fbpx

O que fazer em Atenas: 15 lugares para visitar (e muito mais)

Não é difícil encontrar o que fazer em Atenas. Repleta de história e cultura, essa moderna capital europeia convive lado a lado com o que restou da antiga, encontrando um balanço perfeito entre o respeito pelo passado e a vida agitada de uma metrópole cosmopolita.

Mas, antes de mais nada, é preciso dizer que Atenas é, muitas vezes, uma cidade incompreendida. É preciso dizer que mesmo minha primeira impressão não foi das melhores. Mais descuidada que outras capitais da Europa, é fácil encontrar quem julgue Atenas de feia, suja e até insegura.

Mas, se você der uma chance, essa impressão logo se desvanece. Basta mergulhar na cidade e explorar seus bairros, as construções históricas e a excelente noite ateniense.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos aqui as melhores atrações de Atenas, da mais convencional às alternativas. Reunimos também dicas de bares e restaurantes muito legais e informações sobre como se locomover e onde ficar. Vamos lá?

Quantos dias ficar em Atenas?

Para conhecer Atenas com calma, é recomendável ficar entre três e cinco dias. Ficar menos significa correr demais e deixar de viver aquilo que a cidade tem de mais encantador.

Porém, entendo que muitas pessoas acabam ficando apenas um dia na cidade e, se você correr bastante, consegue ver as principais atrações históricas em 24 horas.

Vai para Grécia? Então leia também:
Lua de mel na Grécia, como realizar esse sonho
Quanto custa viajar pela Grécia

Seguro de viagem para a Grécia

O seguro de viagem é obrigatório para a Grécia, assim como para os outros países signatários do Tratado de Schengen. Por isso, uma apólice válida pode ser exigida na imigração. O seguro de viagem te protege contra doenças, acidentes, cancelamentos de viagem e extravio de bagagem. Não viaje sem um!

Para encontrar o melhor custo-benefício, recomendamos a Seguros Promo, um buscador que compara os planos entre as melhores seguradoras do país e te ajuda a encontrar aquele que mais combina com seu bolso e planos de viagem. Com o cupom 360MERIDIANOS05 você ainda garante até 25% de desconto nas apólices. Veja algumas ofertas abaixo ou clique aqui para conferir todos os planos!

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

As 15 principais atrações de Atenas

Como funciona o ticket para os sítios arqueológicos de Atenas

Para facilitar a vida, Atenas conta com um ticket combo que garante a entrada na Acrópole e em outros 6 sítios arqueológicos da cidade, incluindo a Ágora Antiga e a Romana. Vale a pena comprar esse bilhete se você pretende visitar mais de um sítio arqueológico.

O ticket custa 30 euros e você pode utilizá-lo por 5 dias corridos, a partir do primeiro uso. Para comparação, só a entrada avulsa na Acrópole custa 20 euros.

Além da economia, outra vantagem desse combo é evitar filas: basta seguir para a entrada das atrações e escanear o ingresso (impresso ou eletrônico) nas máquinas de validação. Dá pra comprar o combo online, por uma pequena taxa de conveniência. Considere isso em especial se você for na alta temporada, para evitar também as enormes filas na hora da compra.

Atrações históricas de Atenas

Essas são as atrações que fazem parte do circuito arqueológico de Atenas e estão incluídas no combo acima, com exceção do Museu da Acrópole.

1. Acrópole de Atenas

Essa provavelmente é a principal atração de Atenas: a Acrópole mais famosa do mundo. Se você tiver que escolher apenas uma coisa para fazer em Atenas, escolha essa!

A palavra “acrópole” significa cidade alta, e foi construída como proteção contra invasores, sempre fortificada. É importante dizer que a Acrópole de Atenas não é a única da Grécia. Praticamente cada cidade grega tem a sua e esses eram espaços de socialização e de manifestações religiosas.

