fbpx

26 carimbos mais legais para ter no seu passaporte

Todo viajante sabe que um carimbo no passaporte não é apenas uma forma de controle das fronteiras. É uma recordação importante. Tão cobiçada quanto os imãs de geladeira e as bandeirinhas que a gente prega na mochila. É uma forma de contar nossa história por meio dos lugares onde a gente já pisou, das experiências que viveu e das pessoas em quem esbarrou.

Não é raro escutar a lamentação: “Poxa, mas nem deu pra ganhar o carimbo”, quando, por algum motivo, os agentes da imigração não estampam nossos passaportes. Por isso, selecionei alguns carimbos legais, inusitados e cobiçados que ficam bem em qualquer coleção.

1. Machu Picchu

Carimbo de Machu Picchu, Peru

Esse talvez seja o mais famoso dos carimbos inusitados para passaporte. Um dos destinos mais desejados da América do Sul, Machu Picchu deixa a marca como souvenir para qualquer visitante que procurar o centro de informações na entrada do parque. E o melhor é que eles não cobram nada por isso.

2. Check Point Charlie, Berlim

Carimbo Checkpoint Charlie - Berlim

Foto: Benjamin Vander Steen (CC BY 2.0)

Quando o Muro de Berlim estava de pé, apenas alguns pontos de passagem oficiais ligavam o lado soviético à Alemanha Ocidental. Um desses pontos era o Checkpoint Charlie, que fica ali na Potsdamer Platz. Hoje, o lugar virou atração turística e você pode pagar para ter uma série de carimbos de aparência retrô, iguais aos que eram usados na época da Guerra Fria. Um baita souvenir histórico esse, não acham?

3. San Marino

Carimbo de passaporte San MarinoFoto: ENIT – Italian National Tourist Board

Dificilmente você vai precisar mostrar seu passaporte em San Marino. É que o principal acesso a esse pequeno país é pela Itália e, como ambos fazem parte da Zona de Schengen, você não precisa passar pela imigração toda vez que atravessar uma fronteira.

E eu sei, isso é o “chato” da Europa: agora a gente quase não ganha carimbo nenhum ao viajar pelo continente. Mas em San Marino é diferente. Quem quiser marcar a presença no passaporte, basta se dirigir ao Centro de Informações Turísticas, que fica perto do bondinho, e pagar uma taxa de 6 euros para ganhar um selo e um carimbo oficial do país.

4. Ushuaia, Argentina

Carimbo Ushuaia

Foto: GAdventures

Em Ushuaia, a cidade mais ao sul do mundo, viajantes podem ganhar um carimbo de souvenir no escritório de informações turísticas. Quer dizer, um não. São seis modelos para você escolher como você quer decorar seu passaporte. Esse ai, que prova que você esteve no fim do mundo e voltou, é bem legal.

5. Lago Titicaca, Peru

Lago Titicaca, Peru - Carimbo

Foto: Katrina Mauro

Quem visita o Lago Titicaca, no Peru, pode levar para casa um carimbo-souvenir de Uros, uma sociedade pré-inca que vive em ilhas flutuantes nesse lago.

6. Ilha de Páscoa

Carimbo da Ilha de Páscoa

Foto: LecomteB (CC)

A centenas de quilômetros de distância da costa do Chile, a Ilha de Páscoa é um dos lugares mais afastados do planeta e dona de uma história tão trágica quanto interessante.  Se você também sempre se interessou pelas gigantes estátuas de pedra que adornam a ilha, não deixe de levar para casa um carimbo com o desenho dos moais. Basta ir até o posto dos correios. É de graça.

7. Užupis, Vilnius, Lithuania

República de Uzupis carimbo lituania

Užupis é uma pequena “república” de artistas localizada dentro de Vilnius, a capital da Lituânia. Quem visita o lugar pode ganhar um carimbo de graça no Centro de Informações local.

8. Galápagos

Carimbo de Galápagos, Ecuador

Tenha uma prova da sua visita ao arquipélago que inspirou Darwin com os carimbos que ilustram algumas das espécies endêmicas de Galápagos, como o tubarão martelo e a tartaruga gigante.

9. Antártica

Antártica: Carimbos de passaporte

Acho que poucos carimbos devem ser mais legais de ter que os das estações da Antártica. Por ser um continente difícil de visitar, qualquer colecionador de selos no passaporte vai entender o valor de uma marca tão rara.

10. Itaipu

Itaipu - Carimbo

Foto: Divulgação

O Brasil também tem seu carimbo bonitinho para turistas lá em Itaipu. Quem visita a usina pode entregar o passaporte na recepção do Complexo Turístico Itaipu e solicitar o carimbo. É de graça.

11. Palestina

Carimbo da Palestina

Em protesto contra as restrições impostas por Israel nos territórios palestinos, o artista Khaled Jarrar criou um carimbo de passaporte simbólico para seu país. Ele se aproxima de turistas e pergunta se eles gostariam de ter um carimbo da Palestina em seu passaporte. Não é todo mundo que aceita, por medo de represálias. No entanto, o artista afirma que, aqueles que topam, estão ajudando a espalhar a mensagem dos que lutam pela liberdade do país. Jarrar também criou selos e camisetas com a estampa. Você pode conhecer mais do trabalho dele nesta página do Facebook.

