Como viajar durante o inverno na Europa

Como viajar durante o inverno na Europa

Muita gente se pergunta se vale a pena viajar para o hemisfério norte no inverno. A questão é que é bem nesse período que grande parte das pessoas consegue tirar férias. Então fica o dilema: viajo no frio mesmo ou adio a viagem mais uma vez?

Minha resposta é: viaje! E, veja bem, eu sou a pessoa mais friorenta que eu conheço, com a exceção, talvez, da minha irmã mais nova, que veio para Europa agora na nossa viagem de família. Essa foi a dúvida, inclusive, para minha mãe e irmãs: seus trabalhos só permitem que elas tenham férias em julho e dezembro. Então, aproveitaram uma promoção de passagens e vieram pra cá me encontrar.

Antes de falar sobre a sobrevivência ao frio no inverno na Europa (ou em outros continentes também), vamos aos pontos positivos e negativos de viajar para o hemisfério norte nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Vai viajar? Importante: O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países, inclusive na Europa, e importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício

1. Baixa Temporada

pompeia inverno europa

Ruínas de Pompéia, Itália

Positivo: Passada a semana do Ano-Novo, as cidades ficam bem mais vazias do que o costume. Não tem fila para nada, os preços de hospedagem caem vertiginosamente e você tem a sensação de estar aproveitando os lugares de forma exclusiva. Além, é claro, de aumentarem as chances de promoções de passagem nessa época.

Negativo: Alguns restaurantes fecham, alguns pontos turísticos aproveitam para investir em reformas e restaurações e os jardins não ficam tão lindos.

2. Época de promoções

covent garden

Covent Garden, em Londres

Positivo: Mesmo para quem não é muito de fazer compras, pode ser uma boa época para investir em alguma coisa necessária. A partir do dia 26, praticamente todas as lojas entram em promoção. Eu voltei ontem de Madrid e a El Corte Inglés estava com promoções de 50% de desconto até hoje.

Negativo: Fora as lojas cheias, acho que nenhum. Só tomar cuidado com o peso da mala.

3. Dias mais curtos

Positivo: Olha, os dias podem até durar menos, mas as luzes naturais do inverno são maravilhosas. É cada foto mais espetacular que a outra!

paris inverno na europa

O céu de Paris

Negativo: É bem chato pensar que muitas vezes não vai amanhecer antes de 7h30 e que às 16h o sol já foi embora (varia de cidade para cidade, na verdade). Além disso, os pontos turísticos também fecham mais cedo durante o inverno, então é necessário planejar seu dia de acordo com isso.

4. Época de Chuva e Neve

Positivo: Você dar sorte, como eu, de não ter começado a chover ainda. Além disso, é bem bonito ver neve nessa época perto do Natal, mas não são todos os países europeus que têm neve. Esquiar também vira uma possibilidade de passeio, assim como patinar no gelo.

inverno da europa londres

Trafalgar Square, Londres

Negativo: Para começar, aumentam as chances de você ver muitos dias cinzas (passei por isso em Madrid). Em alguns países da Europa, os meses de dezembro e janeiro são de chuva intensa. Portugal, Espanha e Itália são alguns deles. Já nos lugares onde neva, especialmente o norte e o leste europeu, têm chances do voo atrasar, transporte público atrasar, enfim, essas coisas.

5. Festas de final de ano

Positivo: A época de Natal e Ano-Novo não pode ser considerada baixa temporada, já que as cidades ficam cheias. A decoração natalina é um encanto só, assim como as feiras de comidas típicas. O Ano-Novo, apesar de celebrado com menos animação do que no Brasil, pode ser divertido (eu já contei nesse post como é o Réveillon em Paris).

winter wonderland londres

Winter Wonderland, em Londres

Negativo: As festas são feriados prolongados para muita gente e várias atrações turísticas fecham nos dias 24 e 25 de dezembro e 1º de janeiro. Em Londres, o transporte público nem funciona direito. Fora isso, muitas filas para tudo.

Depois dessas ponderações, cada um pode decidir o que vale a pena para si. Morando aqui e tendo feito uma viagem de 20 dias com a minha família, a conclusão é que, apesar do frio, vale a pena vir para Europa no inverno. Então, vamos para a próxima parte deste texto: como sobreviver ao frio?

Como arrumar a mala para o inverno na Europa

Já faz uns dois anos que escrevi um post com dicas para enfrentar o frio e a neve. As dicas lá ainda estão bem atuais, então corre e vai ver o post. As dicas de hoje são para como arrumar sua mala e pensar suas roupas para os dias de inverno na Europa.

Para começar, repita esse mantra: não traga mais de uma mala! Mesmo com as roupas mais pesadas, isso não é necessário. Está duvidando? Saca só o que você precisa, para uma viagem de uns 20 dias:

paris família

Eu e minha família em Paris

– Um bom casaco. As chances de você já ter um bom casaco comprado no Brasil são muito baixas. Ou você pede um casaco para alguma amiga/parente (que te sirva bem, por favor), ou você deixa para comprar quando chegar na Europa (ou Estados Unidos, enfim, vale a mesma coisa).

Você não precisa de dois casacos! A não ser que você more na Europa, você usará esse casaco uma vez no ano, no máximo. Além disso, repare na rua, está todo mundo andando igual, de cores escuras. Vai por mim, trocar de casaco não vai fazer diferença na sua foto: deixe essa diferença para os acessórios.

– Um tênis e uma bota. Isso vale se você vier para lugares onde o inverno é menos rigoroso. Mesmo em Londres e em Paris, a temperatura não vai muito abaixo de 2 graus negativos. Então, se não estiver chovendo/nevando, o seu calçado do Brasil vai funcionar (no máximo, compre uma palmilha térmica, vende em qualquer loja de departamento – na Primark custa 2 euros).

Porém, se você for para lugares mais frios e com muita neve, não leve nenhum sapato na mala. Vá calçando um tênis ou uma bota brasileiras mesmo e deixe para comprar um calçado adequado no seu primeiro destino de viagem. Lembre-se, o calçado que você comprar deve ser impermeável, reforçado com algum material quente por dentro e com solado antiderrapante.

madri praça de espanha

Moça numa praça em Madrid, de vestido

– Cachecol, touca, luvas e meias. Dois cachecóis, duas toucas (ou um chapéu e uma touca) e um par de luvas (ou dois pares, caso você costume perder muito suas coisas). Esse é o mínimo e básico necessário para uma viagem de 15 dias.

Se estiver muito desesperada por conta das fotos, tenha três cachecóis de cores diferentes. Isso sem contar que, se você viajar com outra mulher (ou com outro homem, depende do seu gênero, rs), dá para trocar os acessórios entre vocês e duplicar as opções.

O material é bem importante: quanto mais grosso e de boa qualidade, melhor. Além da touca, se você for muito friorento, compre também um abafador de ouvidos. As luvas precisam ser de lã muito grossa ou de couro, para suportarem o frio. São nessas extremidades que perdemos mais calor.

Ah, nem preciso reforçar que aqui na Europa essas coisas são muuuuuito mais baratas que no Brasil. Então, se você não tiver nada disso, seguindo o mantra, leve uma e deixe o resto para comprar aqui. No caso das meias, melhor só levar um ou dois pares do Brasil e comprar uns três pares de meia térmica aqui. Sai por uns 3 euros e esquenta muito o pé, mesmo se seu sapato não for dos melhores.

– Roupa térmica. No Brasil isso é bem caro, mas aqui na Europa, especialmente na Primark (não estou recebendo por isso, é só porque é a loja mais barata mesmo), sai bem barato comprar calça térmica. Eu comprei uma calça mais “gordinha” de veludo dentro, que usava nas cidades mais frias, tipo Paris e Londres. E uma outra também quente, mas um pouco mais fina, fio 300 com fleece, para as cidades menos frias.

Minhas irmãs estavam usando meia-calça fina por baixo dessas calças, para esquentar mais. Aí vai do frio na perna de cada um. Não vi necessidade de comprar blusa térmica, porque acho que incomoda. Dá para usar aquela “segunda pele” do Brasil mesmo. Duas são suficientes.

– Duas calças. Uma você vai vestindo, a outra vai na mala. E se sujar? Bem, você lava. Sem contar que no inverno a gente não transpira quase nada e vai estar com outra calça ou meia-calça por baixo. Ah, para o pessoal do estilo, leve calças de cores diferentes para variar o casaco preto.

londres luiza beco diagonla

Nos estúdios do Harry Potter, em Londres, uma das poucas vezes que tirei foto de blusa aberta

– Três blusas finas de manga comprida. Essas blusas devem ser bem ajustadas ao seu corpo, mas sem atrapalhar os movimentos, já que vão ser a primeira (ou segunda, se estiver de segunda pele), camada de roupa.

– Três ou quatro sueters mais grossos, de lã ou moletom. Essa é a segunda ou terceira camada de blusa. No hotel, quando estiver se vestindo, provavelmente você já vai sentir calor na hora de colocar essa blusa. Nas cidades mais frias eu usava as três peças de roupa e nas demais só duas e o casaco. Tenha sueters  de cores diferentes, para variar um pouco o estilo, apesar de que, no frio mesmo, seu casacão vai estar sempre fechado e ninguém vai ver nada do que vem por baixo.

Ufa, no final, você não vai aguentar mais colocar esse tanto de roupa e vai até sentir saudades do calor de 50 graus no Brasil.
por do sol napoles inverno europeu

Pôr do Sol maravilhoso em Nápoles, Itália

Sou jornalista, tenho 29 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

117 comentários em Como viajar durante o inverno na Europa

  1. Olá Luiza,

    Pretendo passar um mês na Europa entre 28/12 e 28/01, até então seria
    Portugal, Espanha e França,( e talvez Londres) acha que consigo escapar da chuvas?

  2. Oi Luiza. Muito bom seu blog. Vou para Viena, Praga e Budapeste no fim de fevereiro. Preciso comprar palmilhas térmicas e meia calça grossa. Como vou fazer uma escala de 7 horas em Lisboa pensei em ir ao Centro Comercial Vasco da Gama na praça das nações. Vi sua dica da loja primark, mas lá não tem essa. Será que encontro essas palmilhas na C&A? Obrigada pela atenção.

  3. Ola Luiza, td bem?
    Ficou muito legal as dicas, serão de grande ajuda no meu primeiro mochilão.
    Farei em dezembro (Que frriiiiooo) kkkk Ja comprei a passagem de ida e volta, porem tenho uma dúvida: Dentro da Europa, as passagens de avião entre os países é melhor comprar com antecedência aqui do BR ou comprar quando eu estiver já na europa?
    Obrigado desde já, abraços

  4. Olá, adorei as dicas sobre o inverno europeu. Estou planejando ir à Itália no fim de dezembro chegando em Roma e ficar até 5 de janeiro com última parada em Zurique, Suiça. Gostaria de dicas e conversar caso você já tenha feito uma tour. Mas a pergunta principal é sobre como conseguir passagens mais baratas saindo do Brasil. Obrigada!

    • Oi Amanda,

      Tem várias dicas aqui no blog, só você procurar pelos países.

      Para passagem barata, infelizmente, não tem muito truque não. Só pesquisando mesmo.

      Sobre o roteiro, cuidado para não colocar cidades demais em pouco tempo.

  5. Olá Luzia. Quais cidades vc recomenda da Espanha para viajar em janeiro? Ou vc não recomenda? Quero viajar na segunda quinzena de janeiro p Europa e não sei qual destino escolher. Obrigada

  6. Olá!estou planejando uma viagem para Amsterdã, Roma, Veneza e Paris para o ano que vem,com duração de 15 dias, e estou na dúvida se devo ir no final de março (após o dia 20) ou na metade de abril (após o dia 10). Existe muita diferença entre a temperatura (e horas de dia claro) entre essas duas datas? Tenho uma preferência maior pelo final de março, entretanto, se a diferença for significativa eu iria em abril mesmo. E em relação a valores de alimentação e hospedagem? Você sabe me dizer se mudaria mt entre essas datas? Adorei as suas dicas! Obrigada pela atenção

    • Oi Jéssica,

      É difícil prever. Mas do final de março para o meio de abril é uma distância curta de tempo e a diferença não é significativa assim, mais a sorte ou o azar de chover ou estar frio.

  7. Estou procurando sobre o clima no início de dezembro. Sempre vejo alguem falando sobre o clima no Natal e Ano Novo. Pode me informar se indo dia 4 eu pego o mesmo frio do Natal?

  8. oi Luiza! ja conheceu alguma cidade em horas de conexão? sera que é muito arriscado? vou de casal pra madri e vamos tentar ir pra londres de avião, comprando daqui. tem as opções de conexão de 8 ou 10h em zurique, o mesmo em frankfurt ou 22h em amsterdã – fiquei toda empolgada!! MAS é seguido ao natal, inverno… será muito arriscado contar que vai da pra bater perna num desses lugares no friozão? melhor garantir conexões curtas?
    espero ter escrito num canal viável para vc. abraço!

    • Oi Joana,

      Acho que é possível dependendo da cidade. Coisas a verificar: se o aeroporto tem lugar para você deixar a babagem guardada. Se o transporte entre o aeroporto e a cidade é fácil e quanto tempo leva.

      Isso de ser natal pode ser um problema, então você precisa verificar também se nessas cidades tudo fecha (em Londres, por exemplo, até algumas linhas de metrô param).

  9. Luiza boa tarde.
    Pretendo viajar em Janeiro/18 para a Europa, eu + esposa + filho (8 anos).
    Teria um roteiro adequado tendo em vista uma criança na viagem?
    Já viajamos pra Portugal e Espanha. Gostaríamos de conhecer outros países.
    Obrigado.

  10. Oi Luíza, tudo bem?
    Eu e meu marido iremos para Europa pela primeira vez em dezembro a partir 15/12 ate 02/01 e a nossa ida e volta é por Paris, poderia nos ajudar para onde podemos ir e quantos dias ficar, seria possível?
    Muiiiito obrigada.
    Bjs,
    Marcela

  11. Oi Luiza, gostaria de agradecer pelo POST.

    Ia levar metade do meu guarda roupa e cheia de receios. Agora estou conseguindo ser objetiva e confiante na organização da mala. Isso com certeza contribui pra uma viagem mais tranquila. Abraço

  12. Oi Luiza td bem? Vou fazer um intercambio de Ingles em Malta em dez/17 e vou ter o mês de janeiro livre para passear pela Europa. Quais países vc indica? Nunca viajei pro exterior então queria aproveitar o máximo que desse mesmo com o frio. Itália e França seriam boas opções? Pensei na Grécia também. O q vc indica? Quais cidades? Ps: adoro seu blog e já acompanho há 3 anos!

    • Oi Priscilla, tudo bom!

      Janeiro é um mês bastante frio, muita coisa fecha por conta das férias e da baixa temporada. Então, é melhor se concentrar em cidades mais turísticas e maiores. Então, sim Itália e França são boas opções. Já a Grécia vale a pena os locais no continente, como Atenas e Meteora, mas evitar as ilhas e praias.

