fbpx
Tags:
Atlas: Varanasi, Índia

Ensaio fotográfico em Varanasi, na Índia

*Texto e fotos de Michel Zylberberg, autor do blog Rodando pelo Mundo. 

Cheguei em Varanasi pouco antes do pôr do sol de um lindo dia do inverno indiano. Estava há alguns dias no país e já tinha me acostumado ao caos típico das cidades, mas nada conseguia atrapalhar a minha excitação de jogar o mochilão no albergue e correr para os ghats – escadarias que beiram o sagrado rio Ganges.

Quando planejo minhas viagens, como gosto de fotografar, eu costumo olhar as fotos dos destinos na internet para ter uma ideia – e, antes dessa aventura, as fotos só confirmaram o meu antigo fascínio por esse mundo incrível que é a Índia, especialmente Varanasi.

Veja também: Baixe um ebook com milhares de dicas sobre a Índia

Varanasi, Índia

Mas aos chegar nos ghats com o sol se pondo, percebi que muita daquela espiritualidade tinha um preço, pois vários (ou todos) dos famosos “gurus” pediam dinheiro para serem fotografados. Até entendo e acaba sendo uma prática natural em destinos fotogênicos, mas abri mão das fotos mais “marcantes” que havia visto e tentei buscar sinais de que a verdadeira essência, tradição e devoção ainda resistiam.

Varanasi, Índia

Ao contrário de outros turistas que estava ali, não paguei ninguém e procurei buscar exemplos sinceros e originais de cultos e rezas – representados nas fotos deste post. Deixo que as imagens tragam detalhes que não seriam os mesmos se apenas os descrevesse aqui.

Mesmo ao ver corpos sendo cremados a céu aberto em alguns ghats, caminhar pelas escadarias e vielas de Varanasi foi uma experiência fantástica e até mesmo surreal. Espero que as fotos despertem ainda mais a sua vontade de conhecer novos lugares, povos e culturas. Se o mundo é mesmo um livro, a página de Varanasi tem cores únicas e inesquecíveis.

Varanasi, Índia

Varanasi, Índia

Varanasi, Índia

Varanasi, Índia

Varanasi, Índia

Varanasi, Índia

Varanasi, Índia

Varanasi, Índia

Acompanhe o trabalho do Michel no blog Rodando pelo Mundo e também na página dele no Facebook e no Instagram

Clube Grandes Viajantes

Assine uma newsletter exclusiva e que te leva numa viagem pelo mundo.
É a Grandes Viajantes! Você receberá na sua caixa de email uma série de textos únicos sobre turismo, enviados todo mês.
São reportagens aprofundadas, contos, crônicas e outros textos sobre lugares incríveis. Aquele tipo de conteúdo que você só encontra no 360 – e que agora estará disponível apenas para nossos assinantes.
Quer viajar com a gente? Então entre pro clube!

Avalie este post

Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




360meridianos

Blog de três jornalistas perdidos na vida que resolveram colocar uma mochila nas costas e se perder no mundo.

  • 360 nas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 comentários sobre o texto “Ensaio fotográfico em Varanasi, na Índia

  1. Ola, já há alum tempo tenho lido sobre os posts de vcs principalmente os da Índia, e vem acompanhados de belas imagens, parabéns! Vc poderia me dá uma dica de câmera fotográfica para levar, e que possa capturar as incríveis imagens da índia?

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.