fbpx
Tags:
Atlas: Santiago, Chile

Confiteria Torres, restaurante histórico em Santiago

Seiscentos metros separam o Palácio de La Moneda, sede da presidência do Chile, da Confitería Torres, um dos mais antigos restaurantes de Santiago. Fundada em 1879, a Confitería surgiu por uma razão no mínimo inusitada: o cozinheiro de uma família rica de Santiago era tão bom, mas tão bom, que o patrão dele se cansou de emprestar os serviços para os vizinhos. Resolveu abrir um negócio para o cozinheiro.

Pronto! Assim nasceu um dos endereços mais tradicionais para a comilança no Chile. A localização central e, claro, a comida, logo começaram a atrair gente importante. Até mesmo alguns presidentes do país, que passaram a ser frequentadores do local – a Confitería tem até uma parede só com retratos de ex-presidentes que comeram por ali.

Veja também: Onde ficar em Santiago, dicas de hotéis e bairros

O que fazer em Santiago – as principais atrações

Presidentes do Chile

Um dos mais celebres deles foi Arturo Alessandri Palma, que foi presidente em duas ocasiões, nas décadas de 20 e 30. Ele costumava deixar  o Palácio e caminhar até a Confitería, sempre acompanhado por Ulk, um dogue alemão. Até que frequentadores da Confitería acharam que seria engraçado levar outro dogue alemão para conhecer o cão presidencial. O resultado? Briga feroz entre os dois cães, que só foram separados com baldes e baldes d’água, deixando todo mundo (inclusive o presidente) molhado.

confiteria torres

Pensa que acabou? Outra fofoquinha presidencial envolve Ramón Barros Luco, presidente entre 1910 e 1915. Ele pedia sempre o mesmo prato: um simples pão com queijo e carne. O cozinheiro se acostumou tanto com o desejo presidencial que acrescentou o item ao cardápio. Hoje, Barros Luco, além do nome de um ex-presidente do Chile, batiza também um dos lanches mais populares do país.

A tradição presidencial não para por aí. A Confitería Torres mudou de dono e foi completamente reformada, ganhando uma espécie de porão. Hoje, é lá que políticos, artistas e gente importante costumam se encontrar. “O vice-presidente esteve aqui semana passada”, contou um dos responsáveis pelo restaurante, durante nossa visita ao local.

onde comer em santiago

Mas e a comida?

Ok, nessa altura você já entendeu que esse restaurante é cheio de história, uma espécie de Café Tortoni de Santiago, embora o ambiente do restaurante, até mesmo por conta da reforma, não seja tão grandioso quanto o irmão portenho. Mas e a comida? É boa?

dicas de onde comer em santiago

Estive lá no final de março, durante uma blogtrip pelo Chile, a convite do Valle Nevado. Foi minha primeira refeição em Santiago – paramos lá assim que chegamos do aeroporto. E gostei bastante, principalmente porque a especialidade da Confitería Torres é comida chilena. Para você ter uma ideia, veja como foi meu almoço por lá: ostras com queijo (é muito bom!), salmão e um sorvetaço de sobremesa. Para beber, a preferência (não só minha, mas de quase todo mundo que estava lá) foi o suco de framboesa. E outras coisinhas mais. 🙂

Quanto custa? O prato principal fica entre 40 e 50 reais, entradas e sobremesas saem por algo em torno de R$ 15, o que deixa a conta final com algo entre 80 e 90 reais por pessoa, dependendo do tanto que você come e bebe, claro. Uma boa opção para quem procura bons restaurantes, mas com preços que ainda entrem no bolso.

Comida Chilena

Onde comer em Santiago

Serviço: Confitería Torres

Alameda 1570, Centro de Santiago.
Estação de metrô Los Heroes.
Aberto de segunda a sábado, das 10h às 00h
Recentemente a Confitería abriu filiais no Palácio de la Moneda (vai ver para atender melhor a presidenta) e na Plaza Peru.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável em qualquer viagem. Não fique desprotegido no Chile. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício com nosso código de desconto.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Confiteria Torres, restaurante histórico em Santiago

  1. Oi Rafael, só uma observação. Ao ler que vc se referia a “Café Tortoni de Santiago”, acho que na verdade seria Buenos Aires, né?
    Adorei as dicas!

    1. Ei, Mariana. A ideia foi comparar mesmo. É como se esse fosse um “Café Tortoni de Santigo”, comparando com o famoso restaurante de Buenos Aires. 🙂

      Abraço e obrigado pelo comentário.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.