      Também dá pra ir nas capitais, que vão ter movimento: Bruxelas, Amsterdam, Berlim, Budapeste, Praga, Bucareste, Sofia, etc

  13. Olá, fazendo um planejamento para a Europa em Dezembro. Parabéns pelas postagem, muito uteis. Só uma pergunta, quando você escreve duas calças, a duvida, que tipo de calça ? ? ?

  14. Ola,
    Estarei indo para Lisboa em 06 março, para um congresso e depos vamos para Paris em 14 março, como é o clima aí nesses dias? Muito frio?

    Obgda

    Renata

  15. Olá luiza !!
    Bom dia !!

    Gostaria de algumas dicas…
    Estou querendo passar a minha lua de mel na Europa, mas o grande desafio esta sendo como decidir, considerando a temperatura l, vamos na primeira semana de dezembro .
    E pensamos em Espanha , França e Itália. O que vc acha ? Ou teria outros destinos para nos indicar ??
    Obrigada !!!

    • Oi Paula,

      Desculpe a demora para responder.

      Acho que já tem bastante coisa para ver nesses três países. Em dezembro é frio mesmo, não tem como fugir disso. Mas vocês podem aproveitar o que tem de romântico nessa estação: lareiras, neve, etc.

  16. Luiza, o blog é fantástico, sempre com dicas legais!!! Consegui convencer meu marido a ir para Portugal no período do Carnaval do ano que vem. Como já conhecemos, no ano passado, uma parte do Alentejo, Lisboa, Porto e Douro, a princípio ele tinha sugerido irmos para o Algarve. Ainda que esteja longe da alta temporada, o objetivo não seria fritar no sol… Mas tenho dúvidas se vale conhecer nessa época (25/02 a 01/03), se os restaurantes fecham, se está muito frio. O que você nos recomenda? Passagens já compradas (chegamos no Porto no sábado pela manhã e voltamos por Lisboa na quarta à noite). Obrigada!!!

  17. Luiza, tudo bom?
    Ano passado fui a Italia pela primeira vez e peguei várias dicas suas..
    Esse ano irei de novo… Você tem alguma recomendação de onde posso ver neve, sem esquiar, e de trem? Ficarei em Firenze, La Spezia, Verona e Bologna.
    De preferência um bate e volta…

    Obrigada!! 🙂

    • Oi Taci,

      Agora você me pegou. Eu não sei onde você pode encontrar neve com certeza. Certamente, na região dos Alpes vai ter neve, mas é bem mais ao norte e não sei se é um bate-volta viável, porque nunca fiz. Desculpe!

  18. Olá! Nossa, ler este post me empolgou mais um pouco.
    Estou querendo ir a Europa ( Lisboa, Madri e Roma) pela primeira vez. A intenção é ir em março, abril ou maio. (Posso tirar férias em um desses meses).
    Março costuma chover nessas cidades? O frio não me dá tanto medo, mas tenho receio que a chuva atrapalhe meus passeios.
    O que acha?

  19. olá Luiza
    Estou indo p Egito em fevereiro e quero aproveitar uns 5 dias na europa uma vez que vou passar passar por lá. estou na dúvida por onde, onde for menos frio sem neve. O que acha de Roma. é caro neste época lá. e da para andar numa boa, ou as atrações são longe uma da outra.

    • Acho Roma uma boa. Não neva na cidade e as atrações que são normalmente lotadas estarão um pouco mais vazias com a baixa temporada.
      Dá para andar sim entre a grande maioria das atrações, mas prepare-se para muito, porque tem muuuita coisa para ver na cidade!

  20. Luiza, tudo bem?

    Pretendo voltar à Europa em fevereiro de 2017, passar dez dias aproveitando o feriadão de carnaval.
    Estou em dúvida de para onde ir, o que vc me recomendaria nessa época específica? Pensei em Roma e Veneza, vc acha viável? Não queria Paris, pois já fui 2x…

    Vamos um casal, sem levar as crianças.

    Obrigada desde já, e parabéns pelo blog!

    • Oi Márcia,

      Sim, Roma e Veneza podem ser uma boa. Claro. há um risco de chuva, mas também é uma boa época para ver essas cidades e atrações um pouco mais vazias do que as típicas multidões.

      Uma outra opção pode ser Roma, Florença e Nápoles. Digo isso porque se estiver chovendo em Veneza, há o risco de alagamento.

  21. Ola Luiza estou indo pela primeira vez à Europa vou com minha filha de 15 anos, Iremos no mes de fevereiro, período de carnaval. Dispomos de 15 dias. O que Vc sugere?

  22. Bom dia. Gostei muito das suas dicas, mas ainda tenho muitas duvidas. Vou viajar para a terra santa em janeiro e na volta vou ficar 5 ou 6 dias em Roma/Italia e gostaria de saber se é possivel fazer alguma coisa nesses dias de inverno em Roma. Gostaria de ir a Napolis, Veneza, Pompeia, Reggis Calabria e em Roma mesmo. É possivel fazer isso em janeiro nos dias 25/01/2017 até o dia 31/01/2017? Obrigada.