A Acrópole de Atenas fica numa colina a 150 metros de altitude e data do século 4 a.C. E ela é tudo o que a gente imagina da Grécia Antiga. A gente fala com mais detalhes disso no post História e mitologia da Acrópole de Atenas.

Dentro do sítio arqueológico há diversas construções importantes que faziam parte da vida social da Atenas antiga. Elas já passaram por diversas guerras e adversidades e só estão ali graças a um exaustivo trabalho de restauração.

O que fazer em Atenas Parthenon

Partenon

Entre as construções mais famosas da Acrópole de Atenas, estão o Partenon, o templo principal de Atenas, dedicado à deusa padroeira da cidade; o Erecteion, o templo que tem aquelas estátuas femininas como colunas, as Cariátides; e o Templo de Atena Niké, também dedicado à deusa.

E tem ainda o Propileu, que é um grande portal que dá entrada para essa parte sagrada da Acrópole. Além disso, da entrada até o topo ficam o Teatro de Dionísio, o mais antigo do mundo, de 500 a. C, e o Odeão de Herodes Ático, construído em 161 d.C. e até hoje é utilizado para festivais.

Onde ficar em Atenas: imagem da Acrópolis, pegando um teatro grego e a cidade embaixo

Teatro de Dionísio

Por isso, fique de olho na programação da cidade. Já pensou participar de um evento no mesmo local em que os gregos antigos costumavam se reunir?

A entrada avulsa para a Acrópole custa 20 euros e inclui também as atrações numeradas de 3 a 5 neste post. Considere comprar o passeio com audioguide, que custa 23 euros. Esse é o tipo de atração que um pouco de informação histórica faz toda a diferença!

Se preferir, escolha um tour guiado (com um guia real) e que inclui também a entrada no Museu da Acrópole.

Fica aberta diariamente, de 8h às 20h.

Dica de ouro: A grande maioria dos turistas visita a Acrópole de manhã – quando os ônibus de turismo passar por lá, o que transforma seu passeio num verdadeiro perrengue-chique. Procure ir à tarde, a partir das 15h30, para pegar o local mais vazio. Num dia de muito calor, recomendo que você vá por volta das 16h ou 17h.

2. Museu da Acrópole

A visita ao Museu da Acrópole complementa o passeio anterior, uma vez que dá mais informações sobre a Acrópole e a vida na Grécia Antiga. Nesse museu, inaugurado em 2007, estão várias peças, esculturas e artefatos recuperados e restaurados, além de explicações, modelos e filmes contando melhor a história e a arte por trás dos monumentos.

Sem dúvida, as peças mais impressionantes do museu são as seis Cariátides originais. O museu, inclusive, deixa um espaço vazio para a coluna faltante, que está no Museu Britânico.

O que fazer em Atenas Grécia museu da acrópole

A entrada custa 10 euros (de abril a outubro) e 5 euros (de novembro a março) e você precisa comprar o bilhete com antecedência, caso vá na alta temporada (julho e agosto). Os bilhetes comprados com antecedência tem hora marcada para a entrada. Os horários de abertura variam ao longo da semana e da temporada. Confira aqui.

No terraço do segundo andar do museu fica um café/restaurante com uma vista espetacular da Acrópole. Você não precisa do bilhete de entrada para visitá-lo ou até mesmo tomar alguma coisa por ali. Vale a pena dar uma paradinha lá.

Visita do Museu da Acrópole - Atenas

3. Templo de Zeus Olímpico e o Arco de Adriano

O que fazer em Atenas Grécia zeus

Perto dos Jardins Nacionais fica o Templo de Zeus Olímpico e o Arco de Adriano. Esse é um dos maiores templos dedicados a Zeus. A construção começou em 512 a.C, mas só foi completada mais de 600 anos depois, em 125 d.C, pelo Imperador romano Adriano.

A entrada está incluída no ticket da Acrópole e no combo dos sítios arqueológicos. Se você só quiser entrar nesse templo, custa 2 euros. Fica aberto de 8h às 20h.

