fbpx
Tags:
Atlas: Santiago, Chile

Vale a pena viajar para o Chile no verão?

O Chile combina com inverno. Basta pensar nos brasileiros, gente que todos os anos invade Santiago em busca das estações de esqui ao redor da capital chilena. Lógico que isso não é um problema – eu também já aderi a essa peregrinação brazuca pela neve. Isso foi no inverno de 2012, quando visitei o Chile pela primeira vez. Embora a neve (e o frio) estivessem lá, ao ir embora eu jurei que voltaria ao país, mas a próxima visita seria no verão. Ou pelo menos numa estação mais quente.

Se você acompanha o Instagram do 360, então já sabe que eu voltei recentemente do Chile, uma viagem de cinco dias, a convite do Valle Nevado. Como eu imaginava, viajar numa estação mais quente – fui no fim de março – garantiu uma experiência completamente diferente, quase outra viagem. Por quê? Vários motivos.

Dica importante: Não cometa o erro de viajar para o Chile sem um seguro viagem. 

Entenda a razão e saiba como conseguir um seguro com desconto

1- É muito mais legal visitar as vinícolas

Depois da neve, a segunda maior atração do Chile é o vinho. Não apenas o comprado no supermercado (e que pode custar mais barato que leite), mas visitar uma das muitas vinícolas, ou Viñas, chilenas. O passeio pela Concha y Toro, uma das maiores vinícolas do mundo, é tradicional, mas existem centenas de opções. Em todas elas, o verão é muito melhor que o inverno. Assim estavam as Viñas quando eu estive no Chile pela primeira vez, em julho de 2012. Ó:

Foto-de-vincola-em-Santiago-Chile

Sem uvas, sem folhas, necas. A visita ainda é legal, mas fica muito mais bonita (e fotogênica) assim:

Vinícola Santa Rita, Chile
 Viña Santa Rita, março de 2015
Viña Montes, Chile
Viña Montes, março de 2015
Até o processo de separação das uvas eu pude acompanhar, o que tornou o tour muito melhor. A degustação dos vinhos, claro, continuou boa como sempre.
Vinícola Montes, Chile
Viña Montes,  março de 2015

2 – O Oceano Pacífico é logo ali

Viña del Mar, cidade a duas horas de Santiago, é outra campeã na preferência dos brasileiros. É que o mais famoso balneário do Chile conquista pelo Oceano Pacífico, algo tão real para o turista brasileiro quanto a neve: a gente até sabe que existe, mas passa a maior parte da vida sem vê-lo.

Agora, imagine correr para as montanhas, digo, para Viña del Mar, mas dar de cara com temperaturas nada convidativas para colocar um pezinho no Pacífico? Aconteceu comigo, que observei o Oceano todo encapotado. Feliz, mas sem praia.

Vina del Mar, aves na praia
Viña del Mar, no inverno de 2012

3 – Temperaturas brasileiras

28 graus durante o dia e 15 de noite. Assim estavam os dias durante minha segunda passagem pelo Chile. Tempo ótimo.

Por outro lado, quando estive lá no inverno, enfrentei temperaturas próximas de zero. Ruim? Claro que não. Na realidade, o frio pode ser bom, algo novo, principalmente para quem vive num país tropical. Mas a verdade é que é muito mais fácil viajar no verão. Você não precisa comprar roupas de inverno. Não precisa pensar muito no que levar. Não precisa encher malas e malas com agasalhos. Não precisa ter dúvidas: use o que você usaria no Brasil. Pronto.

E você ainda vai ser recebido com cidades cheias de gente nas ruas, aproveitando as árvores, praças, áreas públicas e outros lugares, tudo por conta da temperatura mais agradável.

Santiago, Chile
Ruas de Santiago, março de 2015
Santiago, no Chile
Ruas de Santiago, março de 2015

4 – Cidade menos poluída

Santiago é uma das metrópoles com o ar mais poluído do mundo. Além dos seis milhões chilenos que vivem na região, o principal cartão-postal do país tem um papel nisso: a Cordilheira dos Andes.

É que Santiago está num vale, a cerca de 500 metros acima do nível do mar. De um lado da cidade ficam os picos (muitas vezes nevados) da Cordilheira dos Andes. E do outro? Mais montanhas!

Percebeu como a cidade está cercada por montanhas, fato que dificulta a circulação do ar? Agora pense num fenômeno que atinge todas as grandes cidades durante um inverno seco, a inversão térmica. Isso é muito pior em Santiago, justamente por conta das montanhas.

Para exemplificar, veja fotos da cidade, todas tiradas do mesmo lugar, o Cerro San Cristóbal.

Vista dos cerros de Santiago, Chilhe
 Santiago em julho de 2012
Santiago, Chile
Santiago em março de 2015
 Vista Santiago Chile
Santiago em março de 2015

5 – Esportes de aventura

Não tem neve no verão. Quando tem, é só aquela lá do alto das montanhas, que fica bem na foto, mas está longe pacas. Mas quem disse que a cordilheira tem menos atrações no calor? É nessa época que a região passa a receber esportes como mountain bike, trekking e cavalgadas.

O Valle Nevado, estação de esqui que fica a 3 mil metros de altitude, tem programação com essas atividades. E uma ainda mais interessante, pelo menos para quem não foi vencido pelo sedentarismo: a caminhada até o Cerro El Plomo, a 5.424 metros. São três dias de caminhada, com um visual fantástico como recompensa.

Valle Nevado, Chile
Valle Nevado: altitude de 3 mil metros

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

38 comentários sobre o texto “Vale a pena viajar para o Chile no verão?

  1. Adorei essa matéria sobre o Chile, os hostels são baratos nessa época e os lugares para visitar como as vinícolas pretendo ir fora de época.Melhor ficar no Chile ou em Santiago para se deslocar para fazer os passeios qual o ocal melhor que ficar perto de tudo.

  2. Dois amigos e eu iremos para a nossa primeira viagem internacional para o Chile em março/18. Achei os preços bem diferentes que na temporada de outono e inverno em Santiago. Doido para conhecer a Sky Costanera, o povo chileno (sou professor de espanhol nas horas vagas) e o Pacífico! Alguma dica noturna para Santiago? Abraços

  3. Oi Rafael ,amei ler suas dicAs . Tenho 60 anos e vou ao Chile ano que vem no verão … vamos em um grupos de idosos …
    Falo espanhol , e estou ansiosa para
    Ir . Faremos Santiago e deserto de atacama
    Obrigado
    Bjs no coraçao

    1. Oi, Rosângela. Obrigado por escrever pra gente!

      Boa viagem pra você. Tenho certeza que será inesquecível. Depois conte como foi.

      Abraço.

  4. Oi Rafael ,amei ler suas dicAs . Tenho 60 anos e vou ao Chile ano que vem no verão … vamos em um grupos de idosos …
    Falo espanhol , e estou ansiosa para ir .
    Obrigado
    Bjs no coraçao

  5. Adorei seu post amigo…pretendo ir a Santiago no verão, novembro ou janeiro…
    Mas confesso que a poluição me deixa preocupado, pois tenho asma e rinite.
    Acha que posso ter problemas de saúde mesmo no verão?
    Obrigado!!!!

    1. O problema com a poluição é pior no inverno, Flavio. No verão é como em qualquer grande cidade, tipo São Paulo.

      Abraço.

  6. Rafael estarei indo para o chile em Janeiro, fico feliz pelo seu texto me ajudou bastante. Estava com medo que não desse para aproveitar muito por ser em janeiro mas andei pesquisando e o chile e lindo, estarei indo para santiago. Obrigado pela ajuda!

    1. Janeiro é verão, julho é inverno. 🙂

      Aí depende do que você quer, Andressa, já que são dois países completamente diferentes. Agora, por exemplo, tem nevado bastante por lá.

      Abraço.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.