fbpx

O que fazer em Nazaré, Portugal: Roteiro de 1 ou 2 dias

Conhecida pelas ondas gigantes que podem alcançar mais de 30 metros de altura, a pequena Nazaré, em Portugal, atrai os surfistas mais radicais do mundo. Mas a cidade também tem muito a oferecer aos viajantes mais pacatos, que só querem pegar uma praia, provar a gastronomia rica e entrar em contato com os costumes antigos e autênticos da região.

Veja o que fazer em Nazaré, Portugal além de dicas de onde comer e onde ficar na cidade.

O que fazer em Nazaré em 1 dia

Essas são as principais atrações para ver em Nazaré, Portugal.

  • Miradouro do Suberco
  • Sítio de Nazaré
  • Santuário de Nossa Senhora de Nazaré
  • Ermida da Memória
  • Elevador da Nazaré
  • Praia da Nazaré
  • Museu do Peixe Seco
  • Forte de São Miguel Arcanjo e Farol da Nazaré
  • Praia do Norte e Ondas Gigantes de Nazaré
  • Mercado Municipal
  • Praia de São Martinho do Porto

Tem mais tempo na cidade e arredores? Leia até o final para ver mais dicas de coisas legais para fazer em Nazaré e arredores.

Se você pretende fazer um passeio por outras cidades além de Nazaré em um só dia, a forma mais fácil e barata de organizar o dia é contratando um passeio. Muitas empresas fazem tours a partir de Lisboa. Listei abaixo alguns dos passeios com melhores reviews ou agências que conhecemos:

Excursão Pequenos Grupos Fátima, Nazaré e Óbidos
Tour pela Nazaré, Batalha e Alcobaça

Sítio da Nazaré

A praça principal da cidade é conhecida como Sítio da Nazaré, e é cheia de vida. Ali, turistas se misturam aos habitantes locais que vendem guloseimas tradicionais e souvenires, sempre trajando as roupas típicas da região, como as sete saias das mulheres.

praça nazaré portugal

Santuário de Nossa Senhora de Nazaré

Vale a pena entrar no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, que fica na praça. A fundação se deu em 1377, como um ponto de peregrinação para uma imagem da virgem de Nazaré.

O interior da igreja hoje é do século 16, com painéis dourados e azulejaria.

nazaré portugal dentro da igreja

Miradouro do Suberco

Atravessando a rua está o Miradouro do Suberco, de onde se pode admirar todo o penhasco que se lança abaixo da cidade e termina no mar.

nazaré portugal desfiladeiro

Capela de Nossa Senhora de Nazaré (ou Ermida da Memória)

Ao lado, fica a pequena capela de Nossa Senhora de Nazaré, também conhecida como Erminda da Memória.

A igrejinha foi construída em 1182, acima de uma gruta onde, durante o domínio muçulmano na região, ficava a imagem de uma Nossa Senhora negra. Segundo a famosa Lenda de Nazaré, um senhor da região saiu para caçar e avistou um veado. Ao seguir o animal, foi envolto por um denso nevoeiro e não se deu conta de que corriam em direção ao penhasco.

Quando percebeu que ia cair, o senhor rogou a Nossa Senhora que ficava na gruta e o cavalo imediatamente estacou, salvando-o da morte. O veado, por outro lado, não teve a mesma sorte e se estatelou na queda de mais de cem metros.

nazaré portugal azulejos
Interior de azulejos da Ermida

Em agradecimento ao milagre, o senhor mandou construir a capela. Há quem diga também que as patas do cavalo estão até hoje marcadas na pedra, mas eu sinceramente não vi nada.

Elevador da Nazaré

Inaugurado em 1889, o Elevador da Nazaré liga o Sítio da Nazaré à região das praias. O ascensor (que mais parece um bonde) circula a cada 15 minutos e oferece vistas panorâmicas, num trajeto de 318 metros.

O passeio é barato: €2,50 para ida ou €4 ida e volta.

Praia da Nazaré

Calma, você provavelmente não vai se deparar com um mar bravo com ondas de não sei quantos metros de altura. Fora da temporada de ondas gigantes, que costuma ser no inverno, o mar da praia urbana de Nazaré é bem mais tranquilo.

nazaré portugal por do sol

Dá para pegar um sol na praia da Nazaré, caminhar pelo calçadão e pelas casinhas coloridas da orla. Por ali, ficam pescadores e as famosas senhoras das 7 saias, o traje típico da cidade, que é usado por várias vendedoras.

O processo de secagem dos peixes, outra atividade tradicional da região, tornou-se atração turística, no Museu (Vivo) do Peixe Seco, onde você aprende mais sobre a história e os processos de secagem e tratamento de peixes como o carapau, a sardinha, a petinga, o cação, e o polvo.

Boa parte das histórias culturais que escrevemos nesse texto vieram do tour guiado que fizemos com o pessoal do Alma Nazaré Tours. Recomendo dar uma olhada na visita guiada que eles oferecem pela cidade, é realmente muito boa.

nazaré portugal carapu seco
Secagem dos peixes no Museu Vivo do Peixe Seco, Praia da Nazaré

Forte de São Miguel Arcanjo e Farol da Nazaré

Também conhecido como Forte do Morro de Nazaré, o local funciona hoje como um pequeno museu que explica a formação das ondas gigantes na região, além de ter uma vista incrível a partir dali.

No passado, servia como o principal ponto de defesa da cidade.

nazaré portugal forte de são miguel arcanjo

Para quem deseja aproveitar a visita a Nazaré e testemunhar as ondas gigantes de perto, o Forte de São Miguel Arcanjo é o local perfeito.

