fbpx

O que fazer em Bucareste, Romênia: Roteiro de 2 ou 3 dias

Nesse texto você descobre o que fazer em Bucareste, num roteiro de 2 ou 3 dias de passeios. Listamos todos os principais pontos turísticos da capital da Romênia e várias coisas legais para fazer nos arredores.

Tem muita gente que torce o nariz para Bucareste. Não deveriam: a capital da Romênia é bonita, animada e charmosa. É uma capital jovem, tanto em idade quando em clima.

Além disso, a cidade tem vários atrativos: o centro histórico com arquitetura neoclássica – que lhe renderam o apelido “Pequena Paris”; as histórias de Vlad, o Empalador, que inspiraram o conde Drácula; a vida noturna animadíssima; os prédios e histórias do período do Comunismo na cidade.

Dicas de Hospedagem em Bucareste

Listamos abaixo alguns das melhores opções de hospedagem em Bucareste. Para ver mais dicas e entender quais os melhores bairros da cidade para ficar bem localizado, veja nosso guia completo de Onde ficar em Bucareste.

Quais os principais pontos turísticos para ver e visitar em Bucareste?

  • Distrito Lispcani
  • Igreja Biserica Curtea Veche
  • Livraria Cărtureşti Carusel
  • Igreja Biserica Stavropoleos
  • Museu Nacional de História da Romênia
  • Palácio do Parlamento
  • Bulevardul Unirii
  • Praça da Revolução
  • Museu de Arte Nacional
  • Ateneu Romeno
  • Praça da Universidade
  • Museu de História de Bucareste
  • Jardim Cismigiu
  • Arco do Triunfo
  • Casa de Caucescu
  • Museu da Aldeia
centro-historico-bucareste-melhor-lugar-hotel

O que fazer em Bucareste, Romênia: Roteiro de 2 ou 3 dias

Abaixo, explico como montar seu roteiro em Bucareste para 2 ou 3 dias de viagem.

Eu comecei o meu passeio de três dias por Bucareste fazendo um Free Walking Tour pela cidade. Se você falar inglês e gostar de aprender curiosidades sobre cidades, recomendo fortemente esse tour. É muito bom, passa pelos principais pontos turísticos e dura duas horas e meia.

Dia 1 em Bucareste: Distrito Lispcani

O centro velho de Bucareste é pequeno, mas adorável.

Se você entrar nas ruelas pela Strada Franceza, já dá de cara com alguns marcos importantes da região: a antiga corte principesca (Curtea Veche), construída no século 15, por Vlad Tepes, ou Vlad Drácula.

É lá que você vai encontrar uma estátua desse controverso líder que foi inspiração para histórias de vampiro na Romênia. As ruínas estavam fechadas para visitantes quando eu estive lá, mas deu para ver alguma coisa pelo lado de fora.

Nessas ruínas foram achados artefatos arqueológicos importantes, como um documento de 1459 que atesta a origem do nome da povoação de Bucuresti.

Estatua Vlad Tepes Bucareste
A estátua de Vlad Draculea

Logo ao lado fica a igreja  mais antiga da cidade, a Biserica Curtea Veche, de 1559. Era ali que os príncipes romenos eram coroados. Dentro da igreja ortodoxa, cuja entrada é gratuita, há afrescos do século 16.

Em frente, ainda na mesma rua, está a Hanul lui Manuc ou “hospedagem do Manuc”, uma hospedagem construída por um rico comerciante armênio em 1808, que está preservada no mesmo estilo e hoje funciona como um hotel e restaurante. Mesmo que você não pretenda comer, vale entrar para dar uma olhada.

o que fazer em bucareste romênia manuc inn
Hanul lui Manuc

Circular pelas ruelas de Lipscani sem compromisso é um passeio e tanto. Aliás, é na rua que dá nome ao distrito, a Strada Lipscani, que você vai encontrar algumas das atrações mais legais. Tem o belo prédio do Banco Nacional da Romênia, construído em 1885, em estilo clássico francês.

O cruzamento com a Strada Smardan é o centro do distrito histórico, ponto de encontro das pessoas e onde ficam artistas de rua, jovens e vendedores, enfim, um burburinho que só.

Seguindo pela Strada Lipscani você ainda encontra um sem fim de lojas e bares.

Não deixe de dar uma pausa na livraria Cărtureşti Carusel, que você provavelmente já deve ter visto em alguma lista das livrarias mais bonitas do mundo.

o que fazer em bucareste romenia livraria carrosel
Livraria Cărtureşti Carusel. O café no último andar é bem gostosinho

Logo em frente ao restaurante fica a Hanul Gabroveni, um prédio do início do século 19 transformado em Centro Cultural.

Também recomendo entrar na Strada Hanul cu Tei, uma passagem que leva até a rua Blănari. A entrada é meio escondida, mas lá dentro você encontra restaurantes, lojas e galerias de arte. A passagem é de 1833.

o que fazer em bucareste romenia galeria
Hanul Gabroveni

Dica: Na rua Stavropoleos você encontra um dos restaurantes mais antigos de Bucareste, a cervejaria Caru cu Bere. Nesse restaurante você consegue provar os principais pratos típicos da Romênia!