    • Oi Tânia,

      Não recomendo você fazer isso. Roma tem muuuitas coisas para ver e é melhor deixar para conhecer esses outros lugares numa outra oportunidade.

  23. Oi Luiza!!! Moro em Porto Alegre/RS estou planejando uma viagem a Paris/Londres para inicio de fevereiro/2017, e estou bem apreensiva em relação ao clima, e também pq irei sozinha.

    abraço

    • Oi Vera,

      Desculpe a demora para responder,

      Quanto ao frio, segue as dicas do post e você estará bem. Se você é de Porto Alegre já está mais acostumada com o inverno do que boa parte dos brasileiros.

      Sobre ir sozinha, são cidades grandes e tranquilas para conhecer sozinha. Tenho certeza que irá adorar!

      Abraço,

  24. Fala Luiza, tudo bem? Muito legal suas dicas, sou do Rio e adoro calor minha filha mora em Londres e o tempo que tenho para ir visitá-la é em janeiro, sei que é muito frio e gostaria de conhecer todo o Reino Unido e Paris, minha maior preocupação é com chuva e como bom carioca só gosta de chuva dentro de casa. Esta época costuma chover muito?

    • Oi Jorge,

      Inverno é período de chuva na Europa. Você pode dar sorte, como eu dei com a minha família e não chover. Mas não dá para prever. Há possibilidade de que chova todos os dias!

  25. Boas Luiza.
    Estou a planear umas férias para janeiro de 2017 e gostava de saber quais os melhores destinos na Europa para não apanhar dias chuvosos e cinzentos. Tinha em mente Barcelona ou algumas cidades italianas

    • Oi Raisa,

      Varia muito. Nos dois anos que estive aqui, teve um que fez calor até o meio de novembro e depois a tempratura ficou em torno de 15 graus. No ano anterior, em novembro a temperatura estava em torno de 3 graus e muita chuva.

      Ou seja, traga bons casacos, mas não deixe de trazer coisas para meia estação, porque eu já peguei até praia em novembro em Portugal.

  26. Olá Luiza,
    embarco dia 10/12/16 para Itália, devo passar na Suiça e Alemanha, a França estava no roteiro mas estou querendo tirá-la.
    Me diga por favor, nessa época costuma sim fazer bastante frio na Europa, todos sabemos, mas é possível passear a pé tranquilamente pelas ruas? Quero muito fazer passeios assim, como fazemos quando viajamos por exemplo aqui dentro do Brasil mesmo, isso é possível? Você já viajou nessa época, saindo de um país onde a temperatura estará na média 30 graus, partindo para o destino a encontrar provavelmente 0 grau? Como faço para não passar frio nesse intermédio de tempo?Rsrsrs pois sairei daqui de vestidinho e rasteirinha certamente.

  27. Olá pessoal,

    Eu e minha esposa vamos fazer um mochilão (com mochilas mesmo) na Europa por uns 20 dias (+/-).
    Somos um casal que enfrenta de tudo, desde camping a hotéis e qualquer temperatura.
    Pensando nesse assunto de roteiros de inverno na Europa, gostaria que você sugerisse 4 ou 5 cidades (capitais ou não) para visitar no inverno (entre dez, jan ou fev).
    Abraços

    • Olá. Tudo bem? Já fecharam roteiro de vocês? Quando vão?
      Meu namorado e eu acabamos de comprar nossas passagens e estamos um pouco perdidos diante de tantas cidades maravilhosas a serem conhecidas.

  28. Oi Luíza! Vou completar em Novembro 4 anos de casada e quero viajar para Europa “Paris” não posso ficar muitos dias trabalho 😞 São 7 dias. Gostaria de saber sobre frio e quais passeios posso fazer sem gastar horrores. Qual a média de gastos por dia.

    Beijos

  29. Oie , estarei indo para Lisboa e Madrid no início de novembro , como é a temperatura nessa época do ano . Pretendo fazer uma viagem econômica , qual uma média de gastos de um casal diariamente?
    Obrigada

    • Oi Anderson,

      É o tipo da coisa que não dá para prever. É a temporada de chuvas, mas não quer dizer que vai chover todos os dias e toda hora… mas existe a possibilidade

  30. Oiii, adorei o seu post! Estou indo para a Europa (pela primeira vez na vida) no fim do mês, mas especificamente para a Holanda e passarei 12 dias lá. Sua postagem me tirou muitas dúvidas. Já estava ficando com receio de encarar uma viagem internacional e não sabia exatamente o que levar na mala e a quantidade de cada coisa. Ufa! Suas informações foram preciosíssimas.
    Mas afinal, eu to querendo saber: no final de fevereiro – começo de março é muito frio? Eu tenho que me preparar do jeito que você falou ou já vai estar mais quentinho?

    Abraços!

