Tags:

Testamos a Samsung NX3000: conheça a câmera

Não é preciso ter o equipamento mais caro e moderno do mundo para tirar fotos fantásticas. A internet está cheia de exemplos de gente que faz trabalhos incríveis com câmeras simples, inclusive de celulares.Tivemos a oportunidade de testar por alguns dias um equipamento da Samsung, a NX3000, que prova esse ponto.

Praça da Liberdade, BH

Camera Samsung nx3000: teste e avaliação

Compacta, a câmera pesa apenas 230 gramas. Para mostrar que tamanho não é documento, a NX3000 tem um sensor APS-C de 20.3 megapixels, o mesmo tipo que há na minha DSLR, uma Canon que custa cinco vezes mais. O sensor faz nas câmeras digitais o papel que era exercido pelo filme, nas era das câmeras analógicas.

Por outro lado, a NX3000 não é uma DSLR, ou seja, não tem o complexo sistema de espelhos dessas câmeras, que torna o equipamento mais caro e, obviamente, melhor, principalmente para fotógrafos profissionais.

NX3000 avaliação

A NX3000 permite a troca de lentes, o que é outro ponto positivo. A câmera vem com uma lente NX 20-50mm, com abertura máxima de f/3.5, o que pode atrapalhar um pouco na hora de tirar fotos noturnas ou com pouca luz. A parte positiva é que a lente pesa apenas 120 gramas, o que mantém o equipamento leve, fácil de carregar e sem chamar muita atenção, pra mim as melhores características da NX3000, que junta isso com fotos de boa qualidade.

O funcionamento é simples e intuitivo. Não precisei ler o manual e com 30 minutos de uso eu já tinha sacado como controlar o equipamento, fotometrar e fotografar. Outra vantagem é que usar a NX3000 é bem mais simples que dominar as funções de uma DSLR, pelo menos para quem não entende muito de fotografia. Vídeos são gravados em full HD e o kit da câmera vem com o Adobe Photoshop Lightroom 5, o que é uma baita vantagem, já você ganha um programa para editar suas fotos.

A NX3000 pode ser conectada à internet. Não que você vá ser capaz de usar a câmera para postar no Facebook, veja bem. Mas é possível enviar fotos e vídeos da câmera para seu celular, mesmo sem sinal de wi-fi ou 3G, basta usar um app gratuito e o sinal gerado pela própria câmera.

NX3000 camera

Também é possível usar a câmera a partir do smartphone, o que permite, por exemplo, que você apoie o equipamento em algum lugar e tire uma selfie, fazendo o enquadramento e batendo a foto a partir do seu celular. O visor retrátil também ajuda nisso, permitindo que você tire autorretratos mesmo sem o auxílio do celular.

A câmera vem com um flash, mas confesso que nem tirei da caixa. Um ponto negativo é o cartão de memória, que é um micro SD, aqueles cartões pequenininhos que são usados em alguns celulares. Além de serem mais fáceis de perder, o problema é que isso foge do padrão adotado em grande parte das câmeras, o que é meio chato. Por exemplo, eu não pude usar o meu cartão de memória nessa câmera, foi preciso conseguir outro.

Samsung nx3000: conclusão

Mas e aí? A NX3000 vale a pena para o viajante? Resposta simples: Sim, vale, principalmente para aquele turista que gosta de fotografar e faz questão de registrar imagens bonitas, mas não entende tanto de fotografia. Nesse caso, a NX3000, com um sensor fotográfico APS-C, é um bom equipamento, de uso simples e capaz de tirar ótimas fotos, mas por um preço bem mais em conta: a partir de R$ 800.

Praça da Liberdade, Belo Horizonte

Por outro lado, quem precisa de uma câmera para objetivos profissionais pode preferir uma DSLR. A não ser, claro, que a NX3000 seja usada justamente como o que ela é: um equipamento compacto, útil para tirar fotos naqueles momentos em que uma câmera maior seria um problema, seja por chamar muita atenção ou por conta do peso.

Quer aprender a fotografar bem de verdade?

Vou indicar um curso online de fotografia que é muito bom, o Caçadores de Imagens. São 60 aulas – quase 20 horas de conteúdo exclusivo e original.

Os professores, o Charles e a Lígia, são fotógrafos profissionais há mais de uma década e já comandaram uma grande escola de fotografia em Belo Horizonte, que na época era uma das maiores do Brasil. Eu estudei na escola deles, entre 2014 e 2015, e indico de olhos fechados. Aprendi muito.

