fbpx

Bairros de Barcelona: El Raval

O El Raval é um bairro de personalidade forte. Longe de ser o mais limpo e seguro da cidade, há algo pelas ruelas e becos que se estendem à direita das Ramblas e ao redor da Rambla del Raval que o transforma em uma das regiões mais interessantes e coloridas da cidade.

Talvez seja a pluralidade. O Raval é o último bairro da Cidade Velha, depois do Gótico, Barceloneta e do El Born, a vivenciar a gentrificação. Como o processo ainda está em andamento, o que você vai ver por ali é uma mistura de imigrantes, em sua maioria paquistaneses e marroquinos, estudantes, artistas e turistas de todas as partes. Bares legais que começam a surgir a cada esquina, restaurantes moderninhos, galerias de arte e antigas kebaberias.

A vida por trás das janelas que ainda oferecem um aluguel barato e acessível e os primeiros sinais de que o local já atrai gente jovem e com maior poder aquisitivo. Um dia, acredito que o Raval vai se transformar em um El Born – caro e demasiadamente turístico -, mas enquanto esse dia não chega, ainda podemos aproveitar todas as cores que a multicuturalidade pode nos oferecer.

Raval - Barcelona

El Raval - Barcelona

Localizado no lado oposto ao Bairro Gótico, partindo das Ramblas, o Raval é o maior dos bairros da Cidade Velha, o distrito mais antigo de Barcelona. Estava localizado dentro das muralhas que protegiam a cidade até 1859, quando foram demolidas para permitir o crescimento. Um dos pontos mais conhecidos do bairro é o Gato del Raval, uma enorme escultura do artista Fernando Botero que passou por muitos bairros da cidade até ganhar seu local permanente bem no meio da Rambla del Raval.

O Gato do Raval - Barcelona

As más línguas vão dizer que o Raval é um bairro perigoso. A afirmação não é totalmente sem fundamento, mas, para nós, brasileiros vacinados, pode ser um excesso de cautela. A fama é fruto de um passado mais sombrio do bairro. Como é a região mais próxima ao porto, atraiu, em algum momento, uma larga escala de imigrantes, pobreza, prostituição e outros problemas sociais.

Após o processo de revitalização pelo qual passou na década de 1990, o lugar se transformou em uma região efervescente, viva e parada interessante em qualquer roteiros Barcelona. Não é um bairro que vai agradar a todos os que o visitam, mas será um dos favoritos de quem souber enxergar sua beleza.

Ruas do Raval - Barcelona

Não perca no Raval

A Praça do MACBA – Depois de visitar o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, aproveite para observar os skatistas que se reúnem todos os dias na praça em frente para praticar manobras. Faça isso acompanhado de um drink em algum dos bares ao redor.

Rambla del Raval – Os restaurantes, cafés de bares da Rambla del Raval são um ótimo ponto para observar a vida do bairro.

CCCB – Centro cultural que promove diversas atividades artísticas, palestras, exposições e concertos interessantes. Vale a pena checar a programação na sua visita à cidade.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Fotos: Shutterstock

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.