  31. Oi Luiza! Adorei seu blog!

    Estou me preparando pro frio Europeu, pois meu marido quer passar as festas de fim de ano 2016 com a família dele, em Portugal, ficaremos cerca de 25 dias. Ele é neto e filho de portugueses, mas nunca foi a terrinha!
    Como dito, nunca fomos a Europa, eu conheço bem o frio, morei no Nordeste dos EUA por 6 meses, no inverno, porém ele não.
    Visitaremos em Portugal, Lisboa, Castelo Branco e Serra da Estrela, que é onde os familiares vivem; e quero incluir mais belezas portuguesas, pode me sugerir?
    Além das belezas de Portugal quero visitar os países mais próximos, mas vou reservar pra isto uns 10 dias. O que me sugere, com custo benefício interessante? Somos um casal animado, e boêmio.
    Abraços, Bru.

    • Oi Bruna,

      Dá uma olhada nesse post aqui, tem boas sugestões de roteiros em Portugal: https://www.360meridianos.com/2015/12/roteiros-de-viagem-portugal.html

      De cara, sugiro que incluam Porto no passeio. Coimbra, Tomar, Aveiro, Guimarães e Braga também são opções legais mais ao norte.

      O único país próximo de Portugal (por terra, pelo menos) é a Espanha. Se vocês curtem vida noturna e querem um lugar que não seja caro, Madrid sem dúvida é uma excelente opção. E na Espanha também há muitas outras cidades interessantes: Barcelona, Salamanca, Toledo, Bilbao, Granada…

      Abraços

  32. Olá Luiza!

    Boas dicas. . .estou pensando em um outro mochilão na europa. Desta vez pretendo fazer alguns países do leste europeu que não fiz e pegar tmbm os países escandinavos. . .como vc acha que é a temperatura na media nos meses de fevereiro e março? To pensando em ir por la em 2016. . .

    Parabens pelo blog, obrigado pelas dicas e bons ventos :*

    • Oi Jonatas,

      Fevereiro ainda é um mês bem frio e que costuma ter neve, onde neva. Março começa a esquentar um pouco. Mas isso em países frios não quer dizer calor, longe disso.

  33. Lu parabéns pelo seu blog 😉

    Vou sair do Brasil (muito calor) com destino a Londres ( muito frio)

    Você teria alguma dica para dar a respeito de como se vestir durante a viagem?

    E outra dúvida…

    Posso levar um kit de remédios já que estará muito frio tenho medo de ficar resfriada com dor de garganta ou algo rs

    🙂

    • Viviane, eu costumo viajar com roupa normal e confortável (leggings, tenis e camiseta) e levo na bagabem de mão um casaco mais quente. Dependendo do nível de frio da cidade, antes de sair do aeroporto, assim que retiro a bagagem, vou ao banheiro e me troco para o que chamo de kit neve. Mas eh bom levar algo na babagem de mão, pq nunca se sabe o que pode acontecer com a bagagem despachada.

    • Oi Viviane,

      O truque são as camadas. Leve um casacão bem potente na mão. Esse você só vai vestir quando chegar em Londres. E deixe na mala de mão o cachecol, as luxas e touca.

      E aí vá para o aeroporto de calça, bota, uma camiseta e um casaquinho. Você vai passar calor só no caminho até o aeroporto. Dentro do aeroporto e do avião costuma ser bem fresco por causa do ar condicionado.

      Pode levar alguns remédios sim. Se você tiver receita, melhor. Mas se forem remédios mais comuns, antigripais, é mais tranquilo (e em Londres você pode comprar também em qq farmácia).

  34. Luiza, seu blog maravilhoso!
    Estou planejando uma viagem Alemanha/Itália e estou em dúvida na data, inicio de Outubro ou final de Dezembro, devido a temperatura. Adoraria ver neve, mas não gostaria de pegar muita chuva.
    Nos hostels eles oferecem cobertores suficientes para pessoas friorentas ou só o aquecedor é suficiente?? rs

  35. Olá Luiza, espero que veja esse post.

    Primeiramente, parabéns pela sua página. Dicas incríveis para os “leigos em Europa”. hehehe

    Me caso em Janeiro e penso em passar a lua de mel em algum lugar da Europa. Apesar de saber das baixas temperaturas, gostaria de indicações de destinos onde o inverno não seja tão rigoroso.

    Beijos

  36. Oi Luiza! Dicas perfeitas, parabéns! Só lembrei de uma coisinha a mais que usava muito no inverno europeu: spray impermeabilizante. Comprei uma vez na Decathlon e espirrava em tudo: bota, tênis, casacão, mochila…

    Ajuda muito pra suportar a chuva sem encharcar a roupa e o sapato, apesar de a maioria dessas peças já ser preparada para isso. Com a exposição e lavagem constantes acabam perdendo um pouco a impermeabilização e o spray ajudava.

