Passo a passo para organizar uma viagem longa ou ano sabático

Passo a passo para organizar uma viagem longa ou ano sabático

Sair em uma longa viagem ou ano sabático é o sonho de muita gente, mas a fase de planejamento pode ser confusa, difícil e desanimadora. Não são poucas pessoas que não sabem nem mesmo por onde começar. Como qualquer outro projeto grande, a melhor forma de concluí-lo é quebrando-o em pequenas ações com prazos de execução. Para ajudar você que quer dar uma volta ao mundo ou mesmo viajar por longos períodos, montamos um calendário e check-list que vai te acompanhar do momento em que você toma a decisão até o embarque.

Entre um e dois anos antes da viagem

Definição – O primeiro passo é tomar a decisão. Essa viagem precisa deixar de ser um sonho para algum dia. Algum dia é nunca. A partir desse momento, o sonho ganha nome e sobrenome, vira um plano, um projeto. Para isso, é preciso ter mais ou menos em mente a época em que você vai viajar, os motivos pelos quais você quer ir e como você vai fazer para isso se tornar real. É hora de começar a desenhar o caminho que vai te levar até a realização desse sonho.

Viagem, mapa e passaporte

Foto: Shutterstock

Pesquisa – Comece a ler blogs de viagem, siga algumas contas de Instagram, compre livros e guias. Comece a dar uma cara para a sua viagem. A ideia aqui não é definir de imediato quais países você vai visitar, mas sim brincar com as possibilidades. Esboce roteiros e comece a pesquisar a logística de realizá-los. Tire e acrescente países. Descubra atividades, programas e eventos que você gostaria de fazer. Permita-se sonhar um pouco.

Planejamento financeiro – Estime os gastos de uma viagem como essa e quanto você consegue juntar até lá. Faça um plano de poupança e pense em formas de conseguir o dinheiro que falta. Você pode começar a procurar por um segundo emprego ou por trabalhos freelancer, por exemplo. Se for pedir demissão, pode acrescentar o acerto. Pense se você quer juntar também uma grana extra para te bancar na volta. Pode ser uma ideia inteligente. Pergunte-se também se você quer trabalhar durante a viagem e como você pode fazer isso. Usar a internet, trocar hospedagem por trabalho em hostels ou arrumar bicos de garçom são algumas das opções mais comuns.

Entre 12 e 6 meses antes da viagem

Defina seu roteiro – Depois de pesquisar e brincar com as possibilidades, é hora de dar uma forma mais definitiva para o seu roteiro. Considere seus gostos e desejos, mas também variáveis práticas, como gastos e deslocamento. Pode ser que você tenha que incluir um país porque ele está no meio do caminho e seria interessante parar ali, ou tenha que excluir um lugar legal porque está fora de mão. Monte um roteiro balanceado, passe períodos maiores nos lugares para não se cansar do movimento. Essa é uma das etapas mais difíceis, mas também mais divertidas do planejamento.

Defina a data da viagem – Marque uma data no seu calendário. Pode ser um dia específico ou um período entre os dias X e Y, dependendo do valor da passagem. O importante é ter um dia que você vai ver se aproximar no seu horizonte.

Comece a cuidar da parte burocrática – Se você ainda não tem ou precisa renovar seu passaporte, é hora de fazê-lo. Descubra quais países que você vai visitar exigem visto e quais os procedimentos para obtê-los. Alguns, como os dos Estados Unidos, são mais complicados e devem ser pedidos com antecedência, outros podem esperar um pouco mais, mas é bom que você já tenha em mente o que precisa fazer.

Visto e passaporte

Foto: Shutterstock

Monitore passagens aéreas – Crie alertas para monitorar os preços das passagens aéreas. A ideia não é fechar a compra já, mas ter uma ideia de quanto custa as passagens que você precisa. Assim você pode aproveitar se os preços caírem muito de repente ou agir caso as cifras comecem a subir demais.

Entre seis e três meses antes da viagem

Compre as passagens – Com o monitoramento de preços, você vai sentir qual a melhor hora de comprar a sua passagem, mas nossa experiência diz que, para viagens internacionais, em geral dá para esperar até 90 dias antes da viagem.