Com uma localização privilegiada no alto da falésia, o Farol da Nazaré oferece uma vista panorâmica das ondas e das praias da região. Além disso, abriga o Centro Interpretativo do Canhão de Nazaré, onde os visitantes podem aprender mais sobre a geologia e a história local.

nazaré portugal naty vista
Vista do Farol

Praia do Norte

A Praia do Norte é a famosa praia onde ocorre o fenômeno das ondas gigantes (explico mais abaixo). Existem vários pontos panorâmicos nas partes altas da praia, incluindo o Farol da Nazaré, para você ver as ondas e os surfistas.

O local é ideal para a prática de esportes aquáticos variados, além do surf, como bodyboard, kitesurf e windsurf. Dois campeonatos internacionais de surf acontecem nessa praia.

Se você tem vontade de praticar ou aprender a praticar alguns desses esportes aquáticos, dá uma olhada nas opções que tem na praia:

Praia de São Martinho do Porto

Localizada ao sul de Nazaré, a praia de São Martinho do Porto é o oposto da Praia do Norte. Como fica localizada numa bahia, tem águas bem calmas, praticamente sem ondas. Ideal para famílias ou para quem quer um dia tranquilo na praia.

Nazaré e as Ondas Gigantes

As ondas gigantes de Nazaré, Portugal, são um espetáculo natural imperdível para quem visita a região. A pequena vila de pescadores ganhou fama mundial por ser palco de algumas das maiores ondas do planeta, atraindo surfistas e amantes do esporte de todos os cantos do mundo.

As maiores ondas já surfadas por homens e mulheres foram em Nazaré.

Qual o tamanho das ondas de Nazaré?

A peculiar formação submarina conhecida como Canhão de Nazaré, uma ravina submarina com cerca de 230 km de comprimento, é a responsável por criar estas ondas monumentais, que podem atingir até 30 metros de altura.

Qual a Melhor Época para ver as Ondas Gigantes de Nazaré?

A melhor época para presenciar este fenômeno impressionante é entre outubro e março, quando as condições do mar no inverno favorecem a formação das gigantes.

Carnaval de Nazaré

Uma das festas mais tradicionais da cidade é nada mais, nada menos, que o carnaval. A estimativa é que o evento atraia cerca de 100 mil pessoas todos os anos, que se reúnem para ver os desfiles ou nas festas que rolam dentro dos bares da cidade, como o Mar-Alto.

A programação para os próximos anos você pode conferir na página oficial.

Onde Comer em Nazaré

Veja agora as recomendações de restaurantes em Nazaré testadas por nós durante nossa estadia na cidade!

Restaurante Pangeia

Restaurante que propõe mesclar a gastronomia local, rica em peixes e frutos do mar, com outras cozinhas do mundo. Daí o nome Pangeia.

nazaré portugal polvo restaurante pangea

Tem um jardim e um terraço com uma super vista da cidade. Dica: o polvo é delicioso. (R. Abel da Silva 50)

Mercado Municipal da Nazaré

O Mercado Municipal da Nazaré ficar pertinho da Praia da Nazaré, o que faz sentido, dada a importância da pesca para a economia da cidade.

No Mercado, você vai ver várias senhoras das 7 saias, e muita comida fresca: vegetais, frutas, peixe, queijos e doces. Um passeio simples e divertido

Onde ficar em Nazaré: Dicas de Hospedagem

Vale a pena ficar hospedado em Nazaré para usar a cidade como base para conhecer as belezas da região. Uma dica na hora de escolher o seu hotel por ali é focar na região da Praia da Nazaré ou próxima ao Miradouro do Suberco.

Algumas sugestões de hotéis, pousadas e guesthouses em Nazaré:

Você pode conferir aqui uma lista com todas as opções de hospedagem na cidade.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, oferecemos descontos especiais para leitores do 360meridianos. Veja como conseguir o seguro com desconto de até 25%

Como chegar a Nazaré

Nazaré fica bem no meio do caminho entre Lisboa e Coimbra. Está a 126 km da capital e a 112 km da cidade universitária.

Leia também: 7 Ideias de Bate-Volta a Partir de Lisboa

Os ônibus da Rede Expressos desde a Lisboa saem várias vezes por dia. A viagem dura 2h. Já de Coimbra, a viagem leva 1h30.

De carro, o melhor trajeto é pela rodovia A8. Demorar duas horas e há um pedágio de 6,75 euros no caminho. Por estarem próximas umas das outras, muita gente opta por incluir Nazaré em uma viagem a Alcobaça e Fátima. Veja todas as dicas de como alugar carro em Portugal sem cair em pegadinhas.

nazaré portugal pracinha

Você também pode contratar um tour privado para conhecer não só Nazaré, como vários locais da região. Nós fizemos a viagem a convite do pessoal da Alma Nazaré Tours e recomendamos muito.

O que visitar nos arredores de Nazaré

Viajando por Portugal? Então leia nossas ideias de roteiro pelo país de 7 a 30 dias.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (2 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “O que fazer em Nazaré, Portugal: Roteiro de 1 ou 2 dias

  1. Olá!!!
    Leio muito suas dicas e acho otimas!!!
    Aproveitei munto do escreve, delis de quase 3 meses de Europa vou voltar ao Brasil na próxima semana, mas ainda queria ir à Nazaré pois estou perto.
    Vc acha que dará para aproveitar mesmo nesse período???

  2. Adoramos os relatos das vossas viagens, são inspiradores e o que mais nos impulsionou a fazer um blog para relatar as nossas aventuras .

    Obrigado por toda esta fonte de inspiração , devoramos os vossos post’s .

    Um muito obrigado
    Destino incerto

    1. Olá!

      Obrigada pelo comentário e fico feliz de saber que vocês gostam do blog. Desejo sucesso com o seu novo projeto.

      Abraços!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.