O Arco, que fica do lado de fora do complexo do templo, foi construído por volta de 130 d.C, em homenagem ao imperador, num estilo que lembra muito os outros arcos do triunfo romanos.

4. Ágora de Atenas e templo de Hefesto

Foto das pilastras da Ágora antiga de Atenas, uma das principais atrações da cidade

A antiga Ágora fica do lado da Acrópole e era um dos espaços mais importantes da cidade na antiguidade. Era ali que ficavam importantes prédios para a administração pública e atividade social e comercial. A maioria dos prédios, datados do século 2 d.C., está hoje em ruínas.

Além dessas ruínas, é possível visitar a Estoa de Átalo, um prédio gigantesco, reconstruído na década de 1950 e transformado em Museu; a Igreja dos Santos Apóstolos, uma igrejinha bizantina, do século 1000 d.C, com afrescos originais; e o maravilhoso Templo de Hefesto, o templo grego antigo mais bem preservado do mundo, que conserva as colunas e o teto originais.

A entrada também está incluída no combo arqueológico. O bilhete avulso custa 8 euros. Esse é o segundo sítio arqueológico mais interessante de Atenas e vale muito a pena a visita. Abre de 8h às 20h.

5. Ágora Romana

Foto das pilastras da Ágora Romana, uma das principais atrações de Atenas

Os dois últimos monumentos ficam atrás da praça Monastyraki. A Ágora Romana foi construída entre 19 e 11 a.C, com doações de Julio Cesar e Augusto. Mais tarde, devido a invasões de inimigos, substituiu a antiga Ágora como centro administrativo e comercial.

Essa Ágora não está tão bem preservada quanto a antiga e, por isso, o sítio arqueológico é bem menor e menos interessante. Vale a pena se você tiver adquirido o combo.

6. Biblioteca de Adriano

O que fazer em Atenas: Imagem da entrada da Biblioteca de Adriano

Já a Biblioteca de Adriano foi construída pelo Imperador Adriano, em 132 d.C., e destruída nessas mesmas invasões. Foi reconstruída e, séculos mais tarde, transformada com as invasões da Igreja Católica e a chegada dos turcos. O ticket para essas atrações está incluído no combo. Mais informações aqui.

7. Kerameikos

Localizado em um bairro de mesmo nome, também faz parte do bilhete da Acrópole. Trata-se de um antigo cemitério com tumbas de mais de 2 mil anos. Impressiona que algumas estruturas ainda estão de pé e são uma boa noção de como eram antigamente. Vale a pena para quem já adquiriu o combo.

Atrações modernas de Atenas

Nem só de antiguidade vive a capital grega. Há diversas opções do que fazer em Atenas que fogem do estereótipo da cidade.

8. Praça Syntagma

Syntagma Atenas grécia

Essa é a principal praça de Atenas e fica bem no centro geográfico e político da cidade: é ali que fica o Parlamento Grego e o local no qual ocorrem os principais protestos. Dali é possível caminhar para qualquer uma das principais atrações. Vale a pena conferir a troca da guarda: os Evzones, ou guardas, usam uma roupa grega típica bem diferente.

A troca acontece a cada hora. Tome cuidado para não ficar no caminho deles, porque acredite, você será atropelado.

9. Monte Licabeto e Kolonaki

Kolonaki é o bairro mais chique de Atenas, cheio de boutiques famosas, bares e restaurantes charmosos. É também onde a população rica da cidade mora. E é lá que fica o Monte Licabeto, que oferece, na minha opinião, a vista mais bonita da capital. Lá de cima dá para ver toda Atenas, incluindo o mar Egeu, no fundo.

O monte tem 277 metros de altura e é o ponto mais alto da cidade. Lá no topo há uma pequena igreja, um bar e um restaurante. Eu aproveitei para tomar uma cerveja e comer um souvlaki.