Planeje sua hospedagem – Comece a pesquisar lugares para ficar e, se for o caso, faça suas reservas. Se você pretende deixar essa opção em aberto, pesquise mais ou menos os preços das diárias para calcular melhor seu orçamento. Se for optar por Couchsurfing ou outro tipo de hospedagem colaborativa, também já é hora de começar a se movimentar para garantir que você vai ter uma cama (ou sofá) para dormir.

Planeje detalhes da viagem – Agora é hora de esmiuçar seu roteiro. Pegue cada destino e faça uma pesquisa mais aprofundada sobre ele. Veja quantos dias têm e quais atividades quer fazer nesse tempo, sempre levando em conta seu orçamento. Descubra programas e restaurantes legais, dicas importantes de quem já esteve ou mora na cidade, coisas que você nem imaginou que poderia fazer. Fique atento também a possíveis day trips e a formas de se locomover dentro e entre cada uma das cidades. Tenha um arquivo onde você vai reunindo todas essas informações.

Aeroporto de Confins - BH

Faça uma revisão do orçamento – Hora de checar suas finanças e ver se tudo está correndo conforme o esperado. Você tem se mantido dentro da meta? Está atrasado? Adiantado? Precisa encontrar formas de ganhar (ou poupar) mais dinheiro? Não vai conseguir juntar o quanto esperava e vai ter que rever seus planos? Essa é a hora de rever seu plano e fazer os ajustes necessários.

Dois meses antes

Check-up médico – Marque uma consulta para ver se está tudo em ordem com seu corpo antes de partir. Informe-se também sobre vacinas, medicamentos e outras precauções médicas que você deve tomar durante a viagem.

Finalize os processos burocráticos – Aqui você já deve estar com todos os vistos e documentos de viagem encaminhados. Se tiver algo pendente, é hora de se movimentar para resolver.

Prepare sua vida para a sua partida – Hora de começar a pensar em como vai ficar sua vida enquanto você viaja. Já sabe quem vai cuidar do seu cachorro (ou será que ele vai com você?)? Quem vai receber sua correspondência? Tem contas a serem pagas? Você já tem acesso ao Internet Banking do seu banco? Hoje em dia temos muitos serviços e aplicativos que nos permitem controlar quase tudo à distância. A ideia aqui é tornar sua vida mais digital e, o que não der, pedir ajuda a uma alma caridosa.

Intercâmbio, viagem, mochilão

Um mês antes

Compre equipamentos e outros objetos necessários – Se você ainda não tem mochilas, botas de caminhada ou outros equipamentos que vá precisar na viagem, é hora de comprar. Mas atenção! Apenas se forem coisas muito necessárias. Não saia comprando roupa de esqui porque você vai esquiar uma vez – é melhor alugar no local. Menos é sempre mais aqui.

Compre um seguro de viagem – A princípio, esse pode parecer um gasto incômodo, mas acredite: você não vai querer viajar sem um. Tire o escorpião do bolso e invista em um bom seguro, com cobertura ampla. Saiba como comparar o preço de vários seguros aqui.

Comece o aviso prévio na sua empresa (se necessário) – Se você vai pedir demissão, essa é a hora de começar seu aviso prévio.

Compre moeda estrangeira – Comece a comprar moeda estrangeira ou a preparar suas finanças para a viagem. O ideal é não comprar tudo de uma vez, porque assim você pega uma média das cotações (mas se o dólar cair, se joga antes que suba outra vez). Já sabe como vai levar seu dinheiro? Em um travel card, no seu cartão de banco, em espécie. Comece a pensar nisso.

Viajar-Barato-Dólar-em-Alta

Duas semanas antes

Desbloqueie cartões de crédito internacionais – Em geral, dá para fazer isso direto no caixa eletrônico do seu banco, em poucos segundos. Se você não souber como, pergunte ao seu gerente. Só não viaje com os cartões bloqueados. Mesmo que você não pretenda usar, é importante ter para emergências.

Escaneie seus documentos – Digitalize tudo o que for importante ter e coloque no seu email ou em outra plataforma de fácil acesso, como o Evernote. Isso inclui também suas reservas, comprovantes financeiros para mostrar na imigração e qualquer outro papel que você possa precisar.

