fbpx

Praias de Pernambuco: as 9 melhores do litoral norte e litoral sul + Recife

E mais de uma ocasião, tivemos a oportunidade de conhecer algumas das melhores praias de Pernambuco. Algumas amamos, outras nem tanto. Para te ajudar na hora de escolher qual delas visitar, preparamos esse guia com algumas das principais praias do litoral norte e sul do estado, como Ilha de Itamaracá, Porto de Galinhas, Carneiros, Cabo de Santo Agostinho, além de Boa Viagem, no Recife.

É importante pontuar uma questão. A beleza nas praias de Pernambuco está intimamente ligada à maré: como eles têm muitas piscinas naturais, algumas praias ficam lindíssimas na maré baixa e somente comuns ou até com uma aparência mais suja (na verdade, pode ser só a ressaca do mar revolto) na maré alta.

Para saber se a época da sua viagem coincide com a melhor maré, leia nosso guia de como usar a tábua das marés. Lá explicamos tudo sobre essa importante ferramenta de planejamento para o litoral do nordeste.

Querendo ou não, as experiências que tivemos para elaborar esse guia acabam sendo restritas às nossas visitas, que ocorreram nos meses de primavera e verão. Encontrar uma praia mais ou menos vazia depende também do dia da semana, então tentamos levar isso em consideração nas avaliações.

Litoral norte x litoral sul de Pernambuco

Em geral, as praias de Pernambuco são dividas entre as do litoral ao norte de Recife, e as que estão ao sul. O litoral sul é o mais conhecido e o mais explorado turisticamente. É por ali que estão locais famosos, como Porto de Galinhas e a Praia dos Carneiros, consideradas algumas das mais bonitas do país.

Mas o litoral norte não fica atrás. Com diversas praias e muita beleza natural, a região conta com locais como a Ilha de Itamaracá, que, após seu auge na década de 1980, acabou meio esquecida dos turistas de fora do estado. Hoje em dia, com o aumento no investimento na divulgação e na infraestrutura turística, a região busca retomar seu lugar de prestigio e mostrar que, além daquele mar azulzinho que todo mundo gosta, tem também muita cultura e gastronomia para oferecer.

As melhores praias de Pernambuco: Litoral Sul

1. Pontal de Maracaípe

praias de pernambuco brasil pontal de maracaípe

Disparado, a melhor praia que visitei em Pernambuco. Pontal de Maracaípe fica no município de Ipojuca e é uma das praias da região de Porto de Galinhas. É importante não confundir com Maracaípe, que também é linda, mas é uma praia de surfistas, dada as ondas. Já no Pontal, as águas do rio se encontram com o mar. Na maré baixa formam-se as piscinas e dá para andar muuuuitos metros mar a dentro com a água sem passar dos joelhos. Na maré alta tem algumas ondinhas, mas nada assustador.

É uma das praias mais tranquilas da região, bem vazia, com poucos quiosques: são uns quatro, somente. E eles cobram consumação mínima (por volta de R$ 50). Além disso, também é preciso pagar o estacionamento (10 reais) caso esteja de carro. Ali a volta ficam os passeios para ver cavalos marinhos.

Essa é uma boa praia para escolher sua hospedagem. Algumas opções recomendadas são a Pousada Xalés de Maracaípe e a Pousada Brisas.

2. Praia dos Carneiros

Não há lista de praias mais bonitas do Brasil que não inclua a Praia Carneiros. Os coqueiros, a piscina natural e a igrejinha do século 18 fazem parte do charme dessa praia que fica no município de Tamandaré. Vale só aproveitar o dia na praia e nas piscinas naturais que se formam à beira-mar. Mas, se preferir, é só pegar um barco e visitar também a região dos mangues para tomar um “banho” de argila.

Guia completo da Praia dos Carneiros
• Onde Ficar na Praia dos Carneiros: 5 Melhores Pousadas

praias de pernambuco brasil igreja carneiros

Apesar da fama, Carneiros é relativamente tranquila e bem limpa, mesmo no verão. O maior incomodo eram os barcos com o som ligado muito alto. Há poucos quiosques, todos meio caros e cobram consumação mínima, mas isso pelo menos inclui estacionamento e uso de banheiros com ducha.

