fbpx

Comidas típicas de Barcelona: a culinária catalã

A comida é uma das formas mais interessantes (e saborosas) de conhecer uma cultura. E como uma cidade de cultura e identidades únicas, Barcelona tem diversos sabores para mostrar. Os pratos da culinária catalã levam muito azeite, frutos do mar, embutidos, tomate e arroz. Veja agora alguns pratos típicos que podem ser encontrados pelas ruas de Barcelona.

Batatas bravas

As papas bravas são o equivalente ao nosso filé com fritas. Sentou em um bar de Barcelona e quer alguma coisa para petiscar? Grandes as chances de que a escolhida vá ser uma porção de papas bravas. São batatas fritas cortadas em cubinhos que vêm acompanhadas de um molho picante. Na verdade, esse prato pode ser encontrado em diversas regiões da Espanha, mas na costa mediterrânea tem o bônus de vir também acompanhado de molho de alho.

Pão com tomate

Um clássico catalão, o pa amb tomàquete é um prato simples, usado como tapa ou lanchinho. Basta pegar um pão italiano e esfregar um tomate nele, aproveitando sua polpa. Pode ser servido assim, acompanhado de azeite e sal, ou ser a base para sanduíches. Parece besta, mas fica uma delícia.

Fuet

Fuet - Comidas Típicas de Barcelona

Fuet é um embutido muito popular na cozinha catalã feito de carne de porco picada, alho e sal. Se parece um pouco com o salame italiano, mas é preparado em unidades mais finas e tem uma capa branca revestindo o exterior.

Bomba

Uma bola de batata recheada de carne moída, frita e coberta com um molho picante. É um tapa tradicional nos bares de Barcelona, em especial na região da Barceloneta, onde foi criada.

Crema Catalana

Crema Catalana - Comidas típicas de Barcelona

Uma das sobremesas mais tradicionais da região, a Crema Catalana lembra o Crème Brulée. É um creme de nata e gemas, coberto com caramelo queimado e saborizado com canela e raspas de limão.

Butifarra

Butifarra - Comida típica de Barcelona

Outro embutido típico da Catalunha, a Butifarra é feita de carne de porco, sal, pimenta e outras especiarias. Pode ser encontrada nas versões frescas e cozidas. Antigamente, eram consumidas por famílias de pouco poder aquisitivo. Hoje, no entanto, é valorizada como um ingrediente típico da região e utilizada nos mais diversos restaurantes de comida catalã.

Arroz Negro

Arroz, lula, camarões, sépia e caldo de peixe, mas o que dá nome ao arroz é o seu ingrediente principal: a tinta de lula, que dá a cor negra do prato.

Calçot

Calçot - Comida típica Barcelona

É um tipo de cebola típica da região, consumida assada com molho romesco ou salvitxada, um molho típico catalão. No fim do inverno, as pessoas se reúnem para Calçotadas, uma espécie de churrasco de cebola, servido também com embutidos e carnes.

Fideuá

Fideua - Comida Catalã

É como a famosa Paella, mas em vez do arroz, utiliza-se massa. Vem com frutos do mar, frango, pimentão e, às vezes, molho de alho.

Arroz Caldoso

Outro prato que lembra a Paella, o arroz caldoso pode ser com preparado com frutos do mar, frango, carne ou peixe, verduras e legumes. É servido com bastante caldo, como uma sopa.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Comidas típicas de Barcelona: a culinária catalã

  1. Oi, Natália. Na verdade, eu gostaria de saber se é possível viver (financeiramente falando) de um blog de viagens. É o meu sonho. Já tenho uma renda fixa e pensei em complementá-la unindo o útil ao agradável. Trabalhando e vivendo por aí, sem lenço e sem documento! Quais as suas dicas sobre isso? Como viver em Barcelona? É um visto de turismo ou uma autorização de trabalho? Um abraço! Luciano – Brasília/DF.

    1. Sim, e não é só a cara. É uma delícia mesmo. Sim, a Espanha em geral é toda uma experiência gastronômica!

      Abraços!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.