12. Círculo Polar Ártico

Carimbo do Círculo Polar Ártico, Finlândia

Rovaniemi, na Finlândia, é uma cidade que fica bem no lugar onde passa a linha imaginária do Círculo Polar Ártico. Mais um carimbo legal para ter no passaporte.

13. Nações Unidas, Nova York

Carimbo da Onu

Ao visitar o prédio da ONU, em Nova York, não deixe de pedir o carimbo do seu passaporte no final. A construção é um território neutro, ou seja, não pertence aos Estados Unidos. Por isso, o carimbo tem valor oficial.

14. Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, País de Gales

Carimbos de Passaporte - País de Gales

Foto: Divulgação

A cidade com o maior nome da Grã-Bretanha estampa seu passaporte com um carimbo legal na loja e centro de informações James Pringle Weavers.

15. Republica de Molossia

Republica de Molossia, Carimbo

Foto: Ryan Jerz (CC BY-NC-SA 2.0)

A República de Molossia é uma autoproclamada micronação que fica dentro de Nevada, nos Estados Unidos. Como toda micronação que se preze, garante um carimbo a todos os visitantes que cruzam a fronteira.

16. Principado de Seborga

Principado de Seborga - Carimbo

Foto: Divulgacão

Outra micronação autoproclamada, só que essa fica no norte da Itália. Ao contrário da Molossia, Seborga conta com algumas centenas de habitantes: são mais de 300 pessoas vivendo ali. Como não foi mencionado nos decretos de unificação da Itália e em nenhum dos decretos anteriores, o Principado se considera independente e possui bandeira, moeda, uma monarquia e, claro, um carimbo de passaporte próprio.

17. República da Concha

República das Conchas - Carimbo

E já que estamos falando de gente que resolveu se proclamar independente, a República das Conchas é mais uma do time das micronações. Situada nas ilhas Key West, no sul da Flórida, existe desde 1982 e emite seu próprio passaporte, que pode ser comprado. Assim como na Molossia, a identidade da República está mais para brincadeira que para realidade política.

18. Manitoba, Canada

Manitoba, Canadá - Carimbo

Foto: Divulgacão

Manitoba, no Canadá, é conhecida por ser a capital mundial do urso polar. Visitantes podem conseguir um carimbo gratuito na agência de correios de Churchill.

19. Ciudad Mitad del Mundo, Equador

Ciudad de la Mitad del Mundo - Ecuador (Carimbo)

Quando você visitar a Cidade da Metade do Mundo, ali onde passa a linha do Equador, vá a um quiosque turístico para ter seu passaporte carimbado.

20. Reserva Nacional de Tambopata, Peru

Reserva nacional Tambopata, Peru - Carimbo

Com mais de 10 hectares de área protegida e entrada gratuita, o Parque Nacional Tambopata, no Peru, deixa nossos passaportes mas bonitos com esse carimbo.

21. Poker Creek, Estados Unidos

Poker Creek, Alaska Carimbo

Por falar em carimbos bonitos, olha esse do Poker Creek, no Alasca. Esse é o ponto de fronteira mais ao norte do estado.

22. Skagway, Estados Unidos

Skagway, alasca: carimbo

Também no Alasca, só que nesse caso no Porto de Skagway, uma cidade com 920 habitantes que, no verão, chega a receber mais de 900.000 pessoas por conta dos cruzeiros que passam por ali.

23. Dorasan Station, Coreia do Sul

Carimbo da Dorasan Station, Coreia do Sul

Se você pegar o trem que, antigamente, fazia o caminho entre Seul e Pyongyang, na Coreia do Norte, na última estação da Coreia do Sul você recebe esse carimbo.

24. Andorra

Andorra - Carimbo

Foto: (c) 2012 Doug Rathburn

Mesmo caso de San Marino, em Andorra, país pequenininho que a gente acessa a partir da Espanha, você também pode ganhar um carimbo ainda que não precise mostrar seu passaporte. Basta pedir a algum dos guardas da fronteira que eles o farão de boa vontade.

25. Liechtenstein

Liechtenstein carimbo no passaporte

O mesmo vale para Liechtenstein, mas, nesse caso, você precisa passar no Centro de Informação Turística do país.

26. One Foot Island

One Foot Island - CarimboFoto: Trip Advisor/Bishop Cruises 

E esse pé? É o carimbo da One Foot Island, uma pequena ilha que faz parte do arquipélago das Ilhas Cook e que teoricamente tem o formato de um pé. Para ganhar o seu, basta se dirigir ao posto de correio do lugar.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

119 comentários sobre o texto “26 carimbos mais legais para ter no seu passaporte

  1. Gostei muito dos comentários aprendi muito ….mas continuo com dúvidas e seguro que concigo carimbar meu passaporte sem sair da Europa….quantos carimbos posso ganhar..

    1. Maria, seu passaporte só será carimbado na saída e você só ganha dois carimbos por país, o da entrada e o da saída. No caso da Europa, só na entrada e saída da zona Schengen

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.