fbpx

Como esquiar no Valle Nevado, Chile

Enquanto o vento gelado batia em meu rosto, eu descia uma pista de esqui pela primeira vez na vida, na Nova Zelândia. Nunca vou me esquecer daquela sensação, uma mistura de adrenalina e felicidade. Foram dezenas de tombos antes de conseguir realmente esquiar, cada um mais bizarro que o outro. Quer sentir o mesmo? Você nem precisa ir tão longe. Com a aproximação da temporada de neve de 2015, fizemos um passo a passo para quem pretende esquiar na maior estação da América Latina: O Valle Nevado, que fica a cerca de uma hora de Santiago, capital do Chile. Vamos começar do básico, beleza?

Quando ir?

Assim como outras estações de esqui mundo afora, o Valle Nevado funciona o ano inteiro. A questão é que a danada da neve, sonho máximo de brasileiros e outros turistas criados em clima tropical, só aparece no inverno. Em 2015, a temporada de neve do Valle Nevado começa no dia 26 de junho e termina no dia 25 de setembro.

Você também pode passar por lá em outras épocas do ano – eu até aconselho que faça isso caso esteja em Santiago, pois a região é belíssima. Mas para esquiar e praticar esportes de neve, só mesmo nessa época. Fora que os hotéis da estação de esqui só funcionam na temporada.

Agora, do ponto de vista do custo/benefício, a melhor época é a primeira semana da temporada de neve, quando o Valle Nevado costuma oferecer descontos de até 50% na hospedagem, nas aulas de esqui e nos equipamentos.

Veja também: Vale a pena viajar para o Chile no verão?

Dica importante: Não cometa o erro de viajar para o Chile sem um seguro viagem. 

Entenda a razão e saiba como conseguir um seguro com desconto

Como lidar com o mal de altitude?

Hotéis? Como assim?

Pois é, o Valle Nevado tem três hotéis, que se adequam aos mais diversos públicos. O Tres Puntas é um três estrelas voltado para famílias e grupos de amigos, aquelas pessoas que querem ter a experiência de esquiar, mas sem gastar tanto assim com a hospedagem.

O Puerta del Sol é um hotel quatro estrelas com vista para as montanhas ou para as pistas de esqui, dependendo da posição do quarto. A hospedagem nesses dois hotéis inclui café da manhã e jantar. E o hotel Valle Nevado é o cinco estrelas do complexo, garantia de luxo e com pensão completa.

Além disso, há também oito edifícios de apartamentos, opção para grupos de amigos e famílias grandes. Você consegue ver os preços e condições de cada hotel no site oficial. Dependendo da época do ano, há um período mínimo de estadia, que pode variar entre quatro e sete noites. Detalhes aqui.

valle-nevado-chile

E se eu não quiser me hospedar lá?

É claro que você não precisa ficar hospedado no Valle Nevado. Por conta da proximidade com Santiago, muita gente prefere ficar na cidade mesmo, subindo a montanha por apenas um dia para esquiar.

Fica mais barato, óbvio, mas essas opções têm seus problemas: você vai ter menos tempo para curtir a beleza das cordilheiras e terá que pagar pelo ski day, o passe para usar as pistas e teleféricos do Valle Nevado, que já está incluído para quem se hospeda lá. Portanto, só escolha essa opção caso o dinheiro realmente não dê para passar algumas noites na estação ou caso você não tenha tempo e prefira se dedicar mais aos passeios de Santiago.

Além dos hotéis, tenha em mente que estações de esqui são como parques temáticos: lá você vai encontrar também restaurantes, bares e toda a infraestrutura necessária para curtir a viagem.

Veja também: Onde ficar em Santiago? 

hotéis do Valle Nevado, Chile

Valle Nevado no verão

Eu nunca esquiei. É tranquilo?

Como eu disse no começo do texto, eu levei uns trocentos tombos antes de conseguir descer a pista pela primeira vez. Ao mesmo tempo, vi um monte de crianças de sete anos esquiando como profissionais (e me humilhando um pouquinho a cada descida). Ou seja, não é complicado, mas todo mundo que nunca esquiou apanha nas primeiras tentativas. Menos as crianças.