Há três anos eles se mudaram para o Japão e passaram a dar aulas somente online. Mais de dois mil alunos já fizeram o curso Caçadores de Imagens, que tem sete módulos: introdução, desenvolvimento de olhar fotográfico, formação técnica, cores, composição, iluminação e photoshop para fotógrafos digitais.

O curso Caçadores de Imagens garante certificado e você terá um grupo exclusivo no Facebook para interagir com os professores e com outros alunos. Saiba mais aqui.

Clube Grandes Viajantes

Olá, somos a Luíza Antunes, o Rafael Sette Câmara e a Natália Becattini. Há 10 anos fazemos o 360meridianos, um blog que nasceu da nossa vontade de conhecer outras terras, outros povos, outras formas de ver o mundo. Mas nós começamos a sonhar com a estrada ainda crianças e sem sair de casa, por meio de livros sobre lugares fantásticos. A gente acredita que algumas das histórias mais incríveis do mundo são sobre viagens: a Ilíada, de Homero, Dom Quixote, de Cervantes; Harry Potter, Senhor dos Anéis e Guerra dos Tronos. Todo bom livro é uma viagem no tempo e no espaço. E foi por isso que nasceu o Grandes Viajantes: o clube literário do 360meridianos. Uma comunidade feita para você que ama ler, escrever e viajar.

Somos especialistas em achar livros raros, já esquecidos pelo tempo. Fazemos a curadoria de crônicas, contos e histórias de escritores e escritoras incríveis, que atualizamos numa edição moderna e bonita. A cada mês você receberá em seu e-mail uma nova aventura sempre no formato de livro digital, que são super práticos, para você ler onde, quando e como quiser.

Além do livro raro e do bônus exclusivo, recompensas que todos os nossos associados recebem, oferecemos duas experiências diferentes à sua escolha:

1) Para quem quer se aprofundar nas histórias e conhecer pessoas com interesses parecidos;< br/>
2) Para quem, além de ler, também quer escrever seus relatos.

Conheça cada uma das categorias e escolha a que combina melhor com você. Venha fazer parte do Clube Grandes Viajantes.

recompensas clube recompensas clube


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

17 comentários sobre o texto “Testamos a Samsung NX3000: conheça a câmera

  1. Ei Rafa, apaixonei pelo blog, parabéns!
    Joguei no google uma análise da câmera e veio a de vocês, acabei de comprar uma e vi tb que não t em mais lentes dla disponíveis salvo no Mercado Livre. Porém o preço estava bom e acho que irá me atender. Vocês ainda continuam usando ela?

  2. Oi Rafa! Realmente a câmera é legal, mas tem um grande problema…se queremos outras lentes para aumentar o zoom ou nos aventurar em outras fotos, não encontro. Comprei a minha em dezembro do ano passado justamente para um mochilão pelo Brasil e não queria uma câmera pesada e que chamasse muito atenção. Contudo, agora estou um pouco arrependida por causa das lentes…não encontro em lugar nenhum, nem no site da Samsung e usada…fico com medo de ser enganada.

    1. Carla,

      Desculpa me intrometer. Sei que a pergunta foi direcionada ao Rafa… mas eu estava assinando esse tópico desde antes de comprar a NX3000, e achei interessante sua observação sobre as lentes terem sumido.

      A Samsung, de fato, abandonou o mercado de câmeras digitais há quase um ano.

      Lembro que este foi um dos posts que me ajudaram a decidir comprá-la. Pouco depois que eu comprei, notei que as lentes começaram a sumir do mercado brasileiro. Primeiro sumiram as telezoom. Depois até a macro e a 3D sumiu também. A própria câmera também sumiu das lojas nacionais.

      Ainda encontrava uma ou outra oferta de lente no Mercado Livre e em sites internacionais.

      Mas hoje até nas gringas já está difícil.

      Não me arrependo de ter comprado a câmera. Me ajudou bastante. Gravei vários vídeos com ela, além de ter tirado fotos em várias viagens. Mas a dificuldade de encontrar lentes e acessórios me fez meio que desistir dessa câmera.

      Recentemente investi uma grana em uma DSLR que estou curtindo pra caramba.
      Ainda estou pensando no que faço com a NX3000. Talvez me desfaça dela em breve.

      1. Olá Max! Sem problema, a intenção foi desabafar e trocar ideias também, pois apesar do valor da câmera não ter sido alto, ( a minha é NX2000) estou me sentindo meio enganada, pois a empresa deveria ter informado que as lentes não estariam mais disponíveis. Gosto das fotos e vídeos da minha também e por isso quero outras lentes, mas minha dificuldade tem me feito querer trocar a NX por uma canon.
        Valeu pelas dicas!

    2. Não sabia disso, Carla! Que coisa!

      Obrigado por informar no post, vou acrescentar essa informação.

      Que pena isso. 🙁

      Abraço.

  3. Ola! Parabéns pelo blog, descobri o site a pouco tempo e estou adorando.

    Queria sugerir que vcs fizessem um post sobre as cameras DSLR que vocês possuem. Sei que não são especialistas no assunto, mas queria exatamente isso, dicas e indicações de pessoas que não são profissionais e utilizam o equipamento principalmente para fotos de viagem. Quero comprar uma DSLR mas preocupo com questões como peso e tamanho na mala e dificuldade em escolher todas as opções manualmente.

    Abraços,
    Fernanda.

  4. Estou procurando uma câmera nova. E, provavelmente será uma mirrorless como esta.

    O que procuro são fotos com qualidade e um equipamento discreto. Além de facilidade de uso. Sempre tive pegar uma DSLR e não conseguir usar ou chamar muita atenção.

    Parabéns pela avaliação!

    1. Pois é, Max. Eu gosto da minha DSLR, mas tem momentos que um equipamento menor faz falta sim.

      Acho que as mirrorless atendem bem em muitas situações.

      Abraço.

      1. Rafael, acabei comprando a NX 3000, mesmo.

        Curioso é que pouco antes de comprar, encontrava ela (e as suas lentes) em diversos sites. Depois que comprei, não acho mais acessórios.

        Você testou alguma outra lente nela?

        Em uma eventual viagem pra fora, penso em procurar uma 50-200mm. Esta, por exemplo, já não encontro mais em lojas nacionais.

        Seria a alta procura ou estão saindo de mercado… vou pesquisar e tentar descobrir.

        Ainda assim, obrigado mais uma vez pela review. Me ajudou a escolher.

        1. Não testei outra lente, mas li análises de quem testou, Max.

          Não sei se está saindo do mercado. É um produto relativamente novo. A Samsung começou a divulgar tem pouco tempo. Pode ser algum outro motivo.

  5. Oi Rafa!

    Gostei muito dessa opção de camera porque eu tenho uma Sony H9 (comprei em 2008) e a coitada já ta pedindo penico. Essa parece ser mais leve e com mais opções. Inclusive um medidor de inclinação. A parte de selfies e controle pelo celular tb é bem importante em tempos de viagem a dois hehehehe

    Mas como eu me interesso por fotografia BBB boa bonita e barata, fui pesquisar e nao encontrei nada que falasse do zoom dessa camera com essa lente 18-55. Você usou quando experimentou? É manual? Digital? Tem longo alcance?

    Obrigada!!! =)

    1. Oi, Isabel.

      Tem zoom, mas é pouca coisa, Isabel. Não dá pra contar muito com ele não.

      Dá pra comprar outra lente também, resolvendo em parte esse problema.

      Abraço.

  6. Nossa, eu tb penso 1 trilhão de vezes antes de gastar fortunas com eletrônicos que na próxima semana já estarão obsoletos! Continuo com meu Iphone velhinho rs. O preço dessa máquina está ok, será que nesse cartão de memória cabe muita foto???

    1. Depende do cartão, mas costuma caber sim. Uma vantagem dele é que é mais barato. Um cartão de 16 giga custa uns 40 reais.

  7. Eu, no entanto, continuei viagem acreditando apenas na força do meu iPhone.

    Rafael,ler a sua frase acima,me faz ainda mais fã do 360 Meridianos.
    Em tempos de ostentação virtual,o 360 Meridianos conquistou minha prefêrencia por ser gerido por bloggers interessados em incentivar pessoas de variadas classes sociais a viajar de acordo com suas reais possibilidades,o turismo sustentável,além de conhecimento e valorização de diferentes culturas.

    Eu gosto muito da camêra do celular pois é pratica,eu edito e publico em um só objeto. Futuramente talvez eu adote uma NX3000, mas atualmente meu lema é: “Ter cuidado com os gastos e ter mais espaço na mala”.

    1. Eu penso milhares de vezes antes de gastar dinheiro com alguma coisa, Natália. Até hoje tenho esse mesmo iPhone, que vai chegando aos cinco anos de uso. Em breve trocarei de celular, porque esse não aguenta rodar os apps que existem hoje em dia, mas acho mesmo que não é necessário ter o último produto, o mais moderno, o mais caro. Nunca é.

      Compramos as câmeras “profissionais” porque o 360 virou um projeto profissional e precisa disso. Mas não acho, definitivamente, que todo viajante precise ter o equipamento mais caro do mundo. Dá pra se virar bem com coisas mais baratas. 🙂

      Abraço.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.