O que fazer em Atenas: vista da cidade a partir do Monte Licabeto, com a Acrópole e o mar ao fundo

Para chegar ao topo, você pode ir a pé ou pegar um funicular, que passa dentro de um túnel, como um elevador comum. O bilhete da funicular custa 7 euros, ida e volta, mas não é preciso pagar nada para subir no monte em si, basta fazer o caminho à pé. Nesse caso, basta seguir uma das diversas trilhas marcadas ao redor do morro. Não é uma subida tão pesada, pode acreditar!

A estação do funicular na Rua Aristippou (link para localização no mapa).

10. Praça Monastiraki

Loja na Praça Monastiraki, no centro de Atenas

A Monastiraki é uma das principais praças de Atenas, muito movimentada, onde você vai encontrar uma igreja ortodoxa e um famoso mercado de pulgas. É um bom lugar para quem quer comprar lembrancinhas, mas se prepare para o assédio de ambulantes no centro da praça e fique atento para não ser furtado.

11. Plaka

Plaka é provavelmente o bairro mais turístico de Atenas. Essa região, que fica no sopé da Acrópole, costumava ser o distrito turco. As pequenas ruas são fechadas para carros e formam um verdadeiro labirinto, subindo e descendo ladeiras. Por ali, há diversas lojinhas e restaurantes, servindo comidas e bebidas típicas – mas, como a maioria é bem turístico, os preços são mais elevados.

Foto de uma ruela pedonal no bairro Plaka, um dos melhores lugares onde ficar em Atenas

Vale a pena caminhar por toda extensão da principal rua do bairro, a Adrianou, não só para ver as cores e lojas, mas também porque essa é provavelmente a rua mais antiga de Atenas, e conserva o mesmo traçado e uso desde a antiguidade.

12. Museu Arqueológico Nacional

Museu Arqueológico Nacional é uma boa pedida para quem quer explorar ainda mais artefatos antigos achados na cidade ao longo dos séculos de ocupação. Esse é um dos mais importantes museus de história do mundo e conta com uma ampla coleção de artefatos e obras de arte gregas, desde os seus primórdios até o fim da era romanizada.

13. Estádio Panathenaic

O Estádio Panathenaic é um dos mais antigos do mundo, sediou as primeiras Olimpíadas modernas, em 1896, e foi construído sobre os resquícios de um estádio grego da antiguidade. Ainda hoje há eventos no local. Ali dentro também funciona um museu. 

14. Marina Zeos

Para quem quer chegar perto do mar, pode passar o dia na agradável Marina Zeos, em Pireu (basta descer na estação de metrô com esse nome e pegar um ônibus até a marina).

Visitar a Grécia Atenas

15. Monte Filopapou

Outro lugar para observar a vista da cidade é o Monte Fillopapou, que fica ao lado da antiga Ágora. Esse é considerado por muitos um dos melhores lugares para ver Atenas do alto. Por ser mais baixa que Licabeto, dali as fotos ficam mais bonitas e a Acrópole está bem mais próxima. É uma boa ideia deixar esse passeio para o por do sol.

O caminho até lá é uma subida leve, repleta de sombras de árvores. A estação de metrô mais próxima é a Akropoli.

Onde ficar em Atenas

Como Atenas é uma cidade grande, vale a pena escolher bem a hospedagem para depois não sofrer com longos deslocamentos. Os bairros mais indicados para os turistas são Plaka, Syntagma e Psiri. 

Nesses locais, você vai ficar perto de tudo e ainda terá a chance de conseguir uma hospedagem com belas vistas para a Acrópole. Para mais informações, temos um post bem completo sobre onde ficar em Atenas, indicando os melhores bairros e hotéis para hospedagem.

Veja algumas das dicas aqui:

  • Athens Backpackers: Um hostel bonito e moderno com localização excelente. Tem opções de quartos privados e coletivos. Há um bar no terraço com vista para a Acrópole.
  • Adrian Hotel: Hotel três estrelas com café da manhã incluído e um terraço com vista para a Acrópole.
  • Palladian Home: Hotel quatro estrelas com uma decoração lindíssima e café da manhã continental, estilo buffet.
  • Home and Poetry: Outro hotel lindo, com vista para a Acrópole do terraço, de onde é servido o café da manhã. Alguns quartos contam com sala de estar para relaxar depois de um dia de bate perna.
  • Plaka Hotel: Um hotel mais simples, porém confortável, que conta com um bar no terraço e vistas deslumbrantes da Acrópole.
  • Electra Metropolis: Quer um cinco estrelas na região? O Electra tem piscina com cascata, restaurante e bar de drinks, serviço de massagem e, claro, vista da Acrópole.

Como se locomover em Atenas

Se você seguir as dicas que a gente deu no post de onde ficar, certamente estará bem localizado e conseguirá fazer quase tudo a pé. Quando precisar, o transporte público é seguro e confiável, táxis não são tão caros e o Uber funciona no país.

Não é recomendável alugar um carro para se locomover dentro de Atenas: faça isso apenas se você for visitar Meteora ou outra cidade continental. Caso opte por isso ou se for alugar dentro de uma ilha, recomendo nosso post com dicas de como alugar carro mais barato – e sem IOF – na Europa.

Transporte público em Atenas

Atenas é muito bem servida de transporte público, contando com três linhas de metrô, um bom sistema de ônibus, além de trams e trens urbanos. O bilhete individual custa €1,40 e é valido para 90 minutos. Se você for ficar mais dias na cidade, vale a pena comprar o Athena Card, um cartão recarregável, que, além de bilhetes individuais, permite as seguintes recargas:

  • Passe diário ilimitado, válido por 24 horas: €4,50 (não é valido para as linhas expressas ou metrô do aeroporto)
  • Ticket ilimitado para 5 dias: €9,00 (também não é valido para as linhas expressas ou metrô do aeroporto)
  • Ticket turístico com transporte ilimitado por 3 dias: €22,00 (incluí uma jornada ida e volta de metrô para o aeroporto.

Do Aeroporto de Atenas para o centro e porto (e vice-versa)

Para mais informações a respeito de transporte na Grécia, leia também os posts Como ir de Atenas para Meteora?Como se locomover na Grécia.

O aeroporto de Atenas fica a cerca de 30 do centro da cidade. Há duas formas de ir de lá para o centro usando transporte público:

Metrô: Linha do Aeroporto

A linha 3 do metrô parte de dentro do aeroporto da cidade e chega em cerca de 40 minutos até as praças Syntagma e Monastiraki. A M3 também cruza com as outras duas outras linhas de metrô da cidade, o que significa que você basicamente consegue chegar em qualquer lugar de metrô, incluindo o Porto de Piraeus (cerca de 1h20, com baldeação em Monastiraki para a linha M1).

O metrô circula a cada 30 minutos e o último trem parte as 23h30. O bilhete saindo de/para o aeroporto custa €10 individual ou €18 ida e volta. O Athena Card turístico (válido por três dias, custa 22 euros) inclui a jornada de ida e volta ao aeroporto de Atenas. Nenhum dos outros bilhetes de transporte tem o trajeto para o aeroporto incluído.

Ônibus Airport Express (X93, X95, X96, X97) e X80 para Piraeus

Há uma série de linhas de ônibus expressas que conectam o aeroporto de Atenas com pontos chave da cidade (daí esse X na frente do número), além da linha expressa X80, que leva do centro ao porto. Como o tempo de viagem é mais ou menos o mesmo, vale mais a pena pegar o ônibus do que o metrô por conta do preço. As linhas de ônibus custam €6,00 para uma jornada.

Vamos lá:

  • X93 liga o aeroporto a estação de ônibus (cerca de 1 hora)
  • X95 é a mais usada pelos turistas, porque liga o aeroporto a Syntagma (40 minutos)
  • X96 leva do aeroporto a piraeus (cerca de 1 hora)
  • X97 vai do aeroporto a estação de metrô Elliniko (cerca de 1 hora)
  • X80 vai de Syntagma a Piraeus (cerca de 30 minutos)

Táxi, uber ou transfer

Essa pode ser a melhor opção caso você precise ir para o aeroporto entre meia noite e 5h. O valor médio para jornadas de táxi ou uber fica entre 25 a 35 euros. O custo estimado de um transfer de e para o hotel é de 35 euros.

O que fazer em Atenas à noite: Bares e restaurantes

O melhor de ter visitado Atenas na companhia de uma ateniense foi que eu tive a chance de conhecer bares que eu dificilmente encontraria sem ela como guia. Além disso, foi graças a ela que eu tive a oportunidade de descobrir o quão animada e diversa é a noite em Atenas, e vai muito além do circuito Acrópole-Plaka-Monastiraki!

Veja agora algumas dicas de bares e restaurantes para ver na cidade.

Bares e restaurantes no centro de Atenas

Kiki de Grèce é um winebar que fica na região da Praça Syntagma, numa rua fechada para carros e cheia de bares. Mas o clima ali é mais descolado, com decoração moderninha e música animada. O melhor é a localização, bem perto da praça Syntagma, que é onde a maioria das pessoas se hospedam, mas mesmo assim, não tem muitos turistas por lá.

O legal do Kiki é que ele foca em produtos típicos gregos, dos ingredientes nas comidas à carta de vinhos. Uma taça custa por volta de 3,50 euros. Eu bebi uma cerveja artesanal chamada Zeus.

Endereço: Ipitou 4 (link para Google Maps)

Bares e restaurantes no Psiri

Rua cheia de bares do Psiri, região boêmia onde ficar em Atenas

Se você quiser fugir da confusão de Monastiraki, caminhe para Psirri. Esse antigo bairro industrial foi tomado por bares e restaurantes e acabou se tornando um bairro descolado. E, o melhor: não é tão turístico, então os preços são amigáveis.

Por ali, há diversos bares e restaurantes legais para conhecer. Os nossos favoritos são:

  • Barrett: Bom lugar para drinks que parece um café/bar durante o dia e fica pegada a noite, com o salão cheio e música indie sempre tocada por um DJ. Fica na Protogenous, 11.
  • Trazistor Café: Do lado, tem o Trazistor, mais ou menos na mesma linha do Barret, bom para tomar um café ou um Aperol Spritz durante o dia, mas se enche a noite e fica mais estilo baladinha. Fica na Protogenous, 10.
  • Avli Psiri: Restaurante familiar escondido atrás de uma portinha que quase parece que você está entrando no lugar errado. Lá dentro há um jardim fofo e, dizem, as melhores almôndegas da cidade. Para mim, uma parada obrigatória. Fica na Agiou Dimitriou,12.
  • Booze Coperativa: Certamente um dos bares mais estranhos que já tive o prazer de conhecer, o Booze é todo decorado na temática frangos e hospeda também uma galeria de arte e a sede do Partido dos Fumantes de Atenas. Aliás, não é raro assistir algumas performances artísticas por ali. Fica na Kolokotroni, 57.

Bares e restaurantes em Thiseu e Gazi

O que fazer em Atenas Grécia thiseo

Esses são dois bairros vizinhos e uma ótima pedida para quem quer achar restaurantes ou bares agradáveis e frequentados por locais. Thiseu fica no sopé do Monte Filopappou e é um pouco mais turístico, mas bem menos movimentado do que Plaka.

Já Gazi tem ares mais modernos, principalmente por conta do Technopolis, um centro cultural construído na área de uma antiga fábrica, que atrai muitos jovens de Atenas. Ao redor, na praça Kerameikos, há dezenas de bares e baladas.

Bares e restaurantes no Exarcheia

Por fim, se você quiser aproveitar a noite grega tal como os jovens da cidade, uma boa sugestão, além das que eu já dei aqui no post, é explorar os morros do bairro de Exarcheia.

O Exarcheia é uma vizinhança anarquista na cidade, colorida e autogerida, que é muito popular entre estudantes, intelectuais e artistas. Por ali, além de diversas ocupações e centros comunitários, há também diversos restaurantes, bares e baladas frequentados pelos atenienses nos fins de semana.

  • Εξωστρεφής (Extrovert): O conjunto de letras estranhas significa Extrovertido. Esse restaurante e bar descontraído serve comidas gregas tradicionais bem gostosas por volta de 6 euros e boas opções de cerveja gelada. Há noites com música ao vivo e o lugar está sempre cheio. Fica na Anexartisias, 9.

Bares e restaurantes fora da zona turística

O Batman é um bar que todo estrangeiro deveria conhecer. Parece um botequinho desses escuros e tristes no qual você vai reclamar da vida para o garçom, mas depois das 23h se transforma em uma verdadeira experiência: dezenas de gregos se reúnem por ali para cantar as músicas tradicionais gregas à plenos pulmões.

Mais ou menos como se fosse um karaokê no qual se canta evidências. Chegue cedo, por volta das 22h, para garantir um lugar do balcão. Peça um drink e espere. Fica na Theodoritou Vresthenis, 40.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

83 comentários sobre o texto “O que fazer em Atenas: 15 lugares para visitar (e muito mais)

  1. Oi Luiza, tudo bom?
    Devo conhecer Atenas em setembro.
    Sou desses que prefere ficar mais tempo em cada lugar e conhecer melhor.
    Reservei 7 dias para a cidade. Acha muito?
    Que passeios nas proximidades você recomendaria?
    Um abraço.
    Rener

    1. Oi Rener,

      Eu fiquei 5 dias em Atenas, no total. Foi o suficiente para fazer tudo o que está nesse post com muita calma, e fiz uma passeio na Marina Zeos.

      Você pode aproveitar os dias extras para fazer algum bate volta. Delfos ou Napfio me foram bastante recomendados (são opções de ruínas e passeios históricos), mas também tem boas opções de praias perto de Atenas, se for essa a sua vibe.

  2. Olá Luiza,
    Aos cinquenta anos de idade, minha primeira viagem solo.
    Você recomenda ficar direto em Atenas, ou vale visitar alguma das ilhas?
    Qual a região que VOCÊ considera mais segura para eu me hospedar?

    1. Oi Sonia,

      Se você tiver tempo, com certeza vale a pena visitar alguma das ilhas ou uma das praias na região continental da Grécia.

      Atenas é uma cidade bastante segura, em termos de viajantes solo mulheres. O único risco realmente são os furtos. Eu acho que qualquer lugar que eu indico nesse post aqui (https://www.360meridianos.com/dica/onde-ficar-em-atenas) é seguro. Eu evitaria apenas os arredores da praça Monastiraki.

  3. Luiza estou querendo ir em janeiro a Atenas sabe me dizer se posso pegar muita chuva por lá? Digo será que pode ser um mês não aconselhável a se ir?

  4. Luiza adoro seus textos!!!!! E sou leitora assídua do 360 meridianos! Estava querendo comprar o Special ticket package (de 30 euros), mas não encontrei on line em lugar algum! É fácil comprar por lá? Estou pensando em evitar a fila para comprar na Acropole. Socorro! <3

    1. Oi Tatiana,

      Eu fui em junho e não enfrentei fila nenhuma. Não sei onde você poderia comprar isso pela internet, a Grécia não é exatamente um país onde as coisas funcionam online.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.
6 atracões para ver em Atenas Onde ficar em Atenas? Descubra os melhores bairros! Dicas de viagem para a Grécia Quanto Custa uma Lua de Mel na Grécia?
6 atracões para ver em Atenas Onde ficar em Atenas? Descubra os melhores bairros! Dicas de viagem para a Grécia Quanto Custa uma Lua de Mel na Grécia?