fbpx
Tags:
Atlas: Recife, Brasil, Pernambuco

Onde comer em Recife: 13 restaurantes imperdíveis

Bateu aquela fome depois das praias? Então corre para ver essa lista de onde comer em Recife! Reunimos diversas indicações de restaurantes que experimentamos na cidade, que vão desde lugares para curtir um jantar romântico, para beliscar com os amigos, para provar frutos do mar e até a autêntica comida pernambucana, seja em um a la carte ou self-service.

Aqui você também vai encontrar dicas de onde comer no Recife Antigo, na Boa Viagem, Casa Forte e outros bairros famosos da cidade. Então, bora tirar essa barriga da miséria!

Leia também:
• O que fazer em Recife: as melhores atrações
• Onde ficar em Recife: dicas de hotéis e regiões
• Turismo criativo em Recife: 8 atrações para fugir do óbvio

Onde comer em Recife

Nesse post você vai encontrar indicações de restaurantes em Recife: 

  1. Restaurantes para comer comida pernambucana
  2. Restaurantes para comer frutos do mar
  3. Restaurantes no Recife Antigo
  4. Pizzas e pães em Recife
  5. Self-services em Recife
  6. Restaurantes em Boa Viagem e Pina
  7. Onde comer perto do aeroporto de Recife

As dicas foram coletadas em diversas passagens pela cidade.

Melhores restaurantes para comer comida pernambucana

Abaixo, listamos os melhores restaurantes no Recife. Se você quiser dicas para Olinda, confira o que fazer e onde comer na cidade. 

Reteteu Comida Honesta

R. Prof. Otávio de Freitas, 256 – Encruzilhada, Recife

No dicionário pernambucano, Reteteu é aquela comida improvisada feita com o que quer que a gente tenha na geladeira na hora da fome. Em Recife, é também o nome de um restaurante disputado nos fins e semana e que nunca decepciona em seus pratos.

O lugar funciona numa bonita casa no bairro Encruzilhada. Antes, a casa era a moradia da avó do chef Thiago das Chagas, que assume o comando da cozinha. O quintal amplo e convidativo ajuda a dar aquela sensação de almoço de domingo com a família, de comida preparada com afeto.

No cardápio, os destaques são o Cupim Cozido a Baixa Temperatura com Molho Escuro, que quase dissolve na boca e é servido com mandioca, arroz, farofa e vinagrete. Caldinhos, pastéis de carangueijo e porções de carne de sol (inclusive carne de bode) dão o toque mais pernambucano ao cardápio. Há opções vegetarianas sob consulta. Esse foi um dos melhores lugares para comer em Recife que eu encontrei na minha passagem pela cidade.

E não vá embora sem a sobremesa! O Bolo de Chocolate Denso e Tépido é apenas uma das melhores coisas que eu provei em Recife.

Site: www.reteteu.com.br

Vapor Cozinha Afetiva

R. Rocha Pita, 108 – Santo Amaro, Recife

Localizada em uma simpática casinha que mais parece de bonecas, o Vapor Cozinha Afetiva serve releituras contemporâneas da gastronomia nordestina e, mais especificamente, pernambucana, inspiradas pelas lembranças da infância dos chefs.

De acordo com o Instagram da casa, a ideia é servir “Comida caseira, com a quentura do sertão e a leveza do mar”. Minha escolha foi a “picanha com molho de uva do quintal de casa”, que é acompanhada de um delicioso espaguete à carbonara feito com anta do sertão, purê de macaxeira e uma paçoca de bacon que, ó: de lamber os beiços. Vegetarianos também são bem-vindos ali.

Instagram: @vaporcozinhaafetiva

Mercado da Boa Vista

R. da Santa Cruz, S/N – Boa Vista, Recife

Quer uma opção bem local e autêntica na cidade? Então corre para o Mercado da Boa Vista. Um dos meus favoritos em Recife, o local fica cheio nos fins de semana, quando música, cerveja gelada e pratos regionais fazem a alegria da galera. A grande pedida dali é o arrumadinho, prato típico de Pernambuco que leva carne seca, mandioca, farofa, vinagrete e feijão verde. Todos os ingredientes são arrumados um ao lado do outro, por isso o nome.

Onde comer em Recife: arrumadinho no mercado da Boa Vista

Mercado da Boa Vista

Além da versão tradicional, são servidas também receitas alternativas de arrumadinho – incluindo opções vegetarianas – e  outros pratos regionais, como a buchada e o bode guisado. Chegue cedo para garantir um lugar.

Restaurantes em Recife para comer frutos do mar

Onde Comer em Recife

Restaurante São Pedro

R. das Águas Verdes, 52 – São José, Recife

Especializado em frutos do mar, o Restaurante São Pedro é batizado graças ao Pátio de São Pedro, um importante ponto do centro da cidade que, após anos de degradação e esquecimento, passa por um processo de revitalização. O lugar fica em uma das ruas adjacentes ao pátio, em uma portinha que quase passa despercebida se você não sabe o que está procurando.

No cardápio, delícias como o arroz de caranguejo e o arroz de camarão. Os ingredientes são comprados no Mercado de São José, localizado ali perto e ponto de vendas de produtores locais. Tem poucas mesas, por isso chegue cedo.

Bistrô da Negra Linda, na Ilha de Deus

Rua São Paulo, 96 – Imbiribeira, Recife

A Ilha de Deus é uma comunidade de marisqueiros que, durante décadas, sofria com a miséria, a violência e o isolamento. No entanto, graças à luta de seus moradores para exigir medidas do Poder Público e do turismo de base comunitária, conseguiu encontrar um caminho para a mudança.

Ali, é possível comer uma autêntica mariscada pernambucana no Bistrô da Negra Linda, que nasceu na Ilha e, depois de ver que não tinha muito jeito para mergulhar o corpo inteiro na lama em busca de mariscos (a pesca do sururu é a principal fonte de renda de 95% da população local), conseguiu se especializar em gastronomia.

Aos 32 anos, hoje ela comanda um restaurante conhecido no Brasil inteiro e já recebeu visita de gente importante que chega para comer a famosa mariscada.

Negra Linda, Ilha de Deus

Leia também: Turismo Comunitário na Ilha de Deus, em Recife

Além do seu carro-chefe, ela também serve pastéis de sururu e de camarão fake (para vegetarianos).

Restaurantes no Recife Antigo

Boi Voador

R. da Guia, 93 – Recife Antigo

Uma parada estratégica para jantar bem no coração do Recife Antigo, a pizzaria Boi Voador tem preços justos e pizzas gostosas. O lugar é perfeito para quem escolhe se hospedar por essa região da cidade ou está por ali de bobeira na hora da fome.

Além dos sabores tradicionais, a pizzaria inova ao transformar o bolo de rolo, tradicional  sobremesa pernambucana, em pizza. Não deixe de pedir uma para sobremesa.

Malakoff Café

Praça Arsenal, Paço do Frevo – Recife Antigo

Convenientemente localizado dentro do Museu do Paço do Frevo, o Malakoff Café trabalha com grandes marcas e com cafés de pequenos produtores da Serra do Caparaó, que fica na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo e é conhecida pela qualidade de seus grãos.

Os cafés são torrados e moídos no local e podem ser preparados em 16 métodos diferentes. Para comer, há lanchinhos gostosos, como o pão de macaxeira com recheio de requeijão e, para matar a vontade de doce, a palha italiana de café. Esse não é um lugar para almoçar, mas para descansar as pernas e acalmar o estômago no meio da tarde.

Pizzarias e Pães em Recife

Forno Morosi

Praça de Casa Forte, 426 – Recife

Quando bater a vontade de uma comidinha mais internacional, corre para a Forno Morosi. Criado por uma cearense e um italiano, o lugar serve pizzas saborosas que são conhecidas como as melhores de Recife.

As pizzas são servidas em formato tipicamente romano – retangular, cortada em quadrados -, com massa fina e saborosa e recheios que levam poucos ingredientes, porém muito bem selecionados. O sabor mais pedido é o diavola, que leva molho de tomate, muçarela de búfala, salame picante e azeite de pimenta calabresa.

A casa divide espaço com a sorveteria Bellucci, que serve mais de 50 sabores de sorvetes artesanais. Entre eles, os tradicionais, avelã e pistache; e criações abrasileiradas, como gravéola e romeu e julieta. Há opções sem ovo, glúten, sem leite e veganas.

Motche

R. Silveira Lôbo, 294 – Poço da Panela, Recife

Uma boa opção para tomar café da manhã, brunch ou lanche da tarde, o Motche serve pães artesanais de fabricação própria, croissants e bolos diversos. Tudo no capricho e bem gostoso, feitos com ingredientes de qualidade e fermentação natural. Os pãezinhos podem ser acompanhados por geleias de frutas da estação, iogurte da casa com granola, um belo café ou cappuccino.

O lugar também tem menu de almoço, que sempre oferece uma opção vegana, e é fora do circuito turístico. Quem me apresentou foi a Luísa Ferreira, do Janelas Abertas, que é moradora de Recife e considera esse um dos favoritos da cidade.

Self-Services em Recife

Às vezes é difícil conciliar o orçamento para provar as comidas típicas sem gastar demais com restaurante. Para isso serve este tópico: indicações de 2 restaurantes bons e relativamente baratos para provar todas as opções da gastronomia pernambucana que você tiver vontade.

