fbpx

5 museus para conhecer em Lisboa

Eu amo Lisboa, mas não sei se Lisboa me ama de volta. As duas vezes que fui lá, choveu muito. Imagina cinco dias de chuva, com curtos períodos de estiagem. Com isso, conheci muitos museus, cada um com temática completamente diferente uns dos outros. Resolvi listar aqui cinco opções de museus em Lisboa que eu gostei muito e que são uma boa pedida tanto para períodos chuvosos, quanto para dias de sol. Porque um tiquinho de cultura nunca é demais.

E a gente tem outros posts bem legais sobre outros pontos turísticos de Lisboa, que você deveria conferir também:

Onde ficar em Lisboa: dicas dos melhores bairros

O que fazer em Lisboa: roteiro de 3 dias

A história do Castelo de São Jorge

E muito mais sobre turismo em Portugal

Museu do Palácio Nacional da Ajuda

Museus em Lisboa - Palacio Nacional da ajuda

Esse aqui foi meu favorito e é uma ótima combinação para quem vai passar o dia na região de Belém, já que fica para aquele lado, mais afastado do centro. Pouca gente sabe da existência desse palácio, mas eu acho que a visita vale muito a pena. O que tem de tão especial? Bom, ele foi construído para a Família Real após o Terremoto de Lisboa, com o objetivo de manter rei, rainha e príncipes confortavelmente seguros, no alto de uma colina na região de Belém/Ajuda (que tem baixa sismicidade).

A família real se mudou para lá em 1761 e daí seguiram-se vários percalços como um grande incêndio, as invasões napoleônicas e a fuga da família real para o Brasil, o retorno para Portugal e as idas e vindas de vários personagens históricos até a instauração da república em 1910, quando o palácio foi fechado.

Palácio_Nacional_da_Ajuda_-_Salão_de_baile

Foto: Concierge.2C – CC BY-SA 3.0

Hoje está tudo restaurado e achei emocionante circular por salas suntuosas e salões de baile e jantar onde circularam figuras como D. João VI e Carlota Joaquina.  E é bom dizer que os espaços não perdem em nada para Versalhes. Aliás, o governo de Portugal realiza cerimônias oficiais lá até hoje.

O Palácio Nacional da Ajuda funciona de 10h às 18h, todos os dias, exceto nas quartas-feiras. O ingresso custa 5 euros (com descontos para estudantes, idosos e crianças).

Museu Coleção Berardo

Museus em Lisboa Coleção Berardo

Foto: Dilum2444 – CC BY-SA 3.0

Indo do antigo para o moderno, o Museu Coleção Berardo também é uma opção de passeio legal para quem for passar o dia em Belém. Esse museu, claro, não agrada todo mundo: é um museu de arte moderna e contemporânea. Tem várias exposições, permanentes e temporárias. Eu particularmente gostei muito da Exposição Permanente Coleção Berardo (1900-1960), porque tem algumas obras mais conhecidas e que eu conheço um pouco melhor, de Salvador Dalí, Marcel Duchamp, René Magritte, Joan Miró, Andy Warhol, entre vários outros nomes que apreciadores de arte do século 20 certamente reconhecerão.

Museus em Lisboa - Coleção Berardo
Museus em Lisboa - Coleção Berardo

Enfim, dá para conferir no site deles quais exposições vão estar lá na época da sua visita. Ah, esqueci de contar uma informações muito importante: é gratuito.

Fica aberto de terça-feira a domingo, das 10 às 19h.

Lisbon Story Centre

Museus em Lisboa - Story Centre

Mudando de área da cidade, o Lisbon Story Centre é um museu de história interativo que fica na Praça do Comércio e, como o nome diz, conta a história de Lisboa. Esqueça o construções históricas ou mobiliário antigo, aqui nesse museu o que importa são as telas dos computadores e as informações multimídia. É uma exposição bem montada, um tiquinho infantil, sem dúvida, mas bem interessante para quem quer conhecer melhor a cidade. A parte que conta a história do terremoto de Lisboa é MUITO legal. Abaixo, um vídeo bem curtinho que mostra um pouco como é a exposição:

A entrada custa 7 euros (com desconto para idosos, crianças e estudantes) ou 8 euros, incluindo a subida aos Arcos da Rua Augusta (recomendo). Aberto todos os dias, de 10h às 20h. Mais informações no site oficial.

Museu do Design e da Moda

Museus em Lisboa - MUDE

Foto: Aariops – CC BY-NC-SA 2.0

Outro museu gratuito que fica ali na região da Praça do Comércio também, do lado dos Arcos da Rua Augusta. O Museu do Design e da Moda, ou MUDE, tem várias exposições temporárias e uma exposição fixa. As coleções mostram figurinos, mobiliários, peças de estilistas famosos e objetos interessantes que contam a histórias. Não é um museu grande, mas eu achei bem interessante e de fácil acesso.

Fica aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. Mais informações no site do MUDE.

Museu do Fado

Se você tiver somente uma tarde em Lisboa e quiser andar pelas ruas da cidade, eu sugeriria a Alfama. Esse é o bairro mais antigo da capital portuguesa e é bem típico, com casinhas próximas umas das outras, construídas num zigue zague nas ladeiras. O lugar é conhecido pela qualidade dos restaurantes e pelas casas de Fado, então não poderia haver lugar melhor para colocarem um Museu do Fado.

Museus em Lisboa - Fado

Museus em Lisboa - Museu do Fado

O Museu tem uma exposição permanente relativamente pequena, mas muito bem construída, contando a história do estilo musical e seus intérpretes mais famosos. Como não poderia deixar de ser, é um museu bem interativo e dá para ouvir muita música boa durante a visita. O Museu do Fado fica aberto de terça a domingo das 10h às 18h e custa 5 euros. Mais informações no site oficial.

Imagem Destacada: Palácio Nacional da Ajuda. Foto: Joaomartinho63 – CC BY-SA 3.0

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comentários sobre o texto “5 museus para conhecer em Lisboa

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.