fbpx
Tags:
Atlas: Brasov, Romênia

Onde ficar em Brasov: Dicas de Hotel na Transilvânia

Se você está planejando uma viagem pela Romênia, muito provavelmente irá incluir a região da Transilvânia no roteiro. Então, nesse post, você encontra dicas de onde ficar em Brasov, a cidade que considero a melhor base para conhecer a região famosa pelo Drácula.

Mas também dou dicas de hotéis em outras cidades da Transilvânia que merecem a sua visita!

Qual a melhor cidade para se hospedar na Transilvânia?

Depois de muita pesquisa, elegi Brasov (pronuncia-se Brashov) como minha base para explorar os principais castelos da Transilvânia, incluindo aquele que inspirou a história do Drácula.

A escolha por Brasov não foi aleatória: essa é uma das maiores cidades da região, com uma boa oferta de ônibus e trens (ou aluguel de carro) parar explorar os arredores. Além disso, para quem vai no inverno e pretende esquiar, estará bem perto da estação de Poiana Brasov, a mais famosa da Romênia.

A capital, Cluj Napoca, apesar de ser interessante para visitar, fica mais afastada e não funciona como uma boa base para bate-voltas.

turismo romênia brasov

Quantos dias ficar na Transilvânia, na Romênia?

Usando Brasov como base, eu fiquei hospedada na cidade por 5 dias / 6 noites. Nesse período, além de dedicar 2 dias a Brasov (leia nosso roteiro), você consegue conhecer vários lugares.

É que a maioria das cidades da Transilvânia fica por perto, com no máximo 2 horas de distância – de lá, dá para ir facilmente ao Castelo de Bran, Rasnov, Sighisoara, Sinaia (e o Castelo de Peles) e Sibiu.

Onde ficar em Brasov: dicas de hotéis na Transilvânia

Eu explorei Brasov por dois dias, mas fiquei hospedada lá por 6 noites. Abaixo, selecionei as melhores regiões para escolher seu hotel na Transilvânia, pensando em diferentes perfis de viajantes. 

Hospedagem no Centro Histórico de Brasov

O centro histórico de Brasov é onde tudo acontece na cidade. É possível e perfeitamente aceitável não sair dessa região na sua temporada por lá.

A área do centro histórico envolve principalmente construções alemãs, um dos três povos que já dominaram partes da cidade.

Veja aqui todos os hostels e hotéis no Centro Histórico de Brasov

Onde ficar em Brasov Transilvania Romenia Centro Histórico

Por ali, a maioria das ruas é fechada para carro e há uma excelente estrutura turística. Essa área também é cercada por parques. Sem dúvida, é o melhor lugar para se hospedar em Brasov e há opções de hospedagem para todos os bolsos.

Foi lá que eu fiquei, nos hostels Centrum House (2 estrelas, nota 8.9 – €) e no JugendStube (3 estrelas, nota 9 – €). São excelentes opções para mochileiros ou viajantes econômicos, uma vez que também tem quartos privados. 

Para quem prefere ter mais conforto, recomendo dar uma olhada nessas opções: 

Hotéis em Brasov Fora do Centro

Se por qualquer motivo você não quiser ou não puder ficar na região do centro histórico, não se desespere. A notícia boa é que há oferta de hospedagem bem avaliada fora do miolo turístico.  

Minha sugestão é que você busque na área que era de dominação romena da cidade, que também tem construções históricas bonitas e fica perto das atrações da cidade velha. O ponto de referência é a Igreja de São Nicolau (Biserica Sfântul Nicolae).

Onde ficar em Brasov Transilvania Romenia fora do centro

.Outra área com boa concentração de hotéis é a região do Centro Novo (Centrul Nou), que fica entre o Centro Histórico e a estação de trem. Dali, você pode tanto ir a pé para um ou outro, como pegar facilmente transporte público. Tenha em mente que a área perto da estação não é muito segura durante a noite.

Veja aqui todas as opções de hospedagem em Brasov fora do centro

Hotéis e Resorts em Poiana Brasov para quem quer esquiar

Se você pretende visitar Brasov e a Transilvânia no inverno, então pode estar considerando ir a estação de esqui de Poiana Brasov. Você pode tanto ficar num dos hotéis indicados acima, ou escolher uma hospedagem perto da estação.

Algumas dicas abaixo:

estacao de esqui de poiana brasov na romenia

Onde se hospedar na Transilvânia: outras boas cidades para ficar?

Brasov não é o único lugar para se hospedar na Transilvânia. Por exemplo, se você preferir uma vibe de vila colorida, a melhor opção é Sigshoara.

Caso goste de palácios e jardins, talvez seja uma boa ficar em Sinaia. Sibiu e Cluj Napoca são mais ou menos do mesmo tamanho de Brasov. E por fim, Bran é onde ficar o famoso castelo do Conde Drácula.

Sighisoara: para quem curte vilas medievais

Sighisoara é uma vila com o centro histórico medieval mais bem preservado da Romênia. É tudo charmoso e bem colorido.

sighisoara vlad tepes transilvania romenia torre do relogio e praça

Por lá, recomendamos:

  • Casa cu Cerb (3 estrelas, nota 9.3) pousada confortável, que tem um cervo 3D na fachada, que dá nome ao prédio antiquíssimo. Fica numa das pracinhas mais charmosas do centro, com quartos a partir de 55 euros.

Sinaia: pra quem gosta de castelos, trilhas, montanhas ou esqui

Em Sinaia fica o maravilhoso Castelo de Peles e Peliçor. E também as montanhas de Bucegi, quem além da bela vista para a cidade, são um ótimo local para fazer trilhas no verão, ou descer suas encostas nevadas no inverno.

castelo de peles sinaia romênia 1

Recomendamos os seguintes hotéis:

Planejando uma viagem pela Romênia?

Então não deixe de ler as nossas melhores dicas sobre o país e a região dos Balcãs:

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o desconto e garanta as melhores promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.