fbpx

Como não alagar seu banheiro no exterior

No último dia 15 de março, o Brasil se dividia em discussões políticas de vários tipos. Enquanto isso, eu, do outro lado do Oceano Atlântico, vivia uma questão de vida ou morte: meu banheiro tinha virado uma piscina.

Tudo começou mais cedo nesse mesmo dia, quando eu resolvi aproveitar meu primeiro domingo no apartamento novo para fazer uma faxina. Munida de um balde, bucha e produtos de limpeza, parti para a missão de limpar o banheiro tão bem quanto a amiga que divide a casa comigo, a Vale, tinha feito na semana anterior.

Depois de passar os produtos e o sabão para todo lado, parti para a fase dois da missão: jogar água. Esse é o método não muito ecológico para finalizar a limpeza dos banheiros que eu aprendi na vida: você passar sabão, depois joga água, escorre a água e Voilá, banheiro limpo!

Banheiro da Luiza no Exterior

Como é meu banheiro

Depois de terminar a chuva artificial na minha casa de banho portuguesa, comecei a reparar que a água não estava indo para lugar nenhum. Estava lá, ensopada no mesmo lugar. “Será que esse ralo está entupido?” Pensei, já meio desesperada. Fui tentar mexer com ele, só para descobrir que aquele círculo prateado bem no meio do meu banheiro não era ralo coisa nenhuma. Provavelmente um objeto de decoração bem do esquisito, já que ele não se movia, mas também não tinha nenhum orifício que permitisse a água passar.

Banheiro no Exterior Luiza

Essa bola prateada não é um ralo…

Nesse momento, comecei a procurar outro ralo no banheiro, mas, Spoiler Alert: não tinha nenhum. Quer dizer, até tem o ralo do chuveiro e da pia, mas nada de ralo no chão, a la banheiros brasileiros. Nessa hora, fiz o que qualquer pessoa sensata faria: corri para o Facebook e pedi socorro publicamente…

Felizmente, as pessoas não riram de mim (ou não só riram de mim), mas vieram me dar palavras de apoio. Pelo visto, não só eu, mas todo mundo que é imigrante ou expatriado já passou por situação semelhante: banheiro no exterior, ou pelo menos, banheiro na Europa, não tem ralo:

“Quem nunca? Só quem não morou fora, rs. O próximo passo é vc insistir em lavar o banheiro a la Brasil e arrancar os azulejos por excesso de água,rs.” (disse a Liliana Stahr, do Catálogos de Viagens, criando um novo pânico na minha vida: os azulejos em queda!)

“O segredo de lavar banheiro em Portugal: um esfregão e um balde para escorrer.” (disse o Diogo, colega que já fez mestrado aqui na terrinha)

Mas gente, vocês não estão respondendo minha dúvida: como escoar a água????

Não escoa. Você usa todos os panos possíveis para secar. Mas como ninguém usa pano para isso aqui e pano de chão não existe, você usa mop ou umas roupas que já deviam ter ido para o lixo mas vc insiste em manter,rs.” – Voltou a responder a Liliana. O Diogo completou: “A água não escoa, tem que ter panos pra secar. Se não tiver pano de chão suficiente, escolha aquela toalha mais velhinha para sacrificar. Passei por essa uma vez.” (Pelo visto todo mundo acha que eu tenho roupa ou toalha velha sobrando).

Depois disso ainda vieram as sugestões para improvisar no ralo:

Já passei por isso. O jeito foi usar mil panos de chão pra ‘transportar ‘ a água do chão pra banheira. E torcer cada pano mil vezes, e começar tudo de novo rsrs … Haja braço” (sugestão da minha antiga chefe dos tempos de TV UFMG, Mônica Catta Preta).

“Usa a pá de lixo pra coletar a água para um balde e do balde pro box ou banheira.” (ideia da Cândida Silva, leitora fiel aqui do blog.)

Eu já ia iniciar a tentativa de desafogamento do banheiro, combinando todas as técnicas sugeridas acima, quando a Vale finalmente saiu do Skype e veio em meu socorro. Não teve muito jeito não: o esfregão teve que ser usado para ir secando a água aos poucos, sendo torcido de tempos em tempos no balde.

Esfregao banheiro no exterior

Quem salvou o dia? O esfregão!

Na próxima aula do mestrado, minha amigas portuguesas não perdoaram meu pedido de socorro público e deram início à zuera. Uma outra amiga brasileira me lembrou que ela já havia passado pela mesma situação e me contado, mas eu apaguei a informação da minha memória.

Essa semana, antes do dia da faxina, eu fui ao supermercado e comprei uma seleção variada de produtos de limpeza que prometem deixar meu banheiro brilhante e cheiroso. Fiquei uns 15 euros mais pobre, mas pelo menos me livrei da piscina indoor.

produtos de limpeza portugal

Vocês aí já moraram fora e viveram alguma situação semelhante? Ou já repararam outras coisas muito diferentes em casas no exterior?

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.