fbpx

Onde ficar no Recife: Boa Viagem, Centro ou Olinda?

Está de malas prontas e não sabe onde ficar em Recife? Calma, calma, não criemos pânico! Abaixo reunimos abaixo os melhores hotéis e pousadas da capital pernambucana, separados por bairro, para que você possa curtir sua temporada na cidade no maior sossego.

E não tem muito segredo! Como a grande cidade que é, não faltam opções de onde ficar em Recife. Há diversos museus, atrações culturais, bares e restaurantes a serem explorados por lá, o que rende uns dois ou três dias da viagem. Além disso, a cidade ainda é famosa pelo agito do carnaval (fama que divide com a vizinha Olinda) e por sua vibrante vida cultural.

E nós já selecionamos as principais regiões onde ficar em Recife para tornar sua vida mais fácil.

Veja também:
O que fazer no Recife: principais atrações
Carnaval no Recife e em Olinda – um guia para iniciantes 

Uma parte dos turistas prefere ficar menos tempo em Recife para aproveitar melhor as praias do sul de Pernambuco, como Porto de Galinhas e Carneiros. Não que isso seja uma má ideia, mas a verdade é que Recife e sua vizinha Olinda merecem mais que um bate-volta e são destinos históricos e culturais fascinantes.

Se você resolveu passar alguns dias na cidade, veja nosso guia com os melhores locais e hotéis para se hospedar em Recife.

Melhores bairros e praias onde se hospedar no Recife

As melhores regiões para se hospedar no Recife são:

  • Boa Viagem / Pina
  • Recife Antigo
  • Olinda
  • Praias do Litoral Sul: Maracaípe, Carneiros e Porto de Galinhas

A maior parte dos hotéis está na região de Boa Viagem e é por lá mesmo que os turistas costumam ficar. O Recife Antigo, como é chamado o centro histórico de Recife, é outra parte da cidade a se considerar. Embora tenha menos ofertas de acomodações, o bairro é repleto de atrações culturais, boêmias e gastronômicas, além de oferecer fácil acesso ao resto da cidade.

Quem procurar uma experiência mais alternativa e pretender festejar até cair a noite, a vizinha Olinda é também uma boa alternativa de onde ficar em Recife e região. A cidade fica a apenas sete quilômetros do Recife Antigo e tem diversas opções de hospedagem confortáveis e em conta.

Há, ainda, a possibilidade de se hospedar nas praias do litoral sul de Pernambuco, como Porto de Galinhas e Carneiros, que ficam a cerca de 50 minutos da capital. Assim, é possível curtir as praias mais bonitas do estado e estar a uma curta viagem de carro da vida colorida e agitada de Recife. Tenho certeza que a cidade vai ter surpreender.

Onde ficar no Recife: Boa Viagem / Pina

A região de praia concentra prédios muito modernos na orla, como em qualquer metrópole do mundo. E é ali que fica a grande maioria dos hotéis e apartamentos para se hospedar em Recife, bem como lojas e restaurantes.

É bom lembrar que Boa Viagem não está exatamente perto do Recife Antigo, que é onde se concentram os bares e agitos mais legais da cidade. Por isso, ao escolher se hospedar ali, você também estará definindo o estilo da sua viagem: se é mais praieiro ou cultura, mais tranquilo ou festeiro.

Uma alternativa para contornar a distância e o tempo gasto no transporte público é alugar um carro ou incluir o preços dos táxis/uber para voltar para casa a noite no orçamento.

Se você decidir alugar um carro, sugerimos que você pesquise e reserve antes numa comparadora de locadoras, a fim de garantir o melhor custo/benefício. Para isso, indicamos a Rentcars, parceira do blog que oferece descontos e vantagens no aluguel. E lembre-se: se for beber não dirija.

Onde ficar no Recife: Boa Viagem

Boa Viagem também se divide em duas áreas, tendo em vista a longa faixa de areia. Tem a região que é mais próxima do aeroporto, conhecida como Setúbal. Foi ali que eu fiquei com a minha família, num aparthotel. Tem praia por ali, mas é necessário andar um pouquinho para chegar na área com quiosques e própria para entrar no mar.

Já Pina é a região mais badaladinha, e a praia por ali costuma ficar mais cheia. Nos dois cantos fica uma boa estrutura de bares e restaurantes.

Onde ficar na praia da Boa Viagem, em Recife:

  • Apraiana Hostel – opção econômica e mochileira muito bem avaliada. Também quartos privativos
  • Hotel Enseada Boa Viagem – está a 600 metros da praia, tem boa avaliação e custo/benefício
  • Grand Mercure Recife – Fica de frente para o mar, tem quartos amplos e piscina. E, o melhor, as diárias continuam num preço interessante
  • Fity Hotel – Hotel desses classicões, com cara de hotel, mas com um bom café da manhã e quartos confortáveis
  • Hy Beach Flats – 4 estrelas com vista para o mar e piscina
  • Piratas da Praia – Hostel a três minutos da praia, apenas quartos compartilhados

Veja todas as opções de acomodação em Boa Viagem

Dica de apartamento para alugar em Boa Viagem

Alugamos o Recife Flat para passar cinco dias em janeiro. Foi o melhor custo benefício que encontramos, afinal éramos cinco pessoas e o fato de ter uma cozinha equipada disponível para a gente ajudou bastante na economia.

O prédio de aparthotéis não é só para turistas, também tem moradores. É bastante cômodo porque apesar de ser um apartamento, tem um serviço de camareira diário. A piscina e a sauna de uso comum também ficam disponíveis para os hóspedes.

Onde ficar no Recife Antigo

A grande vantagem de ficar por ali é estar mais próximo de um dos principais pontos de vida noturna, carnaval (fora de época também) e cultura da cidade.

Se hospedar no Recife Antigo é a melhor opção para quem não faz questão de passar todos os dias na praia e prefere aproveitar mais as atrações históricas da cidade. Além disso, está bem mais próximo de Olinda que Boa Viagem, tornando ainda mais barato e rápido o deslocamento até a vizinha.

onde ficar em recife pernambuco

Apesar de tudo isso, a região mais charmosa de Recife ainda tem poucos hotéis, talvez por conta do processo tardio de revitalização da região. Isso se agravou com a pandemia, quando muitos estabelecimentos acabaram fechando as portas, em especial as pousadas familiares e hostels econômicos.

Imagino que em poucos tempo, o turismo na cidade se revitalize e isso mude. Mas ainda assim, há algumas opções interessantes de hospedagem por ali:

Para quem procura hospedagem econômica no Recife Antigo:

  • Zili Pernambuco – Lindo hostel com quartos compartilhados e privativos
  • A Casa: Localizado em uma bela casa colonial no Boa Vista, bairro vizinho ao Recife Antigo

Veja todas as opções de hospedagem no Recife Antigo

Onde ficar em Recife: opções fora da capital

Onde ficar em Olinda

A distância entre Olinda – Recife Antigo é mais ou menos a mesma de Boa Viagem para o centro: a vizinha é tão próxima que é quase que um bairro da capital, com direito a acesso via transporte público e tudo, o que faz dela uma opção viável de hospedagem em Recife e região.

Leia nosso guia completo de Onde ficar em Olinda.

Onde ficar em Olinda: dicas de hospedagem

A cidadezinha do frevo e ladeiras é charmosa, colorida e bem movimentada. Isso quer dizer que ela é uma boa escolha de base para quem não faz tanta questão de praia, mas não dispensa uma festa. Se a sua viagem coincide com o carnaval ou as prévias, Olinda é sem dúvidas uma escolha certeira.

A cidade tem uma lista bem legal de hostels também, vale a pena dar uma olhada.

Onde ficar em Olinda: 

Veja todas as opções de acomodação em Olinda

Praias do litoral Sul de Pernambuco: Maracaípe, Porto de Galinhas e Carneiros

Para os mais praieiros, talvez ficar no Recife não valha tanto a pena. O melhor, nesse caso, é passar a maior parte dos dias nas lindas praias do litoral sul de Pernambuco, como o Pontal de Maracaípe, Porto de Galinhas e Carneiros – que, sendo honesta, dão de 10 a zero nas praias da capital – e tirar um ou dois dias para curtir o agito urbano e cultural de Recife.

Nada mais justo, não é mesmo?

A boa notícia é que fazer isso é muito fácil: esses paraísos tropicais estão a cerca de 40 a 50 minutos do centro da cidade. Para fazer o trajeto, a forma mais cômoda é alugando um carro ou combinando um transfer/táxi.

Para isso, indicamos a Rentcars, parceira do blog que oferece descontos e vantagens no aluguel.

Já para quem vai de táxi, corrida fica em torno de R$ 160, mas o preço pode variar de acordo com a época do ano, o tipo de transporte e o número de pessoas.

Além das três praias citadas aqui, há inúmeras outras opções. Você pode conferir todas elas no post Guia de Praias de Pernambuco.

Hospedagem no Pontal de Maracaípe:

Hospedagem em Porto dos Carneiros:

Hospedagem em Porto de Galinhas:

  • Pousada Unaí – Centro de Porto de Galinhas, a cinco minutos da praia
  • Aldeia Tropical – Bom custo benefício em uma pousada simples, mas aconchegante, com vibe praiana e a quatro minutos da praia
  • Pousada Tabapitanga – Pousada pé na areia com vista perfeita da praia à partir da piscina

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (2 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.