Todas? Veja bem, é que tanto o Parraxaxá quando o Chica Pitanga são restaurantes do tipo self service. Ou seja, nada de menu e um prato só. Sim, um balcão grande com diversas opções. E não venha torcer o nariz: mesmo sendo comida a quilo, os dois restaurantes são bem conceituados, a comida é deliciosa e os ambientes são bem legais. Explico.

Parraxaxá, em Boa Viagem e Casa Forte

Boa Viagem: Av. Fernando Simões Barbosa, 1200
Casa Forte: Rua Igarassu, 40

parraxaxá recife pernambuco

O Parraxaxá é um restaurante tradicional em Recife. Você vai encontrar várias indicações sobre ele na internet, além deste bloguinho que vos fala. Tanto que a comida do Parraxaxá também já foi eleita como uma das melhores em Recife entre os membros do 360meridianos.

Entre os pratos que mais guardamos na memória, estão o risoto de charque, a macaxeira com requeijão tradicional e o escondidinho de carne de sol com queijo coalho. No Parraxaxá você também encontra outros pratos tradicionais, como baião de dois, bode guisado, sururu, sarapatel e mungunza. E a mesa de sobremesas é tão farta quanto a de salgados: bolo de rolo, pé de moleque, cocadas diversas. Vá preparado para comer muito e repetir várias vezes.

Para quem prefere petiscar, há opções a la carte e de carnes grelhadas na hora. Eles abrem no almoço e jantar. A unidade de Casa Forte abre também para o café da manhã, a partir das 7h.  Ah, vale dizer que a decoração é fofinha e bem detalhista, com elementos do sertão. Meio turístico, mas não deixa de ser charmosa.

Site oficial

Chica Pitanga, em Boa Viagem

Rua Petrolina, 19, Boa Viagem

Ao contrário do Parraxaxá, o Chica Pitanga tem um ar mais moderno, com uma réplica de uma pitangueira lindona bem no meio do salão.

O menu também é mais variado: além dos pratos típicos pernambucanos, eles servem pratos internacionais, como mussaka grego, açorda portuguesa e ceviche colombiano. A Tilápia é um ponto alto do cardápio: deliciosa e fresquinha! Um prato sai por cerca de de R$40,00.

O Chica Pitanga abre para almoço e jantar. Visite o site oficial para conferir os horários certinhos.

Outros restaurantes na Boa Viagem e Pina

Borsoi Café

Condomínio Edifício California – R. Artur Muniz, 82 – Boa Viagem

Onde comer em Recife: Borsoi café

Outra parada esperta perto da praia, o Borsoi Café é especializado, bem.. em cafés! Um dos donos, o carioca George Gepp, é considerado um dos melhores baristas do Brasil e capricha na seleção e preparação dos cafés da casa.

O menu de comidinhas também não deixa em nada a desejar. Para o almoço, sempre há um menu do dia com opções como essa lasanha aí da foto, acompanhada de salada. Para lanches, o forte da casa são os bolos, sempre muito macios e com toneladas de cobertura. Ah, e não poderia deixar de dizer que o pão de queijo foi super aprovado por essa mineira que vos fala.

Onde comer perto do aeroporto de Recife

Churrascaria Sal e Brasa Recife

Av. Presidente Dutra, 451-A, ImbiribeiraRecife

Bom lugar onde comer em Recife para quem quer matar a fome antes de embarcar em um voo longo e não aguenta fast-food de aeroporto. A Churrascaria Sal e Brasa oferece um buffet self-service e churrasco, também na modalidade rodízio. Tem bons preços e a comida não deixa a desejar. A localização é muito conveniente, bem próxima do aeroporto.

Aluguel de carro em Recife

Alugar um carro em Recife pode ser bastante conveniente, em especial se você pretende conhecer as praias próximas à capital pernambucana, como a Ilha de Itamaracá e Porto de Galinhas, passeios complicados de se fazer de transporte público.

Se você decidir alugar um carro, sugerimos que você pesquise e reserve antes numa comparadora de locadoras, a fim de garantir o melhor custo/benefício. Para isso, indicamos a Rentcars, parceira do blog que oferece descontos e vantagens no aluguel.

Leia também: Guia de praias de Pernambuco

Hotéis e pousadas em Recife

Escolher onde ficar em Recife é um passo importante para definir o seu estilo de viagem. Quem escolher o Recife Antigo fica mais próximo das atrações culturais e da vida noturna da cidade. Já Boa viagem é para quem faz questão de ficar pertinho da praia.

Olinda merece atenção à parte, por isso o melhor é dividir a estadia: um pouquinho em cada cidade.

Veja alguns hotéis recomendados em Recife:

Parte dos restaurantes listados nesse post foram visitados durante o Projeto CreatorsPE, idealizado pela Luísa Ferreira, do blog Janelas Abertas, junto à Secretaria de Turismo do Recife, e se propunha a mostrar a capital pernambucana através do turismo criativo e da cultura popular.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.