fbpx

A visita ao Parque Natural Lago Vacaresti, em Bucareste

Nicolau Ceauseșcu era um ditador megalomaníaco. Isso você provavelmente já sabia se estudou um pouco da história da Romênia, se tinha idade suficiente para ver o julgamento e execução dele na TV ou se você leu o post que escrevi sobre a história deleO post de hoje é sobre uma das obras que Ceauseșcu planejou, daquelas grandiosas e sem noção, que envolvia destruir coisas e desalojar pessoas, mas que foi abandonada no meio do caminho.

Acontece que lá pelo ano de 1986, o governante decidiu fazer um lago no setor 4 de Bucareste, que serviria como um sistema para evitar enchentes do rio Dambovita. O ponto escolhido foi uma área onde havia uma pequena colina e um monastério, assim como centenas casas. Então lá foram tratores e explosivos remover isso tudo, enquanto a polícia se encarregava de tirar as pessoas que moravam ali há anos de suas casas, sem uma compensação por isso.

Leia também: Onde ficar em Bucareste

O que fazer em Bucareste

Então, toda a estrutura para o lago artificial foi construída, numa área de 8km por 3 km. Mas os custos para bombear a água do rio para o lago eram muito altos e as soluções técnicas complexas. Além disso, em 1989, Ceauseșcu caiu. Com isso, sobrou ali um grande lago de concreto, que ficou por mais de 20 anos abandonado, sem qualquer ação do homem.

delta de bucareste romenia

E a natureza tomou conta. Pequenos lagos se formaram. Vegetação foi crescendo e crescendo até cobrir a paisagem cinza. E diversas espécies de animais, incluindo aves migratórias e outros pássaros raros, passaram a viver ali. E também algumas espécies de mamíferos.

delta de bucareste

delta de bucareste

Em 2012, a revista National Geographic fez uma matéria de capa no Parque Natural Lago Vacaresti (Parcul Natural Lacul Văcărești) e o apresentou para muita gente que morava em Bucareste e não tinha noção da existência do parque por ali. Isso pesou na briga pela conservação do local, tendo em vista que há anos empresários e poder público tinham planos de transformar a área num centro de entretenimento.

A briga e as discussões para transformar a área, também conhecida como o Delta de Bucareste, numa reserva natural continuam. Quando visitei o local, em julho de 2015, pude ver que ainda há muito o que fazer. Por exemplo, a única pessoa que toma conta do local é um ermitão que vive ali há anos.

Há muita sujeira espalhada, tanto de gente que usa o espaço para descartar detritos, quanto o lixo deixado pelo pessoal que vai ali só conhecer e fazer festa. Mas, ainda assim, é uma área muito bonita e diferente.

delta de bucareste

delta de bucareste

Você pode conhecer o Parcul Natural Vacaresti ou Delta de Bucareste por conta própria – é só ir até lá (de táxi, já que não tem metrô). Depois é só pular o muro do lago nunca feito.

delta de bucareste

Porém, eu não aconselho que você faça isso sozinho, ainda mais se for com câmera fotográfica. Eu estive lá com um grupo do Interesting Times Bureau, que promove um tour fotográfico de uma tarde inteira por lá. As fotos deste post são resultado do passeio. É preciso reservar com antecedência. Mais informações no site da empresa.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.