou a adotar a Reinheitsgebot, a lei de pureza da cerveja. Ela restringe os ingredientes da bebida a água, cevada e lúpulo. Essa lei foi atualizada ao longo dos anos: acrescentaram, por exemplo, a levedura aos ingredientes, mas só foi formalizada em 1987.

Foi somente com a Revolução Industrial que a produção de cerveja deixou de ser artesanal e passou a ser fabricada em massa, por indústrias.

Hoje em dia, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial, atrás de China e Estados Unidos. Já entre os consumidores, os campeões são respectivamente República Tcheca, Áustria e Alemanha.

5 lugares imperdíveis para beber cerveja boa

Agora que já contamos a história, vamos ao turismo. Como a cerveja é uma das bebidas mais populares do mundo há uns bons milênios, o turismo envolvendo a bebida e algo cada vez mais bem organizado.

Fizemos uma listinha de destinos imperdíveis para bons bebedores de cerveja, para você colocar no roteiro da próxima viagem.

Munique, Alemanha

A Oktoberfest é sem dúvida a festa da cerveja mais famosa do mundo. Realizada nos meses de setembro e outubro em Munique, a festa é uma tradição de toda a região da Bavária. Já escrevemos aqui sobre todas as cervejarias que fazem parte da Oktoberfest!

Além disso, essa também é nos arredores de Munique, numa cidade chamada Freising, que fica a cervejaria mais antiga do mundo, a Bavarian State Brewery Weihenstephan,  em funcionamento desde 1040.

Você chega lá com um trem e um ônibus, partindo do centro de Munique. O Tour Guiado pela cervejaria dura cerca de 1h20, inclui degustação, um pretzel e um copo de cerveja de brinde. Para mais informações, consulte o site oficial.

Dicas práticas para a viagem:
Onde se hospedar em Munique
O que fazer em Munique
Oktoberfest de Munique: dicas práticas

Bruxelas, Bélgica

Bruxelas é um destino cervejeiro de excelência. Dentre os diversos cafes que trazem diversos tipos de cerveja belga – inclusive, com um copo diferente para cada rótulo. O mais famoso é o Delirium Cafe, que é o bar com mais opções de cerveja do mundo. Listei esse e outros lugares no post sobre bares em Bruxelas.

cerveja belga bares bruxelas bélgica delirium café

A menos de uma hora da capital da Bélgica você também encontra outros bons destinos cervejeiros, como a cidade de Leuve, onde é produzida a Stella Artois desde 1366. É possível visitar a fábrica, mas é preciso fazer reserva. Nos arredores de Bruxelas também estão Gent e Bruges, cidades históricas lindas e com excelentes pubs.

Dicas práticas para a viagem:
O que fazer em Bruxelas, Bélgica: guia completo para sua visita
Onde ficar em Bruxelas: dicas de hotéis e bairros
10 coisas para fazer em Gent, na Bélgica
Bruges, na Bélgica: um guia completo do que fazer por lá

Praga e arredores, República Tcheca

A República Tcheca tem excelentes opções para quem gosta de cerveja.

Praga, a capital, além de ser uma linda cidade, é famosa por sua vida noturna agitada e bons pubs. Indicamos alguns aqui. 

Usando Praga como base, você pode ir até a cidade de Plzeň, que fica a cerca de 90 km da capital, ligada por trens e ônibus. Lá está a fábrica da Pilsner Urquell, uma cervejaria fundada em 1842 e inventora da cerveja tipo Pilsner. Há opções de tour pela cervejaria.

Ceské Budejovice garrafas

Outro destino de cerveja história é České Budějovice, uma cidadezinha fofa, que produz a Budweiser Budvar. Apesar do nome ser o mesmo, terminam aí as semelhanças com a cerveja estadunidense. A Budweiser Tcheca é original, produzida desde 1895.  é um bom bate-volta para quem está em Cesky Krumlov.

Dicas práticas para a viagem:
O que fazer em Praga: roteiro de 1 a 3 dias
Onde ficar em Praga: dicas de hotéis e bairros
A cervejaria Budweiser Budvar em Ceské Budejovice, República Tcheca
O que fazer em Cesky Krumlov, República Tcheca

Dublin, Irlanda

Guinness_cerveja_irlandesa

A famosa cerveja escura irlandesa existe desde 1759. A Guiness é produzida há quase 300 anos com a mesma composição: malte irlandês, água de Dublin, lúpulo e levedura.

Em Dublin, além de poder visitar diversos pubs muito famosos, como o Temple Pub e diversos outros, que citamos no texto com dicas da noite em Dublin. Também é possível visitar a fábrica da Guinness ou participar de uma das experiências promovidas pela marca. Mais informações no site oficial.

Dicas práticas para a viagem:
Onde ficar em Dublin: 5 regiões de hospedagem dentro e fora do centro
Intercâmbio na Irlanda: tudo o que você precisa saber sobre a vida em Dublin

Destinos cervejeiros no Brasil

Para não dizer que só falamos da Europa, o Brasil tem sim excelentes destinos cervejeiros, principalmente de alguns anos para cá, com essa nova onda de produção de cerveja artesanal espalhada por todo país.

Como somos bairristas, não podemos deixar de indicar Belo Horizonte, a capital brasileira dos butecos, também apelidada carinhosamente de Bélgica Brasileira, por conta da grande produção de cerveja artesanal da capital mineira. Já escrevemos um post sobre a história e os bares imperdíveis de Beagá. 

Cervejas da Wals BH

Cerveja Wals, em BH

Dicas práticas para a viagem:
O que fazer em Belo Horizonte
Onde ficar em Belo Horizonte: bairros e 10 ótimos hotéis

Também não poderia deixar de citar Blumenal, em Santa Catarina, famosa pela Oktoberfest brasileira, e que conta também com um circuito de cervejarias que podem ser visitadas o ano inteiro.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Quem inventou a cerveja e a história da bebida

  1. Luiza, tudo bem? Pretendo visitar a Weihenstephan durante a semana. Você informar se posso usar o Bayern Ticket para ir do centro de Munique até a Weihenstephan? Se sim, poderia usar apenas a partir das 9h. Será que consigo chegar na cervejaria até começar o tour (10h)?

    Parabéns pelo blog diferenciado! Jornalismo + Turismo ficou muito fera!

    Abraço,

    1. Oi Anderson,

      Dei uma pesquisada aqui e vi que para ir a Weihenstephan você consegue ir sim do centro de Munique. Segundo o google maps, o trajeto até a estação Freising e mais um ônibus até a porta da cervejaria seriam 41 minutos. Ou seja, dá tranquilo para sair as 9h e chegar a tempo do tour das 10h.

      O Bayern Ticket cobre toda a região da Bavária e todos os tipos de transporte, então sim, pode usar.

  2. Oláá, tdo bemm?? Eu já experimentei uma marca Inglesa, uma irlandesa e uma bélgica, e, por enquanto, pra mim, a que está ganhando é a inglesa… Uma delíciaa, parecia que tinha mel . Espero conhecer muitas outras (se possível, nos locais onde são produzidas . Rs rs rs ). Um abraço !!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.