fbpx
Tags:
Atlas: Índia

Como convencer alguém a viajar para a Índia

A Índia é o sonho de muitos e o pesadelo de outros tantos. A gente costuma dizer que existem dois tipos de pessoas no mundo: as que têm verdadeira fascinação pelo país e as que seriam capazes de pagar para nunca terem que botar os pés lá.

Não poderia ser diferente: a Índia é um país de extremos, sem meios-termos. Não é raro conversamos com viajantes que descrevem a experiência ali como uma alternância entre amor e ódio, mas também impactante, transformadora, daquelas de dar um nó na sua cabeça.

Tanta intensidade pode assustar. O lixo assusta, o cheiro assusta, a pobreza assusta. Não há como negar que a primeira coisa que eu senti quando desci do aeroporto em Nova Delhi foi uma vontade imensa de pegar um avião e voltar para casa. Mas eu fiquei. E até hoje sou grata por isso, porque tudo o que eu vivi no país acabou me ajudando a ver o mundo de outra forma e, por que não?, me tornou uma pessoa melhor (mas não do jeito zen que você pode estar imaginando). E, se você for parar para pensar, não são essas as viagens que mais valem a pena?

Golden Temple dos Sikhs Amritsar

Mas eu sei, nem sempre é fácil digerir a ideia de embarcar em uma viagem tão difícil, tão cheia de contras. E, talvez por isso mesmo, a gente receba tantas reclamações de gente que não consegue convencer amigos, parentes ou namorados a entrarem nessa aventura. Para tentar ajudar essas pessoas, juntei alguns motivos pelos quais eu acredito que essa seja uma viagem que todo mundo deve fazer uma vez na vida. E, se nada disso adiantar, você sempre pode encontrar outra companhia.

A Índia é, provavelmente, o lugar mais diferente que você vai visitar na vida

Eu já estive em 31 países e nenhum deles me chocou tanto quanto a Índia. Já vi lugares bem diferentes. Tailândia, Nepal, Malásia, Indonésia… Em nenhum deles eu senti que toda a minha visão de mundo tinha sido chacoalhada em uma bacia como eu senti na Índia.

Porque lá é tudo-ao-mesmo-tempo-agora. Porque ali todas as regras sociais que você aprendeu a vida inteira não têm nenhum valor. Porque ali há mais de 1 bilhão e 300 mil pessoas (o equivalente a seis Brasis e meio) vivendo uma vida que muitas vezes a gente não consegue entender ou concordar, e isso ensina muita coisa sobre ver através das nossas lentes culturais.

Mercado de Jodhpur

Não estou dizendo que não existam lugares que vão fazer sua mente explodir da mesma forma. Tribos isoladas, ilhas remotas, populações com pouquíssimo contato com o resto do mundo, talvez um ou outro país mais acessível. Quantos deles estão há apenas uma conexão de distância como a Índia?

Seus estereótipos sobre a Índia não estão totalmente certos

Tudo o que você pensar sobre a Índia é provavelmente verdade. Se as primeiras palavras que você pensa são zen, yoga e paz espiritual, bom, você vai encontrar isso lá. Mas se as imagens que pintam na sua cabeça são de lixo, miséria e diarreia, você também está certo. O problema é que essas duas visões correspondem a uma faceta limitada da realidade, como qualquer estereótipo que se preze.

A verdade é que a Índia tem sim uma deficiência na coleta de lixo, falta de saneamento básico e é, em muitos sentidos, um lugar caótico. Mas, como turista, você não precisa experimentar isso de forma tão intensa. Há no país hotéis limpos e bonitos, da classe das guest houses aos cinco estrelas. Quase todos os que eu fiquei tinham banheiro ocidental e papel higiênico, alguns dos maiores medos de quem viaja para lá. E olha que eu ficava em lugares nos quais o valor da diária era de, no máximo, R$10 por pessoa. Gastando um pouco mais, dá para encontrar hospedagens ainda melhores.

Estátua de Shiva no Ganges em Rishikesh, Índia

Não faltam também restaurantes de primeira, com padrões de higiene aceitáveis e menus variados. As cidades são cheias, quase sempre mal planejadas, mas não é difícil se deparar com verdadeiros oásis de paz. Lugares tão agradáveis e incríveis que você não vai nem querer ir embora. O Ganges é, sim, sujo e poluído em certas áreas, mas em outras a água é tão limpa que você até arrisca um mergulho. A Índia não é um inferno na Terra. Essa imagem é tão reducionista quanto qualquer preconceito bobo que a gente tem.