A Praia dos Carneiros também é excelente para hospedagem. Algumas acomodações recomendadas por lá são:

3. Enseadinha

Para chegar a essa praia, você precisa passar por uma catraca, como se fosse um condomínio. Mas em teoria ninguém pode te impedir de entrar, porque no Brasil não há praias privadas. Em teoria, porque Enseadinha é uma praia que serve de “quintal” para um número de casas luxuosas, que fica também em Ipujoca, perto da Praia de Serrambi.

praias de pernambuco brasil enseadinha serrambi

Estávamos sozinhas por lá, com a exceção dos eventuais iates estacionados e uma família que estava hospedada na casa ao lado. Não há nenhum quiosque, guarda sol ou ambulante, nada disso… Mas isso é uma coisa boa para quem só quer ficar tranquilo aproveitando o sol e o mar.

4. Praia de Porto de Galinhas

praias de pernambuco brasil jangadas porto de galinhas

Da praia de Porto de Galinhas saem as jangadas que levam até as piscinas naturais. Mas além disso, é uma praia bem bonita. Nós estivemos lá em época de maré alta e a quantidade de algas acumuladas na areia e no mar era bem incomoda. Infelizmente as piscinas não se formaram, mas o mar estava com ondinhas bem agradáveis, boas para um banho.

Leia mais: Guia completo da Praia de Porto de Galinhas

Decidimos ficar no canto mais à esquerda da praia, quase onde não há mais quiosques. Os preços são tabelados por ali. Por isso, saímos um pouco da área do centro da cidade, que é mais movimentada e barulhenta. Ainda assim, não espere encontrar uma praia tranquila e vazia. Esse é um dos lugares mais famosos do Brasil.

Outro ponto positivo é que essa é a praia mais perto do centrinho da cidade, Ipujoca, o que dá mais pontos de estrutura.

5. Praia do Muro Alto

praias de pernambuco brasil muro alto

Só demos uma passada na Praia de Muro Alto para ver o pôr do sol. Essa é uma das praias de Porto de Galinhas que serve de quintal para os resorts de luxo. Não é exatamente fácil chegar lá se você não estiver hospedado num resort ou fazendo um passeio de bugue, porque a rua não é asfaltada.

A praia em si é linda, tranquila e o tal muro – um arrecife bem grande – dá um charme especial. Não tem quiosques.

6. Calhetas

praias de pernambuco brasil calhetas

Calhetas é uma praia pequenina em Cabo de Santo Agostinho, que fica escondida atrás de uma grande montanha. Não é exatamente fácil chegar até lá, com uma estrada de terra estreita e íngreme. Calhetas é famosa não só pelo formato de coração e o tom azul da água, mas também por conta da tirolesa que leva do alto da colina até o mar.

O problema é que, por ser uma praia bem pequena, fica terrivelmente cheia na alta temporada, principalmente nos finais de semana. Além de haver pouco espaço na faixa de areia, que disputa área com as pedras, o mar fica fundo bem rapidamente, o que limita a área de banho. A fila da tirolesa era de horas de espera.

A estrutura é boa para o espaço pequeno: há três bares/restaurantes que funcionam bem no apoio aos turistas, com banheiro limpinho e preços de comidas razoáveis.

7. Boa Viagem e Pina

praias de pernambuco brasil boa viagem

A praia de Boa Viagem é a praia urbana mais famosa do Recife, se estendendo por 7 quilômetros, no bairro de mesmo nome. Nem sempre as águas de Boa Viagem ou Pina são recomendadas para banho, é bom checar antes de entrar no mar. Além disso, devido ao problema com os tubarões, é importante ficar atento a quando e onde você está entrando no mar.

Saiba mais:
O que fazer em Recife: as principais atrações
Onde ficar no Recife: melhores bairros
Tubarões em Recife e o desequilíbrio ambiental

Se você não é muito de água, é bem agradável caminhar pela orla de Boa Viagem e até mesmo sentar num dos quiosques – são dezenas deles, de preços variados – para aproveitar um pouco do dia.

Aqui você encontra alguns hotéis recomendados próximo à praia de Boa Viagem:

As melhores praias de Pernambuco: Litoral Norte

1. Praia do Forte Orange

Praias de Pernambuco: Litoral norte

Localizada aos pés do forte de mesmo nome, a praia de Forte Orange é a mais famosa da Ilha de Itamaracá.  Tem boa estrutura turística e pode ser unida ao passeio mais histórico, que é visita ao forte, além de Vila Velha, a cidadezinha local.

O local é recomendado para quem procura aquela experiência típica de praia brasileira: cadeira de plástico, cerveja gelada, porçãozinha e alto astral. O mar é bem tranquilo para banho e a água tem um bonito tom de azul.

