fbpx

O que fazer em Córdoba, Argentina: roteiro de dois ou mais dias

Distante das paisagens impactantes das montanhas andinas e deserto, Córdoba parecia uma parada menos interessante na nossa viagem pela Argentina. Tanto é que no nosso roteiro sobraram poucos dias para dedicar a ela. No entanto, a segunda maior cidade do país soube muito bem como nos encantar e nos fazer desejar uma próxima visita.

Para ajudar no planejamento da sua viagem, preparamos esse guia completo com o que fazer em Córdoba, na Argentina, como dicas de atrações e passeios, onde ficar, o que fazer na noite de Córdoba, o clima e muito mais.

Leia também: Onde ficar em Córdoba: melhores hotéis e regiões

Vale a pena visitar Córdoba, Argentina?

Localizada a 715 quilômetros de Buenos Aires, Córdoba não impressiona tanto por suas atrações turísticas, mas compensa com o clima agradável e tranquilo do interior, a animada vida noturna de uma cidade universitária e uma cena cultural tão intensa que rendeu a ela o título de Capital Cultural das Américas. Ao todo, são sete universidades sediadas lá, entre elas a mais antiga da Argentina e uma das mais concorridas da América do Sul, a Universidade de Córdoba.

Onde ficar em Córdoba, Argentina

Por sua posição estratégica, bem no centro do país, Córdoba é uma boa parada de descanso no caminho para os Andes ou para o norte. A boa notícia é que é possível ver as principais atrações da cidade em poucos dias, em um roteiro fácil de fazer a pé. Basta a ajuda de um mapa (preparamos um que você pode utilizar logo abaixo)

Além das atrações no centro, há também algumas caminhadas e bate-volta possíveis nos arredores da cidade. Mas, sem dúvida algumas, o que mais encanta na cidade é o clima jovem, boêmio e descolado, garantido pela enorme presença de estudantes no local.

Dica: A maior parte das atrações não abre aos sábados e domingos. Se possível, programe sua visita para um dia útil ou faça um fim de semana estendido de três dias para aproveitar melhor a cidade.

Como chegar em Córdoba

O Aeroporto Internacional de Córdoba (COR) recebe voos da GOL, Latam, Turkish, Copa e Aerolineas Argentina, saindo de Guarulhos.

Para quem já está no país, a cidade também recebe voo das principais cidades argentinas. Por terra, linhas de ônibus também fazem o trajeto. Ainda de Buenos Aires, são cerca de 8 horas de estrada, mas os veículos costumam ser confortáveis e servem lanchinhos.

Há linhas que ligam a Mendoza, Rosário e Salta, para citar algumas delas.

Clima em Córdoba

Os verões em Córdoba costumam ser quentes e úmidos. Os invernos, por outro lado, é fresco e seco, mas a cidade costuma manter o céu limpo durante boa parte do ano. A temperatura ali costuma variar de 5 °C a 30 °C e raramente fica abaixo dos 0 °C ou supera os 35 °C.

A melhor época para visitar Córdoba é entre outubro e abril, durante o verão argentino. Contudo, como o inverno ali não é rigoroso, visitar a cidade em outras épocas do ano é perfeitamente possível.

Seguro de Viagem para a Argentina

Contratar um seguro de viagem é essencial na Argentina e em qualquer viagem. Por mais que seja perto de casa, o melhor é viajar protegido para não sofrer com os imprevistos. Veja a aqui algumas razões e dicas de como pagar menos de 10 reais por dia no seguro, com as nossas dicas e cupom de desconto!

Seguro Viagem:
América do Sul
AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
Assistência médica USD 30.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O que fazer em Córdoba, Argentina, em dois ou três dias

Roteiro a pé pelo centro de Córdoba

Seguindo o roteiro acima, você vai conhecer as principais atrações do centro histórico de Córdoba à pé. O roteiro pode ser feito em uma tarde e inclui as seguintes atrações:

  • A) Plaza San Martin
  • B) Museo de la Memoria
  • C) Manzana Jesuítica
  • D) Cripta Jesuítica
  • E) Mercado Norte
  • F) Paseo del Buen Pastor
  • G) Iglesia de los Capuchinos

Se você está na cidade durante o fim de semana, também vale a pena incluir nesse roteiro a Feira de Antiguidades do bairro Güemes. Se você preferir, pode contratar um tour guiado pela centro da cidade para aprender ainda mais. Dá para contratar o passeio com antecedência e segurança aqui.

Abaixo você encontrará informações de visita dessas e de outras atrações de Córdoba.

