fbpx
Tags:
Atlas: Barcelona, Espanha

7 restaurantes étnicos em Barcelona

A multiculturalidade é o ingrediente que torna as cidades grandes tão interessantes. É a possibilidade de comer em um restaurante de uma parte diferente do mundo cada vez que sai de casa. De falar com gente de diferentes contextos e culturas no mesmo dia. É sentir-se um pouco parte de uma aldeia global, cidadão do mundo, sem ter que pegar um avião para o outro lado do oceano.

Embora não seja uma super metrópole, como Nova York ou São Paulo, Barcelona é, em todos os sentidos, cosmopolita. Aqui se reúne gente de todos os continentes, imigrantes ou turistas, gente que está de passagem e gente que resolveu fazer a vida por essas bandas. Isso fica claro cada vez que saímos de casa. Há um restaurante de comida típica de outro país a cada esquina. Gire um globo e pare com o dedo. Caiu em algum ponto com terra? Então é bem provável que você encontre a comida típica desse lugar para o seu jantar de hoje. Eu estou aproveitando a minha estadia na cidade para provar tradições gastronômicas variadas. Veja agora a listinha de alguns restaurantes étnicos que valem apena conhecer em Barcelona.

Este post será atualizado conforme eu conheça outros restaurantes dignos da indicação.

Addis Abeba (Etíope)

www.addis-abeba.es

Carrer del Vallespir, 44,

Restaurante etíope em Barcelona

Taí uma cozinha que eu nunca tinha pensado em conhecer, até que surgiu o convite para um jantar de aniversário em um restaurante etíope quase ao lado da minha casa, quando eu vivia no bairro de Sants. O lugar é pequeno e acolhedor, com decoração descolada com artesanato típico. As mesas são rodeadas de tamboretes no lugar das cadeiras comuns.

O legal ali é pedir os combinados para dividir, porque assim dá para ter uma ideia mais geral da comida etíope. São servidos em um pão típico (está mais para um crepe) e de recheio vem diferentes pratos locais, como frango, lentilhas e porco marinados. A gente usa o próprio pão para pegar os recheios e comer com a mão mesmo. São três opções e a mais completa delas dá para três ou quatro pessoas. Gastamos 16 euros cada um, comendo bem e incluindo a bebida, uma cerveja de fabricação também etíope.

Dionisos (Grego)

www.dionisosrestaurants.com

Carrer del Torrent de l’Olla, 144
Restaurante Grego em Barcelona
É o restaurante grego mais famoso da cidade. Fundado por um nativo, em 1993, possui uma filial em Gracia e outra na Calle Urgell. Os ingredientes são importados diretamente da Grécia. A Moussaka (tipo uma lasanha de berinjela) é a pedida mais tradicional, mas eu fui de Exohikó de cordero (uma espécie de espetinho acompanhado de legumes e batatas) e também estava incrível. Quem quiser experimentar mais coisas pode pedir um prato combinado que vem com um pouquinho de cada especialidade. A nossa conta saiu a 15 euros por pessoa com direito a vinho e sobremesa.

Foni (Africano)

fonibcn.wordpress.com

Calle del Est, 9

Eu sei que dizer que um restaurante é africano é algo bem genérico e, no fundo, não quer dizer nada. Mas é assim que o Foni se define. Localizado no coração do Raval, um dos meus bairros favoritos da cidade, por sua característica multicultural e diversa, esse é o tipo de restaurante que você não vai encontrar em nenhum guia turístico tradicional. Pequeno e totalmente despretensioso, possui preços convidativos e atrai pela simpatia dos atendentes.

Com a cozinha comandada apenas por cozinheiros nativos, o lugar passa um ar surpreendente de autenticidade. Foi atravessar a porta e eu me senti cruzando um portal que me transportava a algum ponto indefinido abaixo do Marrocos e acima da África do Sul. Os pratos custam 5,50 e são servidos estilo PF. Sem sofisticação alguma, têm cara de comida de casa. Atenção ao preço dos drinks: apenas 3 euros.

Chen Ji (Chinês)

Carrer d’Alí Bei, 65

Comida Chinesa - Barcelona

Ali perto do Arco do Triunfo há uma pequena Chinatown. Nas ruas que estão logo atrás do monumento proliferam os restaurantes e supermercados chineses. O Chen Ji se destaca pelo preço, pela autenticidade pela qualidade dos pratos. Com cardápio variado, é considerado um ponto de encontro da comunidade chinesa e referência para esse tipo de culinária na cidade.

Eu pedi dumplings fritos e frango com castanha de caju, mas há diversas sopas, lámens, arroz frito e tudo mais que se pode esperar de um restaurante chinês. A conta saiu a 8,50 euros por pessoa, com entrada e bebida. Há também um menu diário por 5 euros.

Equinox (Libanês)

Carrer Verdi 21-23

Restaurante simples, porém que serve pratos saborosos a preços módicos no coração do bairro de Grácia. O Equinox é especializado em comida libanesa e vende também cervejas típicas do Líbano, além de pratos de outros países da região, como a Palestina. A cerveja, por falar nisso, estava geladíssima, coisa que é difícil de se ver na Europa. O atendimento é atencioso. A especialidade da casa é o Shawarma.

Rosa del Raval (Mexicano)

rosaraval.com

Carrer dels Àngels, 6

Restaurante Mexicano em Barcelona

Um dos mexicanos mais famosos de Barcelona. Preço justo e comida deliciosa. Sempre pedimos nachos com queijo e guacamole na entrada e fajitas de frango para dividir, enquanto tomamos cervejas mexicanas ou mojitos (tradicionais ou de manga), margaritas e sangrias a 3,50. Entre as 13h e as 16h30 há menus de almoço a 9 euros. A decoração é linda.

Bum Bo Vietnam (Vietnamita)

Carrer dels Àngels, 6

bunboraval.com

Comida Vietnamita em Barcelona

Justo ao lado do Rosa del Raval fica um restaurante vietnamita (que julgo ser dos mesmo donos) que também vale a pena conhecer. Mojitos ali saem a 3,50 e entre 13h e 17h há menus do dia durante a semana (altamente recomendado. Eu provei o arroz frito com vegetais e rolinho primavera e estavam divinos, além de sobremesas inspiradas nos sabores locais. Há outra filial no Gótico (calle Sagristans, 3).

Market Peru (Peruano)

www.themarketperu.es

Gran de Grácia, 7

A comida peruana tem se destacado no cenário gastronômico internacional pela variedade de ingredientes e sabores únicos. Em Barcelona, um bom lugar para conhecer um pouco mais dessa cozinha é o Market Peru. O restaurante não é lá econômico, uma refeição pode sair em torno de 40 euros, mas te garanto que vale a pena para uma noite especial na cidade. Os diferentes tipos de ceviche e as sobremesas são o destaque do cardápio. Não deixe de provar uma Cusqueña.

Mosquito (Sudeste Asiático)

www.mosquitotapas.com

Carrer dels Carders, 46

Tapas asiáticas - Barcelona

O que acontece quando você junta a tradição espanhola dos tapas com a gastronomia do sudeste asiático? Você tem o Mosquito, um pequeno bar no miolo do Born que é um dos lugares mais amados por muitos que vivem em Barcelona. Com preços bem camaradas, o Mosquito é um bom local para tomar uma cerveja e petiscar na hora do almoço ou do jantar. Mas chegue cedo, pois sempre há fila ou lista de espera para entrar em qualquer um dos horários. Lá dentro, o legal é pedir vários pratos para dividir para a mesa. Eles recomendam uns 3 ou 4 pratos por pessoa, já que são servidos em porções e assim você pode provar diferentes coisas. Os dumplings são sempre muito bem recomendados e a carne de pato é de dar água na boca.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Foto destacada: Shutterstock

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.