Faça uma procuração – Deixe alguém responsável por sua vida enquanto você estiver fora. Procurações podem ser caras e complicadas se você quiser algo muito específico. Faça também uma específica para o seu banco e para qualquer transação financeira que você possa ter que realizar enquanto estiver fora. Temos um post que explica tudo sobre procurações para viagem.

Guarde ou livre-se das coisas que você não vai levar – Se você for entregar seu apartamento ou alugá-lo pelo período que estiver fora, é hora de guardar as coisas que você não vai levar e colocá-las fora do caminho. Eu deixo na casa da minha mãe, mas muita gente opta por vender tudo, o que pode também ajudar no orçamento na viagem.

Comece a planejar sua bagagem – Separe aquilo que você vai levar e veja se está tudo em ordem. Algumas roupas precisam ser lavadas? Seus casacos estão com cheiro de armário? Precisa comprar produtos de uso pessoal, como shampoos e condicionadores em frascos para viagem? Esse também é um bom momento para avaliar se você está pensando em levar muitas coisas ou não. Fazer uma lista ajuda manter sua bagagem pequena. Pense e repense se você realmente precisa de todas aquelas coisas.

Uma semana antes

Faça as malas – Deixar para fazer as malas nos últimos minutos é uma boa forma de largar coisas importantes para trás. Vá arrumando ao longo das semanas, colocando e tirando coisas conforme você avalia o tamanho e o peso da bagagem.

Arrumar malas para viagem

Foto: Shutterstock

Termine de comprar dinheiro – Se você ainda precisa comprar moeda estrangeira ou resolver qualquer problema com a sua forma de levar dinheiro, essa é a hora.

Despeça-se dos seus amigos e família – Planeje uma festa ou uma balada com seus amigos e familiares para diminuir um pouco o peso de partir e para que possa vê-los uma última vez em um longo tempo.

Programe sua ida ao aeroporto – Você vai usar o transporte público, vai pedir para alguém te levar, agendar um táxi? Planeje-se para estar no aeroporto com antecedência e evitar estresse na hora de partir.

Deixe tudo no ponto – Tenha uma pasta com todos os documentos, passagens e papéis que pode precisar na imigração. Deixe-a na bagagem de mão, em algum lugar fácil de retirar.

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma. Siga @natybecattini no Instagram

11 comentários em Passo a passo para organizar uma viagem longa ou ano sabático

  1. Olá, seria melhor comprar a passagem de volta ao mundo? Ainda existe? Ou seria melhor ir comprando passagens a partir do local onde vai passando?

  2. Olá Queridos! Desde que conheci o 360 uso-o como “guia de cabeceira”. Mesmo antes de sair de viagem com minha família vocês já tem feito parte dela. Resumindo: Pensei em entrar em contato direto pelos e-mail, mas li sobre suas pré-definições de contatos, então resolvi questionar por aqui. Viajaremos à Europa, Ásia e Oceania agora em Maio com uma pretensão de 6 ou mais meses em transito. Pois bem… Sabem me informar melhor sobre medicamentos durante a viagem? Quero levar remédios para intolerância alimentar da minha esposa, medicamentos básicos das crianças e meu Sorinan (maldito vício) rsrss. Se souberem algo mais sobre o assunto ficarei super feliz com a ajuda! Grande abraço ps: Encontrei em vocês um vocabulário muito “peculiar” acredito que pela nossa escolha de formação. Sou jornalista por formação e Fotógrafo por paixão.

    • Leonardo,

      A maior parte dos remédios você consegue comprar mundo afora, como medicamentos básicos e o seu sorinan, por exemplo. Às vezes eles vão ter nomes diferentes e por isso você precisará saber a fórmula para comprá-los. Para alguns, como o remédio da sua esposa, é legal levar receita em inglês. Você também pode levar um estoque do Brasil que dure a viagem inteira. É o que eu faço com anticoncepcionais, por exemplo…

      Abraços

  3. Ola, parabens pelo post! Eu tenho recebidi a Newsletter de voces, e devo partir em uma viagem longa no segundo semestre do ano que vem! Obrigado por compartilhar ! bjs

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: