fbpx

Salford Lads Club, em Manchester: onde nasceram os Smiths

Um desavisado que passe em frente à modesta casa de tijolos em Ordsall, um bairro proletário de Manchester, dificilmente se dará conta de que acaba de topar com o terceiro ponto turístico musical mais visitado da Inglaterra. O lugar não é badalado como o The Cavern, em Liverpool, nem proporciona fotos icônicas como a Abbey Road, em Londres. Ainda assim, o Salford Lads Club atrai fãs de todo o mundo que querem conhecer mais de perto a história de uma das bandas inglesas mais cultuada dos últimos tempos, os Smiths.

É que, se você curte a banda, provavelmente já se deparou com essas fotos aqui:

The smiths Salford Club - Manchester

The Smiths - Salford Club - Manchester

O lugar foi a locação das fotos que ilustram as páginas internas do encarte do disco The Queen is Dead. O terceiro álbum da banda é considerado sua obra prima e tem um de seus maiores sucessos, There is a Light that Never Goes Out. Por falar nisso, o Salford Club também aparece nos clipes dessa música e de Stop Me If You Think You’ve Heard This One Before.

The Smiths-There is a light than never goes out from ademir on Vimeo.

Isso já foi suficiente para que o lugar despertasse interesse de fãs que passavam por Manchester e a porta do Salford Lads Club se tornou uma parada oficial para selfies imitando as fotos do grupo. E a publicidade veio a calhar. É que o Salford Club é, na verdade, um antigo centro comunitário que, desde a primeira década do século 20, se empenhava em manter jovens da classe trabalhadora fora das ruas através de atividades esportivas e culturais. Mantido por caridade, os administradores do centro viram na fama uma boa forma de conseguir recursos para manter o lugar em funcionamento.

Centro Cultural Salford - Smiths

Desde 2004, o clube mantém uma sala dedicada aos Smiths, com cartas de fãs, fotos da banda e recados deixados pelos visitantes. Eles também vendem camisetas e outros produtos da banda, como canecas e broches. O local está aberto para visitas todos os sábados, das 11h30 às 13h, mas como a janela de horário é pequena e pouco flexível, uma outra maneira de entrar é participando do tour musical em Manchester.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

A blogueira viajou a Manchester à convite da Visit Britain

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Salford Lads Club, em Manchester: onde nasceram os Smiths

  1. Adorei o post! Meu sonho ir no Salford Lads – sou fã de Smiths. Só uma pequena correção, sem querer ser chata, mas no post o título da música está com um pequeno erro: é “There is a Light that Never Goes Out”, e não “There is a Light that Never Goes Down”.

    Beijo e parabéns pelo ótimo trabalho!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.