fbpx

O que fazer em Sofia, capital da Bulgária

Sofia, capital da Bulgária, me surpreendeu. É uma cidade simpática, colorida, animada e muito, mas muito barata. A maioria das atrações se concentra no centro da cidade, de forma que é possível fazer tudo a pé.

Mas mesmo que você fique um pouco afastado do centro (foi o meu caso), o metrô é novo, limpo e fácil de entender, apesar do alfabeto cirílico (que foi inventado na Bulgária, sabiam?).

A cidade foi o meu primeiro contato com a cultura e a arquitetura búlgara. É uma mistura interessante de construções antigas, tendo em vista que Sofia (ou Sérdica, como já foi chamada) é uma das cidades mais antigas do mundo, com quase 8 mil anos de história.

São edifícios em arquitetura neoclássica, prédios com aquela cara do período comunista e, o melhor, um monte de ruas feitas de tijolos amarelos, no estilo de Oz. Também achei os búlgaros simpáticos e prestativos. E não é uma cidade tão perigosa como dizem pela Europa afora. Claro, é preciso ter cuidado redobrado com furtos, que são comuns, e evitar as áreas próximas da estação de ônibus e trem à noite. Fora isso, andei tranquilamente sozinha no centro, com minha câmera gigante, e não tive problemas.

Leia também:
Tudo o que você precisa para organizar seu roteiro pela Bulgária
Onde ficar em Sofia: dicas de hospedagem

É possível ver as principais atrações turísticas de Sofia em um dia, mas eu sugiro ficar uns três para dar tempo de ver mais coisas e também conhecer os arredores da cidade.

Antes de listar os lugares mais legais, sugiro que você faça um Free Walking Tour por lá. Eu fiz com o pessoal do Free Sofia Tour e aprendi um monte de curiosidades interessantes. Vale a pena, sem contar que já facilita para você se localizar e compreender melhor a cidade.

Como se locomover em Sofia?

Além disso, é bem fácil se locomover por Sofia, seja de transporte público ou a pé. O metrô leva a praticamente todos os lugares importantes.

Além disso, também há um sistema de trams e ônibus. Como a grande maioria das atrações turísticas está no centro da cidade, por lá, é só caminhar de um lado para o outro.

Táxis podem ser mais complicados, já que há um confuso sistema de tarifas e muitos taxistas prontos para dar golpes em turistas.

O que fazer em Sofia, Bulgária

Catedral de São Aleksander Nevsky

Catedral de Sofia, na bulgaria

O principal cartão-postal de Sofia. A catedral é uma das maiores igrejas ortodoxas do mundo, construída em agradecimento ao povo russo pela ajuda na Independência contra o Império Turco Otomano. Finalizada em 1912, é decorada com murais e mosaicos. É possível visitar também as criptas (o custo é de 6 lev). Nos arredores da igreja fica um mercado de artesanato a céu aberto que vale uma passadinha.

Em frente fica a Igreja de Hagia Sophia, muito importante, já que foi essa igreja a responsável pelo nome da cidade (o rebatismo se deu no século 14). Foi construída no século 6, na época do Imperador Justino. Em frente ficam esculturas de leões feitas por um famoso artista búlgaro e um monumento em homenagem ao “Soldado Desconhecido”, onde há uma chama eterna.

Igreja Russa

sofia bulgária igreja russa

Da região de Aleksander Nevsky, siga as ruas de tijolos amarelos (um presente do Império Austro-Húngaro do início do século 20) em direção à Igreja de São Nikolai, mais conhecida como igreja russa, exatamente por ser uma templo ortodoxo construído como igreja oficial da embaixada da Rússia. 

Museu Etnográfico (Palácio Real)

sofia bulgária museu etnografico

Ao lado fica o Museu Etnográfico, organizado no prédio que costumava ser o Palácio Real. A Bulgária foi uma monarquia até 1944, quando foi instaurada a república socialista. O museu abriga artefatos relacionados à cultura e ao folclore búlgaros, além das salas decoradas do antigo palácio. A entrada custa 3 lev.

Jardim da Cidade

sofia bulgária teatro nacional

Cruzando a rua do palácio, o Boulevard Tsar Osvoboditel, fica o Jardim da Cidade. Quando eu fui, era verão e os jardins públicos estavam cheios de jovens aproveitando o dia quente.

A área verde é agradável e existe desde 1872. Ali fica também o Teatro Nacional Ivan Vazov, construído em 1907. As ruas em volta do jardim também são charmosas e valem uma caminhada sem compromisso.

Museu Arqueológico

sofia bulgária museu arqueologico fora

sofia bulgária museu arqueológico dentro

Esse museu foi organizado numa mesquita de 1494 e é muito interessante. Lá dentro ficam peças da antiguidade grega, coleções de afrescos e mosaicos de igrejas búlgaras ao longo dos séculos, além de artefatos que datam o período neolítico. A entrada custa 10 lev.

Rotunda de São Jorge (e a troca da guarda)

Do lado do Museu Arqueológico fica o prédio administrativo da Presidência Búlgara. Ali em frente, de hora em hora, há a troca da guarda. A cerimônia não atrai multidões como na Inglaterra, mas é pomposa. Tome cuidado para não ficar no caminho dos guardas – eles provavelmente vão te derrubar sem cerimônia.

sofia bulgária rotunda

Dentro do prédio da presidência (pode entrar sem problemas) fica a Rotunda de São Jorge, outra igreja, construída em tijolos vermelhos e o edifício antigo mais conservado de Sofia, construída pelos romanos no século 4. Lá dentro ficam afrescos do século 10.

Praça Nezavisimost

Sofia centro Bulgária

Bem no centro de Sofia fica a praça Nezavisimost, um largo com três edifícios de estilo do período socialista, onde costumava ficar a Sede do Partido Comunista Búlgaro. Hoje em dia os três prédios são usados pelo governo búlgaro e também por lojas de departamento e um hotel de luxo.

Em frente, na estação de metrô Serdika, foram descobertos sítios arqueológicos da antiga Sérdica, que estão sendo escavados. Mas dá para ver um pouco das ruínas atrás de vidros, dentro da estação.

Boulevard Maria Luiza

sofia bulgária estatua santa sofia

Na região do Boulevard Maria Luiza, que tem no centro uma estátua esquisita da Santa Sofia, que mais parece uma arte egípcia, fica a única mesquita em funcionamento em Sofia, a Banya Bashi, construída em 1576, durante a dominação turca.

Também, a Sinagoga de Sófia, uma das maiores dessa região da Europa, que abriga um museu que conta a história de como os Judeus Búlgaros foram salvos do Holocausto graças a pressão da igreja ortodoxa e manobras políticas do Rei para enrolar Hittler: toda vez que os alemães exigiam que os judeus da Bulgária fossem enviados para os campos de concentração, o Rei dava a desculpa de que eles eram mão de obra para alguma construção diferente.

Nesse quadrilátero das diferentes religiões encontram-se uma igreja católica e outra ortodoxa. A Igreja ortodoxa, a St Nedelya, é famosa por conta de um ataque do partido comunista, em 1925, que tentou matar o Rei durante o funeral de um general (que tinha sido assassinado como parte do plano). Uma bomba fez o teto da igreja colapsar, matando 150 pessoas, a maioria figuras importantes do governo. Mas o Rei, no fim das contas, sobreviveu.

Banhos Públicos Minerais

sofia bulgária banhos públicos

Sofia é conhecida por suas nascentes de água mineral. Ao todo, são sete delas, e numa praça no Boulevard Maria Luiza é possível encher sua garrafinha de água, gratuitamente (lembre-se de que a água sai bem quente da fonte). Também é nessa praça que fica um lindo prédio dos Banhos Públicos da cidade, que atualmente estão fechados para reforma e construção de um museu. Mas, mesmo por fora, vale dar uma olhada.

Outros pontos turísticos em Sofia e arredores

Em Sofia, além das atrações listadas, há diversos museus, parques e igrejas. O destaque é para duas opções fora do centro: o Museu de História Nacional, que concentra os principais tesouros da Bulgária e muitos artefatos históricos, e a Igreja Boyana, construída no século 11 e que está listada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Além disso, há várias trilhas e passeios nas montanhas que ficam nos limites da cidade, especialmente o Vitosha Nature Park, que é gigante, muito verde e ainda tem estações de esqui nas suas colinas, para o período de inverno.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

11 comentários sobre o texto “O que fazer em Sofia, capital da Bulgária

  1. Luiza, TD bem? Adorei o seu post sobre Sofia. Me deixou uma dúvida enorme, explico, eu e a minha namorada iremos fazer um bike tour entre Viena e Budapeste, ficar mais alguns dias na capital hungara, o plano inicial era subir para Praga. Agora surgiu a dúvida de irmos para Sofia. Vc iria para qual cidade??

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.