Passeio de barco no canal de Bósforo, em Istambul: você entre dois continentes

Passeio de barco no canal de Bósforo, em Istambul: você entre dois continentes

Navegando pelas águas do Estreito de Bósforo, que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara, eu me dei conta de que estava em dois lugares ao mesmo tempo. Aquele era o meu último dia em Istambul e eu já tinha transitado tanto pelas atrações históricas do lado europeu quanto pelo belo promenade e pelos bares do lado asiático. Mas ali, a bordo da pequena embarcação de turistas seguida por gaivotas, eu navegava, pela primeira vez, na fronteira entre dois mundos.

Istambul é a única cidade do mundo que está dividida entre dois continentes. A história da cidade, que já foi capital de três grandes impérios, é marcada por essa confluência entre Europa e a Ásia. Talvez por isso, pelo simbolismo, que o cruzeiro pelo Canal de Bósforo, que te coloca logo ali na linha imaginária que separa os continentes, acabou se tornando uma das atrações mais requisitadas da cidade.

barco-bosforo-istambul

Diversas empresas fazem o passeio. Basta caminhar nas proximidades da costa, em especial ali perto do Porto de Eminönü e da Ponte Galata (estação de tram Eminönü), de onde saem a maior parte das embarcações, que você logo vai ser abordado por alguém te oferecendo um passeio.

Há diversas opções de cruzeiros pelo Bósforo, desde os mais curtinhos, de uma hora, até alguns para navegar o dia todo. Muda também o tipo de embarcação que você vai pegar e, claro, o preço. Convém perguntar a mais de um vendedor antes de fazer sua compra ou, se preferir, pedir indicações no centro de atendimento ao turista, que fica também perto do Porto, para encontrar o passeio que mais te agrada.

passeio-barco-estreito-bosforo

O meu passeio durou cerca de duas horas e saiu a 12 liras (4 dólares), com diversas saídas ao longo do dia. O barco era pequeno, com dois andares e um bar que vendia cafés, chás turcos (isso vocês precisam provar) e algumas opções de lanches para o caminho. O primeiro andar era fechado, para admirar a paisagem através da janelinha, tomar um café quentinho e fugir do frio se você, como eu, for no inverno. Em cima, dá para tirar melhores fotos e sentir o vento na cara.

passeio-barco-canal-bosforo-istambul

O trajeto nos levava até depois da ponte de Bósforo, que liga os dois continentes e oferece um bom panorama das diversas regiões e monumentos de Istambul, entre palácios, mesquitas, torres, casinhas e mansões.

Uma atração a parte são as gaivotas, que seguem o barco durante todo o percurso. Acostumadas com os turistas, que as atraem com biscoitos e pedaços de pão, elas dão rasantes bem perto da gente para buscar a comida.

canal-bosforo-istambul

Por sorte, o tempo em Istambul resolveu abrir nesse último dia, depois de pegar muita chuva e tempo nublado na cidade. As fotos saíram com tempo claro e céu azul.

ponte-bosforo-istambul

Dica: Navegando pelo Bósforo de Ferry

Quem preferir economizar pode pegar uma das ferrys que os turcos utilizam no dia a dia como transporte público para ter um gostinho do que é estar entre os dois continentes. Você não vai chegar tão longe quanto nos passeios de empresas privadas, que são desenhados para te mostrar a ponte e te levar por um passeio no canal, mas vai garantir boas fotos e uma vista da Ponte de Bósforo.

estreito-bosforo-istambul

A passagem custa apenas 3 liras e as ferrys saem várias vezes por dia, também do Porto Eminönü. Você ainda pode escolher em qual parada vai desembarcar para continuar sua programação pela cidade. Ou dar a volta completa e retornar para Eminönü. Eu acabei pegando a ferry depois para cruzar para o lado asiático e assistir o pôr do sol no promenade e, para mim, ela cumpre bem a missão de te dar o gostinho de navegar entre dois mundos.

passeio-barco-istambul

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma e compartilho minhas impressões de mundo também no instagram @natybecattini e no twitter.

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: