fbpx

Passeio de boia pelo rio Formiga, em Barreirinhas

Quer coisa mais relaxante que se deitar em uma boia e deixar que a água faça seu trabalho, te levando através de um rio calmo e cristalino? É esse tipo de atividade que os visitantes encontram em Cardosa, um povoado perdido no tempo, nas proximidades de Barreirinhas e dos Lençóis Maranhenses. O passeio, também conhecido como Boia Cross, dura cerca de uma hora e percorre 3 km do rio Formigas, que abastece o povoado.

Nós contratamos o boia cross com a agência Danceliz Adventure, por R$ 50 por pessoa. No entanto, outras empresas em Barreirinhas também oferecem o serviço. Saímos da cidade em um 4×4, logo pela manhã. A estrada não é tão tortuosa como a que leva aos Lençóis Maranhenses, pois os trechos são de asfalto e terra.

Passeio de boia no Rio Formigas, em Cardosa

Ao chegar, demos de cara com um rio de águas cristalinas e cor de esmeralda, cercado por buritis e outras árvores. As boias já estavam a nossa espera: eram câmaras de ar de pneus de caminhão. Subimos nelas e iniciamos a descida, acompanhados de duas guias locais. A cidade estava vazia, pois era logo após o feriado de semana santa. Por isso, tivemos a sorte de ter o rio só para o nosso grupo.

Rio Formigas em Cardosa, Maranhão

Boia cross no Rio Formigas - Barreirinhas

Os guias do passeio ganham uma comissão de cada turista que levam pelo rio e são sempre pessoas da comunidade de Cardosa, que é bem rústica e empobrecida. Elas têm a função de manter o grupo unido e evitar que as boias corram para as margens do rio e se furem em alguma raiz ou pedra. Foi interessante conversar com elas sobre a vida ali e o a exploração turística do local.

Passeio de boia no rio formigas, Maranhão

Aproveitamos também para almoçar em um restaurante de uma senhorinha local, que servia comida caseira simples, mas saborosa: galinha caipira, macarrão, feijão, arroz e pirão. O nome do lugar é Restaurante Santa Rosa. Caso passe por lá, não deixe de dar um alô. 😉

Restaurante local em Cardosa - Maranhão

Onde comer Lençóis Maranhenses

Não espere velocidade ou adrenalina. O passeio é tranquilo e relaxante, perfeito se você estava na correria (da viagem ou da vida) e quer um tempo para parar, deixar o pensamento correr e não se preocupar com nada. E não se esqueça do protetor solar!

Conheça no lençóis Maranhenses e o artesanato com fibra de Buriti clique aqui.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 comentários sobre o texto “Passeio de boia pelo rio Formiga, em Barreirinhas

  1. A descida de boia do rio Formiga-Cardosa é o mais divertido na minha opinião dos passeios em Barreirinhas, não era a primeira vez que visitei a cidade e que fiz esse roteiro, no entanto esse passeio se transformou em PESADELO quando um enxame de abelhas africanas atacou nosso grupo e um grupo que vinha logo atrás com crianças, uma grávida e idosos, mostrando a falta de estrutura e o despreparo da equipe de guias para situações de emergência, que se somaram a outros fatores como grupo muito grande de pessoas, outras que não sabiam nadar e não tinham colete salva vidas, não havia comunicação via celular ou rádio, não tinha equipe de apoio via terrestre e haviam pessoas alérgicas a ferroadas. O socorro foi muito demorado e várias pessoas precisaram ser hospitalizadas. Tudo isso mostra que precisamos avançar muito no turismo com base na natureza, principalmente em um local candidato a receber um título de patrimônio natural da humanidade. Fica meu alerta para crianças pequenas, idosos e pessoas que não saibam nadar, além de alérgicos que não façam esse passeio sem que haja uma estrutura adequada e os demais exijam colete salva vidas. Graças a Deus as pessoas do meu grupo ficaram bem e torço para que as do outro grupo também estejam. Faço um apelo que o governo do Estado e a prefeitura de Barreiras para que sejam tomadas as providências afim de evitar que incidentes como esse se repitam.

    1. Que pena que isso aconteceu com vocês, Raimundo. Atividades na natureza sempre envolvem esse tipo de risco e é bastante imprevisível. Realmente uma boa estrutura pode ajuda nessa hora… Que bom que tudo ficou bem.

      Abraços

  2. Sou de barreirinhas cidade onde se encontra o rio de Cardosa
    Recomendo pois e mto bom e tranquiliza ,o rio e mto belo e vc encontra um pouco de paz e relaxamento?❤
    E um ótimo lugar para passeio todos q já passaram por lá ,adoraram ,como eu tbm
    Recomendo vcs irao adorar assim como outros belíssimos lugares?

  3. BOM DIA!
    Sou maranhense mais ainda não conhence algumas cidades do meu estados como essa beleza natural dos Rios da nossos regiao.
    Atualmente moro em Manaus/AM
    Edilson Oliveira

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.