fbpx
Tags:
Atlas: Peru

Comida peruana: 8 pratos típicos do Peru

A comida peruana é de uma grande variedade gastronômica: o Peru é um país que tem litoral e os Andes, Amazônia e influência de várias culturas, das pré-colombianas aos imigrantes asiáticos. Nesse texto, você encontra alguns dos principais pratos típicos da comida peruana.

E já deixo claro: essa não é uma lista definitiva, mas já é um bom guia para quem quer ter uma ideia do que experimentar no país, ou quer tentar algumas das receitas do Peru em casa!

Leia também:
• Conexão em Lima: o que fazer em 8, 12 ou 24 horas na capital peruana
• 6 roteiros de viagem pelo Peru
• Qual o melhor seguro viagem para a América do Sul? Veja 5 dicas

8 pratos típicos do Peru: comidas peruanas imperdíveis

Ceviche peruano

O ceviche é um clássico da culinária peruana. São fatias de peixe cru marinadas (ou seja, cozidas) num molho ácido de limão, pimenta e cebola. Comida típica de pescadores, inclusive pela facilidade de fazê-la ainda no barco, o ceviche também está presente nos restaurantes mais badalados do país. Receita em vídeo

Pode ser servido com choclo, uma espécie de milho, e normalmente é feito com peixes frescos. Há registros de tipos primitivos de ceviche presentes na culinária da América do Sul há dois mil anos. O ceviche foi também consumido pelos incas e permaneceu na mesa após os espanhóis, sofrendo adaptações ao longo do tempo.

Ceviche comida peruana

Eu provei o prato várias vezes (e de vários tipos), mas meu favorito foi o do La Mar Cebichería, restaurante especializado em frutos do mar que fica no bairro Miraflores, em Lima, mas que também tem filiais em Bogotá, Buenos Aires, Miami, São Francisco, Santiago e São Paulo.

Quem está em São Paulo, também pode experimentar o clássico ceviche numa das unidades do restaurante Riconcito Peruano. 

Causa

Causa é um prato peruano que usa um ingrediente farto na cultura andina, a batata – são mais de 2500 variedades. Normalmente é feito com a papa amarilla, um pouco diferente da batata que consumimos por aqui.  

culinária peruana causa batata

Pode envolver abacate e ser servido na forma de um bolinho, sempre frio. Mas a batata também combina com atum, camarão, carne de boi, frango, ovo, cebola, azeitona (e por aí vai a lista de, vamos dizer, recheios). O blog Rosmarino e outros temperos ensina como fazer uma causa à moda brasileira.

Lomo saltado

É fantástico e não muito diferente de pratos que temos no Brasil. Junte um filé bem temperado, arroz, e batata frita: esse é o Lomo Saltado. O melhor que eu comi foi em Lima – e eu ajudei a fazer. Tudo bem que eu só cortei os ingredientes, mas foi durante uma aula de culinária colaborativa na capital peruana, então acho que conta.

Aula de culinária peruana lomo saltado

O lomo saltado é temperado com ají, uma espécie de pimenta que vai em muitos dos pratos típicos da comida peruana, cebola, coentro e pimentão. O tomate também costuma estar presente. Segundo o professor de culinária, esse é um dos pratos influenciados pelos imigrantes que vieram da Ásia.

Rocoto Relleno

Prato típico de Arequipa, o Rocoto Relleno se tornou um dos meus favoritos. Em vários restaurantes pedi o Rocoto Relleno de entrada, mas cheguei também a fazer dessa minha opção de prato principal. Essa delícia da gastronomia peruana é uma uma espécie de pimentão recheado com carne, cebola, ovo, queijo e outros ingredientes.

pratos típicos comida peruana Rocoto Relleno

Pollo a la Brasa

Foi na década de 1950, em Lima, que o Pollo a la Brasa se popularizou. O frango na brasa versão peruana, é marinado, leva temperos típicos peruanos e preparado na brasa, numa daquelas máquinas giratórias comuns em todo mundo, mas com carvão.

O frango é acompanhado, claro, por batatas. Pode ser encontrado nos mais diversos restaurantes, dos famosos (e caros) aos mais simplões – procure por uma pollería e você achará um restaurante lotado, principalmente aos domingos.

pollo a la brasa cozinha peruana

É um dos pratos mais consumidos em Lima, a ponto de ser considerado especialidade local pelo Instituto Nacional de Cultura. O pollo a la brasa tem até uma data comemoração, o terceiro domingo de julho.

Cuy

Cuy é um porquinho-da-Índia, preparado aberto, inteiro e pururucado. Talvez seja esse o prato mais famoso entre viajantes que visitam o Peru, justamente por causa da aparência, err, diferente. Pode ser servido com arroz e batatas, mas cheguei a ver carne de cuy também em restaurantes do tipo self service.

É outra comida com origem pré-colombiana.

Comida andina Peru

Foto: Robert Ennals – CC BY 2.0

Ají de gallina

Também provei num restaurante simples e estilo self service, quando estava a caminho do Vale do Colca, e só me dei conta disso ao pesquisar para este texto. É um frango desfiado e com molho feito com ingredientes andinos, como o ají. Servido com arroz e e batatas. Veja receita aqui.

Frutos do mar

Sei que já citei o ceviche, mas deixo essa opção aqui para quem vai ao litoral, principalmente Lima: peça sem dó os frutos do mar. Não tenha medo de pedir pratos com polvo, camarões e outras iguarias do tipo – a melhor refeição que fiz no ano, disparada, foi um polvo ao carvão, num restaurante de Lima.

comida peruana

Polvo ao carvão: delícias da gastronomia peruana 

Bebidas e sobremesas típicas da cozinha peruana

A bebida nacional do Peru é o pisco, que rende uma rivalidade eterna com o Chile, já que os dois países garantem que inventaram o drink. De qualquer forma, o pisco estará presente em todas as refeições que você fizer. Quem não é de álcool pode preferir uma Inca Cola, outro orgulho peruano e refrigerante mais vendido do país.

Sobremesa? Vá de Suspiro de Limeña, doce que nasceu na capital peruana, em meados do século 19. É feito com manjar branco e merengue de vinho do porto. O site oficial do turismo do Peru tem essa – e várias – receitas. Vale conferir.

Saiba mais sobre a gastronomia da América Latina
• 9 comidas típicas da Colômbia que você precisa provar
• As comidas típicas do Equador: sabores que vêm dos Andes
• A comida caribenha que você não pode perder
• Do peixe ao vinho, a comida típica chilena
• Comidas típicas da Argentina: 10 pratos imperdíveis

*O 360meridianos viajou ao Peru a convite do Submarino Viagens e da PromPerú

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

12 comentários sobre o texto “Comida peruana: 8 pratos típicos do Peru

  1. vou ser sincero, estava animado a ler, começou muito bem, dai vi critica pessoal contra ceviche, depois dizer q o nosso arroz bife e batata frita é excepcional , parei d ler na sequencia, ficou me parecendo um texto critico d uma pessoa q se diz na busca de conhecimento cultural gastronômico, e me da uma dessa, parece um filhinho d papi ou de mamãe q quando vai no restaurante, se delicia com arroz bife e batata frita, um prato sem riqueza nenhuma, tanto nutricionalmente como culturalmente, a não ser um fastfood , capitalista estilo estados unidos, eu por exemplo gosto muito de comida asiática, macrobiótica, ou vegetariana, vegana, acrescentam informações da verdadeira alquimia da cozinha, nacionais, gosto de mineira e baiana, no norte também tem coisas legais, mas não tenho tanto conhecimento, a tropeira é interessante, mas sendo sincero, me desculpe, mas exaltar arroz batata frita e bife, kkkkkk
    sou critico em relação a cozinha, pq gosto, foi como uma vez fui experimentar um prato salgado de uma casa , q participava de um festival gastronômico na cidade, o prato participante era, esfiha aberta com carne moída e couve crocante, kkkk
    nem em casa uso carne moída, e pagar caro pra comer uma esfiha com couve? se for um festival, pq não inovar, mesclar sabores e culturas,

    1. Oi, tudo bom?

      Vamos lá: eu não falei mal do ceviche e muito menos me recusei a comer. Só falei, e abro aspas, “Confesso que não sou o maior dos fãs, mas não chego a desgostar”. Comi ceviche em praticamente todos os dias da minha viagem, porque sempre faço questão de provar tudo que um país tem a oferecer em termos de gastronomia. Sempre, de insetos a qualquer nível de pimenta e temperos. Dito isso, apontar uma receita como favorita ou não é só isso: gosto e escolha pessoal.

      E outra: o Lomo saltado é também um prato típico da culinária peruana. Um dos mais conhecidos, inclusive, e está carregado de temperos locais e traços culturais fortes. Tem também influência asiática, que é uma marca da culinária peruana. Enfim, passa longe, muito longe, de ser comida de fast food.

      Por fim, numa boa, tem necessidade de me chamar de “filhinho d papi ou de mamãe” por conta de uma divergência boba assim? Não precisa disso.

      Abraço.

  2. Rafael, parabéns pelo seu blog… em 2017 fui ao Perú… gostaria de ter encontrado o seu blog antes de ter ido para assim desfrutar das dicas que você dá.
    Fiz uma ótima viagem ao Perú, conheci Lima, Cuzco e Puno e Machupichu e achei fantástico.

    Um grande abraço.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.