A Índia é um dos países mais diversos do mundo

A única coisa que as várias regiões da Índia têm em comum é Gandhi. Não fosse o líder da independência, que uniu o país em torno de uma causa, mais provável seria que os estados tivessem caído no braço até se desintegrarem em vários pequenos países. Ir de um lado para o outro da Índia é quase como mudar de país. Muda a língua, muda a religião, mudam as roupas. Até a fisionomia das pessoas muda.

São mais de 400 idiomas e dialetos (apenas 23 deles são oficiais), dezenas de etnias e tantas outras tradições gastronômicas. Todas as principais religiões do mundo estão representadas ali, e mais algumas outras que você provavelmente não conhece tanto, como o Sikhismo e o Jainísmo. Eu nunca estive em um lugar tão plural quanto a Índia.

India Gate - Mumbai

E essa diversidade não é só demográfica. De norte a sul do país, você passa por montanhas, neve, desertos, floresta tropical, praias, metrópoles, ruínas com milhares de anos, templos sagrados e construções modernas. Além, é claro, de uma das maiores variedades de plantas e animais do planeta.

Alguns dos lugares mais incríveis que você vai ver estão na Índia

Tantos contrastes criam belezas. Lugares surpreendentes, que têm de tudo para entrar na sua lista de preferidos. Templos, paisagens e cidades inteiras que são difíceis de esquecer e, quem sabe, vão te dar até um motivo para voltar. Pode ser uma cidadezinha incrustada no Himalaia e onde, por acaso, vive o Dalai Lama. Ou uma vila cheia de lagos e palácios dos Marajás. Ou um lugar que conseguiu até mesmo inspirar os Beatles a escreverem o Álbum Branco. E eu nem vou mencionar o Taj Mahal porque, vocês sabem, esse aí já é praxe.

Leh, Índia (viajar para a Índia)

Ladakh, India (viajar para a Índia)

Templo na Índia

Passeios de barco em Udaipur, Índia

Kerala India

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

49 comentários sobre o texto “Como convencer alguém a viajar para a Índia

  1. Olá. Nunca viajei pra fora do Brasil, nem sequer saí do Sul do Brasil. Meu sonho é conhecer esse país esplêndido bem no estilo mochileiro mesmo. Sei apenas o básico do básico do inglês. Acha que é arriscado eu visitar a Índia assim de primeira, sem experiência?

    1. Ryan, haha olha, com certeza vai ser uma choque imenso! Você já vai começar no mundo das viagens com uma experiência nível hard! Não diria que é arriscado. Tudo vai depender do seu jogo de cintura e capacidade de adaptação.

      Abraços!

  2. Olá Natália!
    Parabéns pelo seu trabalho, seu entusiasmo é contagiante!
    Não sei se ainda está respondendo este post (o último comentário já tem dois anos), mas tenho uma dúvida sobre vistos:
    Pretendo ficar na Índia por 3 meses e penso em fazer um curso de inglês lá, mas não queria definir a cidade (e escola) antes, pra assim ir com visto de estudante. Pensei em ir como turista e lá viajando decidir onde ficar mais semanas e fazer um curso pra melhorar meu nível na língua.
    Porém, pesquisando em mais sites, encontrei a informação de que não posso ir com visto de turista se eu for estudar. Já no site do consulado indiano vi essa restrição apenas em relação ao visto eletrônico (e-TV), que não seria o caso (pq só serve para estadas de até 30 dias). Em relação ao visto de turista feito no consulado (ou embaixada) não mencionava nada. Será que daria problema tirar esse visto de turista (6 meses) e fazer um curso por lá?
    Fico muito apreensivo de planejar toda uma viagem e depois ficar limitado por questões dessa ordem… fico grato com qualquer informação que vc tenha sobre o assunto!
    Abraços

    1. Tallys, não é a coisa mais legal de se fazer – o certo seria ir com visto de estudante -, porém dá pra fazer do jeito que você quer, desde que você respeite a permanência do seu visto de turista. O risco de dar problema é mínimo porque não tem como eles ficarem sabendo que você se matriculou em uma escola já estando dentro do país.

      Abraços

    2. Oi tallys… Boa noite! Eu me chamo marineia, vi seu comentário, seria o seu o mais recente… Eu estou pretendendo ir a Índia final de agosto do ano que vem e gostaria de ter pelo menos uma companhia para não ir sozinha… Você já tem uma data de quando ir? Eu estou procurando alguém para fazer companhia pelo menos até chegar no aeroporto de Nova Deli.

  3. Natalia,
    Excelente post, parabéns! Sempre tive vontade de conhecer a Índia, mas sempre me faltou coragem de enfrentar a sujeira e a pobreza. Já fiz várias viagens, algumas no esquema mochilao, alguns destinos mais perrengues, mas sei que esse seria de mais contrastes.
    Estou querendo ir no ano que vem..