    Bjs

  37. Ola, nossa adorei sei texto, muito bem humorado.
    Então, eu vou para Paris em Dezembro, para passar o natal. Estou preoucupada em não conseguir fazer as coisas a pé devido ao frio…rs
    Estive o ano passado, em fevereiro em Paris, estava frio, mas estava de boa.
    Vou seguir suas dicas para fazer a mala. achei interessante.
    Obrigada

    • Oi Jaqueline,

      Dá para fazer as coisas a pé sim, desde que não esteja chovendo, acho que é tranquilo. E também uma desculpa perfeitas para paradas estratégicas para um café ou chocolate quente =D

    • Oi Luiza
      Obrigada pelas dicas, gostei muito.
      Vou pra Paris em Janeiro e estou muito apreensiva com relação a levar minha filha de 1ano e meio.
      Tem algo a me dizer?

      • Oi Isabel,

        Olha, eu não sei te dizer nada sobre isso, só o que sei sobre o frio, que está no post.
        Dá uma olhada em blogs de viagens com crianças, talvez eles possam te ajudar mais nesse sentido

    • Uma dica é sempre acompanhar a previsão do tempo e, no caso de chover em um dos dias, reservar esse dia para algum roteiro em local fechado. Ex: visitar o Museu do Louvre

  38. Oi Lu, estou indo para Paris agora nas férias,(minha primeira viagem à Europa) ainda decidindo se segunda quinzena de janeiro ou primeira de Dezembro, peguei todas as suas dicas, gostaria de saber se nessa época neva, se sim quais as dificuldades que podemos passar, conseguiremos visitar as coisas a pé? e gostaria de saber se vc acha que conseguiremos subir na torre Eiffel
    Muito obrigada.
    Bjos

    • Oi Pamella,

      Não costuma nevar, não. Mas você pode dar a sorte (ou o azar, rs) que neve esse ano. Mas esteja preparada para chuva.

      Fora isso, dá para fazer todos os passeios que você quiser, sem problema nenhum, inclusive subir a torre

  39. Oi Luiza, obrigada pelo post.

    Estou acostuma a viajar pra Europa no início de Dezembro, mas esse ano vou na primeira semana de novembro para Viena e Praga. Estou meio apreensiva quanto a roupa que devo levar. Não se se me preparo pro mesmo frio que peguei em Paris em 05/12/14 ou se devo esperar algo mais quentinho. Alguma dica?

  40. Gosto muito de viajar no inverno. Também tive a linda experiencia de ter Pompei só pra mim! Fiz a besteira de levar 2 tenis super ventilados aqui do Brasil, peguei a maior nevasca em Firenze, quase congelei! acabei comprando aquelas botas chinesas feeeeias (mas super quentinhas) por 5 euros!! meu look era de aterrorizar qualquer fashionista – casaco preto, bota feia marrom, luvas azul marinho ….hahaha!!!

  41. gostei muito deste seu post. Obrigado pelas dicas. Estou indo agora dia 20/12/2015 e volto dia 03/01/2016 tem algo mais que eu deveria saber para este periodo especifico? vamos passar o natal em Paris e o reveilon em Roma (fora umas 6 ou 7 cidades que tem no pacote), mais uma vez obrigado e um forte abraço.

  42. Camila! Ótimas dicas. Vou no final do ano passar o Natal com minha filha que esta fazendo intercambio em Dublim -Irlanda.Pretendemos passar 25 dias conhecendo alguns Países da Europa, já comprei roupas para o frio na Decatlon; mas sempre é bom ouvir algumas dicas de viajar no inverno para Europa.

  43. Olá, Luiza! Gostaria muito de em Janeiro de 2016 realizar uma viagem com minha família para o Velho Mundo. Pensamos em conhecer Portugal e Espanha. Você poderia me ajudar com algumas dicas? Estamos pensando em viajar após o ano novo e ficar no máximo 15 dias para conhecer algumas cidades da bela Portugal e principalmente realizar meu sonho de conhecer Toledo na Espanha. Sou professora de História e ano que vem eu e meu esposo iremos fazer 25 anos de casados. Agradeço se possível sua ajuda! Obrigada

    Marisa Schaefer

    • Oi Marisa,

      Posso ajudar, mas preciso saber sobre o quê você precisa de dicas?
      Temos alguns posts sobre Portugal e Espanha, você já deu uma olhada neles?

      Abraço

      • Olá, Luiza! Professora está sempre atarefada e demorei para lhe retornar, desculpa! Nossa ideia é chegar dia 01 de janeiro em Madri e de lá pegar um outro avião para ou Porto ou Lisboa. Gostaria de conhecer os arredores de Porto e alugar um carro para chegar até Lisboa ou o contrário. Aonde você acha melhor chegar por Porto ou Lisboa? Outra coisa estamos querendo alugar apartamentos em vez de ficarmos em hotel! Pelas minhas pesquisas os valores são melhores, mas você sabe se vale a pena? Depois iremos para Madri. Estou lendo seus post e tentando montar o melhor roteiro, mas para quem não tem experiência da um frio na barriga! bjs e obrigada

  44. Olá Luiza,
    Quero conhecer a Europa em Fevereiro mas ainda estou em dúvida em relação ao destino! Quais lugares você indicaria para uma primeira viagem à europa em fevereiro com duração de 15 dias mais ou menos? Obrigado!

  45. Oi Luiza,
    As dicas de como arrumar a mala para o inverno na Europa foram certeiras.
    Levei somente o que foi sugerido e o resultado foi uma mala mais leve e roupas suficientes.
    Continue com suas dicas de viagem, são “tudo de bom”.
    Beijos.

  46. Oi Luiza,estou arrumando minha mala e vou levar o que está sendo sugerido. Depois te conto se foi suficiente ou se tive que fazer umas comprinhas, como quem vou achar ruim, hahaha!!! Bjs.

  47. Olá!! Parabéns pelo post! Está excelente! Acabei de voltar de viagem da Europa (passei o mês de dezembro, inclusive Natal e Ano Novo lá) e achei as dicas precisas!
    Em relação às roupas, acho que é isso mesmo o necessário, eu acabei comprando a roupa térmica na Decathlon aqui em SP por um preço ótimo e ajudou bastante! Além disso, dava p/ lavá-la no hotel p/ usar todo dia pq secava rapidinho!
    Só não consegui seguir a dica de uma mala – como eu e meu marido somos dois boêmios compramos muita cerveja e vinho (como não comprar cerveja na Bélgica e vinho em Portugal, né?), então além da mala grande levamos uma menor de mão cada um p/ ajudar a trazer as biritas p/ casa!
    No mais, o maior ponto negativo de ter viajado foi o dia escurecer cedo (e com isso tudo fechar mais cedo). Em alguns momentos, o planejamento tinha que ser bem feito p/ conseguirmos fazer tudo que queríamos, mas de vez em quando faltava alguma coisa – é bom que temos mais um motivo p/ voltar hehehe
    Mais uma vez, excelente post! Parabéns!

  48. Eu amei o post e faço qualquer negócio para não viajar no verão. Mesmo lugares de praia eu escolho a primavera para ir. Foi assim em Bermudas. 😉

    Estava lendo os comentário e super me identifiquei com a Cândida. Também tenho vários casacos e encharpes mesmo morando no estado do Rio de Janeiro.

    Bjinhos pessoal do 360!

  49. Luizaa!! Estou indo à Madri e Lisboa no início de março…será que estará muito frio? Estou pensando em levar um casaco, segunda pele, meia-calça, legging, uma calça jeans e uma bota…será que dá?

    Beijooooo

    • Oi Izabella,

      Em março já vai estar menos frio, certamente. Ainda é frio para os padrões brasileiros, mas acho que esses itens que você falou dão conta.

      bjsss

  50. Adoro viajar no inverno! Moro em Belém do Pará e tenho uns 5 ou 6 casacos! Hahahahahah A louca dos casacos! Sempre que viajo compro meu “enxoval” de inverno. Não gosto das blusas térmicas, uso como primeira camada, blusas de algodão de manga longa, que comprei na UNIQLO, são baratinhas e seguram o calor do corpo. A GAP também tem dessas blusas de algodão. Echarpes e lenços tenho um monte! Na hora de viajar escolho quem vai! Hahahahah Faço o mesmo com os casacos. Cada um ou dois são escolhidos para viajar. Minha malas eu uso para guardar essa roupa toda, já que na minha cidade nunca uso nada disso. Guardo tudo lavado e com raiz de Patchouli, uma erva da Amazônia que é ótima como repelente de traças e outros insetos e não deixa cheirinho de mofo ou de roupa guardada. Quando preciso da roupa para viajar, elas estão lindas, lavadas e cheirosas!

    • haha, Cândida, você é muito divertida!
      Enxoval de inverno para quem mora em Belém do Pará…kkkk

      Eu também uso blusa de algodão, comprei na Primark por 3 euros!
      Você bem podia exportar essa raiz de Patchouli hein, adoro esses produtos naturais “mágicos”

      bjs

      • Luiza, podemos resolver a entrega do Patchouli! Chego ao Porto dia 28/03/2015 e fico 10 dias, até 09/04/2015. No fim de semana da Páscoa, ou seja,de 03 a 05 de abril, vamos ter reunião dos Silva em São João da Pesqueira, região do alto Douro. Escolhes se pegas a encomenda no Porto ou na Pesqueira. hahahahaahahah Na Pesqueira temos sempre bons xaropes e excelentes pomadas (vinhos tintos) e ótimos chás de cidreira (vinho branco), além de um farto pic nic no sábado e um belo almoço no domingo. Nós, os Silva, somos boa gente! Diz lá onde queres retirar a erva cheirosa?

        • Oi Cândida, que legal, vou adorar te conhecer =)

          Vou te adicionar no facebook e combinamos. Acho que no Porto deve ser mais fácil de encontrarmos, porque eu devo viajar na semana da Páscoa. Se não for, essa reunião dos Silva parece muito boa, hehe!!

          bjs

          • Olá Candida. Adorei o que voce falou sobre “enxoval de inverno”, hahahaha. Sou natalense mas moro em Curitiba desde meus 8 meses de idade. Nem tenho sotaque mas curto muito minha terrinha.
            Como desejo conhecer Belém gostaria de algumas dicas.
            Aguardo notícias.
            Abraço
            Liége

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: