fbpx
Tags:
Atlas: Espanha

As festas de São João na Espanha: tradições da noite mais curta do ano

É mais ou menos na metade de junho que o clima da cidade começa a mudar. As crianças, já comemorando o fim de mais um período letivo, tomam as ruas com estalinhos e bombinhas talvez um pouco mais potentes. O verão permite travessuras mais refrescantes, por isso balões d’água são às vezes vistos voando de um lado para o outro. A proximidade das festas de São João transforma toda a Espanha.

Leia também:
Como é a festa de São João em Portugal
• Como é o São João de Campina Grande, o Maior São João do Mundo

Uma das coisas que mais me fascinam nessa minha aventura espanhola é ver como traços culturais brasileiros, que a gente considera tão nossos, encontram seus correspondentes deste lado do mundo.

Há alguns meses, fui com um amigo a um festa tradicional de São João em Badalona. “Agora vão sair os gigantes”, ele me disse, preocupado que eu não perdesse nenhum detalhe da comemoração típica. E, de dentro de um portão, me saem dois bonecos de Olinda. Exatamente iguais, talvez menos coloridos, mas com o mesmo gingado desengonçado. E a multidão se foi atrás deles, dançando ao som de uma batucada.

As festas de São João, por sua vez, poderiam ser facilmente chamadas de festa junina, tirando o fato de que não tem canjica, nem caldo, nem milho verde, nem nenhuma comida maravilhosa que a gente come nessa época do ano.

Essas sim, tradições que os espanhóis deveriam importar da gente. Por aqui, a tradição gastronômica manda que a festa seja adocicada pela Coca de San Joan, um bolo/pão que pode vir recheado com frutos secos, raspas de limão, castanhas ou cremes.

festa-espanha

Mas a fogueira, a fogueira está sempre presente, de norte a sul do país. O negócio é montá-la na praia, porque é no litoral que o São João é mais forte. Mas a festa pode ser celebrada fora da zona costeira também. Os espanhóis costumam queimar móveis velhos, roupas e objetos que já não são usados e saltar por cima do fogo, fazendo um pedido.

Passam a noite ao redor dela, bebendo, conversando, tocando música e dançando com amigos, e coroam a festa com um banho de mar. A data, comemorada na madrugada do dia 24 de junho, tem o peso de um Ano-Novo por aqui. Marca o início do verão, os dias mais longos do ano. E isso pode ser visto na explosão de fogos de artifício que colorem o céu quando a meia-noite se aproxima.

Fogueiras de São João, Espanha

A tradição tem origem pagã e era a forma que os povos antigos tinham de celebrar o solstício de verão. Aos poucos, a prática foi cristianizada, porém a crença de que essa é uma noite mágica, de renovação, na qual os maus espíritos são afastados e seus desejos podem se tornar realidade, nunca desapareceu completamente.

Onde celebrar o São João na Espanha

  • As fogueiras de Alicante

Bonecos de madeira e papelão ricamente decorados e coloridos viram cinzas nas fogueiras de São João, uma festa que atrai muitos turistas do mundo inteiro e que costuma durar toda a semana. Há também desfiles e festivais de fogos de artifício.

  • Lanjarón, Granada

A festa dura a semana inteira e ainda conta com um festival de presunto. A celebração mais importante é a corrida da água. À meia-noite, uma multidão sai correndo por um quilômetro e meio pelas ruas da cidade. As pessoas são molhadas pelos moradores e outros participantes.

Fogos de San Juan - Espanha

  • Praias da Catalunha

Fuja de Barcelona. As praias ficam absurdamente lotadas e as pessoas completamente loucas. Vá para os povoados do interior, onde o clima será mais autêntico e agradável. Vilanova, Castelldefels e outras cidades praianas da região são destinos mais recomendáveis.

  • Cavalgadas nas Baleares

Em Menorca, uma multidão se reúne para ver o Jaleo, um espetáculo no qual cavaleiros fazem saltar os cavalos ao ritmo da música tradicional.

  • Galícia

As fogueiras são tradicionais em todos os povoados. Acredita-se que São João é uma noite mágica, na qual se espantam os maus espíritos. Também é costume preparar a queimada, uma bebida alcoólica feita de aguardente, açúcar, limão ou laranja que é queimada dentro de um caldeirão, enquanto se pronunciam palavras mágicas. Acredita-se que ela serve de proteção contra más energias.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.