Transferwise: melhor método para transferir dinheiro?

Transferwise: melhor método para transferir dinheiro?

Desde que eu me mudei para Portugal e comecei a me preocupar com transferir dinheiro para o exterior, comecei a ler comentários sobre a Transferwise e seus benefícios. Seja nos comentários aqui no blog, seja amigos que experimentaram e curtiram muito, fato é que eu ouvia muitas coisas boas sobre o sistema, mas nunca precisei ou lembrei de testar.

Até que eu precisei de uma grana extra no início do mês e necessitava de um jeito rápido e barato de transformar meus reais em euros. E, finalmente, testei o serviço. A grande vantagem da Transferwise são as taxas: eles acabaram de subir a deles para 2,5% do valor transferido, mas, ainda assim, essa é a menor taxa do mercado, comparando com cartão de crédito, saque no caixa eletrônico, casa de câmbio, Western Union ou Correios. Isso porque a taxa é só essa, não tem IOF sendo cobrado. E a cotação utilizada pelo serviço é praticamente a mesma do dia (o Paypal ou os money cards , por exemplo, tem uma cotação meio desfavorável).

Para completar as vantagens, a grana vai diretamente na minha conta bancária em Portugal, sem eu ter que envolver absolutamente ninguém do Brasil na transferência: o sistema online da Transferwise gera um boleto bancário em reais, que você pode pagar em qualquer banco brasileiro via internet banking e, passados 3 dias, já estava na minha conta portuguesa, em euros.

Bom, vamos fazer um passo a passo de com funciona:

1. Você entra no site da Transferwise

2. Clica para criar uma nova conta (pode ser tanto usando o email ou Facebook ou Google+)

3. Definir os valores de transferência e a moeda. O sistema fará uma estimativa, já com as taxas.

Transferwise: conversor de moedas

4. Defina para quem você irá enviar o dinheiro. Nessa altura você terá que preencher o nome do beneficiário, o email e os dados bancários da pessoa/instituição.

Transferwise beneficiário da tranferência

Transferwise: dados do beneficiário da tranferência para o exterior

 

5. Em seguida, você define quem está enviando o dinheiro (pode ser você mesmo ou a sua empresa, por exemplo).

transferwise enviando o dinheiro para quem

6. O próximo passo será gerar o boleto bancário em reais e pronto!

É possível cancelar a transação a qualquer momento, desde que o boleto ainda não tenha sido pago. Depois de pagar o boleto você pode entrar no sistema e confirmar o pagamento, para agilizar o processo. A estimativa é que o dinheiro caia na conta entre 1 e 5 dias depois do pagamento. O meu processo, por exemplo, apesar de estimativa de 5 dias, caiu em 2.

Também há uma ferramenta no sistema em que você pode criar um link para receber um pagamento pré-determinado de outras pessoas. Isso funciona bem para quem presta serviços, vende produtos ou está fazendo uma campanha de doações, por exemplo.

transferwise enviando o dinheiro para quem

Quando a gente vê vantagem assim num serviço, dá até gosto de divulgar para vocês, porque eu realmente usei e funciona muito bem.

Foi assim que a gente acabou se tornando afiliados da Transferwise, porque consideramos esse o melhor serviço de transferência de dinheiro para o exterior do mercado. Isso quer dizer que se vocês usarem o serviço por meio dos links indicados aqui no blog, nós ganhamos uma comissão, sem que vocês paguem nada a mais por isso!

*Crédito Imagem Destacada: Shutterstock

Sou jornalista, tenho 29 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

103 comentários em Transferwise: melhor método para transferir dinheiro?

  1. Oi Luiza,
    eu estou no Brasil e não tenho conta no exterior.
    Preciso receber um pagamento de uma amiga na França.
    Eu posso emitir o boleto e enviar para ela fazer o pagamento lá?
    Ou ela mesma precisa gerar o boleto por lá?

    Muito obrigada!

