fbpx
Tags:
Atlas: Roma, Itália

Restaurantes em Roma: 12 dicas de onde comer lá

A comida italiana é famosa no mundo inteiro, mas nem por isso é tão simples assim achar bons lugares onde comer em Roma. O problema é que como essa é uma das cidades mais turísticas do mundo, não é difícil cair em pegadinhas. Reunimos 12 dicas de restaurantes em Roma testados e aprovados pela nossa equipe, que já esteve diversas vezes na cidade.

Uma dica legal na hora de escolher o seu restaurante em Roma, além de reparar no cheiro do lugar e nos preços do cardápio, é verificar a quantidade de opções que eles têm: fuja de lugares que oferecem aqueles menus gigantescos com quase 15 páginas de opções: são enormes as chances de ter comida congelada nesse meio. Também saia das ruas principais e explore os becos e ruelas.

Os links com os endereços levam para o Google Maps, para facilitar a localização dos lugares.

Restaurantes em Roma: dicas de onde comer na cidade

  • Massa Fresca baratinha
  • Restaurantes na região central
  • Restaurantes Trastevere
  • Lugares perto do Vaticano
  • Mercados
  • Sobremesa

Massa Fresca Baratinha

Il Pastaio de Roma

onde comer em roma massa fresca barata

Bem pertinho do centro da cidade, o Il Pastaio de Roma foi o primeiro restaurante de massa fresca que conhecemos. Os preços ficam em torno de 3,50 a 5 euros por um prato de massa. Você escolhe o tipo da massa e o molho, eles fazem na hora e servem num prato de plástico mesmo. Provamos as massas de carbonara e pesto. É bastante simples, possuiu algumas mesas e tem wifi.

Endereço: Via dei Coronari, 102

E.G.G.

Do mesmo conceito simples, prático e fácil do restaurante citado antes, o E.G.G. fica bem próximo do Vaticano. O restaurante tem diferentes tipos de massas feitas na hora, com preços entre 5 e 7 euros. Tudo fresquinho e saboroso. Tem poucos lugares para sentar. Provamos e aprovamos: “Pomodoro e basilico”, “Carbonara” e “Quatro queijos”.

Endereço: Vicolo del Farinone, 25/A

Trastevere

Da Vittorio a Trastevere

restaurantes roma onde comer trastevere

Essa cantina italiana, bem no coração do Trastevere, serve comida fresca e deliciosa. Foi a melhor carbonara que eu já comi na vida. Todas as massas do pessoal da mesa estavam boas e as carnes também vêm em porções generosas. É o restaurante que eu indico para todo mundo que conheço que vai na cidade – e agora indico para vocês também. O preço é médio e a conta, com vinho, prato e sobremesa, fica entre 15 e 20 euros por pessoa. Dá para ver o menu com os preços no site do Da Vittorio a Trastevere.

Endereço: Via di S. Cosimato, 14

No centro de Roma

Vos

restaurantes roma onde comer

Vos é um restaurante que ocupa três portas numa das ruas que cortam a movimentada Via del Corso. Tem decoração moderna e elegante e preços médios. Serve pratos típicos e produtos tradicionais num menu enxuto. Eu só experimentei a parte de “take away”, que oferece diferentes tipos de sanduíches que você monta na hora, com produtos frescos. No site do Vos tem o menu com preços.

Endereço: Via di Pietra, 74-77

Pizza e Mozzarella

Segundo o TripAdvisor, essa é uma das melhores pizzarias de Roma. O melhor dela, além do sabor da pizza, é a conveniência. Uma portinha escondida, bem perto do Panteão, onde os sabores de pizza recém saídos do forno são vendidos no talho, por quilo – o que dá uma média de 2 a 3 euros. É uma pizza com a massa mais pesada, tipo pão, mas deliciosa mesmo para pessoas que, como eu, preferem massa fina. Costuma ter fila, é frequentado por moradores locais e não tem muito onde sentar lá dentro.

Endereço: Via del Piè di Marmo, 32

Perto do Vaticano

Ristorante Perdincibacco

Pertinho do Vaticano, o adorável Ristorante Perdincibacco foge do esquema pegadinha para turista. Com decoração moderninha e cardápio enxuto, oferecem boas opções dos clássicos italianos: pizzas, massas, saladas, mesa de antipasto e boa carta de vinhos. Os preços por prato ficam entre 7 e 11 euros.

Endereço: Via delle Fornaci, 5

Café Feffo

restaurantes em roma onde comer cafe feffo

Praticamente em frente ao Perdincibacco, o café Feffo é um bom espaço para tomar uma bebida quente, comer um docinho e descansar as pernas. Ou ainda, pode ser um espaço para tomar um cerveja e comer um aperitivo. O local é novinho, o atendimento é ótimo. Eu só posso falar da parte dos doces e me junto ao coro de elogios na internet: são deliciosos.

Endereço: Via delle Fornaci, 2–6

Mercados

Eataly Roma

eataly roma itália massa

Os mercados Eataly e seu conceito de “comer, comprar e aprender” estão espalhados não só pela Itália, mas o mundo todo. O Eataly de Roma é uma excelente opção para comer comida típica, de produtores locais, em bons restaurantes e ainda ter acesso a um enorme mercado com queijos, salames, antipastos e diversos produtos maravilhosos. Falamos mais sobre o local, nossas experiências e gastos aqui.

Endereço: Piazzale XII Ottobre (Estação de metrô Pirâmide ou estação de trem Ostiense)

Mercado Centrale de Roma

Mercado Centrale Roma

Desde que o Mercado Centrale de Roma surgiu, comer na estação de trem de Termini não é mais sinônimo de fast food. O Mercado, que também tem sua versão em Florença, tem muitas opções de comida de chefs locais – da pizza à carne, passando pela sobremesa – e preços muito justos. Leia mais sobre o lugar.

Sobremesa

Two Sizes

onde comer em roma restaurantes tiramisu

Eu sinto dizer que depois que você comer o tiramisu da Two Sizes, sua vida será arruinada, porque nenhum outro nunca mais vai chegar aos pés. Esse é o melhor tiramisu que já provei na vida e também o de muita gente, porque eles têm o primeiro lugar entre as docerias da cidade no TripAdvisor. Na Two Sizes você encontra o sabor tradicional e também versões diferentes com caramelo, limão ou pistache. Os valores ficam €2,50 para o pequeno e €3,50 para o grande. Também vendem outros tipos de doce, como canolli.

Endereço: Via del Governo Vecchio, 88

Tiramisú Roma

restaurantes roma onde comer tiramisu trastevere

Essa lojinha no Trastevere, fora do miolinho mais turístico, é o que eu chamaria de uma “tiramisueria”. Eles só fazem tiramisu, bem tradicional, montado na hora! Tem o sabor clássico e algumas variações e dá para ver eles montando por conta de um espelho no balcão. A porção é bem grande e custa 5 euros.

Endereço: Via di S. Francesco a Ripa, 29

Pasticceria Siciliana Svizzera

Eu nunca estive na região Sicília, mas depois que conheci a Pasticceria Siciliana Svizzera minha vontade aumentou exponencialmente. Esse é um lugar para foodies. Fica fora do centro e o acesso de transporte público é só por ônibus. Logo, é daqueles lugares frequentados majoritariamente por moradores locais. Fica bem cheio no horário do café da manhã, tem diversas opções de doces de lamber os beiços. Também serve gelato e o preço é super camarada. Não só doces são vendidos ali, no entanto. Tem opções de pizzas e outras comidas salgadas.

Endereço: Piazza Pio XI, 10

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.