fbpx

O que fazer em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, Açores

Uma aldeia de pescadores que virou capital por conta de um terremoto que destruiu a cidade vizinha. Ponta Delgada, nos Açores, é a capital da ilha de São Miguel desde 1546 e porta de entrada para praticamente todo mundo que chega no arquipélago, visto que lá está o único aeroporto internacional. Neste post você descobre o que fazer em Ponta Delgada, com dicas de passeios e pontos turísticos da cidade!

Quantos dias ficar em Ponta Delgada?

Apesar de ser uma cidade relativamente pequena, Ponta Delgada rende pelo menos dois dias de passeios com seus jardins e o centro histórico charmosinho – fruto da prosperidade do século 19.

Além disso, a cidade é a base ideal para explorar o resto da Ilha de São Miguel, por ter a melhor estrutura de hotéis e facilidade para deslocar para outros lados da ilha açoriana no esquema de bate-voltas.

ponta delgada açores estrelas

Dicas de hospedagem em Ponta Delgada

Veja uma lista de hotéis em Ponta Delgada para todos os perfis de viajantes:

Se quer dicas de hotéis não só em Ponta Delgada, mas em toda a Ilha de são Miguel e outros cantos dos Açores, confira esse texto: Onde ficar nos Açores: bons hotéis na Ilha de São Miguel

O que fazer em Ponta Delgada: principais atrações

Portas da Cidade

ponta delgada são miguel açores

As Portas da Cidade são o principal cartão-postal e um bom começo para a visita por Ponta Delgada. Foram construídas em 1783, mas só em 1952 foram transferidas para a Praça de Gonçalo Velho Cabral, onde estão agora. As tais portas são basicamente três arcos com o brasão da cidade.

Ao redor estão diversas ruas com prédios históricos e calçadas portuguesas. A principal construção é a Igreja Matriz, ou Igreja de São Sebastião, que mistura estilos gótico e manuelino e tem na fachada os bustos do monarca D. João III e da rainha D. Catarina. Junto à igreja fica um Museu de Arte Sacra.

o-que-fazer-em-ponta-delgada-acores-igreja

Por ali também fica a Praça do Município, com prédios bonitos da administração local e uma fonte. Andando pelos arredores do centro você encontra boas opções de bares e restaurantes. Se quiser indicação de bons lugares para comer, não deixe de ler nosso guia de restaurantes em Ponta Delgada.

ponta delgada açores prefeitura

Igreja do Colégio e Museu Carlos Machado

Uma igreja que começou a ser construída pelos jesuítas, em 1591, mas que com a expulsão da Companhia de Jesus, em 1760, não foi finalizada até 1834. A construção barroca é hoje parte do Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado. A outra parte do museu está instalada no Convento de Santo André e tem coleções sobre a história local. Para saber mais informações sobre o Museu, confira o site oficial.

Museu Militar dos Açores – Forte São Brás

ponta delgada açores forte

O Forte de São Brás abriga o Museu Militar dos Açores, uma de suas várias remodelações. Mas a construção é bem mais antiga, de 1551. Naquela época, servia de defesa contra os ataques de piratas. Fica localizado na beira do mar, perto da faixa estreita de terra que deu o nome à cidade.

Em frente ao forte fica uma praça, chamada Campo de São Francisco, onde estão duas igrejas: a Igreja de São José, um antigo convento franciscano construído nos séculos 17 e 18; e a Igreja do Santo Cristo, onde se venera uma imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, do século 16.

Portas do Mar

ponta delgada açores portas do mar

Na Av. Infante Henrique fica essa região à beira do mar, recentemente reformada, um píer com pavilhão de eventos, esplanadas com bares e restaurantes, jardins e parque infantil. Ali também fica a Piscina Natural das Portas do Mar, aberta o ano inteiro e com entrada gratuita (também há piscinas artificiais, mas essas só abrem no verão). Quando eu estive lá estava muito frio e chuvoso, então não cheguei a conhecer.

Jardins e Parques da cidade

Há seis grandes jardins em Ponta Delgada, grandes espaços de área verde, muito agradáveis. São eles: os Jardim Antônio Borges, Jardim do Palácio de Sant’ana, Jardim José do Canto, Jardim Sena Freitas, Parque Século XXI e o Parque Urbano de Ponta Delgada.

ponta delgada açores jardim ponta delgada açores jardim arvore

Gruta do Carvão

A Gruta do Carvão fica fora do centro, mas dá para ir a pé. Trata-se de uma gruta de origem vulcânica. Ou seja, foi formada por conta da lava escorrendo séculos atrás. A gruta é dividida em quatro partes, que eles chamam de troços.

A visita curta custa 5 euros e leva apenas 200 metros para dentro. Há também visitas exploratórias, de no máximo quatro pessoas, que fazem um percurso de 800 metros dentro da caverna. Mais informações no site oficial.

Arte de Rua

Desde 2011, Ponta Delgada é sede de um festival anual de arte urbana, o Walk&Talk, que ocorre entre junho e julho. O bom é que mesmo que você não esteja lá no período do festival, encontrará em qualquer época do ano as obras de arte em graffiti nas ruas da cidade.

onde ficar em são miguel açores

Baleias e Golfinhos

Um dos passeios mais divulgados nos Açores é a observação de cetáceos, ou baleias, para os íntimos. No meio do Atlântico, a ilha é um bom lugar para ver os animais marinhos. No porto de Ponta Delgada e na Porta do Mar, diversas empresas se enfileiram oferecendo passeios de barco para avisar os animais, que custam em média 35 euros, com duração de cerca de 4 horas. A melhor época para ver os animais é o verão.

Você também pode fazer mergulho nos Açores, e algumas empresas das cidades vizinhas oferecem para te buscar no seu hotel em Ponta Delgada. Minha experiência foi de mergulho de batismo, que não precisa de curso prévio, para principiantes.

Bate-voltas de Ponta Delgada na Ilha de São Miguel

Aluguel de Carro nos Açores: é preciso?

Se seu plano for ficar apenas em Ponta Delgada, o carro não é tão necessário. Entretanto, para explorar a Ilha de São Miguel, usando a cidade como base, é praticamente impossível ficar sem carro (a não ser que você contrate passeios todos os dias).

Se você optar pelo aluguel, recomendamos que o faça pelo site da RentCars, um comparador entre todas as empresas de aluguel, que permite que você escolha o veículo com o melhor custo/benefício e descontos!

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.