As principais atrações de Córdoba

Manzana Jesuítica

Manzana Jesuítica - Córdoba

A ocupação jesuítica deixou lembrança bem no microcentro de Córdoba. Chamado de Manzana Jesuítica, esse quarteirão é repleto de história. Por ali, você pode visitar:

  • a Igreja da Companha de Jesus, que tem o teto em forma de barco invertido (e que foi mesmo projetado por um engenheiro naval);
  • a Capilla Doméstica, que fica logo atrás da igreja; um prédio construído para ser um seminário, mas que hoje faz parte da Universidade Nacional de Córdoba e que ainda abriga parte da biblioteca jesuítica e o Museu Histórico da Universidade (entrada: 10 pesos)
  • o Colégio Nacional de Monserrat, que ainda preserva os claustros originais. Todas construções do século 17.

Plaza San Martin

Córdoba, Argentina

É a praça central da cidade, construída no século 16. O lugar é muito vivo, cheio de gente, artistas de rua e, muitas vezes, exposições culturais. Nos arredores, fica o Cabildo, que abriga em suas dependências o Museu da Cidade, e a Catedral de Córdoba, que tem fachada humilde, mas interior exuberante.

Praça de Córdoba, Argentina

Museu da Memoria

O que fazer em Córdoba - Museu da Memória

Quem tiver interesse na história latino-americana do século 20 precisa visitar esse museu, que foi construído em um antigo centro de detenção e tortura da ditadura argentina. Ali, ativistas políticos eram presos e torturados e, muitas vezes, tinham seus filhos sequestrados e doados a famílias simpatizantes do sistema.

Hoje, o lugar é repleto de fotos de pessoas que desapareceram no período e nunca mais foram encontradas. Fica pertinho da Praça San Martin e da Manzana Jesuítica, na calle San Jeronimo.

Cripta Jesuítica

O que fazer em Córdoba - Cripta Jesuítica

Construída no século 18, a cripta jesuítica acabou soterrada e esquecida durante muitos anos, até ser redescoberta por acaso, em uma obra para instalação de cabos telefônicos, em 1989. Encantada com o tesouro recém-encontrado, a prefeitura restaurou o lugar e o transformou em uma espécie de centro cultural, que recebe mostras artísticas e apresentações. Na esquina da Rivera Indarte e Av. Colón.

Mercado Norte

Todo mundo já sabe que visitar mercados públicos é uma das minhas atividades preferidas quando estou viajando. O de Córdoba é um bom lugar para tomar um café ou vinho, almoçar ou apenas passear pelas barracas de frutas, vegetais, queijos e embutidos. Fica na Rivadavia, na esquina com a Oncativo.

Paseo del Buen Pastor

Esse prédio que chama a atenção no centro de Córdoba já funcionou como capela, mosteiro e prisão feminina. Hoje, é um centro cultural badalado, que exibe obras de artistas locais. Sabe o mais legal? O lugar tem uma capela anexa que foi dessacralizada e hoje é palco de shows a apresentações artísticas. O lugar ainda exibe um show de luzes todas as noites. Os horários variam conforme a estação.

Em seu entorno, diversos bares frequentados pelos estudantes de Córdoba podem te dar um vislumbre do que é a vida noturna local. Fica na Av. H Yrigoyen.

Palacio Ferrerya (Museu de Belas Artes Evita)

Além do prédio belíssimo, construído em 1914, o lugar abriga um museu de belas artes com mais de 400 obras divididas em três andares. Também na Av. H Yrigoyen. Site do Museu.

Parroquia Sagrado Corazón de Jesús de los Capuchinos

O que fazer em Córdoba - Igreja

Uma impressionante igreja neogótica que chama a atenção de longe. Foi construída entre 1928 e 1934, sem um campanário que é para remeter à imperfeição humana. Esquina das ruas Buenos Aies de Obispo Oro.

Parque Sarmiento

O que fazer em Córdoba - Parque Sarmiento

Um grande e agradável parque, perfeito para fazer um piquenique ou dar uma pausa na correria da viagem. O lugar possui quadras esportivas, lagos, museus, zoológico, um teatro grego, uma pista de patinação, ciclovia e pista para caminhada.

Paseo del Bicentenário

O que fazer em Córdoba - Paseo del Bicentenario

Praça construída em comemoração ao bicentenário da independência argentina. O lugar é adornado com 201 anéis que representam os marcos na história do país. Fica entre o Museu Caraffa e o monumento ao General Juan Bautista Bustos.

Feria de Antiguidades

O que fazer em Córdoba - Feira de Artesanto

Ocorre aos finais de semana no bairro Güemes, uma região que nasceu sendo povoada pela classe operária. Excelente para comprar artesanato local e lembranças de viagem. Funciona no mesmo quarteirão do Museu Iberoamericano de Artesanías, às margens do rio. Ao redor ficam diversas galerias de artesanato e design, além de antiquários, ateliers de moda e bares descolados. Leia nosso post completo sobre a Feira de Artesanato de Córdoba.

Vida Noturna em Córdoba

Córdoba possui uma das vidas noturnas mais agitadas da Argentina, culpa dos mais de 100 mil estudantes que vivem ali. Grande parte dos bares badalados estão concentrados na Nova Córdoba, justamente por ser um bairro que agrega muitos estudantes.  Basta perambular pelas ruas ao redor da calle Belgrano que não tem erro, você vai encontrar um lugar para tomar um – ou vários – drinks.

Descubra mais dicas de bares e restaurantes no nosso post completo sobre a noite em Córdoba, Argentina

Bate-voltas a partir de Córdoba

Há diversas atrações riquíssimas nos arredores de Córdoba, perfeitas para um bate-volta ou escapada rápida no fim de semana. Grande parte delas podem ser feitas por conta própria, mas diversas agências de turismo na cidade oferecem passeios que incluem transporte de e para o seu hotel, alimentação, guia e atividades especiais, como cavalgadas. Aqui há uma lista com algumas opções. Não deixe de conferir também a seleção abaixo:

 

Alta Gracia

Uma pequena vila no meio das montanhas, Alta Gracia está a 35 km de Córdoba. As principais atrações são uma impressionante estância jesuíta do século 17 e o Museu Casa Che Guevara. Foi ali que o guerrilheiro passou parte da infância e da adolescência. É possível contratar empresas turísticas para fazer o tour ou ir por conta própria, utilizando o transporte público.

Villa General Belgrano

De colonização alemã, General Belgrano faz você se sentir na Europa. Em especial em outubro, quando ela hospeda sua própria versão do Oktoberfest. A viagem de micro-ônibus, partindo do Mercado-Sud, em Córdoba, dura duas horas.

Carlos Paz

A principal atração dessa cidadezinha é um espalhafatoso relógio cuco, mas não deixe de aproveitar o teleférico. O lugar também é cheio de hotéis temáticos na beira do lago. Está a 36 km de Córdoba.

Capilla del Monte

Ponto de encontro de ufólogos do mundo inteiro que tentam um contato com extra-terrestes no Cerro Uritorco. Histórias de contatos imediatos são registrados na cidade desde 1935 e qualquer habitante da cidade vai afirmar ter visto figuras misteriosas no céu.

Onde ficar em Córdoba, Argentina

Hotéis nos arredores da Plaza San Martins, na região de Nova Córdoba ou em La Cañada estão nos melhores pontos para ficar na cidade. Córdoba não é muito grande e dá para caminhar tranquilamente entre as principais atrações, por isso, escolher locais com localização central é um tiro certeiro.

Veja aqui alguns hotéis recomendados para ficar em Córdoba:

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

20 comentários sobre o texto “O que fazer em Córdoba, Argentina: roteiro de dois ou mais dias

  1. Estou indo em setembro pra Argentina rumo ao Chile, gostei das dicas… vou separar pelo menos 1 dia para Córdoba, gosto de cidades mais históricas com bom acervo. Obg pelas dicas, valeu!

  2. Oi, Natália.

    Cara me decepcionei um pouco com Córdoba. Ela não é uma cidade ruim, mas acho que aumentam muito a bola dela, hehe.

    Na minha opinião, é só mais uma cidade grande.
    Passei uns perrengues na cidade também, e se não fosse uma galera bem legal e a energia do lugar, teria saído furioso e frustrado.

    Eu conto mais da minha experiência aqui no meu blog, se você quiser dar uma olhada:

    viagenselinguagens.com.br/index.php/2016/12/07/cordoba-ciudad/

    Um abraço,

    Simão Simões

    1. Nossa relação com as cidades também tem muito a ver com nossas experiências. Difícil gostar de um lugar que só te levou perrengues hahah Córdoba tem seu charme, não é Buenos Aires, mas tem seu charme. Espero que um dia você possa vê-la com outros olhos 🙂

  3. Oi, Natália!
    Gostei muito das dicas..

    Eu e o meu esposo gostaríamos de aproveitar o carnaval de 2017, e conhecer Córdoba.
    Como é o clima nesta época? É um período favorável para um viagem romântica?

    Abraço

  4. Natália, vou para Córdoba em Outubro, sabe se a Oktoberfest acontece o mês inteiro na Villa General Belgrano? Ou é somente em alguns dias do mês?

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.