Saiba mais: Guia completo para a Ilha de Itamaracá e o Litoral Norte de Pernambuco

2. Praia da Coroa do Avião

Fica em uma ilhota pertencente ao município de Igarassu, Famosa pelo seu por do sol e pelas águas cristalinas, que oscilam entre o verde e o azul, o local costuma ficar cheio em alta temporada e feriados, por ser um dos destinos mais procurados da região, mas nada que impeça o rolê.

Para chegar lá, é preciso fazer uma travessia de 20 minutos em um dos barcos que saem da Praia do Forte Orange. Por ali há alguns restaurantes locais cujo carro-chefe são os frutos do mar. A ilha em si é bem pequena, dá para contorna-la em uma hora de caminhada.

Praias de Pernambuco: quais não valem a pena?

1. Enseada dos Corais

Também em Cabo de Santo Agostinho, Enseada dos Corais foi a praia em que ficamos hospedadas. A escolha não foi feita por causa da praia em si, mas por conta de uma promoção no valor da pousada, muito boa para a época. A praia é até bonita, mas não curtimos muito a vibe, porque os carros de som eram permitidos. E para completar, eu li que já havia tido um caso de ataque de tubarão e nós estávamos em época de maré alta. Outra má notícia é que vez ou outra a Enseada dos Corais frequenta a lista de praias impróprias para banho, por conta da poluição.

Como só passamos por lá, não chegamos a ver os preços dos quiosques. Mas a vila de Cabo de Santo Agostinho, que circunda a praia, tem bons preços e restaurantes simples.

2. São José da Coroa Grande

Eu vi São José da Coroa Grande numa postagem de um Instagram que divulga as praias de Pernambuco e, como estávamos à procura de outra praia para visitar, acreditei na foto. Tal como Jon Snow, eu não sabia de nada. Dirigimos um tempão até chegar nessa praia que fica quase na divisa com Alagoas. Não que a praia fosse feia, mas não tem nada de especial e ainda estava meio suja.

O pior era que vários quiosques se enfileiravam ao longo da faixa de areia achavam de bom tom fazer uma guerra de sons. Cada um com uma música diferente ligada no talo. Quando não era o quiosque, era um carro com som ligado. Muito tumulto. Essa também é uma das praias que já foi para a lista de impróprias para banho.

Praias de Pernambuco: outras opções

Obviamente, a orla pernambucana tem bem mais praias que as nove citadas nesse post. Em Cabo de Santo Agostinho, Gaibu, Paiva e Reserva do Paiva são bem famosas. Em Ipojuca, Cupe, Serrambi, Câmboa, Toquinhos também completam o circuito de praias de Porto de Galinhas. Ao lado da Praia dos Carneiros, a Praia de Tamandaré também é considerada linda.

Um bom site para conferir todas as praias de Pernambuco é o site do Diário de Pernambuco. Também sugiro que você não faça como eu e vá numa praia só porque a foto era bonita no Instagram. Filtros, iluminação e um dia fora da alta temporada fazem milagres.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “Praias de Pernambuco: as 9 melhores do litoral norte e litoral sul + Recife

  1. Luiza tudo bem?
    Qual a dica de hospedagem?
    E a locomoção entre as praias, você alugou carro?
    As praias só alugam cadeira e sombrinhas se consumir também?

    1. Oi Silvia,

      Eu me hospedei em Cabo de Santo Agostinho, num hotel muito bom, o Enseada dos Corais.

      Porém, se fosse novamente, ficaria hospedada em Porto de Galinhas mesmo, para facilitar o transporte.
      Nós alugamos o carro para circular entre as praias.

      A maioria dos lugares que fui atrelavam o aluguel da cadeira e sombrinhas a consumação!

  2. Vim dizer o mesmo que Felipe: tem quiosques em Muro Alto sim 🙂 Mas acredito que eles se concentram em um trecho (que, por isso mesmo, pode ficar lotado, por isso prefiro a região em frente aos resorts). Sobre São José da Coroa Grande, realmente não recomendaria! Só acho a praia bonita na maré baixa, como você falou. Mas logo depois você chega às primeiras praias de Alagoas, que são maravilhosas. Ponta de Mangue, por exemplo, é um paraíso <3 Ah, e quanto a Boa Viagem, pra mim só é bom mesmo pra se bronzear ou comer tudo que os vendedores passam oferecendo haha. Beijo!

  3. Bom relato das praias Luiza. Lamento não ter conhecido o Pontal de Maracaipe. Quanto a Muro Alto,predominam os resorts mas há quiosques sim.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.