  2. Bom dia Luiza.
    Preciso transferir um valor em torno de 100 euros para a Itália. Não consigo porque no momento de gerar o boleto aparece uma mensagem que só poderia enviar se eu fosse o benefício. Mas neste caso não sou eu o beneficiário.
    Poderia me ajudar?
    Agradeço

  3. Boa Tarde Luiza
    me da uma luz, tenho alugueis no Brasil que totalizam 7 mil reais.
    são cpf diferentes, todos eles me pagariam via boleto que eu mesmo iria gerar para eles pelo transferwise aqui de Portugal com os dados deles me enviando.

    Cada um deles me paga 1.000 ou seja totaliza para cada um o envio de 12 mil reais ao ano.
    Como fica a Situação da Receita Federal, eu teria que declarar esses recebíveis mesmo sendo de pessoas diferentes ?

  4. Olá! Primeiramente gostaria de agradecer pois seus posts estão me ajudando muito.
    Mas fiquei com uma dúvida em relação ao transferwise.
    Se eu tenho dinheiro na minha conta no Brasil e quero transferir pra conta de Portugal, o boleto gerado na plataforma eu pago como, se estarei em Portugal? Via internet banking da minha conta brasileira mesmo?
    Pergunto pois meus pais irão me ajudar com o intercâmbio, mas tem pouca familiaridade com computadores e tal, então talvez seria mais vantajoso eles depositarem o dinheiro na minha conga brasileira, e aí eu mesma fazer todo o processo de transferência. Só fiquei na dúvida referente ao modo de pagamento mesmo, estando no Brasil.

    Obrigada desde já!

  5. Luiza, no meu caso abri uma conta em Portugal e coloquei meus dados no TransferWise e em seguida gerei o boleto com.valor p meu pai pagar no banco dele no brasil… tem problema?

  6. Boa tarde Luiza.

    Meu filho participará de programa de intercâmbio entre a Universidade de Coimbra e a Federal da Bahia. Graduação em Direito. Ele pode abrir uma conta bancária em Portugal?
    Minha preocupação reside em transferir periodicamente valores para ele e no caso da ferramenta destacada a pessoa teria que ter uma conta no Brasil outra lá.

  7. Luiza,

    O limite de envio mensal de R$ 9.000,00 é por CPF de quem está enviando do Brasil para Europa?
    Sendo assim quem está recebendo pode receber de outros CPF no mesmo mês?

    • Oi Agnaldo,

      O limite é de 9 mil por transação por mês (30 dias). Eles não permitem que um CPF de terceiro faça a transferência, então não tem como burlar a regra.

  8. Que Banco em Portugal você recomenda utilizar? Considerando a ausência ou menores taxas de manutenção, qualidade dos serviços online, quantidade e distribuição das agências físicas em Portugal, possibilidades de investimento, etc? Qual Banco você utiliza em Portugal?

    • Oi Marcelo,

      Não sei qual é o melhor banco em Portugal. Eu nunca parei para fazer essa pesquisa. Eu utilizo o Santander Totta porque era o banco atrelado a universidade de Coimbra. Não pago nenhuma taxa.

  9. Bom dia,
    Fiz uma simulação na TW para uma transferência de 1000 BRL para euros. Nas contas que apresentam, como comissão da TW indicam 24,39 e referem “incluindo IOF”.
    Como sabe, há muito tempo que os câmbios deixaram de ter o IOF de 0,38% como o site da TransferWise refere (excepto para cash), passando a 6,38%. Como é possível esta empresa proceder a trf electrónicas sonegando o imposto?
    Isto para não falar do câmbio EUR/BRL do dia (oficial 3,59) que a TW faz a 3,81 (mas isso é política de câmbio da empresa e só aceita quem quer…).
    Agradeço qualquer esclarecimento que me possa dar.
    Luís B.

    • Oi Luis,

      Na verdade, o IOF de 6,38% é para operações que envolvam cartão. O valor de 0,38% é cobrado para operações em dinheiro, incluindo remessas. Tanto a Transferwise, quanto Western Union ou Correios tem o mesmo valor de imposto.

      Sobre o câmbio, o valor que a Transferwise apresenta no simulador é o Valot Efetivo Total (VET) ou seja, qual é a taxa de câmbio após a aplicação das taxas e impostos. Ou seja, fica mais claro saber quanto se está pagando, afinal, nunca pagamos apenas o câmbio do dia.

      Abraço,

  10. Olá Luiza irei viajar daqui 2 dias e transferi grande parte do dinheiro para meu amigo via transferwise, como posso provar na imigracao esse dinheiro ou tenho que provar somente com cartao e dinheiro em especie ??? obgado

  11. Bom dia! Tudo bem?
    Saberia me informar se caso eu abrir uma conta no Santander daqui já posso utiliza-la normalmente la na Espanha? Ou teria que abrir outra conta la? E, no caso de abrir outra conta la posso utilizar o transferwise sempre que precisar para transferir dinheiro da conta no BR para a conta na Espanha?

    Obrigada!

  12. Luiza, eu preciso transferir dinheiro do Brasil para os EUA. Minha dúvida é a seguinte: a pessoa que receber meu pagamento, paga algo para receber ou retirar em sua conta? Obrigada

    • Oi Renato,

      Varia bastante de acordo com a região. Eu diria que é algo em torno de 450 a 600 euros (para as opções mais baratas). Dá uma pesquisada no OLX e Idealista.

    • Oi Anne,

      É só seguir o passo a passo da Transferwise: gera um boleto em reais, para ser pago na conta brasileira e a conta portuguesa recebe o valor em euros.

  13. Bom Dia Luiza,
    Muito legal seu site.
    Tenho uma dúvida tanbém se pode ser cta poupança de ambos países??
    Também já morei em Portugal e pretendo voltar em breve.
    Obrigado desde já.

  14. Boa tarde,Luana! Como funciona essas transferências feitas pelo Transferwise em relação a declaração de imposto de renda? Obrigada

    • Oi Gabriela,

      Como o dinheiro entra e sai da sua conta bancária, você tem que declarar se ultrapassar o valor limite da receita.

  15. Bom dia!
    Estou na Espanha e queria fazer uma transferência da minha conta no banco do Brasil para uma conta do banco Santander, no Brasil.É possível?
    Perdi meu celular e não estou conseguindo fazer pelo notebook…

    • Oi Letícia,

      O transferwise só funciona para transferências internacionais.

      Para transferências entre contas brasileiros, só pelo banco mesmo ou internet banking.

  16. Luiza

    Se eu tiver 120 mil reais no Brasil posso transferir em 12 meses de 10 mil para minha conta na Espanha?.Terei algum problema com a receita federal?

    sds

    Hermann

    • Oi Hermann,

      Sei que você consegue fazer as transferências desse jeito, mas realmente não sei te dizer sobre a receita. Eu acho que você terá que declarar esse valor sim, afinal, ao longo do ano terá movimentado 120 mil reais e eles vão querer saber.

  17. Tenho uma taxa para pagar a uma universidade portuguesa. É possível fazer a transferência da minha conta no Brasil para a da instituição em Portugal?

  18. Oi Luiza vi o teu blog e fiquei com uma duvida sobre Transferwise, se eu gerar um boleto aqui no brasil e enviar para um amigo que mora em Portugal e ele pagar em algum banco lá sera que essa minha hipótese funciona? grato.

    • Oi Francildo,

      Não, se você gerar um boleto no Brasil tem que ser pago em reais, para transferir Euros.

      Se você quer que seu amigo te pague de euros para reais ele precisa fazer a transferência ou você pode gerar para ele um link com uma espécie de ordem de pagamento.

  19. Olá, eu estava procurando informação sobre transferir dinheiro do exterior para o Brasil e caí no seu blog, muito bom por sinal. A dúvida é em relação a forma de pagamento, estou em um país cuja moeda não consta na lista. Eu teria que fazer uma transferência em dólares do meu banco para a conta da transferwise? Acredito que cobrariam uma taxa…então não sei se valeria a pena. Saberia algo sobre como transferir dinheiro pro Brasil, sendo a partir de uma outra moeda que não está na lista? E se algo sair errado, o dinheuro voltaria para a minha conta sem descontos de taxas?

  20. Olá, vou fazer minha 1ª viagem internacional e passar 1 mês na Itália como turista. Ao invés de levar uma grande quantidade de euros em espécie posso transferir para a conta de um amigo que mora lá? É mais vantajoso ou tanto faz?

    • Oi Anderson,

      Se você confiar no seu amigo e for encontrá-lo no início é bem vantajoso sim – não há cobrança de IOF e a cotação é bem próxima do comercial. Eu fiz isso quando minha mãe veio me visitar em Portugal Só não transfira tudo, compre um pouco de euros para ter com você no início da viagem e passagem pela imigração.

      • boa tarde estou no brasil. porem estarei indo para espanha. minha tia tem conta corrente la. todo mes recebo um valor em minha conta do bradesco q consigo movimentar pelo celular. minha duvida é : eu consigo transferir o dinheiro q cai na minha conta no brasil para conta da minha tia na espanha. obs posso pagar esse boleto atraves de debito em conta.

        • Oi Viviane,

          Pode sim. Eu estou em Portugal e movimento a minha conta do Brasil com o internet banking, que uso para pagar o boleto gerado em reais e receber no meu banco português em euros

  21. Olá Luiza,

    Você saberia se o transferwise é a única empresa a oferecer este tipo de transferência ou se eles já tem concorrentes. Vou fazer um curso no exterior e qualquer diferença cambial irá fazer uma grande diferença. Outro problema é o limite máximo mensal, precisarei transferir mais.

    • Oi Lucas,

      Se existe concorrente eu ainda não conheço! Se você ficar sabendo de algum, me conta

      A Tranferwise realmente facilitou muito a minha vida morando em Portugal. É o método mais barato e rápido.

  22. Ola Luiza, entrei no site do transferwise para conhecer e na simulação da transferência aparece (IOF included). Não entendi porque aqui você diz que ao transferir dinheiro você paga essa taxa de 2,5% mas não paga IOF. Você poderia esclarecer se o sistema mudou ou se é assim mesmo?

  23. Olá 360,

    Vou estudar na Inglaterra e devo passar, pelo menos, um ano por lá. Tenho uma conta no Brasil e também vou poder abrir uma conta por lá, como estudante.

    Vocês acham que o Transferwise é uma boa opção para mim? Ou indicam outras?

    Só para constar, tenho parentes aqui no Brasil, mas gostaria de ter autonomia para fazer transferências entre as minhas contas.

    Obrigada!

    • Ei Marta !!
      A minha filha estuda na Holanda desde 2012. Já enviei recursos pra ela de todas as formas legais. Essa opção “transferwise” é hoje pra mim a mais vantajosa financeiramente e você não dependerá de ninguém para faze-lá.
      Abraços.

  24. Posso pagar o boleto desde uma conta conjunta no Brasil (minha esposa é a titular). E a conta beneficiária na Espanha também é conjunta (neste caso eu sou o titular). Sabe se haveria algum problema?

  25. Olá Luiza estou pensando em enviar dinheiro do Brasil para Portugal. Mas tenho uma dúvida, é preciso declarar esse dinheiro num dos países? Desde já agradeço a atenção.

    • GOstaria tambem de ter essa resposta. Se eu enviar 9000 reais convertidos para euros , eu preciso declarer no Brasil o envio desse dinheiro? Vai gerar algum outro imposto a ser pago alem do IOF?

      • Oi Daniel,

        Por tudo o que eu pesquisei, o envio não precisa ser declarado. No ato da transferência o único imposto pago é o IOF de 0,38%

  26. Luiza, boa tarde !

    tenho uma filha que estuda na Holanda. Ela tem conta lá. Caso eu faça o envio de euros para ela, como ficará a cobrança de imposto ? ou não tem ?

    Grato.

  27. Oi Luiza!

    Transferindo 7 mil € de Portugal para uma conta da CEF no Brasil via Transferwise, é necessário declarar e justificar esse valor em Portugal?
    E quem vai receber tbm irá declarar?

    Grata,
    Anna

  28. boa noite, e para fazer uma transferencia do Brasil para Portugal, um valor acima de 20.000 reais , pode ser pela transferwise? e o motivo é preciso especificar natransferencia? é preciso declarar como fazer?

  29. Olá Luiza. Grato pelas informações. É possível enviar dinheiro de sua conta no Brasil para sua conta em Portugal dizendo que é manutenção de residentes? Minha dúvida é se não existe alguma questão legal nesta operação.

    • Oi Viriato,

      Sim, é possível descrever isso no extrato da Transferwise. Não tem porque haver uma questão legal, porque o valor limite da transação mensal, de 10 mil reais, fica abaixo do valor que é implicado pelo IRS

  30. bom dia
    só não entendi uma questão
    sou de Portugal e queria transferencias do brasil para cá
    tenho que abrir conta no Brasil ? como faço ? se não conheço lá ninguem ?

    • Oi Paula,

      Se você quer fazer transferências do Brasil para Portugal precisa ter conta nos dois países ou precisa que a pessoa que está no Brasil e vai te transferir de reais para euros pague.

  31. Olá, é possível fazer a transferência para euro de um curso de línguas no exterior? ou preciso antes ter uma conta minha lá para depois fazer a transferência? Ou então seria mais prático e barato fazer por casa de câmbio mesmo?

    • Oi Anna,

      Não entendi a dúvida direito! Você quer transferir reais para euros de um curso de línguas no exterior?
      Se for isso, você pode fazer pelo Transferwise sim, sem problemas. Você vai pagar o dinheiro em reais da sua conta no Brasil e vai cair na conta da escola de inglês em euros.

  32. Oi Luiza, não sei se to fazendo as contas erradas (provavelmente sim kkk), mas no VTM posso sacar até 200€ por vez pagando 2,50€. Essa taxa é menor que os 2,5%, não é? Em 400€, por exemplo, pago 5€ de taxa. No transferwise ficaria em 10€, certo? Ou tá tudo errado?

    • Para carregar o VTM eles utilizam o euro turismo e cobram 6,38% de IOF.
      No TransferWise eles utilizam a cotação do euro comercial e cobram 2,5% de taxas, ou seja, muito mais barato.

    • Oi Bia,

      Desculpe a demora para responder!

      O problema do VTM é que a cotação é muito desfavorável e além da taxa de saque, ainda tem 6,38% de IOF que é cobrado quando você carrega o cartão.

  33. oi,
    tb nao entendi se preciso de uma conta no exterior.
    para mochilar por varios paises, melhor abrir uma conta no exterior? Faço pela minha agencia aqui?

    • Oi Nayara,

      Sim, é preciso ter uma conta no exterior para transferir com o Transferwise.

      Se você vai mochilar por países de moedas semelhantes (como o Euro), pode tentar abrir uma conta, mas não sei se consegue fazer uma conta como turista. Você precisa ver qual país europeu permitiria isso. Agora, se forem países de moedas diferentes, não vale a pena

  34. Oi Luiza,
    Como aparece a identificação da transação em sua conta de Portugal? Vem em seu nome ou aparece como Transferwise?
    Pq se eu usar para depositar em uma conta que não seja minha será que é possível que reconheçam a origem do depósito?

    • Oi Carlos,

      Desculpe não responder antes, eu estava mega apertada com o mestrado.

      No meu extrato aparece “TRANSF Transferwise Ltd”. Nesse caso de transferir para uma conta que não é sua você pode combinar com eles o valor e avisar que chegará com essa fonte.

  35. Oi Bom dia pelo que eu entendi esse processo só funciona se você tiver uma conta no país onde esta, é isso mesmo? Pois pretendo fazer um mochilão por varios paises e abrir uma conta em cada um deles não seria uma opção.

    • Oi Mariana,

      Sim, você precisa de uma conta do país que quer transferir o dinheiro. Para quem vai fazer um mochilão, não é a melhor opção, porque é um método de transferência mesmo.

  36. Ele converte a moeda estrangeira diretamente pra real ou converte para USD e depois para real (ou vice e versa)? Alem disso, qual taxa de conversao ‘e usada? ‘E vantajosa em relacao a outros bancos?

    • Converte diretamente de real para a moeda que você escolher.
      A taxa de conversão fica bem próxima da cotação do dia, nas duas vezes que eu fiz mudou um ou dois centímos só

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: