fbpx

O que fazer em Liverpool em 1 ou 2 dias: Principais Atrações

Nesse texto você descobre o que fazer em Liverpool em 1 ou 2 dias. Listamos os principais pontos turísticos dessa cidade portuária no Norte da Inglaterra. Também damos dicas de restaurantes, pubs e cafés em Liverpool. Além de incluir passeios extras para quem tem mais tempo no roteiro pela cidade.

Pouca gente sabe, mais há muito mais o que fazer em Liverpool do que apenas seguir as pegadas dos Beatles. Com meu namorado morando lá, eu tive a chance de explorar a cidade várias vezes e descobrir o melhor que tem a oferecer.

Embora Liverpool tenha sim grande parte da sua relevância turística ancorada na história da banda e da música inglesa, também possui museus importantes (com entrada grátis!), atrações para os fãs de futebol, além de ser uma cidade com muitas opções para quem curte gastronomia e vida noturna animada.

18 Principais Pontos Turísticos de Liverpool

  1. Cavern Club e Mathew St.
  2. The Beatles Story
  3. British Music Experience
  4. Liverpool Waterfront (Three Graces, Beatles Statue, Titanic Memorial)
  5. Museum of Liverpool
  6. Albert Dock
  7. Museus no Albert Dock (Tate, Marítmo, Escravidão)
  8. Liverpool One
  9. St George Quarter
  10. Bold Street e Hope Street
  11. Bombed Church
  12. Catedral de Liverpool
  13. Baltic Triangle
  14. Penny Lane, Strawberry Fields & Magical Mystery Tour
  15. Casas de Infância dos Beatles
  16. Anfield: o estádio do Liverpool F.C.
  17. Bate-Volta em Chester
  18. Sefton Park
  19. Victoria Galery

A lista dos principais pontos turísticos de Liverpool incluí atrações que você pode fazer em até 4 dias, se quiser entrar em todos os museus e fazer os passeios com calma. Porém, em 2 dias dá para ver quase tudo sem muita correria, que é o que explicamos abaixo no roteiro em Liverpool.

O que fazer em Liverpool em 1 dia

  • Conheça Liverpool Waterfront
  • Visite a British Music Experience
  • Ou aproveite o Museum of Liverpool
  • Circule pelo Albert Dock
  • Escolha um dos Museus no Albert Dock: Tate, Marítimo ou Escravidão
  • Descubra a The Beatles Story
  • Curta a Noite no Cavern Quarter & Mathew Street

Liverpool Waterfront

Comece seu dia no Liverpool Waterfront. Essa é a “porta de entrada” da cidade, com vista para o Rio Mersey.

Lá você encontra alguns monumentos importantes da cidade. Como os três prédios chamados Three Graces, marco arquitetônico da cidade, construídos no início do século 20.

Ali também estão um monumento para o Titanic e uma estátua dos Beatles (foto abaixo).

onde comer em liverpool beatles
Vale a pena visitar o Liverpool Waterfront para ver essa estátua do Fab Four

O Waterfront também é um ponto de encontro na cidade, o local de onde saem vários tours e passeios de barco. Se você visitar a cidade num dia de sol, vale a pena considerar fazer o passeio de uma hora pelo Rio Mersey.

Por lá também estão dois museus, o Museum of Liverpool e o British Music Experience, que você pode optar por visitar durante seu roteiro em Liverpool.

British Music Experience

British Music Experience é uma exposição permanente que conta a história da música popular britânica.

Com efeitos visuais de primeira linha, peças históricas e que ajudaram a construir a trajetória dos grandes sucessos do Reino Unido fazem parte de uma mostra interativa diferente, que busca como o rock, o pop, o dance e outros ritmos populares no país influenciaram os últimos 60 anos da música britânica.

A British Music Experience custa £17 e você pode comprar a entrada com antecedência para evitar filas e marcar o horário certinho da entrada.

Museum of Liverpool

O Museum of Liverpool conta a história da cidade, sua importância cultural e também industrial e marítima. É um museu novo e interativo, bom para diversas idades.

A entrada é gratuita e a exposição não é muito extensa.

Vale a pena entrar no museu, mesmo que rapidamente, para ver essa vista abaixo do Waterfront.

o que fazer em liverpool museus

Albert Dock

O Albert Dock nada mais é do que o antigo porto de Liverpool, completamente reformado.

Na época em que foi erguido, em 1846, o Porto de Liverpool representava o futuro. Foi a primeira construção britânica a não utilizar vigas de madeira em sua estrutura, sendo completamente sustentado por ferro.

O objetivo era guardar os navios que, naqueles tempos, eram a principal via de comércio exterior e ligação entre outros países fora do Reino Unido.

No século 20, no entanto, o declínio da atividade marítima acabou jogando o porto no abandono e ele acabou sendo completamente fechado em 1972.

O que fazer em Liverpool - Albert Dock

Dez anos mais tarde, um processo de revitalização devolveu a vida ao local. Hoje, o lugar reúne a maior coleção de edifícios históricos e artísticos do Reino Unido e é Patrimônio Histórico da Humanidade.

É difícil passar por Liverpool sem caminhar pela região do porto, repleta de restaurantes, lojas, bares e museus. Vale a pena passar por ali tanto de dia quanto de noite. Quando o sol se vai e as luzes se acendem o ambiente se transforma.

Museus do Albert Dock

Também é na região do Albert Dock que ficam vários museus muito interessantes e – o melhor – gratuitos! Sugiro que escolha um deles para explorar com mais calma.

  • O Museu Marítimo é o meu favorito. São vários andares contando a história da navegação, com modelos de barcos e navios. Também conta com uma exposição sobre o Titanic, de onde partiu a viagem inaugural (e única) do navio.
  • O Tate Liverpool + RIBA North, uma filial do museu de arte moderna e contemporânea de Londres.
  • O Museu Internacional da Escravidão trata das histórias não contadas de pessoas escravizadas. Liverpool era um grande porto na rota da escravidão dos povos africanos e o museu reflete sobre essa e outras histórias.

The Beatles Story

Uma das atrações mais famosas e visitadas de Liverpool, o The Beatles Story é um museu interativo que conta a história dos Beatles desde quando eram adolescentes que dividiam o tempo entre a escola e apresentações em festas do bairro até a explosão da Beatlemania, a separação, as carreiras solo e as mortes.

The Beatles Story em Liverpool

Ali você conhece mais de perto a trajetória da banda, com imagens, vídeos, entrevistas, audio-guia e reprodução de lugares por onde eles passaram. Veja um post completíssimo sobre o museu.

Preço: £19. Vale a pena comprar com antecedência para garantir a visita.

Se você quer saber mais sobre as histórias dos Beatles sem gastar muito, pode participar de um Free Tour dos Beatles, que é realizado por uma guia que fala espanhol. Em tours gratuitos você não paga nada para reservar sua participação, mas deve deixar uma gorjeta para a guia no fim, caso goste do passeio.

Cavern Club Quarter e Mathew St.

O Cavern Club quase passa despercebido como mais um pub nos subsolos de uma grande cidade inglesa. Só que foi naquele subsolo que os Beatles conquistaram os primeiros fãs com quase 300 apresentações, entre 1961 e 1963.

Cavern Club - Liverpool

Além deles, outras bandas de renome já passaram pelo pequeno palco da Mathew St., como The Rolling Stones, The Yardbirds, Elton John, Queen, Status Quo, Suzi Quatro e John Lee Hooker.

Em 1984, o bar teve que ser realocado de sua localização original para a atual, na Mathew St. 10, mas até os ladrilhos da parece foram recolocados.

A gente já contou direitinho a história do Cavern Club em outro post.

O bar abre todos os dias e de segunda a quarta a entrada é grátis. E se você quiser mais, vá dali direto para os outros bares da mesma rua, onde o Rock n’ Roll nunca morre.

Além disso, a região do Cavern Club tornou-se um quarteirão com vida noturna animada, com a Mathew St. liderando a concentração de pubs por metro quadrado. Uma sugestão pitoresca nessa área é o Ye Hole In Ye Wall, o pub mais antigo de Liverpool, fundado em 1726.

Para conhecer melhor outro bar que também faz parte da história dos Beatles mas é bem menos turístico, recomendamos seriamente que você dê um pulinho no pub The Jacaranda, onde também funciona uma loja de discos, a Jacaranda Records. O bar fica numa das ruas paralelas da região da Bold St. (que mencionaremos mais abaixo), outra boa opção com vários bares e restaurantes.

O que fazer em Liverpool em 2 dias

  • Explore os museus e galerias do St George Quarter
  • Vá as compras no Liverpool One
  • Conheça Penny Lane, Strawberry Fields e a Magical Mystery Tour
  • Almoce num dos vários restaurantes na Bold St e arredores
  • Veja a história na Bombed Church
  • Caminhe pela charmosa Hope St
  • Surpreenda-se com a imponente Catedral de Liverpool
  • Divirta-se no Baltic Triangle

St George’s Quarter

O St. George’s Quarter fica pertinho da principal estação de trem de Liverpool, a Liverpool Lime Street. Lá, você encontra prédios imponentes e um agradável parque. Dá optar por só ver os belos prédios do lado de fora, ou entrar em alguns deles (é de graça).

Começando com o St George’s Hall, um icônico prédio do século 19 que hoje funciona como espaço para shows, exposições e eventos. Em frente, costuma ser montada a feira de natal da cidade. Logo atrás ficam os St John’s Gardens, bonitos jardins.

Nessa mesma região fica o World Museum, um museu gratuito que reúne curiosidades de todo o mundo e também do espaço, entre animais, planetários, histórias de guerra. Ideal para visitar com crianças. É focado em ciências naturais e físicas, etnologia e arqueologia. Aberto todos os dias, entre 10h e 17h.

Logo ao lado fica o prédio circular da Central Library, que também pode ser visitado.

Por fim, a Walker Art Gallery trás Pinturas bonitas, esculturas e arte decorativa britânica do século 13 até os dias de hoje. O lugar também recebe coleções (eu vi uma muito legal do Leonardo da Vinci). Está aberto das 10h às 17h e a entrada é gratuita.

Liverpool One e compras em Liverpool

O centro de Liverpool é, de certa forma, um grande shopping center a céu aberto. É que boa parte das docas e construções antigas foram convertidos no gigantesco Liverpool One, um centro comercial com diversas marcas, além de alguns restaurantes famosos.

No Natal, com toda a decoração e promoções, as ruas ficam abarrotadas de gente.

Mesmo que você não goste de compras, sugiro caminhar até lá para pegar o ônibus para a próxima atração do roteiro em Liverpool.

Penny Lane, Strawberry Fields e Magical Mystery Tour

A região de Penny Lane e Strawberry Fields, assim como as casas de John Lennon e Paul McCartney, ficam afastadas do centro, na região do sul de Liverpool.

Logo, para visitar essa área você precisará fazer o caminho que John e Paul faziam para voltar para casa: pegar um ônibus e seguir para os subúrbios. A Penny Lane é uma rua onde os dois Beatles se encontravam para pegar o ônibus para ir para o centro da cidade.

Você pode fazer todo esse passeio usando transporte público e algumas boas caminhadas, ou pode contratar um dos tours mais famosos da cidade, como o Magical Mystery Tour (£20), ou uma das opções de ônibus “hop-on hop-off” que também fazem esses trajetos e são mais baratas: ônibus Beatles Explorer (£15) e Liverpool City Sights (£18)

Para chegar até a famosa rua, basta pegar um dos diversos ônibus que partem de Liverpool One em direção ao Sul da cidade (75, 80, 86).

Na Penny Lane você ainda encontra uma barbearia no mesmo lugar citado pela música e é possível pedir o “four of fish” na Penny Lane Fish and Chip.

Seguindo do ponto de ônibus, você precisa caminhar até famosa placa (procure Penny Lane Road Sign) que o próprio Paul McCartney assinou quando gravou o programa Carpool Karaoke.

De lá até o Strawberry Field são 3.5km (É preciso comprar a entrada com antecedência). Você pode caminhar, pegar outro ônibus (76, 75, ou 86) ou um uber/táxi.

Além de visitar o local do antigo orfanato, a casa da infância de John Lennon fica ali bem pertinho (link com a localização).

Já a casa do Paul McCartney está a 2 km de distância. Não existem boas opções de transporte entre as casas além de uma boa caminhada.

As casas dos outros Beatles ficam bastante afastadas dessa região, e, sinceramente, não vale muito a pena a não ser que você seja um mega fã ou tenha comprado um tour que te leve lá. Vou deixar as localizações abaixo.

Bold Street, St Luke’s Bombed Out Church e Hope St.

Depois do tour, sugiro que você faça sua pausa para o almoço na Bold St, uma rua animada no centro da cidade, com diversas opções de restaurantes, bares, pubs e cafés. Ali você encontra comida do mundo todo. E as ruas ao redor também conta com boas opções

Depois do almoço, não deixe de visitar a St Luke’s Bombed Out Church, uma igreja do século 19 que foi bombardeada durante o Blitz de 1941, na Segunda Guerra Mundial. As ruínas da igreja foram deixadas como estão, servindo de memorial aos mortos durante a guerra.

Siga o passeio caminhando pela Hope St., outra rua agradável e charmosa de Liverpool.

o que fazer em liverpool inglaterra hope st

Catedral de Liverpool

A Catedral de Liverpool impressiona pela altura e tamanho. Tem 189 metros de comprimento, o que a torna a igreja mais longa do mundo e 101 metros de altura, também na lista de templos mais altos que existem no globo. Lá dentro a decoração é simples, mas a atmosfera e as luzes góticas criam um ambiente especial.

catedral de liverpool inglaterra

A entrada na Catedral de Liverpool é gratuita. É possível visitá-la diariamente das 8h às 18h. Também é possível pagar para fazer um tour pela torre há uma visita, por 5,50 libras. O horário é das 10h às 17h, sujeito a alterações por conta do clima.

Baltic Triangle

Termine a noite no Baltic Triangle. Trata-se de um antigo quarteirão industrial abandonado que foi se transformando numa área animada de arte urbana, musica ao vivo, bares, cervejarias mercados de comida e restaurantes. Ali foram gravadas várias temporadas da série Peaky Blinders.

Alguns lugares para visitar e aproveitar a noite em Liverpool:

Roteiro em Liverpool: Outras Atrações

Se você tiver mais dias em Liverpool, não for muito fã dos Beatles ou tiver outros interesses, listamos abaixo outras atrações na cidade e arredores.

Anfield: o estádio do Liverpool F.C.

Fãs de futebol e dos grandes times europeus vão querer reservar um tempinho para conhecer o Anfield, a estádio do Liverpool F.C.

A arena está aberta a visitas guiadas que te levarão aos gramados e vestiários de um dos principais palcos de espetáculos esportivos do mundo e revelar alguns segredos e curiosidades do clube. Além disso, o tour conta com um museu interativo, o The LFC Story.

Para reservar sua visita, que custa £23, você precisa comprar o ingresso com antecedência.

Bate-Volta a Chester

Uma dica se você quer fazer compras nessa região é ir até o Cheshire Oaks Designer Outlet, um dos maiores shoppings outlets da Inglaterra, com muitas opções de marcas boas e bons descontos. De ônibus, saindo do centro de Liverpool, você chega em 40 minutos. O endereço é Kinsey Road, Ellesmere Port.

Saiba mais: Um roteiro por Chester, uma cidade de conto de fadas a 1 hora de Liverpool

Liverpool também fica pertinho do norte do País de Gales. Algumas dicas da região:

Dicas de Hospedagem em Liverpool

Liverpool é uma cidade grande, mas a porção turística da cidade se concentra numa só região, que é onde recomendamos que você se hospede. Ou seja, ficando no centro, perto da Bold St. ou do Carven Club; ou mais próximo ao rio Mersey e a região portuária Albert Dock, estará bem localizado.

Para entender melhor os bairros e ter mais ideais de hospedagem em Liverpool, leia o nosso post de onde ficar em Liverpool. 

Eu fiquei no Hard Days Night Hotel (4 estrelas, nota 8.1 – ££££), um hotel temático dos Beatles, que fica bem pertinho do Cavern Club e tem quatro estrelas.

Opções mais econômicas e bem avaliadas são: The Z Hotel Liverpool (nota 8.3 – ££) e o YHA Liverpool Albert Dock (nota 8.5 – £)

Para quem prefere hotéis confortáveis, sugerimos o The Resident Liverpool (4 estrelas, nota 8.6 – £££) e o Radisson RED Hotel, Liverpool (4 estrelas, nota 9.7 – ££££).

Dicas de Restaurantes e Pubs em Liverpool

Já estivemos na cidade em diversas ocasiões e com isso temos várias indicações de onde comer em Liverpool.

onde comer em liverpool cha da tarde

Uma sugestão esperta: se você não quer gastar muito dinheiro e quer comer bem em Liverpool, uma boa dica é ir num supermercado e comprar um meal deal. Grandes redes como Tesco, Sainsbury, M&S e Boots tem ofertas entre 3.90 la 5 libras. Inclui uma comida salgada: tem sanduíche, macarrão, wrap, saladas; um snack ou sobremesa; e uma bebida.

Planejando uma viagem pela Inglaterra e Reino Unido?

Leia também:

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (3 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.