fbpx

7 dicas indispensáveis de segurança em viagens

Uma das coisas mais importantes que eu aprendi nas minhas viagens é que as pessoas são essencialmente boas. A maior parte delas, pelo menos. Tem mais gente disposta a ajudar que a atrapalhar a sua vida. Isso contraria o senso comum, que insiste em nos dizer que é preciso dormir com um olho aberto e outro fechado.

Mas a verdade é que milhares de pessoas saem de suas casas e vivem suas vidas todos os dias sem que algo de ruim lhes aconteça. Assim como milhares de viajantes deixam seus países todos os anos, viajam e voltam inteiros e cheios de boas histórias para contar.

O problema é que, vez ou outra, alguém cruza o caminho com gente ruim, e esses casos – com certa razão – fazem o maior barulho. Na última semana, as redes sociais foram inundadas pelos apelos de uma família desesperada com o sumiço da jovem Chris Ribeiro, em Barcelona.

A modelo capixaba parou de se comunicar com os parentes após enviar um código de socorro para a irmã. Felizmente, Chris foi encontrada com vida. A polícia afirma que ela foi sequestrada e liberada após a repercussão do caso, e há quem suspeite que ela seria vítima de tráfico de mulheres. Só para citar outro exemplo, tem também o mochileiro de Brasília que sumiu no Peru e nunca mais foi visto. Antes, o caso era tratado como desaparecimento, hoje, já suspeitam de homicídio.

Por mais que o mais provável é que você não tenha que lidar com uma situação tão tensa quanto as duas citadas acima, é importante tomar algumas medidas para evitar ou se proteger do perigo quando ele se aproxima. Essas dicas valem para todos, mas em especial para quem está viajando sozinho, situação em que estamos mais vulneráveis.

Viajante com câmera

Encaminhe seu roteiro de viagem para sua família e amigos

Sabe aquela planilha que você montou com as datas em que você vai estar em cada cidade, o hotel em que vai se hospedar, o número dos voos ou trens que vai pegar e até, quem sabe, qual atividade vai fazer em cada dia? Encaminhe-a por e-mail para seus amigos mais próximos e para a sua família.

Assim, eles podem acompanhar seu trajeto e saber exatamente onde você deveria estar a cada dia da viagem. Caso você pare de dar notícias, eles podem se tranquilizar tentando falar no seu hotel ou, se for o caso, entrar em contato com a embaixada brasileira mais próxima.

Combine um código de segurança com alguém

Tenha uma palavra simples, direta e de fácil digitação a ser enviada para alguém de confiança se, por acaso, você se ver no meio de uma situação ameaçadora. Essa estratégia foi, provavelmente, o que salvou a vida da Chris Ribeiro em Barcelona. Assim que recebeu a mensagem previamente combinada, “AKI”, sua irmã começou a mover esforços para encontrá-la. Se tivesse sido necessário esperar alguns dias até que a família desse falta dos contatos da modelo, pode ser que esse caso não tivesse terminado bem.

Evite estar incomunicável – em especial se estiver viajando sozinho

Tenha um smartphone, mesmo que seja um modelo antigo e barato. Nem sempre é possível ter acesso à internet todo o tempo, mas na maior parte dos países é possível comprar um chip local com plano de dados por poucos dólares ou acessar wifi público em praças e restaurantes fast food.

Outra boa ideia é investir em um carregador de bateria portátil. Claro que, dependendo da viagem, não será possível – ou pode nem ser seu objetivo – manter uma conexão com o resto do mundo o tempo inteiro, mas poder mandar uma mensagem por whatsapp ou deixar um aviso no seu Facebook pode te salvar de apuros.

Saiba como enviar sua localização por Whatsapp

Se você for se encontrar com algum desconhecido, se perder ou se ver no meio de alguma situação desconfortável, envie sua localização por Whatsapp para alguém de confiança. Veja abaixo como fazer:

segurança em viagens

Decore o número da polícia local

A maior parte dos países tem um número nacional de fácil memorização para emergências. Decore esse número ou coloque-o na agenda do celular.

Seja discreto e desconfiado

Evite dar detalhes desnecessários sobre sua vida e sua viagem a desconhecidos. Se você está falando com uma pessoa que viu pela primeira vez em uma balada, não precisa sair gritando que está viajando só. Também não é necessário contar para todos o endereço, ou mesmo o nome do seu hotel. Gente que te aborda na rua, guias ou motoristas com perguntas estranhas, por exemplo: você não precisa responder a essas pessoas ou pode dar respostas evasivas, cortando o assunto.

Viajar é uma ótima oportunidade para conhecer e falar com gente, mas é preciso bom senso na hora de interagir. Caso se sinta incomodada (digo no feminino porque creio que é mais provável que essa situação ocorra com mulheres sozinhas) invente um amigo, um irmão, um namorado que “está te esperando ou que já está chegando, só foi comprar uma coca-cola”.

Cuidado com o que (e com quem) você bebe

Bares de Belo Horizonte

Não aceite bebidas abertas de estranhos ou bebidas que você não tenha acompanhado todo o processo de preparação até chegar em você. Dispense também aquelas que você largou na mesa para ir ao banheiro ou tirou os olhos de cima por alguns minutos. Se você estiver sozinho, evite também beber muito. Lembrando que os amigos de 15 minutos que você fez no bar ou no hostel não contam como companhia de confiança. Tenha cuidado redobrado ao sair à noite.

Além do famoso boa noite cinderela e do perigo das quadrilhas de tráfico internacional de mulheres, há também os casos de mulheres maravilhosas que se aproximam para dar mole a viajantes, que acabam se embebedando além da conta e acordam sem todos os seus pertences.

No fim, como disse a Luíza em uma discussão que tivemos sobre o assunto, não é o caso de desconfiar de tudo e de todos, como se um perigo espreitasse a cada esquina. É preciso aproveitar a viagem, mas com consciência de que você está sozinho em um país desconhecido e só pode contar com você mesmo, por isso é melhor não brincar com a sorte.

Dica para conhecer outros viajantes de forma segura

Inscreva-se em atividades. Uma boa forma de conhecer pessoas com segurança é participar de atividades, como cursos e trabalho voluntário. Uma possibilidade, por exemplo, é participar de atividades de work exchange, quando você oferece algumas horas por dia para prestar algum serviço – que vai desde trabalho em hostel até voluntariado em ONGs e aulas de idiomas – em troca da hospedagem e, às vezes, de alimentação.

Além de economizar na viagem, você também acaba tendo uma experiência única do destino ao entrar em contato com outros viajantes e pessoas locais.

Para isso, recomendamos a World Packers. A empresa é brasileira e conta com suporte 24h em português, você não paga por hospedagem (e algumas vezes, nem por comida). Além disso, os programas do Worldpackers costumam ser mais flexíveis, se adaptando a viagens de diferentes durações e programações e inclui um seguro que garante uma troca de experiência caso não seja exatamente aquilo que você combinou.

Você trabalha quatro horas por dia, mais as folgas. A membresia no site é paga (49 dólares para uma pessoa ou 59 dólares para um casal ou dois amigos), mas o valor é anual e você pode participar de quantas oportunidades quiser nesse período (e fica bem mais barato que pagar a hospedagem) e é bem mais em conta que em outros programas de voluntariado.

Além disso, leitores do blog têm desconto de 10 dólares na membresia, basta aplicar o cupom de desconto 360MERIDIANOS. Clique aqui para conhecer os programas da Worldpackers!

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

11 comentários sobre o texto “7 dicas indispensáveis de segurança em viagens

  1. Parabéns pelo artigo muito bem direcionado, sei como é viajar sozinha , viajei bastante nessa última década e aprendi na pele muita coisa, e claro que você sabe mais do que eu até por experiência de causa , qtos malandros vem nos abordar … ! Eu apesar dos meus 52 anos tb fui mto abordada , imagino moças jovens , bonitas como são atrativos para certos homens e até coisas piores podem acontecer, . Claro que ninguém precisa deixar de viajar muito pelo contrário, e nem precisa deixar de viajar sozinha (o), só não deixe de seguir exatamente esses passos que vc mencionou , já faço assim e vou adaptar outras que vc deu dicas, mas obrigada por esse artigo , sempre que posso em viagens eu alerto as moças sobre… , mas vcs do 360 meridianos tem o poder de auxiliar mais ainda quem viaja , agradecida de coração pelo trabalho de vcs , abraço grande!!

    1. Olá Rosely!

      É bem isso que você disse! Viajar, em especial sozinha, é incrível, mas a gente tem que tomar certas medidas de segurança. Eu que agradeço de coração a sua confiança e o seu comentário!

      Um abraço!

  2. Excelente dicas!! Eu já deixo meu roteiro com minha irmã sempre que viajo. A ideia da senha é ótima!
    Uma outra dica interessante que eu usei na minha ultima viagem sozinha é: Combine com alguem de confiança (nesse caso foi minha irmã) um horário de segurança, que funciona assim: No meu caso eu agendei a meia noite. Até meia noite eu tinha que enviar uma msg de whatsapp para minha irma, dizendo se já estava no hotel ou se iria sair e voltar de madrugada. Combinei com ela que, caso eu não enviasse nenhuma mensagem até a meia noite significava que algo aconteceu comigo. E eu respeitava esse horario a risca, não importava o que estava fazendo, até a meia noite sempre mandava uma mensagem e caso não estivesse no hotel ainda, depois enviava outra para avisar que havia chegado. Assim, era só eu não me comunicar com ela que ela saberia que algo aconteceu comigo. Claro que precisa ser muito rigido com isso, eu não poderia simplesmente esquecer de avisar!
    Funcionou bem! Chamavamos de “prova de vida”!! heheehe
    outra dica: Conheceu alguem e vai sair pra jantar, badalar? Envie uma msg com o nome da pessoa, telefone, facebook e todos os dados que você tem sobre ela. Caso você suma nesse “encontro” a chance de te acharem com mais dados sobre a pessoa será mais fácil.
    É bacana também sempre ter uma amizade mais próxima com alguem do hotel, um recepcionista ajuda, alguem que vá lembrar de você caso você não apareça mais no hotel por algum motivo. O mesmo vale para passeios! Apesar de eu ser muito aberta e simpática, o que facilita conhecer pessoas, sempre tento fazer mais amizade com o guia ou alguem do passeio, assim, caso você, por exemplo, não esteja na hora certa do encontro, alguem irá avisar e esperar você, ou se o caso, começar a te procurar…

  3. Eu acrescentaria para nunca deixar valores no quarto de hotel, a não ser que seja dentro do cofre. Mantenha sempre sua bagagem fechada e, se possível, com cadeado ou tranca de forma que se alguém quiser roubá-la será obrigado a arrombá-la, assim ninguém poderá acusá-lo de negligência e voce poderá afirmar que sua bagagem foi violada dentro do hotel. Desta forma, eles poderão ser responsabilizados sem dar chance a questionamentos. E por último, por mais seguro que voce se sinta em algum lugar, seja prudente, confie sem deixar de ser precavido. Turistas são sempre vistos como pessoas que portam valores e bens passíveis de interessar a alguém.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.