Você pode contratar aulas de esqui, mas isso não é obrigatório. Outra alternativa, caso você esteja viajando com alguém que sabe esquiar, é pedir a ajuda dessa pessoa. Foi isso que nós fizemos – a Lu, que já tinha esquiado nos Estados Unidos, foi a professora da turma, quando eu e a Naty esquiamos pela primeira vez, lá na Nova Zelândia.

O acidente com o Schumacher, na França, pode dar a impressão que esquiar é perigoso. Não é. Tudo passa por não encarar um desafio além da sua capacidade. O Valle Nevado, por exemplo, tem pistas para iniciantes, intermediários, avançados e especialistas. Se você nunca esquiou, não saia da pista para inciantes. E caso não esteja acompanhado por alguém que realmente sabe esquiar, contrate uma aula e garanta o auxílio de um profissional.

Além de esquiar, há outras opções, como snowboarding. Você também pode exercer a criança que há em você e passar seu tempo fazendo bonecos de neve e jogando bolas de neve nos seus amigos. Todo mundo vai saber que você é brasileiro, mas a diversão vai ser garantida. 🙂

Valle Nevado, Chile

Valle Nevado no inverno (Foto: Jimmy Baikovicius, Creative Commons)

E o equipamento?

A menos que você pretenda esquiar de forma frequente, a solução é alugar. Não economize aí: além dos esquis, garanta todo o equipamento de segurança necessário (capacete, óculos especiais, luvas e roupas próprias). Você pode alugar esse equipamento na própria estação de esqui.

A galera que sobe a montanha só por um dia, para economizar, costuma alugar o equipamento na cidade, onde é mais barato, e levar tudo de lá. Tenha em mente, pelo menos no caso dos esquis, que é mais negócio alugar na estação mesmo, afinal carregar aquele trambolho todo montanha acima, no porta-malas do carro ou de um ônibus, é muito perrengue (depoimento de quem já passou por isso). O caso das roupas e outros equipamentos é diferente – pode compensar dar uma olhada nas opções do centro da cidade.

Se optar por alugar o equipamento na cidade, leia o post da Luíza, que fez isso quando esquiou no Chile com a família.

Valle Nevado

Bora esquiar? (Foto: Divulgação)

Como chegar ao  Valle Nevado?

A estação está a 60 quilômetros de Santiago. Para começo de conversa, procure por voos baratos para lá – Gol e a SkyAirline, empresa low cost do Chile, costumam oferecer as tarifas mais competitivas. Clique aqui para buscar por passagens em promoção até durante a temporada de neve

Uma vez em Santiago, você pode alugar um carro ou ir de serviço fretado. Diversas empresas oferecem o serviço, seja a partir de hotéis de Santiago ou de lojas que alugam equipamento de esqui, no centro da cidade. O próprio Valle Nevado também tem um serviço de transfer (pago à parte). Detalhes aqui.

Além do Valle Nevado, a região ao redor da capital Chilena tem mais duas estações de esqui: Farellones e El Colorado. A Luíza esquiou na última delas, em 2012. Leia o relato dela aqui.

*O blogueiro viajou a convite do Valle Nevado.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 comentários sobre o texto “Como esquiar no Valle Nevado, Chile

  1. E se eu não quiser esquiar e mesmo assim ir para o Valle Nevado? Você acha interessante? E partindo do mesmo ponto, eu devo pagar o passe do teleférico se não for esquiar?

    1. Acho, Maria. Eu não esquiei na última vez que estive lá. É uma região muito bonita.

      Você só paga o teleférico se esquiar.

      Abraço.

  2. Voltamos essa semana do Chile e o Valle Nevado foi a melhor parte da viagem. É tudo super bonito por lá e vale MUITO a pena se hospedar na montanha mesmo, pelo menos por uns 2 dias, para aproveitar bem a neve e esquiar. Tinha ido poucas vezes para a neve, mas o Chile me encantou. E o equipamento achamos que foi super em conta para alugar. 🙂

    1. Oi, Aline.

      A questão dos valores depende de uma série de fatores: quando vai ser sua viagem, você vai se hospedar no Valle ou no centro, vai alugar equipamento no Valle ou em Santiago. Por isso é complicado falar aqui.

      Mas neste texto mesmo há links para as páginas do Valle Nevado e para outros posts nossos sobre o assunto. Basta clicar para achar mais informação a respeito. 🙂

      Abraço.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.