Na mesma rua fica uma igrejinha pequena, mas muito simpática, a Biserica Stavropoleos. Ela foi construída em 1724 e vale a pena não só entrar na igreja, mas também dar uma olhada nos jardins que ficam nos fundos.

turismo romênia bucareste
Igreja Stavropoleos

Um dos limites que marcam o fim do centro histórico é a Calea Victoriei (Avenida Vitória), uma elegante avenida onde ficam os hotéis de luxo e alguns dos prédios mais bonitos de Bucareste.

Entre eles, destaque para o Museu Nacional de História da Romênia, facilmente identificável por conta de uma estátua muito esquisita que tem na entrada: o imperador Trajano, pelado, carregando um lobo.

Eu entrei nesse museu e não curti muito: a exposição é pequena, com um monte de réplicas. O palácio que fica em frente é uma construção privada, pertencente a um banco.

o que fazer em bucareste romenia museu nacional de história
Museu Nacional de História da Romênia

Dia 2: Bucareste Comunista

De 1965 a 1987, a Romênia foi governada por um ditador comunista megalomaníaco, Nicolau Ceausescu. No final dos anos 1970, ele mandou demolir uma área de Bucareste relativa a todo o tamanho de Veneza, para construir uma grande avenida e um palácio maior ainda.

Nesse texto, conto com detalhes toda a história comunista da Romênia e como é a visita ao Palácio do Parlamento.

Assim, vocês já devem saber que uma visita imperdível na capital romena é o Palácio do Parlamento, o segundo maior prédio administrativo do mundo, um gigante fruto da megalomania do ditador que nunca chegou a discursar de sua grande obra, pois foi deposto antes!

vista boulevard do palacio do parlamento em bucareste romenia
Bulevardul Unirii visto do Terraço do Palácio do Parlamento

A entrada para visitantes fica na Bulevardul Natiunile Unite. Você precisa estar com passaporte ou documento nacional de identificação para entrar. São visitas diárias, das 9h às 17h . Mais informações no site oficial.

Existem seis tipos de tours diferentes: o Standard, que só explora algumas das salas, a visita ao Terraço, a visita ao Subsolo, e combinações dessas três opções.

Recomendo fazer a visita mais cedo. Lembre-se que no verão há filas para o passeio. Para evitar filas ou para garantir o entendimento da história, vale a pena contratar um tour guiado pelo Palácio do Parlamento, que já incluí o valor do bilhete.

vista do parlamento bucareste romenia
Palácio do Parlamento

A tal grande avenida que chega até o Palácio do Parlamento e corta 3,5km pelo centro da cidade é o Bulevardul Unirii, também parte dos planos de reestruturação urbana de Ceausescu.

A avenida, com prédios clássicos do período comunista (hoje tomados por anúncios e lojas bem capitalistas) foi inspirada na Champs-Élysées. No centro, fontes dividem espaço dos carros.

Além disso, duas praças marcam a Revolução que ocorreu em 1989 e tirou Ceausescu do poder. A Piata Revolutiei, ou Praça da Revolução (que fica logo no final da Calea Victoriei), foi o local de onde o ditador deu seu último discurso numa varanda do antigo prédio do Comitê Central do Partido Comunista – hoje é o prédio do Ministério Interior.

Quer conhecer mais dessa história? Veja essa excursão a pé pela cidade guiada pelo comunismo e pela revolução da Romênia.

Por lá também ficam alguns monumentos em homenagem à revolução, em especial o Memorial do Renascimento, um estranho obelisco branco com uma coroa negra que lembra uma batata.

praça da revolução bucareste romenia
Praça da Revolução. Crédito: Shutterstock

E nessa praça ficam construções lindas, que não têm nada a ver com os conflitos políticos: o Museu de Arte Nacional, que fica no antigo Palácio Real. Ainda, o lindo Romanian Athenaeum, uma casa de espetáculos, e a igreja Kretzulescu, de 1722.

A outra é a Piata Universitatii (Praça da Universidade), um ponto de encontro popular na capital, onde, no centro, ficam 10 cruzes de pedra em homenagem aos mortos pela revolução.

Nessa praça também ficam o Teatro Nacional de Budapeste, o prédio da Escola de Arquitetura e o Sutu Palace, onde fica o Museu de História de Bucareste.

Onde ficar em Bucareste Setor 1
Praça da Universidade

Dia 3: Coisas legais para fazer em Bucareste

No último dia em Bucareste recomendamos você visitar uma das áreas mais ricas de bonitas da cidade, incluindo parques, museus e palácios.

Começe seu dia no Arco do Triunfo de Bucareste. Inspirado no Arco do Triunfo de Paris, é um monumento dedicado aos heróis romenos.

De lá, é uma curta caminhada até o Museu da Aldeia (Muzeul Național al Satului “Dimitrie Gusti”), um museu etnográfico ao ar livre. Trata-se de uma verdadeira aldeia, onde você pode circular entre as antigas casas e prédios como moinhos de vento e igrejas de madeira, que remontam estruturas tradicionais rurais de diversas regiões da Romênia.

museu da aldeia em bucareste
Museu da Aldeia

O museu fica dentro do parque Regele Mihai I al României, um amplo espaço verde com um belo lago e vários restaurantes.

Depois desse passeio, siga para o Palácio Primaverii, mais conhecido como a Casa de Ceauşescu. A luxuosa residência do ditador deposto é museu desde 2016. Clique aqui para comprar um ingresso para a visita guiada com antecedência.

Se você ainda tiver tempo, tem muito mais para ver e aproveitar em Bucareste. A lista de museus e parques, é longa.

Alguns destaques são o Palácio Cotroceni, antiga residência real de 1679 and 1681; o Museu George Enescu, dedicado a esse músico e também localizado num palácio; e o Museu do Camponês Romeno, um museu etnográfico, aberto em 1906 e considerado um dos mais interessantes da cidade, já até ganhou prêmios de melhor da Europa. Há mais de 90 mil artefatos em exposição.

Bucareste também tem parques bonitos. Entre eles, se você tiver tempo, vá até os Jardins Cismigiu, o parque mais antigo da cidade; o Parcul Carol I, onde no verão há shows e eventos; e no Jardim Botânico (Gradina Botanicada cidade.

delta de bucareste parque natural vacaresti
Parque Natural Lago Vacaresti

No meu terceiro dia de passeio, eu fiz um tour fotográfico até o Parque Natural Lago Vacaresti. Mais um local onde Ceauşescu mandou demolir para suas obras megalomaniacas, nessse caso, a construção de um lago artificial, só que os custos para bombear água eram muito altos, e o lugar acabou virando um grande vazio de concreto abandonado por 20 anos, onde a natureza acabou tomando conta.

Hoje, o espaço é um parque natural, com muitas espécies de pássaros raros. Vale a pena visitar se você tiver tmepo.

Uma dica legal para pesquisar todas as atrações de Bucareste é o site oficial do Turismo da Romênia.

O que fazer a Noite em Bucareste

A vida noturna de Bucareste não perde em nada para outras cidades do Leste Europeu, como Praga ou Budapeste.

E, em tempos de euro nas alturas, é sempre bom conhecer uma cidade que permite passeios legais, restaurantes interessantes e bons drinks sem destroçar o orçamento.

Eu poderia até sugerir nomes de lugares aqui, mas a verdade é que não faz sentido, já que ao circular pelas ruelas de Lipscani você vai perceber a quantidade absurda de bares e boates, em que as pessoas aglomeram a cada esquina.

Se você tiver interesse, pode fazer um Pub Crawl na Cidade Velha!

Tem lugares para todos os estilos, desde espaços comida turca baratinha a restaurantes mais sofisticados, de bares de shots a boates com dançarinas. Vá circulando, pulando de bar em bar se preciso, tendo em vista que a grande maioria dos lugares não cobra entrada!

Planejando uma viagem pela Romênia? Então não deixe de ler:

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (4 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 comentários sobre o texto “O que fazer em Bucareste, Romênia: Roteiro de 2 ou 3 dias

  1. Bom dia, Luiza!
    Chegarei a Bucarest dia 31 e fico lá por 6 dias.
    Vc poderia me sugerir um hotel ou pousada de preço accessivel e próximo ao centro ou de facil deslocamento?
    Temos mais de 70 anos.
    E para outras cidades da Romenia, qual sua sugestão??
    grata pela atenção
    Teresa

    1. Olá Teresa,

      Temos posts com dicas de onde ficar em todos os lugares da Romênia: https://www.360meridianos.com/dica/onde-ficar-em-bucareste-melhores-bairros
      Mas resolvi procurar algum lugar que atenderia a necessidade de você (na região central, sem necessidade de subir escadas, etc). Encontrei https://www.booking.com/hotel/ro/stil-suites-unirii.pt-br.html?aid=367502 e https://www.booking.com/hotel/ro/mercure-bucharest-unirii.pt-br.html?aid=367502

      Para as outras cidades da Romênia, https://www.360meridianos.com/dicas-de-viagem?atlas=romenia&categoria=o-que-fazer

  2. Valeu a dica da Cara’ Vi Bere, realmente os preços são honestos e a comida é boa, apesar de ter a maior cara de “pega turista”.
    O tour pelo parlamento também valeu. Sugiro uma visita ao Teatro Ateneu. Muito obrigado.

  3. Oi, Luiza. Estive lá em março passado e tb comecei minha exploração pelo Free Walking Tour. Na verdade, foi o primeiro “Free”, depois usufruí deles em outras cidades no Leste Europeu. Achei o tour excelente. Como fui na baixa, havia pouca gente, a interação era maior. E tb não entendi pq as pessoas torcem o nariz para Bucareste. Fiquei dois dias e teria ficado mais (queria ter ido ao Museu do Camponês)! Haverei de voltar. Parabéns pelo post.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.