    Se você tivesse de 10 a 12 dias no país, que lugares visitaria?

  4. Oi Nathalia,

    O seu Blog é incrível e sua atenção, a cada leitor é ainda mais especial.
    Obrigada!
    É minha primeira vez, indo a India.. Vou sozinha.. Minha referencia é conhecer o Ashram do Prem baba, em Rishkesh, porém gostaria de ir a outros lugares como por exemplo Auroville no Sul da India.
    Fico na India por quase dois meses de 22 de janeiro a 13 de fevereiro 2016..
    E confesso que minha condição financeira é bem precária…
    Apesar da idade avançada(56 anos)não tenho muitas “frescuras” ;-)! e gostaria muito de algumas dicas para conseguir estadias bem baratas..Como achar?

    A língua foi uma dificuldade ou consigo me comunicar com inglês em qualquer lugar?

    Qual o minimo que devo levar no que diz respeito a dinheiro..

    Quanto a moeda, rupia fácil de trocar?

    Decido isso ao ver uma passagem muito boa

    1. Claudia,

      Para achar lugares bem baratos eu não buscava na internet, chegava na cidade e procurava algo por ai, porque assim podia negocia o preço e achava uns lugares que não estavam em nenhum site.
      Com inglês você vai se sair bem
      Eu sacava rupias no caixa eletrônico direto da minha conta no brasil. Tranquilo.
      Abraços!

  5. Natália, tudo bem? Pretendo ir a India ano que vem, mas estou com um pouco de receio porque vou com meu namorado (Somos Gays). Embora não aparentamos porque não somos afeminados. Mas li coisas horríveis sobre gays na Índia. O que você recomenda?

    1. Luciano, é uma cultura muito conservadora, é verdade. Porém, também é comum que homens andem de mãos dadas pelas ruas e tenham mais contato físico. Aconselharia que vocês não se beijassem em público, mas fora isso está bem. Até porque nem beijos héteros são bem vistos por lá. Conheço um casal que foi parado pela polícia por demonstrações públicas de afeto. Ou seja, adote os cuidados normais que qualquer pessoa adotaria em uma cultura conservadora e patriarcal que vai ser tranquilo.

      Abraços e aproveitem!

  6. Viajar para a Índia é uma mudança total de padrão de viagem, acredito eu.

    Já fui para Alemanha, Itália e França, não quero generalizar, pois cada lugar tem sua particularidade e tal, enfim, na minha cabeça todos os países como Portugal, Espanha, Inglaterra e outros são praticamente iguais na Europa…(entenda o que eu quero dizer)

    Na América do Sul conheço Uruguai, Argentina e Chile, novamente os mesmos padrões.

    A Índia vem pra quebrar tudo isso, pelos posts e fotos TUDO lá só existe lá, deve ser realmente maravilhoso, é um novo prisma de enxergar a vida.

    Se Deus permitir com certeza irei!

    1. André, eu acredito que a Índia talvez seja o lugar acessível mais diferente do mundo. É um choque cultural por segundo. Espero que consiga realizar essa viagem.

      Abraços!

  7. Olá, Natália!

    Sou estudante de Letras e vou ter que apresentar um trabalho sobre saneamento básico. Infelizmente, vou ter que citar a Índia como péssimo exemplo. No entanto, refaço minha concepção, levando em consideração a sua matéria, no que concerne ao turismo. Fiquei fascinado com as fotos. Adorei sua matéria! Parabéns!

    1. Joselito, saneamento básico realmente é um problema por lá, mas o país tem muitas coisas boas para oferecer.

      Abraços

  8. Oi Natália,
    tudo bem?
    Primeiro, parabéns pelo site e posts.. São realmente incríveis, ricos de informações e nos enche de vontade de viajar por esse mundão.
    Acho a Índia muito interessante, a cultura tão diferente é o que mais me atrai.
    Tenho muita vontade de ir lá e queria saber uma opinião sua, é perigoso viajar sozinha? Sou mulher e tenho 22 anos.. é a única coisa que me dá medo de fazer esta viagem.. ficar em um quarto de hotel sozinha… Infelizmente não tenho companhia pra ir comigo! Você acha tranquilo? Eu iria passar uns 10 dias, seria a turismo mesmo..
    Obrigada desde já!!

    1. Érik, as duas cidades são interessantes. Acredito que sua escolha vai depende mais da logísitca da viagem. As passagem que você checou chegam por onde? Você quer viajar para outros lugares. Porque se quiser ir, por exemplo, para o Taj Mahal fica mais fácil sair de Delhi.

      Abraços!

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.